Mais morte num IP qualquer.....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta jan 30, 2004 6:15 pm

Não era só uma barreira aos animais que deveria ser construída é que também há aqueles "animais de 2 patas" que gostam de andar a pé nas auto-estradas!

E esses sim, acarretam bem mais responasbilidades que os outros que são inocentes!
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 30, 2004 6:16 pm

alterar as barreiras de protecção das nossas estradas,
Especialmente tendo em conta, que onde cabe um cão de medio porte, cabe um criança.
É fácil dizer que a atitude lógica a tomar é não nos desviarmos do bicho, mas quem é que tem coragem para atropelar um cão, ou um gato, ou um ouriço?
Eu sou. Não tenho problemas, para zelar pela minha segurança ter que atropelar um cão um gato. Felizmente, nunca tive de o fazer, mas caso algum me veja obrigada, paciencia. Antes o cão do que eu!

É que sabe, para conduzir não basta ter carta de condução. É preciso antes demais frieza e capacidade de resolução. Especialmente, se tivermos em conta as estradas portuguesas ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta jan 30, 2004 6:23 pm

Por isso mesmo é que não conduzo! ;)
Não confio nos meus reflexos para pensar, em segundos, "antes o cão do que eu"; acho que a reacção normal é desviarmo-nos de um obstáculo e olha, confiar no airbag...

Claro que não é uma coisa muito inteligente de se fazer, ainda mais porque até podemos bater noutro carro e prejudicar mais pessoas, mas acho que é o primeiro instinto.

E, como alguém acima disse, piores são os animais de duas patas que aí andam!
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jan 30, 2004 6:29 pm

Eu fico PIURÇA com este tipo de noticias... a culpa é do cão?????? A Brisa não tem o dever de vedar as estradas????? Pagamos montes de impostos, montes de portagens e não temos segurança nas estradas... Na auto-estrada para o Montijo vê-se com grande frequencia cães e gatos mortos à beira e no meio da estrada... de que é a culpa????? dos pobres animais??? A autoestrada não está cercada... infelizmente os animais nao medem o perigo e os acidentes repetem-se.

Vou-vos contar um episódio. Há algum tempo atrás, por volta da 1 da manha, seguia na A2, norte-sul, e junto à saída para o Seixal tinha ocorrido um acidente... um grave acidente... vários carros envolvidos, o transito cortado e... um cão enorme morto no chão. Infelizmente houve feridos e um morto. Aquele acidente acompanhou-me até casa... tive pena do cão, ainda não sabia as consequências do mesmo... mas imaginei que teria sido grave. Quando liguei a SICNoticias estavam a anunciar o aparatoso acidente quando ouvi que as causas do acidente não estavam apuradas! Nem queria acreditar... era bem obvio o motivo do acidente.... mas porque o esconderam???????????????'''

Miau
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jan 30, 2004 6:31 pm

Pq esses gajos são uns cobardes... Eu já fui apedrejado na A3 e os srs pura e simplesmente se descartaram... por isso nada me espanta... é a Brisa que temos!

Cumprimentos

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jan 30, 2004 6:45 pm

Miau Escreveu: Eu fico PIURÇA com este tipo de noticias... a culpa é do cão?????? A Brisa não tem o dever de vedar as estradas????? Pagamos montes de impostos, montes de portagens e não temos segurança nas estradas...
EXACTAMENTE! E pior ainda são os troços não ladeados, mas com a divisória de cimento ao meio... os animais começam a atravessar, chegam ao meio não podem passar e ficam desnorteados.

