concordo com o KROZ, a castração não resolve. O ideal é mesmo levá-lo ao treino, mas lembre-se: qualquer tipo de treino tem muito trabalho de casa e muita dedicação por parte do dono.
É verdade, Kroz, já sei mais ou menos onde é a ATAAC (ainda não fui lá, ando de sábado para sábado para passar lá com o estarola

) e o Ruby estava a ser mal-compreendido por mim: ele gosta de andar de carro, mas fica muito nervoso porque fica feliz

Já fui a um concurso de rafeiros com ele e portou-se muito bem com os outros cães e no carro :p
Já sei qual é o problema dele: como cruzado de Serra que é, erdou o feitiuzinho de defesa do território da raça... ou seja, o território para ele não é apenas o quintal, é a rua toda e mais um bocado...

porque durante muito tempo ele passeava só aí, e considerava como uma extensão do território, rsultado: defende o "território" todo contra intrusos caninos. Esta foi a explicação que encontrei para a reacção de agressividade para com outros cães na nossa rua e a reacção de "não é nada comigo, não conheço ninguém aqui" em Sintra, no meio de quase 20 cães
enfim....
Espero conhecê-lo brevemente na ATAAC