calor e pelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 18, 2004 6:04 pm

Ok, pronto! Cá estou, nem tinha visto bem este tópico. ;)
Cão de água Português, não tem subpêlo, aliás não e a única raça portuga que não o tem. Assim de repente, o serra dáires e o Perdigueiro português tb não.
Dizem os antigos que o corte de exposição do cdp, tem uma funcionalidade, ou seja, corta-se a parte posterior de pêlo para libertar os movimentos dentro de água, deixa-se um penacho na ponta da cauda, que não só serve de leme, como quando o cão mergulha a pouca profundidade fica sempre fora de água (portanto, dá para ver onde está o cão). A zona do peito deixa-se ficar pêlo para proteger a caixa toraxica de choques térmicos ao mergulhar. O focinho é também cortado o pêlo, para não atrapalhar.
De notar que antigamente e durante a primavera os cães eram tosquiados ao mesmo tempo e por quem ia tosquiar os burros. E durante o ano, iam cortando com a navalha de barbear o pêlo que ia crescendo.
O corte que se fazia antigamente era um pouco diferente do actual, ou seja, o pêlo na zona do peito era cortado mais para trás, ficando apenas uma especie de casaquinha. Na zona acima dos olhos cortava-se mais (uns 2 ou 3 dedos acima dos olhos). Já vi fotos muito antigas em que o pêlo das patas da frente praticamente não existia, apenas uma pequena borlas, como nos caniches.
Agora, a minha opinião, e é uma opinião pessoal. Penso que o actual corte de exposição é muito bonito, mas não muito funcional para o trabalho na água. Se não vejamos: Cabeça - a franja ao ir para os olhos atrapalha a visaõ do animal dentro de agua, dái que muita gente utilize elasticos. O pêlo exuberante e comprido que faz do cão de exposição algo bonito de ser ver, atrapalha um pouco a natação, nomeadamente nas patas da frente. Portanto diria que o ideal seria, pêlo apenas na zona do peito, penacho na ponta da cauda e o pêlo da cabeça muito bem aparadinho. Agora, imaginem um cão assim e tirem as vossas conclusões. Se já há gente que acha um pouco "estranho" o corte de exposição, como ficaria o outro? :o
Penso que para trabalhar na água o corte de retriever seria o mais indicado (pêlo cortado todo por igual), já para não falar na trabalheira que dá ter um cão com o corte de raça, treiná-lo na água, e ter que passar pelo menos por água doce e secar depois dos treinos. Só assim se consegue ter um pêlo bonito e poder fazer as 2 coisas, exposição e trabalho. Agora que dá um trabalhão, isso dá. Mas por outro lado, também dá uma certa pica... ehehehh
Isabel
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 6:18 pm

Aleacim Escreveu: O que quero saber é se ajudará, se lhe fará mal (já comecei a ouvir bocas do genero: eles nao veEm bem sem o pelo diante dos olhos :o :o :o e que faz parte da raça o pelo assim)
O yorkie de exposição tem o pêlo apanhado e os olhos bem á vista, tal como o maltês, e outros. Não me parece que nenhum tenha ficado cego por isso, ou veja pior. A diferença entre cortar o pêlo e apanhá-lo com um elastico, qual é?
Isabel
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 18, 2004 6:30 pm

À casadofarol e outros,

Estive a falar com a dona de um Golden que me disse que não ia cortar o pêlo do seu Golden porque depois já não nasce igual.
Segundo ela, não fica com a mesma sedoside e mesmo as ondas naturais do pêlo não são tão bonitas.

Claro que que não tenho esse problema, mas gostaria de saber - é verdade ou será mais um mito ?

É que a dona de um pequinois disse-me a mesma coisa.
Última edição por aisd em domingo abr 18, 2004 7:50 pm, editado 1 vez no total.
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 6:36 pm

bark Escreveu:
'Tá me cá a dar umas ideias... 8) :D

Eles largam tanto pelo quando fazem a muda que nem me vou ralar nada com o aspecto ridiculo ;) :lol:
Bark, não quero ser desmancha prazeres mas não vai resolver nada o problema da muda ao cortar o pêlo. Vai largar na mesma, a única diferença é que em vez de ter 2 ou 3 cms, vai ter 1... ehehehh
A única coisa que ajuda é a escovagem mais frequente durante a fase da muda, nada mais.
Isabel
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

domingo abr 18, 2004 7:35 pm

Realmente, vocês dão-me cá umas ideias....

