A liberdade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 5:43 pm

...necessite circular na via publica ou em lugares publicos, deve fazê-lo com meios de contenção adequados...
Ora aqui está mais um busilis desta Lei. Quem é que define o que são os meios de contenção adequados? É o dono? O que se diz a seguir é NOMEADAMENTE, não quer dizer que TENHAM DE SER aqueles. O que importa é que sejam os MEIOS DE CONTENÇÂO ADEQUADOS, e a mim parece-me que uma trela é um meio de contenção adequado para um York ;)
Aliás....só esta agora dos meios de contenção adequados dava uma discussão com pano para mangas ;) ( até falharem, todos os meios são 'adequados').

Abraços
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 5:49 pm

PauloC Escreveu: ( até falharem, todos os meios são 'adequados').
É verdade, o problema é que quando falharem o juiz pode levar o nomeadamente à letra.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

segunda fev 16, 2004 6:35 pm

uma das minhas SRD também é bastante agressiva para com outros cães que lhe mostrem submissão ou que sejam mais pequenos que ela.

Por isso quando sei que vou para um lugar onde à partida saiba que estejam mais cães vai de açaime posto!

Tenho uma vizinha que andava sempre com uma SRD de pequeno porte solta e vina-se sempre meter com as minhas! As minhas estavam presas no quintal logo a vizinha achava que nada de mal podia acontecer... até que um dia a cadela salta um pouco mais alto e a minha apanhou-a pela lingua!

Felizmente a senhora teve consciência da culpa dela e apenas teve o bom senso de me relatar a história sem culpar a minha e a partir daí a cadela sai sempre de trela!

è a velha história de "casa roubada trancas na porta"
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 16, 2004 6:50 pm

Pois a minha Zorra anda, sempre que pode, sem trela.
Nomeadamente na praia, no estádio nacional, na expo98.
Nunca tive problemas com outros cães (grandes ou pequenos).
A Zorra não morde.

Quando um cão lhe rosna fica assim como que espantada...
E os que rosnaram foram sempre pequeninos.
Normalmente eu deixo andar.
Ao fim de algum tempo já estão numa boa.

O problema dos pequeninos é serem temerosos.
Têm demasiado medo de cães maiores.

Mas sempre lhes digo - onde está a Zorra eu estou a 2/3 metros.
Sempre em cima da jogada.
E ai do cão e respectivo dono que morda a Zorra.
É que eu, ao contrário dela, mordo.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda fev 16, 2004 6:55 pm

Essa questão dos cães andarem sem trela, é de facto um problema, e em vários aspectos... a mim, o que me aconteceu foi o seguinte aqui na minha praceta, existem imensos cães, quase todos machos e só aí uns 10% vem à rua de trela, os restantes... é ao Deus dará!
Ora, a minha Rebeca orelhuda esteve com o cio nestas duas últimas semanas que passaram... e levá-la à rua tornou-se uma verdadeira "missão impossível", um autêntico tormento, com uma verdadeira corte atrás de nós! Mas alguns, eu até ralhava com eles e eles punham-se a andar, mas havia dois que me impossibilitavam pura e simplesmento o ir à rua, de tal maneira que quando saia com a cadela e eles estavam na rua eu tinha de voltar para a casa, e quem ficava sem ir à rua era a minha pobre bicharoca, que por sinal nunca anda sem trela!!!
Agora, o que fazer sem arranjar chatices com vizinhos? Aliás, a maioria dos cães, eu nem sabia a quem pertenciam, porque as pessoas simplesmente abrem-lhes a porta para eles sairem de casa, nem sequer os acompanham! ? evil
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:00 pm

Dalilah Escreveu: mas havia dois que me impossibilitavam pura e simplesmento o ir à rua, de tal maneira que quando saia com a cadela e eles estavam na rua eu tinha de voltar para a casa, e quem ficava sem ir à rua era a minha pobre bicharoca, que por sinal nunca anda sem trela!!!
Agora, o que fazer sem arranjar chatices com vizinhos? Aliás, a maioria dos cães, eu nem sabia a quem pertenciam, porque as pessoas simplesmente abrem-lhes a porta para eles sairem de casa, nem sequer os acompanham! ? evil
Já sei que vou ser chamado de kruel, mas ...

Quando eu vivia num apartamento, e era obrigado a passear as cadelas em cio, usava a técnica da vareta. Custava-me mas era a unica maneira de manter os cães soltos longe. Era cá um stress .... ....
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:02 pm

casadotrevo Escreveu:
Dalilah Escreveu: mas havia dois que me impossibilitavam pura e simplesmento o ir à rua, de tal maneira que quando saia com a cadela e eles estavam na rua eu tinha de voltar para a casa, e quem ficava sem ir à rua era a minha pobre bicharoca, que por sinal nunca anda sem trela!!!
Já sei que vou ser chamado de kruel, mas ...

Quando eu vivia num apartamento, e era obrigado a passear as cadelas em cio, usava a técnica da vareta. Custava-me mas era a unica maneira de manter os cães soltos longe. Era cá um stress .... ....
No cúmulo do desespero, eu considerei seriamente essa hipótese, acredite!... Mas nunca tive coragem, não sou capaz... :oops: :|
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:24 pm

Metendo o bedelho, a técnica da "vareta"...pois as pessoas têm que zelar pelo que é seu não é? E tendo em conta que o "objecto" de zelo é o nosso animal...mais vontade temos de "zelar" por eles não é? Paciência e azar dos animais que não têm culpa da educação que lhes dão (ou não dão), mas nós e os nossos primeiro.
Que tal arranjar umas trelas e coleiras das baratuchas e cada vez que vier um, pimba, coleira/trela e prenda-o num poste ou assim...alguém há-de dar por falta dele (se calhar...).

