A caça, bom, será ou não cruel ?
Não gosto muito de pensar a caça como um desporto, visto que desporto = piro prazer, e penso que podemos falar em caça mais como "arte", que até tem o seu fim. Quer se caçe por desporto ou não, o jantar nesse dia foi caçado por nós !
E quem não quer que se caçe nas suas terras. Tem de aturar individuos aos tiros junto de sua casa? ( um tio meu colocou guarda na herdade e avisos do genero " se entram levam" depois de um caçador de rolas disparar contra uma rola no seu telhado)
Se a terra a minha, só eu é que mexo nela ! Mais ninguém tem o direito de por uma unha dentro do que é meu ! Se entrarem, entram por sua conta e risco, e depois não se queixem !!
O guardas florestais, bem, mais depressa os imagina a fazer uma fogueira, e todos sentados á volta da mesma, a beber cerveja com os caçadores "furtivos". Mas ás tantas, até existem guardas florestais competentes neste país .....
A grande maioria dos caçadores trata bem os cães ( o problema é que são tantos que os que não prestam acabam por ser muitos também) mas que condições é que esses cães têm.
Sem duvida que existem cães de caçadores muito maltratados. Mas também existem nas casas de médicos, advogados etc e etc. Não podemos genaralizar, nem esterotipar uma classe ( os caçadores) apenas com o exemplo de que os cães são maltratados !
Sim senhor, existem cães de caçadores muito maltratados , mas existe tambem o oposto !
Se é justo levar um cão de 10 anos para a caça ?
É justo levar um cão de 2anos para a caça ? De novo não podemos generalizar pela idade. Tudo dependera´do estado de saude do cão !
Agora nao me venham dizer que é uma crueldade para os cães correrem e correrem montes, ficarem cansados, exaustos, a sangrar por terem corrido a meio do silvado !! Primeiro ninguem consegue obrigar um cão a caçar ! Só caça se gostar do que faz. Podemos obrigar um cão a correr atras de um coelho, mas para consguir caçar o mesmo tem de se aplicar ao maximo, ou seja, tem de gostar do que faz ! Antes de falarem, vejam um ou dois á caça, para perceberem a alegria deles !
Agora sim senhor, á que ter bom senso e não pedir aos cães o que eles nao podem dar !
P.S. - Não caço, nunca caçei e seri incapaz de praticar tal "desporto"