Telejornal da SIC - Seguradoras e Raças perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta abr 29, 2004 3:58 pm

AndLemos Escreveu: estava aqui a discutir com um polícia que me dizia que o uso de açaimo era obrigatório, alguém me pode explicar o ponto 2?
O uso do açaimo e trela até um metro é obrigatório nos cães potencialmente perigosos. Nos restantes, ou trela ou açaimo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta abr 29, 2004 4:00 pm

Oh andreia não há nada explicado, os cães têm que estar de açaime excepto se você o levar de trela ou estiver numa expo ou prova de trabalho é bem simples. Ou leva trela ou leva açaimo. isto para os cães ditos normais. os potencilamente perigosos e os das 7 raças que saiu na portaria é que terão que andar de açaime e trela.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 29, 2004 4:01 pm

Realmente essa do açaimo ou trela também me faz confusão, e ainda hoje estive a falar sobre isso com outros donos de cães.

Imaginem que eu tenho um cão de grande porte e ando com ele açaimado, mas sem trela. Se ele sai a correr direito a alguém e derruba a pessoa, é capaz de lhe causar alguns danos físicos. Não morde, mas amassa... E se fôr uma pessoa de mais idade, ou uma criança? Ou se corre para a estrada e causa um acidente?
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta abr 29, 2004 4:20 pm

Marta isso pode acontecer mas isso é da tua responsabilidade se ela causar estragos, percebes? mas nada te impede de o deixares solto só com um açaime, se fizer estragos pagas e pronto ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 29, 2004 4:24 pm

marta_vasques Escreveu: Realmente essa do açaimo ou trela também me faz confusão, e ainda hoje estive a falar sobre isso com outros donos de cães.

Imaginem que eu tenho um cão de grande porte e ando com ele açaimado, mas sem trela. Se ele sai a correr direito a alguém e derruba a pessoa, é capaz de lhe causar alguns danos físicos. Não morde, mas amassa... E se fôr uma pessoa de mais idade, ou uma criança? Ou se corre para a estrada e causa um acidente?
Olá,
Se nenhum dos seus cães faz parte da 'Lista', então não se lhe aplica a lei específica para essas raças. Assim, só interessa mesmo o que diz a Lei que aqui transcreve ( que é a Geral). Em conformidade, o ponto 2 quer dizer que os cães que circulem na via pública tem de andar de trela OU de açaimo (os 'perigosos' e 'potencialmente perigosos' têm de andar de trela E açaimo).

O exemplo referido de um cão grande (SRD ou de uma raça fora da lista) que circule na via pública com açaimo e sem trela é bem ilustrativo da estupidez dos nossos políticos. Como toda a gente sabe, existem muitos mais acidentes provocados por cães que provocam despistes graves e mesmo mortais em auto-estradas ou em outro tipo de vias do que propriamente "dentadas graves"! Aliás, estes acidentes são provocados por cães grandes, mas também por médios ou mesmo pequenos!
Mas como disto não se fala, porque já faz parte da 'normalidade' sabermos de gente que se despistou por causa de cães, gatos ou outros animais, o que está a dar são as noticias sensacionalistas do feroz Rottweiler que mordeu a criança amiga do dono! E como os nossos políticos só agem em função daquilo que aparece nos jornais e na TV....já se sabe :?
Mas isto da trela OU açaimo já existe desde há muito e sempre foi assim na legislação desta matéria....na verdade nunca se fiscalizou e nunca se cumpriu. Agora com a 'caça às bruxas' é natural que, pelo menos de inicio, as autoriaddes recebam ordens para fiscalizar e punir. Triste é que já se sabe que quem vai ser chateado é o desgraçado que está a brincar com o cão solto e não o marginal que anda a fazer Lutas ou a ameaçar a população com os seus cães!

Abraços
Paulo C.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta abr 29, 2004 4:27 pm

É assim estava aqui a discutir o assunto com um polícia, e eu estava a fazer o entendimento que estão a fazer ou açaimo ou trela, e ele estava-me a dizer que não que só ficavam dispensados do açaimo nos casos de provas e treinos ou caça, fui falar com uma jurista que faz o mesmo entendimento que nós. Foi só um tira teimas porque até basta olhar para o título

"Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela"
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta abr 29, 2004 4:46 pm

linca Escreveu: tipo de seguro</B>.
Isto já aconteceu a nível de mtos outros ramos cmo por exemplo...saiu uma lei em que as embarcações de recreio eram obrigadas a ter seguro. Nenhuma seguradora que eu conheça fez esse tipo de seguro...claro está que o governo teve de tirar essa obrigação.

Cumprimentos,

Filipa

A obrigação foi retirada temporariamente, actualmente todos os barcos são obrigado a ter seguro. Se ainda não tem seguro sugiro que o faça o mais rapidamente possível.

A Seguradora que oferece os seguros mais em conta do mercado é a Bonança, vá lá imeditamente e regularize a situação do seu barco!
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 29, 2004 4:47 pm

PauloC Escreveu: Agora com a 'caça às bruxas' é natural que, pelo menos de inicio, as autoriaddes recebam ordens para fiscalizar e punir. Triste é que já se sabe que quem vai ser chateado é o desgraçado que está a brincar com o cão solto e não o marginal que anda a fazer Lutas ou a ameaçar a população com os seus cães!
Ora nem mais. Isso também eu disse no fórum dos Labs.
Parece que esta lei é uma espécie de desculpa para as autoridades: em vez de se preocuparem e fiscalizarem casos verdadeiramente graves, agora podem procurar alvos mais fáceis - donos de cães que andam a passear ou a brincar com os ditos num qualquer jardim. Independentemente da raça, ou até da idade do cão, como no meu caso.