Agora essa do agressivo também tem muito que se lhe diga. O que é agressivo? Os cães a estabelecerem as suas hierarquias com umas rosnadelas, uns chega para lá...são agressivos? Qualquer dia temos que ir passear peluches, dos verdadeiros! Se cada um andar de trela (salvo seja eheh) aposto que não se põe essa questão. E se vamos à letra da lei, o primeiro a ir é o dono do cãozinho sem trela e o respectivo.

Cumprimentos,
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:33 pm

Nrc Escreveu: Que tal arranjar umas trelas e coleiras das baratuchas e cada vez que vier um, pimba, coleira/trela e prenda-o num poste ou assim...alguém há-de dar por falta dele (se calhar...).
Pois o prolema é que se calhar não davam, mas sempre podiamos, depois da nossa cadela passear e estar em casa dar uma volta para os soltar, e recuperar as trelas, porque não - BOA IDEIA
Nrc Escreveu: Agora essa do agressivo também tem muito que se lhe diga. O que é agressivo? Os cães a estabelecerem as suas hierarquias com umas rosnadelas, uns chega para lá...são agressivos?
Aí desculpe lá, mas no meu conceito são. As hierarquias são establecidas dentro da matilha quando é com o individuo externo é desafio. Acredito que eu sei o que digo, tenho uma raça de matilha por excelência e apesar de establecerem as suas hierarquias nunca são agressivos para outros cães. Mas mesmo que não pensasse assim só estava a refletir aquilo que a lei diz.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:48 pm

Boas,

Essa das trelas acho alguém daqui o disse uma vez...acho boa ideia eheh.

Quanto ao desafio... Mas se dois machos dominantes se cruzam espera que se ponham logo na brincadeira sem mais? Eu prefiro chamar personalidade (dependendo dos casos). E a lei quando fala em agressividade quer dizer o quê? Ou melhor o que é para si agressividade num cão? Conheço alguns criadores de várias raças dominantes que têm os seus cães separados...os machos se forem mais que 2/3 é normal dar confusão;isso, para si, é agressividade? Aguardo esclarecimento ;)

Cumprimentos,
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 7:54 pm

Nrc Escreveu: Conheço alguns criadores de várias raças dominantes que têm os seus cães separados...os machos se forem mais que 2/3 é normal dar confusão;isso, para si, é agressividade? Aguardo esclarecimento ;)
É, mesmo que inerente á raça, é por isso que é de consenso que existem raças onde a agressividade é mais inerente do que noutras.

Você mesmo disse:
"Conheço alguns criadores de várias raças dominantes"

Mas de qualquer modo, isto é dentro da matilha/território e pode ser normal nas tais raças "dominantes", de qualquer modo falamos da via publica (território neutro).
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 8:02 pm

Viva,

Eu entendo o que quer dizer, e claro que prefiro que não existam desses problemas. No tal território neutro, se esse rosnar acontecer, eu acho que é de reprimir claro, mas não nego que, para mim, seja um indício da tal personalidade. Agressividade...é bem pior e normalmente não é só um rosnar ou dois (antes fosse).
casadotrevo Escreveu: (...)é por isso que é de consenso que existem raças onde a agressividade é mais inerente do que noutras.
Aqui sou eu que discordo...é assim tão consensual? O que quer dizer por "inerente"??

Cumprimentos,
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

segunda fev 16, 2004 8:41 pm

eu pessoalmente concordo que os cães devem sempre andar com trela desde que estejam numa via publica , sejam ou ñ pertencentes a uma raça dita perigosa ou sejam ou ñ dominantes .
tb vos posso contar uma história que se passou comigo parecida com a do tópico !
há cerca de três semanas levei uma bouvier de três meses ao veterinário para mais uma vacinação e qual ñ é o meu espanto quando lhe salta para cima um golden de cinco meses para brincar com ela no meio da rua sem trela nem acaime , e agora diz toda a gente pois mas o goldie ñ é agressivo e ainda é muito novo , e eu digo tem toda a razão só que por azar a minha cadela tem a mania que é macho e ñ gosta que lhe ponham a pata em cima ! resultado o pobre tobias que era o nome do goldie foi-se embora com o rabo entre as pernas e com uma orelha rasgada e eu com alguns insultos da parte da dona de que a minha cadela era uma selvagem , quando a minha estava com trela e ñ se foi meter com o cão dela .
e para ela isto foi uma brincadeira agora imaginem que era com uma criança !

e é assim que elas acontecem !

Nelson

Imagem
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

segunda fev 16, 2004 8:58 pm

nelsonk Escreveu: eu pessoalmente concordo que os cães devem sempre andar com trela desde que estejam numa via publica , sejam ou ñ pertencentes a uma raça dita perigosa ou sejam ou ñ dominantes .
Estou plenamente de acordo!
A trela na via publica não serve só para os cães não atacarem ou serem atacados, mas também para não serem atropelados, etc, etc... Depois acontecem acidentes e a culpa é sempre dos outros...
Nrc
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 9:24 pm

Idem.
Responder

Voltar para “Cães”