Os cães possuem inteligência ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo abr 11, 2004 12:02 pm

Só falam nas tentativas e erros, ou seja na associativa mas não se esqueçam que há mais.

O cão desobedecer ao dono é uma forma de inteligência.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

domingo abr 11, 2004 11:38 pm

Concordo totalmente com a afirmação do Kroz :roll:

No entanto,e esta é a opinião do autor do livro, "O cão muitas vezes desobedece, porque simplesmente não entende a mensagem que lhe queremos passar" :o

Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

segunda abr 12, 2004 12:32 am

Os cães têm uma forma muito pura e instintiva de racionalizar as coisas e nós, como animais racionais, somos muito mais elaborados o que dificulta a comunicação com seres mais simples. Muitas vezes temos dificuldade em simplificar o modo como queremos transmitir o que pretendemos de forma a que eles nos entendam. Observamos este facto com muita frequência também na comunicação com crianças pequenas que são seres igualmente puros.

Relativamente à classificação das 10 raças mais inteligentes que Stanley Coren faz, embora o seu estudo tenha sido elaborado tendo como base vários individuos da mesma raça, em contraposição com outros tantos das diversas raças classificadas, não a utilizo como referência.

Pela minha experiência pessoal com as minhas raças e não sendo conhecedora profunda das mesmas, tenho verificado no dia a dia, que tanto o golden como o boxer são igualmente cães inteligentes. Mais, tive muito mais facilidade em dar o treino básico à boxer, ela assimilou com mais rapidez, do que à golden.

Devem estar a pensar que o problema é da minha inteligência e não da inteligência delas eu penso é que ainda não encontrei o canal de comunicação ideal, mas continuo a tentar :lol:
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda abr 12, 2004 12:55 am

Essa classificação, tenha o título que tiver, refere-se apenas, em termos estatisticos talvez, às raças com uma maior rapidez em aprender. E isso não se deve à inteligência apenas. Um bull terrier não será menos inteligente que um boxer, mas sem dúvida que é mais teimoso e está menos interessado nos truques que o dono quer ensinar.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda abr 12, 2004 1:04 am

KROZ Escreveu:
O cão desobedecer ao dono é uma forma de inteligência.
Pois é também já me tinham dito que sim.

Agora resta saber se o dono do cão desobediente, tem inteligência para fazer o cão obedecer. ;)
Responder

Voltar para “Cães”