Viajar em transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta mar 19, 2004 11:22 am

Olá

Eu já andei com o Tião de taxi, mas ele teve de ir no chão, ou seja, eu ia no banco de trás e ele ia sentado aos meus pés, entre o banco da frente e o de trás.

Também tentei que ele entrasse no autocarro, mas o motorista disse-me que ele não podia entrar.

Nesse dia, entrei no eléctrico 15, em Belem, daqueles compridos e novos e assim que entrei, ouvi uma voz que dizia: " A Sra. que acabou de entrar com um cão, faça favor de sair ! ".... era a voz do motorista e lá fui eu para a rua.... chateada que nem um perú :evil: ..... nesse dia só mesmo o táxi nos salvou, pois o Tião já não tinha força nas perninhas para regressarmos.... e nesse dia estava tanto calor, que ele bebeu uma garrafa de água de 1.5l ;)

De comboio, sei que os canitos podem andar, pois já trabalhei na CP.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta mar 19, 2004 1:29 pm

Olá,

Infelizmente as noticias que trago não são boas...

Não consigo encontrar a porcaria da fotocopia que tenho do decreto de lei, onde diz que os animais devem circular devidamente condicionados...

Infelizmente já confirmei com a radiotaxis de Lisboa, com a carris, com a vimeca(que inclui a lisboa transportes) e o metropolitano... Só na transportadora é que podem circular....
O que é totalmente descabido quando se tratam de cães médias/grandes... Antigamente fiz muitas vezes o trajecto de carcavelos/Pontinha de transportes com o czar... mas a ultima vez quendo saí do comboio e fui apanhar o metro barraram-me a passagem, alegando que só de transportadora.... que como imaginam é impossivel para cães grandes levar á mão...Claro que fiz questão de mostrar o decreto e chamar o chefe de estação.... lá me deixaram circular(tenho sempre o cão preso e para os transportes até tinha comprado um açaime especial para o focinho deles), mas indicaram-me que seria a ultima vez que isso poderia acontecer....
A CP é a unica empresa que deixa circular cães normalmente, desde que os mesmos paguem o tel meio bilhete que lhes é obrigatorio.... Já fiz a viagem de lisboa ao Algarve através da CP em primeira classe com o Czar e fui muito bem recebida e ele foi a dormir o caminho todo até ao destino deitadinho ao lado do meu lugar....
É um tristeza mas é assim que funciona....
Há!!! E já me ia esquecendo... A transportadora nos taxis só podes ir no porta bagagens....portanto ainda se torna mais descabido....
Resta-me só dizer que os unicos cães que são autotizados a circular livremente e sempre ao lado do dono são os cães que acompanham os deficientes....

Agora queria que me explicassem como levo um transportadora para cães de 35 kgs ou mais nos transportes publicos.... 8)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta mar 19, 2004 1:55 pm

JoanaGoncalves Escreveu: mas a ultima vez quendo saí do comboio e fui apanhar o metro barraram-me a passagem, alegando que só de transportadora.... que como imaginam é impossivel para cães grandes levar á mão...Claro que fiz questão de mostrar o decreto e chamar o chefe de estação.... lá me deixaram circular(tenho sempre o cão preso e para os transportes até tinha comprado um açaime especial para o focinho deles), mas indicaram-me que seria a ultima vez que isso poderia acontecer.... [/code]

Se está de acordo com a lei, eles não lhe podem dizer que é última vez.

Transporte os seus cães sempre que quiser e se se recusarem peça o livro de reclamações e chame a polícia. Pois ao não deixar passar os cães estão a desrespeitar as leis e a negar os seus direitos como cidadãos.

Como estamos no Algarve e as deslocações são feitas de carro, não temos estes problemas.

No entanto a situação das pessoas nos grandes centros é complicada.

Se calhar deviam marcar um dia ( que deveria ser o mais publicitado possível) e ir toda a gente passear com os seus cães para os transportes públicos que permitem cães com trela e ou ençaime, munidos da respectiva legislação.

Eles conseguem manter os animais afastados com base no desconhecimento da lei por parte dos donos.
Uma inundaçãozinha de cães só lhes fazia bem e talvez assim aprendessem a respeitar os direitos dos nossos bichinhos.
E claro que se eles se recusassem chamava-se logo a polícia.

Imaginem só a confusão que se ia gerar naquele dia...
Penso que a seguir as coisas iam melhorar.

PS: Isto é só uma mera sugestão até porque trata-se de uma realidade que não me afecta.