E não são só cães! Na A1 vi eu um animal que teria sido uma doninha? Algo parecido. E que tal dois enormes bois charoleses (aqueles com uns cornos muito compridos - aconteceu-me no Norte) também preferiam embater neles? Pois, escolha complicada, não é?
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sexta jan 30, 2004 10:27 pm

Bem nao participo muito no forum dos caes mas venho sempre dar uma olhadela:)
de facto vi hoje a noticia repetida e continuam a frizar bemq ue foi o cão...infelizmente as nossas estradas nao estao nada boas para este tipo de situaçoes...nao conduzo...nem tenciono tirar a carta...nao sei ...acho que nao estou preparada para o que me pode acontecer...na estrada....primeiro pq tenho uma filha e sinceramente nao me tou a ver com a responsabilidade de conduzir com a minah propria filha no carro...por muito cuidado que tenhamos existem sempre aqueles anormais que nem por eles olham muito menos para os outros...na estrada acho que cabe a quem conduz ter cuidado consigo e cuidado com os que tb la andam..!enfim...quanto aos animais...nunca presenciei nenhuma situaçao desagradável....apenas sei que o meu pai embateu num cao de um gajo que o punha a correr nem pleno passeio junto a estrada sem trela e nao houve tempo para nada...apenas travar em cima...e felizmente o animal (se bem em lembro) apenas so partiu uma pata...o dono disse que nao era preciso vet...o meu pai e que o levou e pagou a despesa...embora nao fosse o culpado pois culpados sao aqueles que os deixam andar a soltar a mercÊ de qualquer carro ou objecto que lhes chame atençao para atravessarem a rua!o Cao segundo o meu pai chorou bastante e mesmo assim nem o parvalhao queria levar ocao ao vet...dizia que foi so susto..! :evil: enfim...as responsabilidades sao sempre atribuidas a quem nao devem ou onde nao devem...!Como outro forista ja disse...as passagens onde cabe um animal cabe uma criança que esteja a brincar e corra por ex...para buscar um objecto ou bola...mas claro como foi um cao..que se dane....e como digo qd acontecer alguma coisa pior com uma criança ou pessoa aí vao logo ate abrir um debate em 1canal da t.v para tentarem fazer pressao e colocar mais protecçoes...''casa roubada ,trancas a porta''

bjos
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

sexta jan 30, 2004 10:38 pm

correcção dos erros
*minha
''casa roubada *trancas a porta''
*pior

(nao consigo fazer edit nas mensagens por isso fica aqui a correcçao.
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta jan 30, 2004 11:58 pm

Olá

Pois, de quem será realmente a culpa? Do dono ou simplesmente do cão?

Então, aqueles, "seres humanos", que de tão "humanos" e "racionais" atravessam "auto-estradas", sejam elas quais forem... e trás, toca de serem atropelados...

O pobre do animal, estava lá, no pior dia, na pior hora! Quantas vezes se calhar ele atravessou essa mesma IP!?

Será que, caso seja ele abandonado e/ou selvagem, não lhe estamos nós a tirar o seu território!? atenção que, não falamos de um cão atropelado no Eixo Norte sul ou na 2ª Circular (em Lisboa)...

Quem, no seu juízo perfeito, sabendo que coloca a sua vida em perigo, se desvia de um animal que perambula pelas estradas?

Como muitos outros, este é um dos temas em que eu acho que quem sai vencedor, somos nós: Homem!

O Mundo é nosso, meus amigos!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

sábado jan 31, 2004 12:15 am

As estradas de alta velocidade, como é o caso dos IPs, têm que estar vedadas com rede para que os animais não possam entrar. Infelizmente a rede é danificada, principalmente por causa dos incendios, e depois não é reparada.
Estas estradas atravessam meios rurais onde é particularmente importante que estejam vedadas pois embora o dono seja responsavel pelos seus animais, não vai andar com o rebanho todo à trela, incluindo o cão e o gato.
Nas estradas secundarias rurais, onde também circulam animais é obrigatório ter sinalização a avisar.
Não são só os cães e os gatos que andam sem a companhia do dono.
Em várias regiões do país à vacas, cabras, ovelhas, cavalos, etc que vivem em total liberdade e esperemos que assim continuem e que não seja o "deus" automovel que vá acabar com isso.

Exemplos de animais em liberdade total

Vacas Barrosãs no Gerês
Garranos (selvagens e semi-selvagens) no Gerês
Vacas Arouquêsas na serra da Gralheira.
Cabra da Gralheira
Vários rebanhos das regiões Norte e Centro são guardados só pelos cães.
etc, etc
Ainda bem que há tradições destas

Cumprimentos

Francisco Bica
marta_vasques
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 12:22 am

Sondagem aqui de casa :) : todos acham que é perigoso desviarmo-nos do animal, pois colocamos a nossa vida (e a dos outros) em perigo.

