O Lobo e o Cão de Gado em Portugal - Parceiros na Sobrevivência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta nov 11, 2004 9:29 am

fang Escreveu:
FBC Escreveu: O grupo lobo não tem obrigação, nem interesse, em fornecer cães destes aos pastores, pois para o grupo lobo o que interessa é resolver a polémica pastor-lobo.
Aí é que "bate o ponto".
O Grupo lobo em conjunto com o ICN, tem por objectivo a conservação do lobo ibérico. Logo, os meios serão sempre os mais eficazes, sob pena de o projecto cair por terra.

A filosofia (e objectivos) do Grupo Lobo é conservacionista e não cinófila.
Olá, nem mais
E, quanto a mim, este Grupo, tal como outros grupos ou associações, devem ficar pelos abjectivos a que se proposeram. Quem tem responsabilidades tem a lucidez de fazer destrinça entre o essencial e o acessório, sob pena, se o não fizerem, da estrutura ruír.

Este é um projecto bem pensado, consegue , a meu ver, unir dois adversários em risco, o cão guardador e o lobo predador, não há incoerencia antes uma visão correta do que é a natureza.
O problema, é o que vai acontecer daqui a uns anos, pois,tal como os lobos e os cães de gado os pastores são, também, uma espécie em risco.
Se agora é dificil os lobos arranjarem alimento, o que vai ser quando os rebanho tiverem, todos, uma boa proteção, e, no limite, quando os rabanho "pastoriarem" dentro de instalações.
Um abraço
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta nov 12, 2004 1:12 am

Olá a todos:
Dentro do Parque Peneda-Gerês existe uma Foral onde está inserida uma população que se chama Louredo... Todos os anos a Moya (a minha Serra da Estrela) e eu vamos para essa povoação para passar férias... Obviamente que para a Moya é um "regresso às origens" que se torna impossivel de descrever a satisfação dela...São 2 semanas de banhos no rio, caminhadas, dormir junto à fogueira, e claro os garranos e as cabras que ela tanto gosta de ver embora a mantenha sempre à distância.
Nesta aldeia têm um rebanho de cabras para cima de 800 (este verão)... Todas as madrugadas, 3 pastores sobem com elas aos montes e regressam ao entardecer... Até ha 4 anos eram sempre acompanhados por uma matilha de rafeiros médios... Mas em 2000, houve alguem tambem ligado a um projecto de preservação dos lobos que ofereceu 3 Pastores Alemães aos pastores de Louredo... Acompanhei-os como cachorros na inserção com as cabras, e algumas tardes no monte a ve-los a tomar conta já como adultos... Os pastores dizem que os ataques são bastante mais reduzidos, não só pela parte dos lobos como tambem dos cães cruzados que habitam os montes e os arredores das aldeias... A matilha dos rafeiros continua a acompanhar o gado, mas os pastores confiam bastante nos Pastores Alemães para protecção.
Um pormenor interessante: As cabras têm medo da Moya (estacam e parece que tossem a avisar as outras dos perigos), nunca entendi bem o porquê... A Moya não faz mal a outros animais e não os persegue... Não tivesse eu o mini-zoo que tenho em casa... :oops: Mas os Pastores Alemães nunca toleraram a presença da Moya e por várias vezes tivemos alguns confrontos na povoação em que eu acabei sempre por enfiar a Moya dentro de carro antes que as férias fossem ao ar.

Claro que tambem acho preferivel que sejam as "nossas" raças utilizadas para a verdadeira função delas, não desdenhando o trabalho dos PA.
Cumprimentos,
Moya
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

sexta nov 12, 2004 5:15 pm

Ainda ontem, na RTP1, deu um documentário sobre um casal de jornalistas que enveredou numa aventura arriscada mas inovadora: recolher imagens e observações de alcateias de lobos ibéricos na Serra da Peneda (salvo erro...). Investiram todo o seu tempo e recursos neste projecto, que já dura há 3 anos e ainda parece longe do final.
A ideia, como já se percebeu, é um livro que documente a vida do lobo ibérico, com imagens inéditas e "in loco" destes na Serra da Peneda. Fiquei sensibilizada quando o casal descreveu a euforia que sentiu aso conseguirem, ao fim de 2 meses atrás dos bichos, a sua primeira foto "decente" de um lobo e respectiva família! :D
Contudo, as populações circundantes estão contra este projecto, uma vez que consideram os lobos a principal ameaça à sua fonte de rendimento...pelo que entendi, praticamente nenhum dos donos de gado faz o pastoreio do mesmo...ou seja, o gado é deixado solto e para pastar à vontade, sem ser acompanhado por pastor ou cão de guarda! Não admira que os lobos, assim, ataquem... :|
Projectos como o deste casal e o Projecto Lobo podem mesmo ajudar a reabilitar o lobo ibérico (e, por acréscimo, as nossas raças de cães). Mas vai encontrar muitas mentalidades fechadas para modificar...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta nov 12, 2004 5:21 pm

Vanadis, e os atrasos no pagamento das indemnizações ainda ajudam menos a mudar essas mentalidades... :roll:
Vanadis
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 5:26 pm

Ena, MDogster!! :lol: :lol: :lol: Ainda agora enviei o post!!! :lol: :lol: :lol: Sempre em cima do acontecimento!! :lol: :lol: ;) ;)

Tem toda a razão. O atraso no pagamento das indemnizações não vai mesmo ajudar nada...

