Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jun 15, 2002 8:02 pm

Olá Vasco,

A caça, bom, será ou não cruel ?

Não gosto muito de pensar a caça como um desporto, visto que desporto = piro prazer, e penso que podemos falar em caça mais como "arte", que até tem o seu fim. Quer se caçe por desporto ou não, o jantar nesse dia foi caçado por nós !
E quem não quer que se caçe nas suas terras. Tem de aturar individuos aos tiros junto de sua casa? ( um tio meu colocou guarda na herdade e avisos do genero " se entram levam" depois de um caçador de rolas disparar contra uma rola no seu telhado)

Se a terra a minha, só eu é que mexo nela ! Mais ninguém tem o direito de por uma unha dentro do que é meu ! Se entrarem, entram por sua conta e risco, e depois não se queixem !!

O guardas florestais, bem, mais depressa os imagina a fazer uma fogueira, e todos sentados á volta da mesma, a beber cerveja com os caçadores "furtivos". Mas ás tantas, até existem guardas florestais competentes neste país .....
A grande maioria dos caçadores trata bem os cães ( o problema é que são tantos que os que não prestam acabam por ser muitos também) mas que condições é que esses cães têm.

Sem duvida que existem cães de caçadores muito maltratados. Mas também existem nas casas de médicos, advogados etc e etc. Não podemos genaralizar, nem esterotipar uma classe ( os caçadores) apenas com o exemplo de que os cães são maltratados !
Sim senhor, existem cães de caçadores muito maltratados , mas existe tambem o oposto !

Se é justo levar um cão de 10 anos para a caça ?
É justo levar um cão de 2anos para a caça ? De novo não podemos generalizar pela idade. Tudo dependera´do estado de saude do cão !

Agora nao me venham dizer que é uma crueldade para os cães correrem e correrem montes, ficarem cansados, exaustos, a sangrar por terem corrido a meio do silvado !! Primeiro ninguem consegue obrigar um cão a caçar ! Só caça se gostar do que faz. Podemos obrigar um cão a correr atras de um coelho, mas para consguir caçar o mesmo tem de se aplicar ao maximo, ou seja, tem de gostar do que faz ! Antes de falarem, vejam um ou dois á caça, para perceberem a alegria deles !
Agora sim senhor, á que ter bom senso e não pedir aos cães o que eles nao podem dar !

P.S. - Não caço, nunca caçei e seri incapaz de praticar tal "desporto"
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jun 15, 2002 8:12 pm

Boas

Os caçadores são o grupo que menos dinheiro gasta com os seus cães no nosso país na sua globalidade. Não será pelo número de cães que têm pelo que passo a explicar...

Repito que há muitos "caçadores" e poucos caçadores. Os caçadores que fazem a caça com o chamado profissionalismo ( resisti a custo a colocar aqui aspas) em geral tratam bem os cães com as devidas excepções.

A grande maioria dos " caçadores" que são confundidos com caçadores tratam os animais mal e porcamente.
Roubam cães de caça aos vizinhos, mantêm os cães em pardieiros, atiram os cães dos carros em movimento, dão tiros perto da cabeça das pessoas, etc.

Acontece que a grande maioria das pessoas que se arrogam de ser caçadores não o são. São aqueles que vão nos dias de caça com uma espingarda e um cão mantido a pão duro atirar onde querem e como querem.

Daí que da grande parte das pessoas que se intitulam caçadores são na verdade "caçadores" ou o chamado caçador da fisga para ir aos pombos...

Uma boa razão para muita gente abominar a caça pois em Portugal o caçador não é a pessoa politicamente correcta que refere mas o atirador profiiláctico a tudo que se mexe...

Depois temos aqui o Tiago defensor da caça com intuitos cinegéticos. Vou recorrer ao tal síndroma que refere.

O que acham do caracter cinegético da exterminação dos judeus, esse crime horrendo que para os nazis era muito limpo e burocrático com grandes beneficios.