A pobre da minha cadela sofre que nem uma desalmada. E como se não bastasse o calor, ainda toca guitarra. Maldita alergia. :o

Acham que uma terra nova fica muito mal com o corte do cão de água português? Acho que vou experimentar!! :roll: :roll:
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 7:46 pm

O tipo de pêlo do terranova não tem nada a ver com o do cão de água. Se a sua cadela tem problema de alergias não deve ser pelo facto de não lhe cortar o pêlo.
Isabel
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

domingo abr 18, 2004 7:50 pm

Sim, eu já conheço a causa da alergia.

Eu referia-me sómente ao facto de aliviar o sofrimento da canita, mas em relação ao calor! Para a alergia tem o tratamento adequado.

Célia
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 7:53 pm

Também gostava de saber se os golden mudam de textura quando se lhes corta o pêlo. Já tosquiei 2 ou 3, em especial por conselho do vet (facilidade de tratamentos).
Noto que alguns cães com subpêlo, quando cortados á maquina, perdem a sua textura original. Ex. Chows, samoiedos. Em geral o pêlo fica mais macio, e dá-me a sensação que ao cortar com a maquina estamos a favorecer o crescimento do subpêlo, ficando o animal com uma pelagem mais lanosa e fina (com o tempo mais propicia a criar nós). Os cães de pelo duro, idem. Com bobs, não noto isso.
Isabel
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo abr 18, 2004 8:39 pm

Nunca tosquiei um golden, mas penso que seja como os cocker. Fica mais lanoso, baço e ondulado.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo abr 18, 2004 8:59 pm

Pedra, obrigada pela explicação :)

O resultado da tosquia à máquina, não sei qual é. A minha foi "aparada" por mim no verão passado na sequência de uma alergia. O pelo mais curto facilitou o tratamento e embora tivesse caído na mesma, curto, dá a ilusão de que é menos.;)

Não notei grande variação mas como foi uma coisa leve, as consequências não foram graves (foi mais no peito, pernas, orelhas, desbastei o tronco e um corte muito leve na cauda). Ela não tem grande oportunidade de fazer nós, porque é escovada diáriamente e quando está em plena muda, mais do que uma vez por dia. Mas é só uma, imaginem isso com vários, como é o caso da casadofarol?! :o
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo abr 18, 2004 9:02 pm

amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 10:09 pm

Pedra Escreveu:
O yorkie de exposição tem o pêlo apanhado e os olhos bem á vista, tal como o maltês, e outros. Não me parece que nenhum tenha ficado cego por isso, ou veja pior. A diferença entre cortar o pêlo e apanhá-lo com um elastico, qual é?
Isabel
É exactamente como a Isabel diz, os olhos devem estar bem à vista. O pêlo deve ser apanhado com um elástico. No entanto é frequente cortar-se o pêlo mais curto em cães que não vão a exposições ou terminaram as mesmas. Neste caso a franja deve ser cortada, numa espécie de corte à tijela. O pêlo do corpo deve ficar mais curto mas a direito, e nas patas deve ficar mais comprido. Também há quem mande cortar à westie.
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo abr 18, 2004 10:12 pm

Pois...eu queria cortar mesmo era à tropa...pente 5 no máximo ;)
agora a sério...queria mesmo curto, além do calor, livrava-o tambem um pouco das carraças e pulgas (pelo menos conseguia encontra-las o que agora é dificil).
de qualquer forma vou falar com a veterinaria dele (acho que erla tambem tem um yorki) para ela me dizer o que acha.

fiquem bem
Ana

Amarg...jinhos para a tua cadelita ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 10:49 pm

A tosquia dos cães versus calor pode ser um pau de 2 bicos na minha opinião.
Se bem que resulta para cães que permanecem á sombra durante as alturas mais quentes, pode reverter-se no contrário quando o cão está exposto ao sol.

Digo isto porque há ainda quem acredite que um cão tosquiado pode andar á "esturra" á vontade pois está "fresquinho".
Depois há aqueles que "patinam" com um golpe de calor... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo abr 18, 2004 10:55 pm

também é verdade mas...
pior que ele suportar o sol vai ser ele suportar o apartamento (studio) nos meses de verão...as vezes nem eu suporto e vou passear "ao sol" para arrefecer :o :o :o
De qualquer forma...mesmo que tenha pelo não acho muito certo por o cao ao sol muito tempo...

fiquem bem
Ana
Responder

Voltar para “Cães”