Ataque Fatal de um Pastor Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 23, 2004 10:29 pm

boerboelfan Escreveu:
Apesar de tudo houve sorte em a caniche não se juntar á festança senão teria sido uma carnificina :):):)
Pena mesmo foi ninguem ter filmado a cena, até que curtia ver o cão de Bakersville à bela moda portuguesa :P
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado abr 24, 2004 11:12 am

Se a casa tinha outros cães, onde é que os puseram? porque é que não puseram as ovelhas ende estava o pastor alemão até arranjar um cercado para as mesmas ;)
era mais fácil...

existe um rebanho de cabras e ovelhas que todos os dias vem cá á rua, e o Ruby fica doido! Um dia agarrei nele e fui passeá-lo ao pé do rebanho. ele ignorou completamente, e só não nos aproximámos mais porque um caniche estúido cá da rua estava a comer um osso e rosnava ao Ruby, e ele ficava muito nervoso.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 24, 2004 11:21 am

Ora, como de costume, não estou nada de acordo com a maioria das reacções.

Devo dizer que se fosse na Beira que eu conheço, este cão era imediatamente abatido.
Isto porque, em primeiro lugar, é inaceitável que um cão ataque animais domésticos - sejam eles ovelhas, patos , galinhas, gatos ou outros.
Em segundo lugar devido à superstição de que cão que provou sangue, torna-se sanguinário...

Mas, e acima de tudo, este cão, óbviamente não está controlado.

O que, tratando-se de um cão dominante e de médio/grande porte, é grave.
O que vai ele atacar de seguida ?
Os gatos, os cães da vizinhança, as crianças que passam de bicicleta ou a correr ?

O cão tem instintos ?
Verdade.
Mas vive na natureza selvagem ?
Não.
Portanto, se o dono chama, ele vêm.
Se o dono diz pára, ele imobiliza-se.
É assim que tem de ser.

Antes que haja problemas que não se contornam com a frase "coitadinho...foi o instinto".
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado abr 24, 2004 5:04 pm

Cara AISD,
Os 'Caes da Beira, eram habituados desde novos aos rebanhos e a outros animais, e por isso é natural que não regissem comj violência contra os mesmos. Um "cão da beira" daqueles que fica toda a vida preso com uma corrente de um metro e que nunca contacta com outroa animais 8 ou pessoas sem ser os donos), se se soltasse era natural que também atacásse os animais para matar!! O Instinto do cão é esse e só não é assim se ele for ensinado ou direccionado ( por treino ou sociabilização) em sentido contrário. Não espere que um cão, de forma inata, seja 'respeitador' da integridade fisica de pessoas e animais...que venha quando o chama ou que pare quando você ordena!!! Se não o ensinar ou sociabilizar por forma a que o controle, o cão age segundo o instinto sim Senhor!!! A culpa é do cão? Não, claro que não é! É dos donos que se limitaram a fechar o cão no canil quando as ovelhas chegaram e nada mais fizeram! Abater o cão, porquê? Treinem-no ou então entreguem-no a quem não tenha ovelhas ou outros animais que o cão não esteja habituado!
Quanto ao que o cão atacará a seguir.....se não o puserem em contacto com animais estranhos, penso que não é por ter 'provado sangue' que se vai tornar um mostro sanguinário!!!

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 24, 2004 5:27 pm

Caro Paulo,

tem toda a razão.
O que eu queria salientar é a necessidade de procederem a treino/sociabilização do cão.

A minha intervenção, talvez pouco clara, veio no sentido em que achei demasiada tolerância para com a atitude do cão - tipo deixa andar.
Não senhor, não se pode deixar andar.
Coisas piores e mais graves podem vir a acontecer.

Basta ver o que aconteceu à forista Ciclone.

Demasiados donos, conhecendo o seu cão e vendo nele traços de dominância e insociabilidade, deixam andar.

Depois quando elas acontecem vêm com a frase "cão é cão", "é o instinto",etc. ou então mandam abater, alienando a sua quota parte de responsabilidade.

Não estou de acordo com a lei dos cães perigosos, nem sequer que todos os cães tenham de andar de trela ou açaime.
Mas cada um deve conhecer o seu cão e prepará-lo para o mundo em que vive.
E um cão possante e de feitio dominante precisa de especial atenção, de treino, e de comando forte e presente.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado abr 24, 2004 8:23 pm

aisd Escreveu:
A minha intervenção, talvez pouco clara, veio no sentido em que achei demasiada tolerância para com a atitude do cão - tipo deixa andar.
Olá AISD

A maioria das intervenções foram-no no seguimento da pergunta da forista Bugita solicitando a opinião do que poderia justificar o comportamento evidenciado pelo PA. E nesse aspecto reafirmo : um cão dominante e de guarda vendo a invasão do seu território reage é o seu instinto. Não me parece que aqui exista tolerância ou deixe de existir pelo comportamento do cão é , tão sómente, uma explicação para a sua atitude. Grave é que os donos deveriam conhecer o seu cão , e mais ainda porque ele avisou.

Saudações
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

segunda abr 26, 2004 10:02 am

Olá a todos,

Queria aqui esclarecer alguns aspectos que me parece que suscitaram algumas dúvidas em alguns foristas.
O PA era o único que estava preso, precisamente pelo facto dos donos conhecerem o lado ciumento e violento do cão (pelo que sei ele já matou pelo menos um cão vádio que se aventurou a entrar na casa) e também é bastante ciumento em relação aos outros cães da casa.
Ao que sei os donos também ponderaram as razões que o levaram a reagir daquela maneira e mantêm o cão (não sei se continua preso, se já o soltaram)
A minha sogra ´simplesmente não consegue chegar perto dele.

Beijinhos, Sue
Responder

Voltar para “Cães”