Não comparo os caçadores aos nazis. Somente serve de ponto de referência para se ver que se se quiser há sempre justificação.
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

sábado jun 15, 2002 8:40 pm

Não consigo ver a caça como um desporto, só como uma crueldade para com os animais. Nunca vou entender o prazer que os caçadores têm em matar.Ainda consigo entender o prazer dos cães, que são animais irracionais, mas o dos caçadores... não chego lá!
Já vi caçar e achei o maior horror.
Infelizmente, na zona onde vivo existem imensos caçadores que, na ideia deles tratam imensamente bem os seus cães, que vivem trancados o ano todo, a comer restos de pão e ossos, que procriam ao Deus dará e que só saem na época de caça.Tenho vizinhos com 10, 15 , 20 cães de caça. São animais muito perigosos, na minha opinião. Eu não entrava num "canil" destes, pois de certeza que saía de lá com menos uns bocados. Eles muitas vezes matam-se uns ou outros, ou travam lutas de onde algum cão sai sem uma orelha ou um bocado de carne.
Por vezes, qd. caçam e encontram algum animal bébé, ainda o trazem e enfiam dentro de uma "caixa" ( um coelho, um pássaro...).
Alguns deles ainda fazem criação de furões (ilegalmente), para utilizar na caça. claro que estes animais estão o ano todo fechados dentro de caixas de madeira ( mesmo caixas, sem luz, tapadas).

Não compreendo a necessidade de caçar, por parte de pessoas que têm dinheiro para comprar comida.
Se de repente, não houvesse comida... ainda era aceitável, caçar aquilo que se podia. Agora assim...
fabi
Membro
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

sábado jun 15, 2002 8:42 pm

Não consigo ver a caça como um desporto, só como uma crueldade para com os animais. Nunca vou entender o prazer que os caçadores têm em matar.Ainda consigo entender o prazer dos cães, que são animais irracionais, mas o dos caçadores... não chego lá!
Já vi caçar e achei o maior horror.
Infelizmente, na zona onde vivo existem imensos caçadores que, na ideia deles tratam imensamente bem os seus cães, que vivem trancados o ano todo, a comer restos de pão e ossos, que procriam ao Deus dará e que só saem na época de caça.Tenho vizinhos com 10, 15 , 20 cães de caça. São animais muito perigosos, na minha opinião. Eu não entrava num "canil" destes, pois de certeza que saía de lá com menos uns bocados. Eles muitas vezes matam-se uns ou outros, ou travam lutas de onde algum cão sai sem uma orelha ou um bocado de carne.
Por vezes, qd. caçam e encontram algum animal bébé, ainda o trazem e enfiam dentro de uma "caixa" ( um coelho, um pássaro...).
Alguns deles ainda fazem criação de furões (ilegalmente), para utilizar na caça. claro que estes animais estão o ano todo fechados dentro de caixas de madeira ( mesmo caixas, sem luz, tapadas).

Não compreendo a necessidade de caçar, por parte de pessoas que têm dinheiro para comprar comida.
Se de repente, não houvesse comida... ainda era aceitável, caçar aquilo que se podia. Agora assim...
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jun 15, 2002 9:09 pm

"Os caçadores são o grupo que menos dinheiro gasta com os seus cães no nosso país na sua globalidade" - Isso está demonstrado? Onde?

"Os caçadores que fazem a caça com o chamado profissionalismo " - Não há caçadores profissionais no nosso país. Ou se caça dentro das regras ou não.

"A grande maioria dos " caçadores" que são confundidos com caçadores tratam os animais mal e porcamente.
Roubam cães de caça aos vizinhos, mantêm os cães em pardieiros, atiram os cães dos carros em movimento, dão tiros perto da cabeça das pessoas, etc." - São só os caçadores a faze-lo? Não me parece.

"Uma boa razão para muita gente abominar a caça pois em Portugal o caçador não é a pessoa politicamente correcta" - Isto do politicamente correcto, soa muito mal." - Mas estou a cometer alguma ilegalidade para ter que condicionar o meu comportamento?

"O que acham do caracter cinegético da exterminação dos judeus, esse crime horrendo que para os nazis era muito limpo e burocrático com grandes beneficios" - Esta comparação nem comento.

"Passe bem e faça-nos a todos um favor, não volte!" - Fundamentalismo.

Isto de ter: éxóticos, coelhos, tartarugas, hamsters, cães de climas polares ou desérticos, não causa confusão a ninguem, pois não?

A caça é como alguem dizia uma arte que não se compade-se com quem manda umas bocas sem conhecimento de causa. Isto é que é grave.