A luta do Snoopy vai ser para que não o expulsem das praias sem vigia e sem a legislação afixada
Não vão privar meu bichinho do seu passeio diário na praia. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sexta mar 19, 2004 3:12 pm

Guida__F Escreveu:
JoanaGoncalves Escreveu: mas a ultima vez quendo saí do comboio e fui apanhar o metro barraram-me a passagem, alegando que só de transportadora.... que como imaginam é impossivel para cães grandes levar á mão...Claro que fiz questão de mostrar o decreto e chamar o chefe de estação.... lá me deixaram circular(tenho sempre o cão preso e para os transportes até tinha comprado um açaime especial para o focinho deles), mas indicaram-me que seria a ultima vez que isso poderia acontecer.... [/code]

Se está de acordo com a lei, eles não lhe podem dizer que é última vez.

Transporte os seus cães sempre que quiser e se se recusarem peça o livro de reclamações e chame a polícia. Pois ao não deixar passar os cães estão a desrespeitar as leis e a negar os seus direitos como cidadãos.

Como estamos no Algarve e as deslocações são feitas de carro, não temos estes problemas.

No entanto a situação das pessoas nos grandes centros é complicada.

Se calhar deviam marcar um dia ( que deveria ser o mais publicitado possível) e ir toda a gente passear com os seus cães para os transportes públicos que permitem cães com trela e ou ençaime, munidos da respectiva legislação.

Eles conseguem manter os animais afastados com base no desconhecimento da lei por parte dos donos.
Uma inundaçãozinha de cães só lhes fazia bem e talvez assim aprendessem a respeitar os direitos dos nossos bichinhos.
E claro que se eles se recusassem chamava-se logo a polícia.

Imaginem só a confusão que se ia gerar naquele dia...
Penso que a seguir as coisas iam melhorar.

PS: Isto é só uma mera sugestão até porque trata-se de uma realidade que não me afecta.

A luta do Snoopy vai ser para que não o expulsem das praias sem vigia e sem a legislação afixada
Não vão privar meu bichinho do seu passeio diário na praia. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
Olá Guida_F,

A questão é que a lei não foi alterada.... o que foi alterado e não sei porquê foi a interpretação de "o animal deve estar devidamente acondicionado" .... porque antigamente isso significava trela e açaime, agora só significa transportadora sem qualquer excepção, nem que o cão pese 90 Kgs tinha que ter transportadora... enfim....
<p>Joana Gonçalves</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 19, 2004 5:33 pm

Afinal o gajo só vem amanhã a Lisboa. Como vimos de carro, já podemos ir a quase toda a parte.
De qualquer forma, acho estranhíssimo uma pessoa ser obrigada a levar cães grandes numa transportadora. Nem todos somos halterofilistas e temos força para levantar a caixa do chão!
JoanaGoncalves: qual é o nome da legislação? eu tenho aqui todos os decretos respeitantes a animais, mas encontrar esse assunto por aqui não está nada fácil...
JoanaGoncalves
Membro Veterano

sexta mar 19, 2004 5:35 pm

ladyxzeus Escreveu: Afinal o gajo só vem amanhã a Lisboa. Como vimos de carro, já podemos ir a quase toda a parte.
De qualquer forma, acho estranhíssimo uma pessoa ser obrigada a levar cães grandes numa transportadora. Nem todos somos halterofilistas e temos força para levantar a caixa do chão!
JoanaGoncalves: qual é o nome da legislação? eu tenho aqui todos os decretos respeitantes a animais, mas encontrar esse assunto por aqui não está nada fácil...
Pois... o problema é esse mesmo...
Não encontro a copia do decreto de lei... está pra li num dossier e não encontro qual....
<p>Joana Gonçalves</p>

Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta mar 19, 2004 5:43 pm

Se o que mudou foi a interpretação da lei, então esta alteração teria de ser regulamentada em qualquer tipo de nova lei.

Como tal não acontece :roll:

Quem são os responsáveis destes transportes para interpretar a lei a seu belo prazer?
Será que alguém decidou que eles tinham poder legislativo?
É que nesse caso lamento informar que Portugal já não é uma democracia...

Será que já alguém aqui pediu um parecer à deco?

Ou ao Provedor de Justiça?
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

sexta mar 19, 2004 5:46 pm

Por acaso ainda hoje estive a ler a Normas de Utilização no Metro e confirmei que o transporte de animais é permitido desde que, entre outras coisa, esteja "devidamente acondicionado" por forma a não perturbar ou assustar os restantes utentes. E que excepção era feita aos cães das forças policiais ou militares.

O que me chamou mais a atenção, para além do "devidamente acondicionado" ser um pouco dúbio, foi o facto de nas excepções não estarem tb previstos os cães guias.