Mas que é certo que o grupo lobo vai encontrar (se não encontrou já) resistências, é capaz. Os próprios jornalistas ouviram um "está bem, então nós deixamos os lobos matarem-nos o gado todo e depois vocês podem comer carne de lobo à vontade" (qq coisa assim).

Mas que estes projectos podem ajudar, podem. Esperemos que sim. ;)
MDogster
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 5:36 pm

Vanadis Escreveu: Os próprios jornalistas ouviram um "está bem, então nós deixamos os lobos matarem-nos o gado todo e depois vocês podem comer carne de lobo à vontade" (qq coisa assim).
Também ouvi essa. O homem por acaso teve piada...

Gostei muito de ver a reportagem. A loba com a fractura exposta e ainda assim a por a rapaziada no seu lugar! 8)

O nosso biólogo é que já estava a ver a vida a andar para trás quando ficou com os lobos a 10 metros a olharem para ele... :lol: :lol:
Vanadis
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 5:53 pm

Sim, por acaso teve piada, ;) :lol: . Também achei piada ao homenzito a comentar que quem guiava o seu gado era "a vaca guia, geralmente a mais lambona; as outras andam todas atrás" (qq coisa assim....) :lol: :lol: .

Sim, ena, grande loba! Tinha uma sra ferida... :( . Mas não descurou os seus deveres, hem? Afinal era a loba alfa! :D ;)
Não conhecia a expressão "casal alfa". Nas alcateias destes lobos o casal alfa é monogâmico e possivelmente o único "autorizado" a procriar. Não fazia ideia. O documentário era espectacular (e legendado...para mim foi óptimo, lol).
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta nov 12, 2004 5:58 pm

O problema para mim é de muito facil identificação, até porque o constato bem de perto.

Introduzem o lobo e não se lembram da implicação a nivel das comunidades locais.

Assim os lobos atacam os rebanhos, mesmo nas cortes e os prejuizos não são pagos a tempo e horas.

É normal esse sentimento de "vingança" por parte das tais comunidades que muitas vezes têm na pastoricia a sua unica fonte de rendimento.

Fica para abrir mentalidades...

Bom fim de semana

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Vanadis
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 6:03 pm

É verdade "FAbarm". Mas por isso mesmo é que o grupo do projecto Lobo também quer introduzir o uso de cães de guarda capazes de fazer frente aos lobos e, assim, proteger os rebanhos. Deste modo, fica a balança equilibrada.
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

sexta nov 12, 2004 6:28 pm

Pois como já foi aqui dito é pena que o ICN não cumpra o seu dever, que é o pagamento a tempo e horas no que respeita a ataques a rebanhos, este atraso de pagamento só vai fazer com que a espécie perca com isso, pois se as indemnizações não são feitas a tempo, começa outra vez a perseguição a esse animal.
Muitas vezes também o lobo paga pelo que não faz, exemplo disso é os cães abandonados que estão assilvestrados e que por vezes também atacam rebanhos, mas dá para saber se foi ataque de lobo ou de cão.
Se o ICN e as pessoas que convivem com esta espécie fizerem o que corresponde a cada um o lobo ibérico tem futuro.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 12, 2004 7:15 pm

akira Escreveu:.
Muitas vezes também o lobo paga pelo que não faz, exemplo disso é os cães abandonados que estão assilvestrados e que por vezes também atacam rebanhos, mas dá para saber se foi ataque de lobo ou de cão.
Nem mais! Especialmente quando rebanhos inteiros são dizimados. Custa-me imenso acreditar que os lobos actuem dessa forma.

Mais, a ideia era fornecer aos pastores cães de guarda a rebanhos (LGDs), que defendessem os mesmos.
Pelo que sei esta pratica já é comum em Portugal, no entanto volta e meia, vemos cães demasiadamente grandes ou pequenos, sendo portanto muito pouco funcionais. E não nos esqueçamos que existem em Portugal 3 raças (duas delas perfeitamente funcionais) de LGDs
Em Franca e Italia esta tecnica ja é usada à mts anos e com mts bons resultados (usando nomeadamente Pyrs e abruzs)

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
MDogster
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 7:32 pm

CindelP Escreveu: Mais, a ideia era fornecer aos pastores cães de guarda a rebanhos (LGDs), que defendessem os mesmos.
:oops: Nanci, o que é LGD? (Lupine Guardian Dog...?) :oops:
Vanadis
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 7:35 pm

Lamb Guardian Dogs...? :oops: :oops: :oops: Também não sei... :oops: :oops: :oops:
Vanadis
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 7:42 pm

O "Lobo da Tasmânia" foi acusado precisamente do mesmo...este, um lobo marsupial, foi acusado de dizimar rebanhos e caçados, literalmente, até ao fim. O ultimo exemplar selvagem (conhecido, óbvio) desapareceu na década de 30 do séc XX. Descoberto o erro (logicamente que não eram os lobos que destruiam os rebanhos...), foi memso lançada uma lei que proibia e punia severamente quem os caçasse e/ou matasse; o único senão foi essa leim ter saído qd já não restava nenhum exemplar vivo... :|
MDogster
Membro Veterano

sexta nov 12, 2004 7:53 pm

MDogster Escreveu:
CindelP Escreveu: Mais, a ideia era fornecer aos pastores cães de guarda a rebanhos (LGDs), que defendessem os mesmos.
:oops: Nanci, o que é LGD? (Lupine Guardian Dog...?) :oops:
Nanci, já não é preciso. Dei uma "Googlada" e encontrei! ;)

Vanadis, Livestock Guardian Dogs! Estava mais perto do que eu... :lol:
Responder

Voltar para “Cães”