Não sei se já utilizou o aparelho alguma vez e está, portanto, a falar com conhecimento de causa.dogue Escreveu: sinceramente eu n confiava num aparelho desses. O cão tem de estar mesmo muito bem treinado pq se ele começa a correr perpendicularmente a bicicleta como é? por qq razão... assusta se, ve um gato, qq coisa. (falando em caes de grande/medio porte com força suficiente)
... sim têm uma mola, e depois? absorve os pekenos puxões mas a mola tem um limite. atingindo esse limite a bicicleta vai de arrasto.
Eu já tenho muitas centenas de Km feitas com esse dispositivo, com cães com temperamentos diferentes, já passei, como deve calcular, por dezenas de situações como as que menciona, e nunca tive qualquer problema. E os meus cães são de porte médio e bastante potentes.
E, claro, não se trata de bater recordes de velocidade, o trote de um cão de porte médio anda entre os 12 e os 20 KM/h, em média, o que facilita o controle quer do cão, quer da bicicleta.
Evidentemente não se deve usar este exercício em estradas, até porque a pouca absorção dos impactos que o asfalto tem pode danificar as articulações do animal.