Mas tb numa cidade cuja CM patrocina a campanha de uma conhecida marca de Fast Food, que exclui de participação algumas crianças, o que é que se pode esperar...
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta mar 19, 2004 6:07 pm

amg Escreveu: O que me chamou mais a atenção, para além do "devidamente acondicionado" ser um pouco dúbio, foi o facto de nas excepções não estarem tb previstos os cães guias.
Exacto. Falta a tal portaria à lei para definir o que é esse "acondicionamento". Penso que o processo já está em andamento mas, até lá, podemos sempre servir-nos do carácter pouco explícito do decreto-lei para levar a nossa avante. O problema é que isto é uma faca de dois gumes, ou seja, se nós podemos usá-lo em nosso proveito, eles também podem... Felizmente nunca precisei de levar o meu cão em transportes, e alguns taxistas a quem fiz a pergunta responderam que não se importavam de levar cães de grande porte fora das transportadoras (nós temos um Labrador), mas se alguma vez tiver de me servir da rede de transportes, não vou deixar que passem por cima dos meus direitos. Se fôr preciso ameaçar com a DECO e com a Justiça, que seja. Azar o deles! ;)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mar 19, 2004 6:07 pm

Afinal o gajo só vem amanhã a Lisboa. Como vimos de carro, já podemos ir a quase toda a parte.
as transportadoras grandes têm rodas. eu sempre gostava de levar o max no autocarro ou metro dentro da transportadora em hora de ponta :lol: :lol: se quando saí do aeroporto, foi um festival, imagino em transportes públicos. aproveitava para levar um boné :p
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta abr 15, 2004 12:54 pm

Leiam a seguinte legislação :

Decreto Lei nº 315/2003, de 17/12- Artº 10º
Lei nº 92/1995, de 12/09 - Artº 7º

Quem quiser, posso enviar estes diplômas via email
É só mandar um msg priv com o v/endereço.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quinta abr 15, 2004 1:08 pm

Olá
aqui fica o link do MADRP

http:/www.min-agricultura.pt/oportal/extent/d ... LEGISLACAO
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

quinta abr 15, 2004 6:41 pm

olás ;)

A rodonorte permite o transporte de canitos pequenos nos bancos dentro duma caixa e pagam bilhete como uma pessoa.

Para quem precisar fica a informação.
Tomé
tome
Membro
Registado: terça abr 01, 2003 8:33 pm

quinta abr 15, 2004 6:43 pm

repetida :oops:
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta mar 15, 2007 4:46 pm

Oskarina Escreveu:
ladyxzeus Escreveu: Esta semana, estou a pensar em trazer um dos meus cães para uma viagem em Lisboa. A grande crise é que, para ir de uns sítios para os outros, lá terei de usar transportes públicos.
A pergunta é: há alguma coisa que proíba cães de andar de metro, autocarro e táxi?
Qual a lei que os permite usar estes transportes (para eu a poder mostrar a quem quer que me queira proibir)?
Quais as condições de tranporte do animal para cada um dos transpotes referidos? (é preciso caixa ou pode ir só de trela?)

Eu ja coloquei esta questão aqui...

Naquilo que sei e averiguei é o seguinte:

Comboios - até 5 Kg, o animal deve viajar na box, mais de 5 Kg pode viajar sem ser na box, desde que devidamente acondicionado, com açaime e trela, além de pagar meio bilhete;

Metro - por várias vezes, na linha da Gare do Orieente, vi inumeras pessoas, com o cão, apenas pela trela dentro do combio, e segundo li, tb não é proibido, desde que o animal, não represente perigo para os passageiros, e que esteja devidamente "higienizado".

Carris - só pode mesmo andar dentro da box :(

Taxis - depende do taxista, normalmente e por norma da ANTRAL, os animais têm de ir nos táxis, nas suas boxes ( o que nao faz sentido, porque eu nao consigo colocar uma box dum rott, se é que existem, dentro dum táxi).

Rede de Expressos - os animais obrigatoriamente vão dentro das boxes, e na bagageira ( sujeiros a imenso calor e sem luz, o que eu acho criminoso)

Alguns deixam os animais irem no banco de trás, sem problema, mas cobram por isso.,

Mas na clínica onde o Oskar vai, está afixado um Decreto Lei que te pode informar destas situações.

Espro ter ajudado, porque eu tb tenho o mesmo problema, e fui obrigada a mexer-me para saber destas coisitas.

pois já de falou muito nisto. :-)

Susana
Responder

Voltar para “Cães”