Um abraço a todos

Tiago
TomasGil
Membro Veterano
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am

sábado jun 15, 2002 10:11 pm

Ola a todos.
A caça tem sido um tema muito polemico.
Sendo os cães uns amantes da caça na minha opinião tem surgido problemas
-No fim da epoca, abandonam o cão
-Cães velhotes são abandonados
-De certo que devem ser por vezes mal tratados
-serem dispostos a levarem um tiro

Respondendo a pergunta feita por vasco no inicio do assunto eu acho que a caça e considerada desportiva(ou nao) quando os cães participam nela.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jun 16, 2002 12:53 am

eu só não sei quem tem estomâgo para matar animais e come-los a seguir. compreendo que na selva os animais não sejam "santos" e exterminem os outros por questões de sobrevivência. hoje em dia, o homem já não precisa dessas práticas para sobreviver. fá-lo por instinto de domínio. diz-se racional, mas afinal o que predomina é o estomâgo. e vivam os instintos!!! ah desculpem, a inteligência.
anjaazul
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

domingo jun 16, 2002 1:24 am

A caca, tal como a tourada, nao sao arte.
Qualquer actividade que cause sofrimento desnecessario a seres vivos nao e nem nunca sera arte. Por muitas voltinhas que derem.

Estas actividades sao SEMPRE lutas desiguais. Tirando cacadores contra cacadores sem querer, nao estou bem a ver em que e que um cacador podera ter travado uma luta com a caca. No esconde e foge? E dai?
E perseguicao a inocentes, a animais belissimos, animados, vivos, que o mais que podem fazer e esconder-se.
Segue-se depois, o empobrecimento do universo, com a morte injustificada.
Perdeu-se uma animacao, um movimento, uma complexidade, para se substituir a sua existencia por uma nulidade, uma cabeca caida, que quando muito servira de energia para quem o comer.

Quanto aos cacadores se preocuparem com questoes cinegeticas, nao me faca rir:
(1) os cacdores so se preocupam com isso porque lhes convem;
(2) nao fazem mais do que a sua obrigacao, pois sao responsaveis por grande parte dos desiquilibrios e extincao de especies etc;
(3) lamento informa-lo, mas as perdizes ou la o que for que os cacadores abatem sao tanto minhas como deles, sao um bem comum, e eu NAO CONCORDO MESMO NADA que decidam ROUBAR a parte da perdiz que me pertence, aniquilando-a. Mesmo nos casos em que sao os cacadores que pagam para criar e manter os animais em reservas de modo a terem caca, CONTINUAM A DEVER-ME muito, pois ja se deram ao luxo de aniquilar muito mais do que me pertencia do que aquilo que repuseram. E uma questao contabilistica. Pela parte que me toca, estao em divida para comigo.

Concordo com o Vasco.

A caca nao e actividade que se preze. Matar por prazer nao e admissivel.

Se gostam tanto do por-do-sol, porque e que nao passeiam com os vossos caes e pronto? Ou utilizem "armas" que nao matam... invistam na invencao de armas que tirem fotografias colocando o simbolo da mira onde iria parar quando voces simulariam o disparo. Serviria de comprovativo, uma foto, com a mira, e outras estatisticas de rodape.

Acho que perceberam a ideia...

***S

P.S.: Vasco, nao ligues ao sindroma do Rato Mickey... para se manter tao secreto apos ter sido referido tantas vezes e porque deve ser para dar estilo ou baralhar as pessoas.

A tourada nem comento.

A caca justifica-se quando e necessaria por motivos alimentares.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo jun 16, 2002 3:21 am

(1) os cacdores so se preocupam com isso porque lhes convem;
(2) nao fazem mais do que a sua obrigacao, pois sao responsaveis por grande parte dos desiquilibrios e extincao de especies etc;
(3) lamento informa-lo, mas as perdizes ou la o que for que os cacadores abatem sao tanto minhas como deles, sao um bem comum, e eu NAO CONCORDO MESMO NADA que decidam ROUBAR a parte da perdiz que me pertence, aniquilando-a. Mesmo nos casos em que sao os cacadores que pagam para criar e manter os animais em reservas de modo a terem caca, CONTINUAM A DEVER-ME muito, pois ja se deram ao luxo de aniquilar muito mais do que me pertencia do que aquilo que repuseram. E uma questao contabilistica. Pela parte que me toca, estao em divida para comigo.

A sua falta de conhecimento é tão grande que só por isso lhe vou responder.