No entanto, foi por unanimidade que a teoria do reflexo natural de nos desviarmos de obstáculos prevalece acima de todos os outros pensamentos nesses segundos antes do embate.

Eu também acho que sim...
marta_vasques
Membro Veterano

sábado jan 31, 2004 12:22 am

Sondagem aqui de casa :) : todos acham que é perigoso desviarmo-nos do animal, pois colocamos a nossa vida (e a dos outros) em perigo.

No entanto, foi por unanimidade que a teoria do reflexo natural de nos desviarmos de obstáculos prevalece acima de todos os outros pensamentos nesses segundos antes do embate.

Eu também acho que sim...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 12:41 am

FBC Escreveu: Nas estradas secundarias rurais, onde também circulam animais é obrigatório ter sinalização a avisar.
Não são só os cães e os gatos que andam sem a companhia do dono.
Em várias regiões do país à vacas, cabras, ovelhas, cavalos, etc que vivem em total liberdade e esperemos que assim continuem e que não seja o "deus" automovel que vá acabar com isso.

Exemplos de animais em liberdade total

Vacas Barrosãs no Gerês
Garranos (selvagens e semi-selvagens) no Gerês
Vacas Arouquêsas na serra da Gralheira.
Cabra da Gralheira
Vários rebanhos das regiões Norte e Centro são guardados só pelos cães.
etc, etc
Para não falar de toda a fauna selvagem (sobretudo mamíferos) que deveria ter passagens subterraneas bem orientadas, nomeadamente nas autoestradas, quer para a sua propria protecção como para a protecção dos utentes.

Ainda o ano passado um colega meu deu cabo do carro contra um rail durante a noite, ao se desviar de um texugo na A1.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
lindinha_24
Membro Veterano
Registado: segunda dez 17, 2001 7:22 pm

sábado jan 31, 2004 11:35 am

pois é..este é um assunto controverso...
eu n tenho carta de condução..mas qdo ando de carro c o meu namorado..é sp um stress..felizmente de todas as vezes q se atravessaram animais á nossa frente, ele conseguio ou parar ou desfiar-se..pois acho q se um dia ele atropelar algum..será um trama p mim..

ele passa-se, pk sp q os animais se atravessam á frente do carro, eu grito e encolho-me..e então ele vem c aquela historia" antes o bicho q eu..e n grites q me assustas"!! posso dizer q já nos chateamos por isso mesmo..pk ele acha q eu n devo de gritar..mas é mais forte q eu..

só rezo p e ele se consiga desviar sep...
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 31, 2004 11:49 am

[quote=marta_vasques]
É fácil dizer que a atitude lógica a tomar é não nos desviarmos do bicho, mas quem é que tem coragem para atropelar um cão, ou um gato, ou um ouriço?

[/quote]

Isso é verdade. mas há que tentar ter a cabeça fria e avaliar as situações, que são em geral sempre inesperadas, claro. Dar um guinão, ainda por cima se a velocidade não for baixa, o piso não estiver lá muito bom e o trafego for intenso, não vai dar muito bom resultado, como infelizmente se verificou. Ainda me lembro de há um tempo ter tido um azar desses do qual resultou a morte do animal, e estragos muito elevados no meu carro que tiveram que ser suportados por mim, e não falo em meia duzia de tostões. Felizmente, nem eu nem os cães que transportava na altura sofremos qualquer dano fisico (atenção que os caes transportados estavam muito bem acondiconados e não vinham á solta, pois aí, penso que teriam saído pelo parabrisas). Tive felizmente o sangue frio de não guinar, pois se o fizesse, não sei não...
Numa outra situação, travei bastante para evitar atropelar, mais um animal errante, e felizmente não o apanhei. Foi apanhado pelo condutor que seguia em sentido contrário. Neste ultimo caso, levei umas valentes businadelas e devo ter sido chamada de tudo e mais alguma coisa, pelo condutor que seguia atrás de mim, a avaliar pelo tempo que me perseguiu com as maõs no ar a fazer uns gestos simpaticos, etc...
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”