Usam? Trela, Açaime, Arnês e/ou outros.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Usam? Trela, Açaime, Arnês e/ou outros.

Trela e Açaime
3
8%
Trela e Arnês
4
11%
Trela e Peitoral
9
24%
Trela
19
50%
Outros
1
3%
Nenhum
2
5%

Total de votos: 38
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta mar 11, 2004 12:08 pm

Coleira, trela e açaime. Eles raramente passeam nas ruas citadinas (só muito de vez em quando um passeio pela aldeia e aí ou vão soltos ou só de trela), por isso não me quero arriscar a : sustos e mordidelas; embirrações e mordidelas; comer coisas que estão no chão.
Coleira usam sempre, porque na aldeia cão sem coleira é considerado abandonado, mesmo quando está solto no terreno do dono.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mar 11, 2004 2:09 pm

Eu ando com junto, também é eficaz :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 11, 2004 2:18 pm

Todos sabem (ou deveriam saber) que quando levamos os nossos cães à rua, eles têm de levar trela e açaime.
pois, lá vem a confusão do costume e que tem dado azo a grandes discussões na rua. há quem me venha com essa. até já chamaram a polícia por causa dos meus cães e apesar de esta dizer que trela OU açaime, houve quem não percebesse.
por questões práticas, parece mais lógico andar com trela. em casos problemáticos, enfim, lá se pode pôr o açaime. eu recuso-me a pô-lo nos meus cães. além de inestetico, parece-me uma violência desnecessária.
quanto à coleira... já estou farta de pensar tirá-la. aos gatos já o fiz à excepção do serafim. acho que é para não o confundir :p nos cães, acho que ficam mesmo giros. então a carlota de coleirinha vermelha, fica mesmo a matar :D
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mar 11, 2004 4:29 pm

nel Escreveu:
PauloC Escreveu:Quando em casa, convém retirar as coleiras.
angie_bcl Escreveu:O nel não gosta de andar nu em casa
Pronto, vamos todos fazer nudismo cá em casa. Vai ser uma festa :lol:
Quando tiver fotos, ponho aqui :lol:
Quanto às coleiras, concordo com o Paulo, aliás deixei de pôr coleira à minha cadela por causa do pêlo, agora uso só uma trela estranguladora e acho que não vou querer outra coisa.

Quanto às fotos, fico à espera!
:p
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta mar 11, 2004 4:58 pm

Agora é que o Nel se tramou :D :D , prometeu vai ter de cumprir.

Em casa também não uso coleira, mas uma vez tive um azar, o Uhly fugiu (sabem como é o Husky, chamava, chamava e nada), aliás deu um pulo e a coleira saiu, tive de o agarrar pelo cachaço. :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 11, 2004 8:08 pm

Nunca tiro a coleira à Zorra.
Tem uma coleira de cabedal e não tiro...porque não.
Nem me lembro disoo.
Aliás eu também tenho anéis que nunca tiro e, antigamente, usava um colar de ouro que também nunca tirava (tirei por insistência da família que acham que eu corro um grande risco com ele).

Uso trela quando estamos na cidade ou vila.
O resto do tempo a Zorra não usa nada.

Gosto pouco dessas coisas.
Aliás gosto pouco de muita gente.
Procuro sítios o mais possível desertos para a Zorra andar livre e eu poder descansar a cabeça.
Por enquanto ainda há uns poucos sítios assim.
Enquanto não chegarem os construtores civis e os empreiteiros.
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

sexta mar 12, 2004 1:32 am

boas

Bom a minha cadela ja teve varias fases:

No que diz respeito á coleira primeiro começou a utilizar coleira 24 sobre 24 horas, ate se habituar ; depois passou á fase da coleira so quando vai á rua e hoje em dia utilizo corrente estranguladora(o que na minha opiniao é o melhor! apesar de certos peritos achar que fazem mal ao pelo :roll: )

Ja a trela é outra conversa.... tem razao quando dizem que os caes devem estr atrelados, pois, mas a minha nao anda, muito por culpa de morar numa regiao privilegiada de lisboa, a minha cadela so é atrelada quando entre na cidade, porpriamente dita.

Por norma nao utilizo peitural, muito menos ançaime! o primeiro porque a maioria deles esta concebido para que o cao puxe mas ao mesmo tempo essa mal concebido para essa mesma funçao pois o ponto de força do peitoral no cao é feito na zona lombar ao em vez de ser numa zona muito mais caudal do animal ( tal como acontece nos peitorais do mushing).
Ja o ançaime ... so serve para fazer vista, pois na maioria das vezes funciona ao contrario da sua funçao inicial de correcçao, actuando para aumentar a ansiedade do canito! por outro lado tambem nao concordo com o açaimar para eles (caes) nao comerem porcarias pois tambem nao açaimamos as crianças pequenas por meterem porcarias na boca ne?! Alem disso existe um bom substituto para o acaime nos caes perigosos, as coleiras de freio, por isso nao vejo qualquer utilidade benefica nessa... coisa. :roll:

comprimentos
Tiago 8)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta mar 12, 2004 2:00 pm

AndLemos Escreveu: Agora é que o Nel se tramou :D :D , prometeu vai ter de cumprir.