Os caçadores preocupam-se com as espécies cinegéticas, até pode ser porque nos convém mas mesmo por este motivo fazemos mais por elas do que alguma vez a/o Sr(a) o fez.
O coelho bravo está quase que extinto em várias zonas do país e a sua falta de conhecimento - vulgo ignorância - vai dizer: SÂO OS CAÇADORES! Mas não! Já algum dia ouviu falar na Mixomatose ou na Pneumonia Hemorrágica Vírica? São doenças que matam estes pequenos mamiferos em todo o mundo.

Algum dia percebeu que o Interior do país está a desertificar-se? Pois está e a principal actividade dos habitantes dessas paragens era a Agricultura e agora sem comida como é que as espécies sobrevivem?

Fazer semeadas para as perdizes é crime.
Os anos cada vez são mais secos, os lagos secam, os ribeiros, os poços, construir bebedouros também também o deve ser, pois tudo isto e muito mais é feito pelas mas manchadas de sangue e sofrimento dos anormais dos caçadores.

Os repovoamentos aos seus olhos e pelos mesmos motivos também são um crime. Não se deve introduzir e reforçar o nºde espécies para que pessoas da sua indole as poderem observar sem nada haverem feito por elas.

As perdizes serão realmente tão suas como nossas?

Outra quetão que nos estamos a esquecer de abordar:

Como já referi a caça pratica-se sobretudo na zona interior do país. Zonas subdesenvolvidas. Imagina a importancia que esta representa para os seus habitantes?
E as receitas que o Estado e agora as Autarquias recebem das nossas licenças?

Reflita muito bem no que vai escrever para que se evitem situações constrangedoras, como esta.

Em relação ao Sindroma do Rato Mickey já o expliquei, deveria estar mais atento(a).

Para finalizar... custa muito assinar o que escreve?!?!?

Tiago
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 16, 2002 3:40 am

FAbarm Escreveu: "Os caçadores são o grupo que menos dinheiro gasta com os seus cães no nosso país na sua globalidade" - Isso está demonstrado? Onde?

R:Está demonstrado em um trabalho efectuado numa pós -graduação em Marketing . Não foi publicado mas se quiser posso enviar-lhe uma cópia. Tem piada que queira saber, não se mostrou tão escrupuloso com o riiigor quando andou a falar do poder de ciicatrização de uma certa raça de cães
"Os caçadores que fazem a caça com o chamado profissionalismo " - Não há caçadores profissionais no nosso país. Ou se caça dentro das regras ou não.
R: Profissionalismo não implica que se seja profissional. Implica por exemplo que se siigam essas regras...
"A grande maioria dos " caçadores" que são confundidos com caçadores tratam os animais mal e porcamente.
Roubam cães de caça aos vizinhos, mantêm os cães em pardieiros, atiram os cães dos carros em movimento, dão tiros perto da cabeça das pessoas, etc." - São só os caçadores a faze-lo? Não me parece.
R: Qual o outro grupo de risco que dá tiros perto da cabeça das pessoas com assiduidade? Note que estou a falar dos "caçadores"

"Uma boa razão para muita gente abominar a caça pois em Portugal o caçador não é a pessoa politicamente correcta" - Isto do politicamente correcto, soa muito mal." - Mas estou a cometer alguma ilegalidade para ter que condicionar o meu comportamento?
R: Não, mas condicionar um comportamento não o torna justificável aos olhos de toda a gente.

"O que acham do caracter cinegético da exterminação dos judeus, esse crime horrendo que para os nazis era muito limpo e burocrático com grandes beneficios" - Esta comparação nem comento.
R: As comparações valem por si mesmas. Esta nem era uma comparação mas uma demonstração

"Passe bem e faça-nos a todos um favor, não volte!" - Fundamentalismo.
R:Continua a misturar mensagens de várias pessoas numa mesma resposta e dá ideia de que é tudo da cabeça dessa só pessoa.

Isto de ter: éxóticos, coelhos, tartarugas, hamsters, cães de climas polares ou desérticos, não causa confusão a ninguem, pois não?

R: Causa sim, antes de escrever isto veja o background na arca dos outros.

A caça é como alguem dizia uma arte que não se compade-se com quem manda umas bocas sem conhecimento de causa. Isto é que é grave.
R: Não se compadece? Azar. Já lhe disse e volto a repetir, quem é que lhe diz que falo sem conhecimento de causa? Acha assim tão alienígena que alguém que experimente as maravilhas da caça possa acabar por a abominar.
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

domingo jun 16, 2002 6:40 am

>Os caçadores preocupam-se com as espécies cinegéticas, até pode ser >porque nos convém mas mesmo por este motivo fazemos mais por elas >do que alguma vez a/o Sr(a) o fez.

