A veterinária esteve a fazer um check-up da ninhada cerca de meia hora antes da cachorra nascer, e depois entrou em cirurgia. Quando consegui falar com ela e lhe descrevi o que se passou, foi da opinião que tinha tomado a medida correcta.
Devo dizer que tenho uma grande confiança com a minha veterinária e que trabalhamos muito bem em conjunto, pelo que se eu tivesse feito asneira, ela seria a primeira pessoa a chamar-me a atenção...
Não tenho qualquer problema por tomar a decisão que tomei, e que tomarei sempre que for necessário para abreviar o sofrimento de um animal, foi a primeira vez que tive que o fazer pelas minhas mãos e a um cachorro tão novo (os outros todos tinham mais de 10 anos).
Se me nasce algum cachorro com um defeito grave mas que lhe permite sobreviver de forma saudável, esse cachorro é colocado em pessoas de confiança e com a condição de quando chegar à idade adulta ser castrado (e sem papeis). Não elimino porque tem defeito, mas elimino se sofre e não há nada a fazer...
Sou mau?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro
- Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am
[quote=casadiscaes]
Se me nasce algum cachorro com um defeito grave mas que lhe permite sobreviver de forma saudável, esse cachorro é colocado em pessoas de confiança e com a condição de quando chegar à idade adulta ser castrado (e sem papeis). Não elimino porque tem defeito, mas elimino se sofre e não há nada a fazer...
[/quote]
Penso que seja a atitude mais correcta.
[/quote]
Penso que seja a atitude mais correcta.
Não sabe sequer o que diz... Sabe?Guida__F Escreveu:
Se o senhor ter o curso de veterinária retiro o que disse, caso contrário tomou uma atitude, que, sem a devida avaliação profissional poderá ter sido desnecessária e cruel.
Será o caso de o senhor estar a portar-se como esses criadores de vão de escada ( esta expressão é a utilizada aqui no forum), que só pensam no dinheiro e que considerou os tratamentos médicos que o animal viesse a precisar como um prejuizo?
Guida
O Gonçalo fez muito bem em acabar com o sofrimento do animal o mais rápido possivel. Só mesmo quem nunca viu...
Só não entendo é a razão do tópico "Sou mau?" Mas pode ser cá coisa minha.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Como criador, já me aconteceu de tudo, desde incompatibilidade de sangues, a cachorros encravados, a cesarianas de urgência, a mães que não tratam de cachorros... ter que "abreviar" um cachorro foi a primeira vez. Queria mostrar que nem tudo são rosas quando se criam cães... até uma rafeirinha pode ter problemas. No fundo, queria aproveitar aquilo que tive que fazer para dizer a quem pretende ser criador, ou vai ter uma ninhada de cachorros para se preparar porque pode haver algum problema e muitas vezes as decisões não podem esperar. Não é um mar de rosas, como muitos parecem pensar... e ainda por cima a recompensa só vem quando, como já me aconteceu, vimos passar ao longe um cão espetacular da "nossa" raça, vamos a falar com o dono para saber de onde veio, quem foi o criador, etc (o normal), e o dono vira-se para nós e diz "então Sr. Gonçalo, que tal está o meu cãozinho... estamos muito contentes com ele... tem bom carácter, adora crianças e brinca com o rottweiller do meu vizinho todos os dias"... mas até chegar a este ponto há muito trabalho pelo meio e muita coisa que corre mal...Pedra Escreveu: Só não entendo é a razão do tópico "Sou mau?" Mas pode ser cá coisa minha.
Isabel
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro
- Registado: sexta jan 02, 2004 8:15 pm
eu faria o mesmo. Mais vale acabar com o sofrimento de uma maneira calma e tranquila que prolongar o sofrimento do canito. Tomou a decisão mais acertada.
ok, Gonçalo. Apenas pelos seus posts que tenho lido, achei que este tipo de "sentimento de culpa", não ligava muito. Apenas também porque se fosse comigo eu não sentiria nenhuma coisa cá dentro a "roer". Se a nossa consciencia está tranquila, isso é que interessa.
Que tudo continue a correr bem com o resto de ninhada e tudo de bom.
Isabel
Que tudo continue a correr bem com o resto de ninhada e tudo de bom.
Isabel
-
- Membro
- Registado: sábado nov 08, 2003 1:11 am
sou o Alexandre M mas não consigo fazer o login.
acho que o casadiscães fez o melhor.
no meu caso, sou criador de aves, por vezes nascem- me pinto ou outras aves quaisqueres com problemas ou deficientes, quando os problemas são difíceis de curar eu sacrifico-os e no caso de deficiência normalmente também os mato pois acho que não merece apena levá- los a vets, a maioria dos avicultures pensam assim e assim é que eu acho que está correcto.
cumprimentos
Alexandre M.
acho que o casadiscães fez o melhor.
no meu caso, sou criador de aves, por vezes nascem- me pinto ou outras aves quaisqueres com problemas ou deficientes, quando os problemas são difíceis de curar eu sacrifico-os e no caso de deficiência normalmente também os mato pois acho que não merece apena levá- los a vets, a maioria dos avicultures pensam assim e assim é que eu acho que está correcto.
cumprimentos
Alexandre M.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra
Se acha que realmente fez tudo o que podia, entao tomou a decisao certa.
Nao vale a pena prolongar o inevitavel, é que na maioria das vezes só adia a morte do pobre animal por algum tempo e á custa de muito sofrimento, para o mesmo.
Assim, nao se culpabilize (embora ás vezes seja dificil, eu sei...) e pense nos cachorrinhos que ficaram e que precisam do seu carinho.
Nao vale a pena prolongar o inevitavel, é que na maioria das vezes só adia a morte do pobre animal por algum tempo e á custa de muito sofrimento, para o mesmo.
Assim, nao se culpabilize (embora ás vezes seja dificil, eu sei...) e pense nos cachorrinhos que ficaram e que precisam do seu carinho.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Foi mais em jeito de desabafoPedra Escreveu:O mesmo.casadiscaes Escreveu: O que fariam no meu lugar?![]()
Embora tb não entenda bem a razão da pergunta.
Isabel

Gonçalo, o Nel pôs o dedo na ferida, por mais que estejamos aqui a dizer para esquecer que nada mais podia ter feito, só o tempo se vai encarregar de lhe mostrar que fez o que devia e podia.

Como tal, espero que isso não seja um desencorajamento para continuar o bom trabalho com os seus cães.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
- Contacto:
ò Isabel, não sentias mm nada? Eu não acredito....Apenas também porque se fosse comigo eu não sentiria nenhuma coisa cá dentro a "roer". Se a nossa consciencia está tranquila, isso é que interessa.
A mim nunca me sucedeu nenhuma situação destas, nem parecida.. mas acho que sentia uma tristeza enorme... embora a consciencia me ditasse que tinha feito o melhor, acho que havia sempre o se...
De qualquer forma, gonçalo, não me parece que tivesse muito mais opções... mas pessoalmente, obrigada pela experiencia..
Uma coisa é tristeza outra é ficar com o bicho a moer cá dentro, tipo se... e se..., penso que naquele caso a única atitude mais digna possivel é acabar de vez e o mais rapido possivel com o sofrimento. Não me parece que houvesse lugar a "ses".
Isabel
Isabel