segunda mar 01, 2004 1:28 pm
Olá,
No meio disto tudo a culpa nunca é do cão mas sim do dono, há bons e maus donos, pois eles é que tem que velar pela sociabilização e treino dos seus animais.
E olhem que tenho as pernas todas em "ponto cruz", o meu filho as marcas das dentuças, o meu marido os braços e o meu Lab todo cozido e sem pelo, estando ainda internado.
Tudo se passou no´sábado e não foram os "tais" cães considerados perigosos, mas um boxer e dois rafeiros que sairam desparados de uma moradia, no meio da aldeia, em plena zona publica, e nós que até íamos com o lab de 3 meses com trela e coleira, fomos supreendidos pelo brutal ataque, do qual tentamos nos defender o melhor possível.
Por acaso o meu marido é para o "entrocado" e dfendeu o miudo (10 anos), eu cá me arranjei para me defender a mim e ao lab.
Mas o MAIS GRAVE é que os donos estavam dentro de casa, ouviram a algazarra, pois o miudo gritava de medo, os cães ladravam, e nem se dignaram a mexer um dedo....se os tais cães, rafeiros ou não, se dignassem a saltar para o pescoço do miudo, como era? Era tadinho do cão que tem maus donos? Sim é verdade, os cães não têm culpa, sim os donos, mas as fatalidades acontecem e não é depois de elas acontecerem que se tomam medidas, é prevenir....
E para isso o que é necessário é "cadastrar" os donos de cães para se saber se são responsáveis ou nigligentes.
Ninguém me paga o trauma com que o meu filho ficou, pois as despesas de hospital e vet eles vão pagar, visto eu ter feito queixa na GNR e vou levar o assunto para tribunal. E como vai ser com o cão? E se ele tiver ficado afectado, que deve ter ficado visto só ter 3 meses, e tiver que ser acompanhado durante um período longo pelo treinador? Seguro? Nem ve-lo, licença também não, e agora vai tudo para tribunal, e por enquanto quem arca com as despesas somos nós.
E não veio na TVI.
É tudo subjectivo.
No entanto ninguém me vai tirar as chatisses que vou ter nem os problemas, isto vai engonhar tudo no tribunal, e os "donos" continuam na sua vidinha pois quem ficou com a vida do avesso fomos nós.
Todo o cão deve ter treino, seja rafeiro ou não, e os donos responsabilizados pelos actos dos seus animais.
Os cães não têm culpa dos donos que têm, nem devem ser punidos por isso, pois são animais.
Já os donos devem ter as punições merecidas pelos danos causados a terceiros, visto não terem tomado as devidas precauções para prevenir acidentes. Tá claro que existem excepções, mas isso existe em tudo...mesmo na vida.
P