Como e que o sr. sabe isso? Conhece-me de algum lado?
Eu continuo a achar que mesmoq ue eu nao faca nada os srs. sao responsaveis muito mais pela destruicao do que pelo que promovem, portanto: no computo geral voces destroem... se eu estiver quieta e nao destruir ja estou a fazer mais do que voces.
O que voces constroem e feito de forma invia e desequilibrada. Voces nao pretendem o equilibrio do ecossistema, voces pretendem o equilibrio que vos convem, com as especies que vos convem.

>O coelho bravo está quase que extinto em várias zonas do país e a sua >falta de conhecimento - vulgo ignorância - vai dizer: SÂO OS >CAÇADORES! Mas não! Já algum dia ouviu falar na Mixomatose ou na >Pneumonia Hemorrágica Vírica? São doenças que matam estes >pequenos mamiferos em todo o mundo.

what else is new???!!!!
ja ja tinha ouvido falar. Penso que na Australia tem esse problema.
E ainda assim, em termos GERAIS mantenho aquilo que disse.

>Algum dia percebeu que o Interior do país está a desertificar-se?

Nao... ahhhhhhhhhhhh!!
Nunca tinha reparado. Esta-me a dar uma grande novidade.

>Pois está e a principal actividade dos habitantes dessas paragens era a >Agricultura e agora sem comida como é que as espécies sobrevivem?

Quais especies? Ha muitas especies, e seguramente muitas delas nao dependem da agricultura directamente... mas isto levava-nos muito longe.
Mas deixe estar que nao ficara sem resposta. So nao pode ser hoje porque realmente nao tenho tempo. Se quer factos, vai te-los.

>Fazer semeadas para as perdizes é crime.
>Os anos cada vez são mais secos, os lagos secam, os ribeiros, os >poços, construir bebedouros também também o deve ser, pois tudo isto >e muito mais é feito pelas mas manchadas de sangue e sofrimento dos >anormais dos caçadores.

Eu nao disse que voces nao faziam nada. Eu questiono e os vossos motivos e a forma como o fazem. E recuso-me a dar valor ou agradecer uma coisa que nao passa de uma obrigacao e que ainda por cima e cumprida insuficientemente.

>Os repovoamentos aos seus olhos e pelos mesmos motivos também são >um crime.

??? eu disse isso?

>Não se deve introduzir e reforçar o nºde espécies para que pessoas da >sua indole as poderem observar sem nada haverem feito por elas.

:) esta bem...
Eu tenho uma pessima indole. Se elas pudessem falar logo nos diriam o que pensariam de mim e o que pensariam de si.
Cheira-me que iam simpatizar mais comigo ;).. mas isto e so um feeling.

Ja fiz varias coisas por diversas especies, mas provavelmenmte nao se inseririam na lista daquelas consideradas por si. E muito sinceramente pouco se me da.
Nao sou eu que mato por prazer. Nao sou eu que tenho a consciencia pesada.

>As perdizes serão realmente tão suas como nossas?

SAO. Nesse aspecto nao tenho a mais pequena duvida.
E atencao que eu falei nas perdizes porque foi a primeira coisa que me veio a cabeca. Era meramente um exemplo simples. Qualquer animal errante passivel de ser considerado como caca "e" de todos nos.
A bem dizer, a meu ver nao sao de ninguem, mas se sao dos srs, entao tambem sao meus.
Os srs. por muito que nao queiram ver estao em divida para com a sociedade.

E sabe, para sua informacao, eu nao me preocupo apenas com os cacadores portugueses. Quando penso em cacadores penso neles todos nas suas diversas variantes, incluindo o trafico de especies selvagens.

>Como já referi a caça pratica-se sobretudo na zona interior do país. >Zonas subdesenvolvidas. Imagina a importancia que esta representa >para os seus habitantes?

Sim e nao. Esse e um assunto muito coomplexo. Respondo-lhe quando tiver tempo para desenvolver. Se quiser acredita, se nao quiser nao acredita.

>E as receitas que o Estado e agora as Autarquias recebem das nossas >licenças?

