Então você quer ser um CRIADOR....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta mar 24, 2004 1:23 am

casadiscaes Escreveu: Cães grandes cruzam-se com médios (preferência fêmeas grandes cruzar com médios ou sobre o pequeno) cães pequenos cruzam-se com médios... fêmeas pequenas nunca se cruzam com machos grandes (a não ser que a ninhada esteja planeada para cesariana... o risco de cachorros grandes demais para a cadela os poder ter é muito elevado)... as excepções são as raças onde há um grande dimorfismo e os machos são significativamente maiores que as cadelas... (já fiz a asneira de cruzar uma cadela pequena com um macho grande e embora o resultado vivo fosse bom, a cesariana necessária e os cachorros que se perderam entretanto não compensaram... mas é como tudo, muitas vezes é necessário errar para aprender)

Compreendo e concordo embora tenha sido novidade para mim pois nunca me debrucei sobre isso, mas o que queria mesmo realçar não era com quem se deve ou não cruzar, mas sim tentar aproveitar um cão fora do estalão em altura cruzando com outro menor, tendo então de ser um de tamanho médio.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 24, 2004 4:47 am

Claro que eu não percebo nada disto, mas tenho uma questão a pôr :
e se eu tiver uma visão própria do que deve ser uma raça, diferente do estalão ?

Imagine-se, pe, que, na minha visão, o cocker (ou outro qualquer) é um cão de caça.
Dado isto eu acho que devem ser maiores, que devem ter a cauda amputada, que...outras coisas.
Seja como fôr a minha visão não se enquadra do estalão actual que me parece ser fortemente influenciado pela moda e pelas tendências do mercado ?

Serei um criador menor por ter uma visão própria da minha raça ?

Estabelecer uma linha de sangue não é também estabelecer uma visão do que deve ser uma raça ?

Acontece que, para mim, esta é a base de toda a paixão.
É a única coisa que verdadeiramente me fascina na criação de cães.

Desculpem a intromissão - não sou nem nunca serei criadora, mas tenho um certo interesse pela luta que vejo alguns criadores travarem pelas suas raças - normalmente funcionalidade vs "show dogs".
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

quarta mar 24, 2004 8:28 am

aisd Escreveu: Desculpem a intromissão - não sou nem nunca serei criadora, mas tenho um certo interesse pela luta que vejo alguns criadores travarem pelas suas raças - normalmente funcionalidade vs "show dogs".
Concordo plenamente no que respeita à luta de alguns criadores no que respeita aos show dogs, embora a funcionalidade seja para mim no que respeita a estes dois o mais importante. Farto-me de ver cães nas expos que só são cães porque assim o parecem, fora delas não devem concerteza levar uma vida de um cão normal...
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 24, 2004 9:30 am

Fartei-me (literal e fisicamente) de andar anos am exposições.
Cansei-me de ver lutas insanas entre pessoas, estando os cães sentadinhos a observar a irracionalidade dos donos.
Desgastei-me a observar cães disfuncionais a "ganharem" em detrimento de outros com temperamento e corpos trabalhados.

Actualmente, as modas chegaram também aos animais e não apenas em termos de roupas e acessórios.
Deixam-se de cortar caudas, indo contra a funcionalidade que esteve presente a tais procedimentos, mas apenas com fundamento num muito discutível conceito de defesa dos direitos dos animais, quando o que se deveria fazer era efectuar controlo dos "profissionais" que efectuavam tais intervenções (condições tácnicas e habilitação para tais intervenções).
Como consequência, alteram-se andamentos, alongam-se corpos que deveriam ter estruturas mais "compactas".

Reduzem-se tamanhos de determinadas raças, cruzando reprodutores que estão abaixo ou nos mínimos definidos pelos estalões, para caberem em apartamentos ou em carros !!!!!!!!!!
(Também se amputam pés para caberem nos sapatinhos da moda, mas quem o faz é (in)consciente e tem capacidade de decisão em sede do seu corpo).
Hoje em dia, se um animal de uma raça que teve a sua génese desenvolvida para a defesa pessoal ou guarda age - controladamente - em função desses temperamentos cuidadosamente seleccionados, temos logo quem venha comentar mais ou menos publicamente que se trata de cães assassinos.

E depois apresentam-se essas "miniaturas de sofá", sem temperamento e que apenas são simpáticos, em exposições de "beleza", mas evita-se apresentar esses cães em provas de carácter e/ou trabalho.
O que lá iriam fazer ???