Em casa também não uso coleira, mas uma vez tive um azar, o Uhly fugiu (sabem como é o Husky, chamava, chamava e nada), aliás deu um pulo e a coleira saiu, tive de o agarrar pelo cachaço. :roll:
:D :D :D :D A lingua portuguesa é muito traiçoeira, ehehehe, vou corrigir em casa os meus cães não usam coleira. :lol: :lol: :lol:
elayne
Membro Júnior
Registado: sexta dez 20, 2002 6:33 pm

sexta mar 12, 2004 4:57 pm

Acho que a sondagem não ficou bem apurada, ou esclarecida:oops: , mas vou tentar esclarecer alguns mal entendidos.
Alem disso existe um bom substituto para o acaime nos caes perigosos, as coleiras de freio, por isso nao vejo qualquer utilidade benefica nessa... coisa.
Tipastel: Aqui está outra dúvida minha. Eu escrevi como hipótese trela a arnês. Esta coleira de freio é igual ao arnês ou Halter? Na caixa do que comprei dizia Halter, mas ea alemão...num livro que tenho chamam-lhe Halter também, mas já vi as 3 opções em livros. É tudo o mesmo?
Eu ando com junto, também é eficaz
Kroz: Junto como, sem trela apenas à sua ordem?
Quando (se) o açaimo passar a ser de uso obrigatório, vou passar a andar com um pendurado ao pescoço mas sem colocar.
Paolo: Ainda não é obrigatório? Eu às vezes também ponho o açaime pendurado não vá ter problemas com a gnr ou psp. Dantes punha sempre o açaime para infelicidade d Kopernik e , em vez das pessoas passarem por nós sem problemas, começavam a fugir ou até mesmo a fazer comentários em viva voz de que o cão era perigoso:evil:...por estas e por outras é que desisti.
Coleira e trela. Não está na sondagem, não posso votar
Oh Angie_bcl quando eu escrevi trela, pensava em trela acompanhada da respectiva coleira. Desculpem a confusão!
s o meu morder nos é que pagamos mesmo que nao tenhamos culpa
Poís é Lil_bull os cães maiores t~em as costas muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito largas. Ainda no outro dia fomos rodeados por 3 cães pequenos, e só comentavam como o meu parecia mau :evil:
Aliás, seria mais interessante, a meu ver, questionar as pessoas sobre o tipo de trela que usam (curta, extensível, estranguladora, etc.) embora isso já tenha sido assunto abordado aqui neste fórum várias vezes.
Oh Nel, ainda bem que decidiu intervir! ;)
Pronto, vamos todos fazer nudismo cá em casa. Vai ser uma festa
Ainda deu para a gente se divertir! A minha intenção era tambem partilhar a informação em relação às trelas, coleiras e afins.
elayne Escreveu: Todos sabem (ou deveriam saber) que quando levamos os nossos cães à rua, eles têm de levar trela e açaime.
Logo neste ponto crucial eu tinha de dar barraca :? Depois dos "puxões de orelha" fui consultar a lei no http://www.rottpt.net/, Já agora aproveito por felicitar o Paulo, e seus companheiros do site, pois está muito bom!

E então no DEC.-LEI Nº 312/2003 http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 0_2003.pdf ( que legisla para detenção de Animais perigosos e potencialmente perigosos como animais de companhia) art.º 8º diz o seguinte:
2 — Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.
3 — São excepcionados do disposto no número anterior os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social.

Depois no DEC.-LEI Nº 314/2003 http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 0_2003.pdf ( que legisla para regras relativas à posse, detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva.) art.º 7º vem:
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 — No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.

Estas leis já estão em vigor, certo??? Essa parte eu nao consegui vêr.
Segundo estas leis, praticamente qualquer cão é potencialmente perigoso...por isso eu vou raciocinar ao contrário, pois até um "cão a pilhas" pode magoar seriamente uma criança, por exemplo!.
Então, seguindo o dec.314, art.º 7º, pt.2, temos que colocar um açaimo funcional ( c a trela acho eu), excepto em provas treinos e afins. Por isso é que penso que temos de colocar a trela e o "açaime funcional" nos nossos bobys. Pelo menos é a interpretação que fiz.