Nao estou minimamente preocupada com essas licencas. Tambem era melhor, com as porcarias que andam para ai a fazer. A largar chumbos por todo o lado, a disparar muitas vezes quase sobre as pessoas. Conheco pessoas que nao puderam almocar no seu terreno porque estavam a levar com chumbos provenientes de cacadores. Havia muitos coelhos na area sabe.

So o perigo que os vossos chumbos representam para os solos e aquiferos nao paga de certeza um milesimo das vossas queridas licencas.
Alem disso, dinheiro arranja-se sempre.
Acho essa uma falsa questao, principalmente face a ma gestao dos recursos.
Independentemente de tudo isso, dispenso dinheiro proveniente de actos tao vis como matanacs por prazer.

>Reflita muito bem no que vai escrever para que se evitem situações >constrangedoras, como esta.

Eu nao me sinto nada constrangida. Peco desculpa se o constrangi.
Mantenho o que disse.

>Em relação ao Sindroma do Rato Mickey já o expliquei, deveria estar >mais atento(a).

atentA.
Nao, nao o li. Simplesmente tinha lido varias coisas suas em que o referia e pareceu-me que o vasco se estava a queixar de ainda nao ter percebido o que era esse sindroma, entendi que ainda nao tinha clarificado este misterio. Peco desculpa pela injustica.

>Para finalizar... custa muito assinar o que escreve?!?!?

:)))
custa...

***s
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 16, 2002 9:14 am

Tendo em vista o que se tem dito aqui, se a caça é um bem que a todos pertence, tendo até Fabarm falado do direito à não caça deixo uma questão:
Poderão os caçadores dispor dos animais para caça ? Vamos supor, se eu não quiser que um caçador ande a matar rolas, não terei o direito de o impedir?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 16, 2002 9:18 am

Tendo em vista o que se tem dito aqui, se a caça é um bem que a todos pertence, tendo até Fabarm falado do direito à não caça deixo uma questão:
Poderão os caçadores dispor dos animais para caça ? Vamos supor, se eu não quiser que um caçador ande a matar rolas, não terei o direito de o impedir?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jun 16, 2002 10:42 am

Eu continuo a achar que mesmoq ue eu nao faca nada os srs. sao responsaveis muito mais pela destruicao do que pelo que promovem, portanto: no computo geral voces destroem... se eu estiver quieta e nao destruir ja estou a fazer mais do que voces.
O que voces constroem e feito de forma invia e desequilibrada. Voces nao pretendem o equilibrio do ecossistema, voces pretendem o equilibrio que vos convem, com as especies que vos convem.

Oh minha amiga, ainda nao sabe que é um perigo generalizar em certos assuntos ?

O que eles constroem é de forma invia e desequilibrada ?? Quem lhe disse ? DE certeza que anda com pessoas erradas ! Tem que ver os dois polos da questao ! Tenho conhecido alguns caçadores que são 100% responsavel, cuidam do ambiente, ou seja, são caçadores responsaveis e cientes do que fazem. Sim senhora, podem ser poucos mas existem !! Por isso, nao venha para aqui desacreditar uma classe da nossa sociedade, ´só apontando um lado da questao !!

Se tiver quieta nao faz tanto mal que os caçadores ?
Esta nem pachorra tenho de responder, pode ser que o FABarm lhe explique !!

Pois, todo devemos defender o que acreditamos ( o que acabei de escrever ate me deu para rir), mas vamos supor que o meu vizinho tem um arvore muito bonita e com a qual simpatizo, mas ele vai cortá-la. E agora ? A arvore é de todos ou só dele ?

A verdade é que os caçadores não são ilegais, e se formos avaliar a coisa de cabeça fria, sem grandes ideias, até compreendemos esta classe, e o que certos caçadores tem feito pelo país !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo jun 16, 2002 11:17 am

Olá, FAbarm

Mete-me muita confusão que alguém possa considerar um desporto andar aos tiros a animais indefesos por prazer. Prazer?!!! E acho um piadão a quem fala do “desafio” de andar pelos campos à procura da presa, e depois matá-la. Desafio?!! Matar animais que não se podem defender com as mesmas armas?
Um dos prazeres da caça é a confraternização, o dia passado em boa companhia numa paisagem bucólica, como afirmam muitos? Que bonito… E não podiam fazer tudo isso sem andar a matar?
Proponho-lhe um verdadeiro desafio: em vez de sair com a caçadeira, saia com a máquina fotográfica. Garanto-lhe que é um desafio muito maior tirar uma boa fotografia do que matar um animal indefeso. E também poderá passar dias inteiros nos campos. Se quiser aumentar o desafio, leve os cães, para assustarem a bicharada, tornando muito mais difícil conseguir uma boa fotografia.