Não haverá nenhuma lei que nos proteja? E que proteja o direito dos animais brincarem livremente sem terem de ficar permanentemente prisioneiros de uma trela? Afinal, não é para isso que os trazemos à rua? Para brincarem e correrem?
Quem tiver conhecimento que diga; acho que estamos a precisar desse argumento...
Rotkika
Membro
Registado: segunda set 29, 2003 4:22 pm
Gatos: Riscas, Preto, Lara, Clarinha, White

quinta abr 29, 2004 5:23 pm

Aguém me sabe imformar do valor da multa se um rott for na rua sem açaimo?
E já agora, sem trela e sem açaimo?
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta abr 29, 2004 5:25 pm

Boas!!

Como sabem tenho um Dogue Alemão que levo para todo o lado, obviamente devidamente "preso" à trela, já não é a primeira nem a segunda vez que sou abordado na rua por policias (ultimamente à paisana) que me querem obrigar a meter o açaimo ao Golias, bem tenho-me safado com a lei (que levo sempre junto com o livro de vacinas), agora provavelmente terei que levar a portaria e o LOP para verem que não é um desse "potencialmente perigosos" ...ora acontece que existe nesta lei o Dogue Argentino, pois.... e o problem (ontem) foi eu tentar explicar que um Dogue Alemão não é o mesmo que um Dogue Argentino, mas o policia (à paisana, primeiro meteu conversa e a seguir identificou-se) continuava a bater na tecla que um Dogue era um Dogue e que nao interessa onde nasceu!"!!!!!!!!!!!!! e que a lei tb era pro meu pequinino.....ao principio aínda me ri com a situação, mas depois vi que nao era brincadeira...enfim...por isso digo...como se pode explicar a um policia que nada precebe de cães o que é e o que não é????

Abraços,

Arcanjo
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

quinta abr 29, 2004 5:44 pm

Então e se por motivos de saúde o animal não possa usar açaimo, esta situação está contemplada na lei :?:
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta abr 29, 2004 5:51 pm

Bem não sei o que dizer...

... No meu caso eu só espero que não vão fiscalizar as praias :?

Agora no caso de cães parecidos aos listados, bem ... o caso é complicado, o melhor será consultar um advogado :roll: , para saber como agir no caso de serem interceptados pela polícia.

No caso de a polícia querer obriga-los a cumprir uma lei que não é para os vossos cães o melhor será fazer como a dona cão que apareceu hoje na televisão.
Para bem e para mal a justiça é mais rápida quando a televisão está envolvida.
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta abr 29, 2004 5:58 pm

PauloC Escreveu: Triste é que já se sabe que quem vai ser chateado é o desgraçado que está a brincar com o cão solto e não o marginal que anda a fazer Lutas ou a ameaçar a população com os seus cães!

Abraços
Paulo C.
:( é mesmo isso.

Mesmo à frente das "minhas barbas", anda um pitt bull das lutas. O "dono" (um fulano que mete medo ao susto) toma o cafesinho, no mesmo sítio onde alguns GNR também tomam, enquanto o cão, espera à porta, amarrado à trela. Todos sabem, mas não sabem. Muito medo de represálias. A GNR, não percebo.

A mim, pediram-me os documentos, noutro dia e ainda bancaram de "polícia à americana".
Eu EVITO, a todo o custo, sair com as minhas cadelas (as rotts)... e ultimamente, a dobb... tenho muito medo do alarido que anda por aí. Elas que brinquem lá pelo jardinseco, que dá para expandir. Nem as deixo aproximarem-se da frente da casa, para evitar que lhes ponham a vista em cima... andam pelas traseiras. Tenho impressão, que nem um filho, me ia requerer tanta atenção. Mas é que há aqui uma coisa muito grave e que de tudo, é sempre o que mais temo: é lidar com a ignorância. E é isso precisamente, com que lidamos, neste momento. E a lei, ainda ajuda. Por isso, estamos feitos.

A Bonança faz o seguro sem quaisquer objecções. Eu tenho um seguro de habitação e recheio, nessa seguradora, não sei se foi por isso que não colocaram qualquer entrave.
Nyx
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2004 11:10 am

quinta abr 29, 2004 6:01 pm

essa de "um dogue e´ um dogue, nao interessa onde nasceu" e´ ilariante, assim se ve a formaçao da nossa policia...
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta abr 29, 2004 6:59 pm

O membro akira levantou um ponto interessante... Se o cão tiver problemas de saúde que o impeçam de andar de açaime também tem de o utilizar?

Pelo que li, a lei apenas menciona como excepção "os cães potencialmente perigosos usados como guarda, defesa e maneio do gado em explorações agro-pecuárias, bem como os usados durante provas de trabalho e desportivas e os detidos por organismos públicos ou privados que os usem com finalidade de profilaxia ou terapia social". Como a lei é omissa no que concerne a motivos de saúde, não daria para contornar esta questão da obrigatoriedade do açaime apresentando um atestado do veterinário, por exemplo?
Há algum advogado por aqui? :?
Responder

Voltar para “Cães”