Ainda a propósito de criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

terça abr 13, 2004 8:43 am

olhe bark eu em portugal ñ conheço nenhum criador . por isso ñ lhe posso responder !
para a cindel :

em relação a dar atenção ! ñ sei que atenção especial é que lhe querem dar eu nas raras vezes que tive crias quem lhe deu atenção foi a mãe ! o meu trabalho era dar atenção á mãe , que para educá-los está lá ela !

na pesquisa de machos isso é trabalho de casa desculpe lá mas se você se especializa numa raça tem no minimo que conhecer todos os machos e afixos europeus te-los todos estudados isso é trabalho de casa ! se ñ consegue arranja alguem que o consiga ! chama-se delegar funçôes !
( pelos vistos há para aí um que o amigo em poucos segundos vê se o macho é bom ou ñ )

esta do tentar arranjar donos para os cães então é que ñ concordo mesmo nada ! se aquilo que você cria tem qualidade a unica coisa que tem que fazer é selecionar quem fica com os seus cachorros e ñ andar á procura deles eles é que vão á sua procura !

em relação ao terem paralelamente á criação outro emprego ñ vejo que seja absolutamente necessário ! mas dou essa de barato !

em relação ás exposições depende se o criador acha que isso lhe trás vantagens há alguns acham que ñ ganham nada em levar os cães e ñ quer dizer que os cães deles ñ tenham qualidade .

agora tudo isso tb depende da raça que você quer criar da procura que há da mesma e do preço a que consegue vender um cachorro !

Nelson
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

terça abr 13, 2004 9:25 am

Eu nunca tive mais do que uma ninhada de uma vez, nem sei se iria conseguir dar conta do recado. É preciso dar atenção à mãe e aos filhotes, a não ser que a pessoa seja mesmo criador profissional e não se importe que um ou outro cachorro morra. Afinal, duas ninhadas são 16 cães, mesmo que morram dois, 14 continuam a ser mais que 8. Depois, talvez eu seja demasiado stressada, mas as coisas podem correr mal. Como é que se amamentam duas ninhadas, se houver problemas com as mães? eu sei que é improvável, mas pode acontecer.
Não tenho nada contra quem tenha 8 cadelas a criar, nas devidas condições, mas eu não conseguia. Agora o que se vê habitualmente, é que quem faz 4, 5, ninhadas ano, tem mais de 20 cães. Como é que se trata devidamente de tanta gente? Como é que se dá atenção?
Quanto ao particular que faz uma ninhada cuidadosamente, não vejo qual seja o problema. Se a faz com apoio, se é tudo pensado, então óptimo. O único problema pode residir na venda dos cães. Normalmente há uma certa pressa em vendê-los, porque as pessoas não têm condições para manter as ninhadas em casa (e nem toda a gente tem a borla de uma entrevista numa revista especializada), o que pode levar a situações menos próprias.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça abr 13, 2004 9:31 pm

Como disse a Linda76 há de tudo...

Por isso acho que existem os muito bons; bons; médio; maus e muito maus. A «classificação» é dada pelos resultados obtidos e pela forma como os conseguem. Há raças mais dificeis de criar do que outras. A questão económica será sempre o principal objectivo para muitos que andam por aí a vender cães...É óbvio que fazer criação não é para todos a vários níveis, é um grande investimento e ninguém anda a criar 'campeões' para oferecer. Quanto à quantidade de ninhadas feitas por ano, dependerá da raça. Não é o mesmo ter 3 cadelas a fazer criação que vão ter em média 8 cachorros e ter 3 cadelas que em média vão ter 3 cachorros.
RuiBorges
Membro
Registado: quarta out 09, 2002 1:31 am
Contacto:

sexta abr 16, 2004 7:00 pm

Quando comecei a ler a 1ª mensagem até 'tava com vontade de responder, mas agora que li todos aqueles adjectivos bonitos acerca de nós criadores fiquei sem vontade... comecei a pensar:
Então nós gastamos fortunas com vet's (sem apoio da seg. social...), compramos meninos e meninas, (os mais abastados vão ao estrangeiro comprar exemplares e fazer cruzas com machos de referencia) a peso d'ouro, (só malucos como nós para dar tanto dinheiro por uma cria ou para pagar ao dono do macho para o cão "dar uma queca" nas nossas meninas), gastamos mares de "papel" em boas rações (sabem quanto custa uma saca de ração da Eukanuba???), enchemos os nossos carros de kms só para ir às exposições que mesmo que o nosso "Lindão"(no meu caso "Lindona") fique em 1º lugar não dá retorno em dinheiro NENHUM, gastamos dinheiro em quartos de hoteis QUE ACEITEM CÃES e que por isso são quase sempre CAROS, quando temos ninhadas (eu neste momento tenho duas) não conseguimos dormir UMA noite direito, fazemos das tripas coração para eles estarem bem (eu mudei-me da minha casinha em Lisboa, onde nasci, cresci e casei, para uma casa no campo, nos arredores de Santarém, a 3 km da aldeia mais perto COM UMA DIFICULDADE DO CARAÇAS só para as minhas "meninas" poderem estarem sempre soltas e à vontade... e trabalho em Algés... são 200kms por dia para ir e vir do meu trabalho...

... e cheiramos mal dos pés ?!? ...

Não vou responder, não vou não, nem pensar !!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta abr 16, 2004 7:24 pm

Ó Rui Borges...é o que dá chegar aqui e não saber o background e passar ao ataque. Garanto que essas queixas que faz conheço-as há muito mais anos do que você e pelas mesmas razões...há que reconhecer o gozo e a brincadeira. Se lhe disser que casadeanaval é um afixo fica mais iluminado ? :D

Ah... e com 200km por dia não cheira mal dos pés ? Há de me dizer qual o desodorizante :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta abr 16, 2004 11:16 pm

Eu cheiro mal dos pés, dos sovacos e por vezes a cão e a m*****de cão.
Gasto mais com os cães que com a familia e brevemente tenho o divórcio de bandeja. :lol:
E sabem que mais? Não criei ainda um campeão e provavelmente estou muito longe disso. Ter Excelentes com cães do meu afixo já me deixa feliz.
Provavelmente teria poupado uns bons patacos em cruzamentos com cães de "referencia". Para não falar nos resultados. E no que viria a seguir...
Mas como sou "burro" e não estou virado para ser "socursal" do trabalho dos outros criando "cópias" iguais ao afixo procedente, cá me vou lixando.

É o que dá ter a mania de ser diferente.

Ás tantas nunca vou ter sucesso, mas que sou diferente, sou.
Teso que nem um carapau, mas diferente. ;)

Há uma frase feita deste tipo mas no sentido negativo... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 02, 2004 5:12 pm

up
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”