O direito à não caça é um direito que todos têm. Eu gosto de observar aves, e acho que tenho tanto direito de andar pelos campos como os caçadores. O direito de andar pelos campos sem me arriscar a levar um tiro, quero eu dizer. Acha isso possível em época de caça? E, sim, as rolas selvagens são tão minhas como suas. Ou seja, não são de ninguém!

Quanto à invasão de propriedade alheia para caçar, isso era permitido até há bem pouco tempo. Agora já não é. Mas ai de quem se atrever a impedir a entrada de caçadores na sua propriedade! Arrisca-se a virar espécie cinegética! Um vizinho de uma colega minha correu com uns caçadores do pomar dele e, no dia seguinte, tinham-lhe cortado 30 das suas melhores árvores de fruto.

Disse o FAbarm:
“Para finalizar, não se esqueçam que foram muitos os caçadores que através da sua carolice conseguiram repor as espécies autoctones que muitos haviam dizimado e que em certa medida evitaram a sua extinção. “
Esta tem muito que se lhe diga… As espécies autóctones tinham sido dizimadas por quem? Não foi pelos caçadores? Então, devemos dar os parabéns aos caçadores por terem reposto, no seu próprio interesse, o que tinham anteriormente destruído? Não fizeram mais do que a sua obrigação! Se essas espécies tinham sido dizimadas foi precisamente devido à caça desregrada. Além disso, se repuseram as espécies autóctones, introduziram também espécies estranhas ao território nacional (como a perdiz vermelha), o que constitui SEMPRE um grande risco para o equilíbrio do ecossistema, pondo em perigo a sobrevivência das espécies autóctones. Além disso, os caçadores são responsáveis pelo extermínio de espécies carnívoras PROTEGIDAS POR LEI que são consideradas prejudiciais à caça, por competirem com os caçadores. Havia até (se calhar, ainda há, apesar de ser proibido) uma profissão muito “nobre” que era a profissão de “bicheiro”, uma pessoa encarregada de eliminar as espécies competidoras nas reservas de caça (e fora delas…). Portanto, numa situação extrema, temos espécies autóctones, protegidas por lei, a serem dizimadas para não competirem com os caçadores na caça a espécies importadas! Realmente, acho que os caçadores e a caça estão de parabéns… NOT!
Em relação à introdução de espécies estranhas ao ecossistema, há o exemplo bem conhecido dos coelhos na Austrália, que alguém mencionou. Os coelhos foram introduzidos na Austrália (adivinhem porquê? Isso mesmo: para caçar!) e, como não havia predadores naturais, reproduziram-se que nem coelhos (bom, afinal, eram coelhos, não eram?), e começaram a destruir as culturas. A mixomatose foi introduzida porpositadamente na Austrália para tentar eliminar os coelhos, porque os caçadores não conseguiam dar conta deles. Aliás, ninguém conseguia! Não resultou. Tentou-se também dinamitar as luras dos coelhos e outros métodos desesperados que não tiveram bons resultados. Mas o problema persiste, e não se livrarão dele tão cedo. E os coelhos são animais tão dóceis, tão fofos e aparentemente tão inofensivos, não é? Ninguém podia imaginar as consequências devastadoras que a introdução dos coelhos iria ter. As consequências nunca se podem prever.

Disse também o Fabarm:
“Isto de ter: éxóticos, coelhos, tartarugas, hamsters, cães de climas polares ou desérticos, não causa confusão a ninguem, pois não? “
Não, desde que sejam bem tratados, de acordo com as suas necessidades específicas Sabe o que me faz realmente confusão? Que a Lei não me permita ter um melro numa gaiola em casa, mas que me permita ir para os campos com uma caçadeira em punho e matar todos os melros que me apareçam à frente, porque é uma espécie cinegética. É curioso, não é? Cofesso que esta me transcende!

Fique bem

Florinda

P.S. – E, já agora, explique lá de uma vez o que é isso do síndroma do Rato Mickey. Ou afinal também não sabe?
Responder

Voltar para “Cães”