Isto foi um desabafo de 10 anos de canicultura amadora.
Posso ter dito coisas que não colhem aplauso total ou nem mesmo parcial, mas trata-se da minha opinião, expressa neste fórum de troca de experiências.

Um abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 24, 2004 9:43 am

Estas coisa de 'compensar defeitos' para obter um cão com determinadas características tem muito que se lhe diga e só deve ser mesmo feito com quem entender perfeitamente o que está a fazer. Não podemos andar com "experiências" a confiar na sorte, sob risco de provocarmos danos graves.
Já aqui foi falado no exemplo de alguém que achava que os filhos de um homem inteligente como Einstein e de uma mulher bonita como Claudia Schiffer virem a ser crianças lindas (característica da mãe) e inteligentes (característica do pai). Mas logo alguém lembrou que também poderiam ser todos feios (como o pai) e burros (como a Mãe)!
Nos cães também podem acontecer destas coisas. Podemos estar a cruzar dois cães que não são perfeitos na generalidade, compensando os defeitos e as vantagens de de um com os defeitos e as vantagens do outro, mas o pior é se os cachorros herdam apenas defeitos!

Abraços
Paulo C.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta mar 24, 2004 9:48 am

Concordo em quase tudo com o texto inicial, apenas tendo a fazer algumas observações relacionadas com a minha experiência. Mais do que gosto, tem que ser paixão, porque dá tanto trabalho...
Quanto à esterilização, penso que quando se entrega um cão é ainda muito cedo para isso. Quando penso que aquele cachorro não vai cumprir o estalão ofereço-o a pessoas amigas para o poder seguir e aconselhar na altura certa, estando os donos conscientes dessa hipótese.
Temos mesmo que ter vontade de aprender, e asneiras fazemos todos. A minha primeira ninhada foi um acidente e penso que, se fosse hoje, não teria vendido nenhum daqueles cachorros. Fiquei a saber que há cães que fazem tudo, incluindo rebentar com uma persiana, para cruzar ;) , pelo que a esterilização é a única coisa segura a fazer, na altura devida que, penso, deve coincidir com o 1º cio.
tem que ser ter capacidade financeira. Quem diz que criar cães dá dinheiro, normalmente não sabe do que está a falar. Os cães dão despesa, e, com muito trabalho e depois de uns anos, pagam-se a si próprios. Fazer dinheiro com cães? Se souberem como, sem sacrificar a saúde dos mesmos, digam-me por favor. Quem está de fora faz as contas a 8 cachorros x tantos euros, dá muito dinheiro. O problema é o que se gastou para chegar ali, o preço de todos os cuidados que os cães têm que ter, e o risco aparecer uma infecção tipo parvovirose e levar os cachorros todos.
É necessário ter o espaço adequado a cada raça. Pode-se criar um cão num apartamento, dependendo da raça, mas não podemos criar 8 cães num apartamento, nem sequer numa moradia com um patiozito. Os meus cães têm 7000 m murados, e, acreditem, não é demais.
é absolutamente indispensável ter ética, dizer a verdade aos compradores, mesmo quando isso prejudica as vendas. Se o cachorro esteve doente, deve levar um papel do médico a dizer o que se passou, a medicação que tomou, tudo o que permita ao novo dono e ao médico que o vai assistir fazer um acompanhamento correcto.
Aqui eu sei que é um ponto que gera discórdia: não acho que as exposições sejam indispensáveis. Pode-se ter excelentes cães, e não participar em competições de beleza. É lógico que é bom ter uma opinião externa, mas isso pode-se conseguir sem ser com um juiz, numa situação de competição.
Os cães devem ser encarados como as crianças. Dão muita alegria, mas são uma fonte de trabalho e preocupação, gastam o nosso dinheiro e o nosso tempo, e não há ajudas do estado, nem centro de saúde, nem hospitais perto de casa para tratar uma urgência. A medicina veterinária, tirando as grandes cidades, não está muito desenvolvida, há sítios onde nem um raio-X se consegue tirar. Os vets de pequenas localidades são, muitas vezes médicos de vacas e porcos, e têm pouca experiência com cães. Os medicamentos para animais são muito mais caros do que os nossos, enfim, não é um mar de rosas. Só quem tiver esta noção e pensar que, mesmo assim, está disposto a avançar é que deve meter-se nisto. Já vi pessoas começarem cheias de entusiasmo, mas que depois, devido a problemas deste, se pôem a fazer asneiras por falta de dinheiro.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta mar 24, 2004 9:55 am

