O comportamento de um cão é baseado em grande parte em odores.
O grande problema dos cães urinarem em determinados locais é pela simples razão de outros já o terem feito anteriormente. Cheiram, não é a "mensagem odorifera" deles e vai daí toca a demarcar o seu território.
Cada cão que passa demarca o seu. Volta a demarcar sempre que por lá passar e outro já o tenha feito.
O enxofre é usado frequentemente como repelente e embora não cause grande perigo para cães adultos, pode ter graves consequencias para cachorros uma vez que não se limitam simplesmente a cheirar.
Sei de uma pessoa que usou pulverizações com insecticidas á base de paratião - substância MUITO TÓXICA, por vezes LETAL.
Os meus cães já me "mataram" uma árvore por causa das sucessivas demarcações de território.
Como repelente em zonas que não me agrada nada que isso aconteça, utilizo lexivia a 50% ou vinagre. Isto para cães adultos. Para cachorros costumo utilizar apenas vinagre nos locais onde não quero que urinem, pois a lexivia pode causar erritações várias.
Embora não seja eficaz a 100%, pelo menos neutraliza em parte os odores já impregnados e reduz em muito essa tendencia. É necessário repetir esta operação assiduamente.
Provávelmente existem no mercado repelentes mais eficazes, mas como para mim as mijas de cães nunca foram grande problema, não tenho ligado muito á questão.
Como me sinto contente por viver numa zona rural, onde o mijar dos cães é visto com a maior das naturalidades (excepção feita a algumas pessoas, particularmente quando se trata das jantes dos carros).