Ufa... :p Acabei!
**Elayne
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta mar 12, 2004 5:10 pm

elayne Escreveu:
Coleira e trela. Não está na sondagem, não posso votar
Oh Angie_bcl quando eu escrevi trela, pensava em trela acompanhada da respectiva coleira. Desculpem a confusão!
Ok elayne tb não tinha percebido. Mas de facto a não ser que seja trela estranguladora, para atrelar a trela tem que haver coleira. :oops:
Vou votar na sondagem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 12, 2004 11:36 pm

elayne Escreveu:
Eu ando com junto, também é eficaz
Kroz: Junto como, sem trela apenas à sua ordem?
Estava um pouco a brincar... normalmente uso sempre trela porque o pinscher apanha tudo do chão para comer, e ele prefere desobedecer (com perfeita consciência) e apanhar do que não comer um pitéu do chão... Já a pastor alemã não come se lhe digo a ordem, mas ainda está em fase de aprendizagem, por isso só em locais controlados anda solta.

Mas por vezes não me apetece levar trela e aí é junto sem nada... deixo-os às vontade e quando preciso de atravessar uma estrada ou passar por alguém ou algum cão uso o junto e se necessário sento-os até passar o "perigo".
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

domingo mar 14, 2004 7:33 pm

elayne Escreveu:
elayne Escreveu: Todos sabem (ou deveriam saber) que quando levamos os nossos cães à rua, eles têm de levar trela e açaime.
Logo neste ponto crucial eu tinha de dar barraca :? Depois dos "puxões de orelha" fui consultar a lei no http://www.rottpt.net/, Já agora aproveito por felicitar o Paulo, e seus companheiros do site, pois está muito bom!

E então no DEC.-LEI Nº 312/2003 http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 0_2003.pdf ( que legisla para detenção de Animais perigosos e potencialmente perigosos como animais de companhia) art.º 8º diz o seguinte:
2 — Sempre que o detentor necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com os animais a que se refere este diploma, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.
3 — São excepcionados do disposto no número anterior os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social.

Depois no DEC.-LEI Nº 314/2003 http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 0_2003.pdf ( que legisla para regras relativas à posse, detenção, comércio, exposições e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva.) art.º 7º vem:
1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios.
3 — No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos, para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial.

Estas leis já estão em vigor, certo??? Essa parte eu nao consegui vêr.
Segundo estas leis, praticamente qualquer cão é potencialmente perigoso...por isso eu vou raciocinar ao contrário, pois até um "cão a pilhas" pode magoar seriamente uma criança, por exemplo!.
Então, seguindo o dec.314, art.º 7º, pt.2, temos que colocar um açaimo funcional ( c a trela acho eu), excepto em provas treinos e afins. Por isso é que penso que temos de colocar a trela e o "açaime funcional" nos nossos bobys. Pelo menos é a interpretação que fiz.

Ufa... :p Acabei!
**Elayne
Elayne, acho que fizeste confusão.
Os cães são proibidos de andar sem açaime funcional excepto se o canideo estiver de trela ou a "trabalhar".

O meu "bisonte bébé" anda de estranguladora ou peitoral, conforme a minha disposição de lhe por o peitoral, porque anda sempre com a estranguladora que tem uma chapa de identificação com o meu número de telemóvel. Agora ando a tentar ensinar-lhe a puxar, para me levar a passear numa espécie de skate que vou inventar :lol: mas habituei-o tão bem a não puxar que ele agora não aceita qualquer tipo de pressão se eu estou atrás dele... se ele estiver a puxar o meu irmão na bicicleta e eu ao lado dele, puxa bem...
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

domingo mar 14, 2004 8:10 pm

nel Escreveu: Os meus cães andam sempre com coleira, mesmo em casa. É uma questão de hábito. Quando lhes dou banho e andam algum tempo sem as coleiras, olho para eles e parecem-me nus. :lol:
Olá.
Acontece exactamente o mesmo... Parece que lhe falta qualquer coisa... ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo mar 14, 2004 9:49 pm

Olá a todos.

A minha cadela, na rua usa uma coleira de retenção, ou seja uma coleira com umas alças que prendem por baixo na coleira, passam por baixo dos dianteiros e voltam a segurar em duas argolas ne coleira. Depois claro uma trela normal. Resultado não estrangula, mas também não consegue fazer força.

Coleira só na rua porque o pelo da "juba" já está muito grande e a coleira parte-lhe o pêlo todo.

Quanto às fotos do Nel, promessas, promessas ... ;) ;) ;)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Haniball
Registado: domingo mar 14, 2004 8:31 pm

segunda mar 15, 2004 12:23 am

O meu vasco como é um valentão anda sempre de estranguladora...não há quem o segure :lol:

Em breve vou colocar fotos deste marmelo :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”