KROZ Escreveu: Mas aqui também depende do tipo de "defeito"...
Claro que é o tipo de defeito, porque defeitos têm todos os cães, estamos a falar de faltas graves.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 10:20 am

Pedra Escreveu: Em relação ao aditamento no pedigree, que o Diamantino fala, na realidade já há bastante tempo que sei de um criador nosso conhecido (meu e do Diamantino) , o faz. Mas fica-me sempre a dúvida da validade do mesmo. Ou seja, quando da transferéncia de propriedade, como é que fica? No caso das raças estrangeiras, não seria preferivel não entregar o registo?
De facto a mim também me causou duvidas ao inicio, por isso procurei informar-me melhor. O que me foi dito foi que à passagem de proprietário, o aditamento passaria a constar do LOP. caso não passasse despercebido. É que às vezes, com a carga de trabalho, quem faz a transferência de propriedade pode não olhar para as observações, até porque não é comum fazer-se este tipo de aditamentos.
Penso que isto se resolve, se o criador tomar a transferência em suas mãos, para que se possa certificar que isto não fica esquecido.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 12:05 pm

casadotrevo Escreveu:
Pedra Escreveu: Em relação ao aditamento no pedigree, que o Diamantino fala, na realidade já há bastante tempo que sei de um criador nosso conhecido (meu e do Diamantino) , o faz. Mas fica-me sempre a dúvida da validade do mesmo. Ou seja, quando da transferéncia de propriedade, como é que fica? No caso das raças estrangeiras, não seria preferivel não entregar o registo?
De facto a mim também me causou duvidas ao inicio, por isso procurei informar-me melhor. O que me foi dito foi que à passagem de proprietário, o aditamento passaria a constar do LOP. caso não passasse despercebido. É que às vezes, com a carga de trabalho, quem faz a transferência de propriedade pode não olhar para as observações, até porque não é comum fazer-se este tipo de aditamentos.
Penso que isto se resolve, se o criador tomar a transferência em suas mãos, para que se possa certificar que isto não fica esquecido.
Hummm... acho este método interessante. Confesso que desconhecia.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 12:47 pm

linda76 Escreveu: Concordo consigo que as coisas têm de ser bem pensadas á cabeça, mas enfim, como não é uma coisa estanque, tem de ter alguma ponderação, mas ir contando sempre com as novas actualizações (cães novos, etc)...

Concordam comigo, ou será que percebi mal o vasco?
Penso que também é o que o Vasco disse.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mar 24, 2004 12:52 pm

Atão percebi mal.... :oops: :oops: :oops:
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 12:53 pm

fang Escreveu:
casadotrevo Escreveu:
Hummm... acho este método interessante. Confesso que desconhecia.

Já agora, pegando neste Post, podem indicar-me como deverei fazer a transferência dum cão já "chipado",com LOP e Pedigree??

Vou tirar a 6ª feira para tratar disto, mas tenho poucos conhecimentos....

Podem auxiliar-me??
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 24, 2004 12:58 pm

Oskarina Escreveu: Já agora, pegando neste Post, podem indicar-me como deverei fazer a transferência dum cão já "chipado",com LOP e Pedigree??

Podem auxiliar-me??
Isto deve ser feito em duas fases:

1 - No CPC:
Basta dirigir-se, ao CPC, com o LOP assinado nas costas pelo antigo proprietário e pelo novo proprietário + cópia do BI dos dois e o dinheirito para pagar a transferência.

2 - No Sira:
Dirija-se ao seu Vet com o LOP em seu nome, para ele informar o SIRA da alteração de propriedade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta mar 24, 2004 1:09 pm

casadotrevo Escreveu:
Oskarina Escreveu: Já agora, pegando neste Post, podem indicar-me como deverei fazer a transferência dum cão já "chipado",com LOP e Pedigree??

Podem auxiliar-me??
Isto deve ser feito em duas fases:

1 - No CPC:
Basta dirigir-se, ao CPC, com o LOP assinado nas costas pelo antigo proprietário e pelo novo proprietário + cópia do BI dos dois e o dinheirito para pagar a transferência.

2 - No Sira:
Dirija-se ao seu Vet com o LOP em seu nome, para ele informar o SIRA da alteração de propriedade.

Muito Obrigado!!

esses serviços no CPC serão rapidos???

Como tenho a documentação toda, espero que sim.

Muito obrigado mesmo. :)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mar 24, 2004 1:15 pm

Quanto a isto, só tenho uma coisa a dizer (visto que não sou criadora, nem tenciono ser em breve): :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”