ATAAC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
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Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mai 14, 2004 9:35 pm

MMPA Escreveu:
KROZ Escreveu: ...Esta é a realidade de práticamente todas as escolas civis. E é o que estamos a tentar contrair na ataac.
...
Contrair ou Contrariar?
Não inventes, isso não está lá escrito :lol:
elayne
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: sexta dez 20, 2002 6:33 pm
Localização: Cão e Gata

sábado mai 15, 2004 11:21 am

Oh Kroz, escreva mais que estava a ir bem!

Realmente, já estou farta de aulas de obediência, livros, e afins que dizem e contradizem técnicas do género que descreveu.

A parte do junto, o meu faz bem, da forma como aconselha, mas andava com a cabeça moída a pensar que ele deveria andar "colado" a mim e não uns dez cent. á minha frente.

A parte da recompensa parece-me muito importante, pois se no início um biscoito pode ser aliciante, no futuro um elogio do dono e uma festa deve ser mais que enebriante! Isso é o sinal do quanto eles gostam e nos dão valor também, certo?!

Elayne
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

sábado mai 15, 2004 11:58 am

estou à espera que o boguinhas fique bom para ir lá. quero ver se o max melhora um pouco e se a cabecinha de vento da carlota aprende alguma coisa :lol:
MMPA
Membro Veterano
Mensagens: 866
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm
Localização: Beagle

sábado mai 15, 2004 1:12 pm

KROZ Escreveu:
MMPA Escreveu:
KROZ Escreveu: ...Esta é a realidade de práticamente todas as escolas civis. E é o que estamos a tentar contrair na ataac.
...
Contrair ou Contrariar?
Não inventes, isso não está lá escrito :lol:
Granda lata! :D
bobicas
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

domingo mai 16, 2004 12:00 am

Kroz

Não gostar de competir é uma coisa omitir e dizer mal por dizer é outra.
Em primeiro lugar para se poder participar em obedience é preciso obter o Certificado de Obediência Básica que visa avaliar o treino social a que o cão foi submetido e a postura do condutor.
O C.O.B. não é competição, não existe uma classificação os conjuntos são ordenados por numero de dorsal, aos conjuntos que obtenham 70 % dos pontos é atribuído um certificado assinado pelos 2 juízes da prova.
A decisão de continuar nas classes seguintes é do condutor.
Quanto á sua opinião sobre treino de cães parece que retrocedemos 10 anos!
Nos últimos anos em PORTUGAL a nível amador evolui-se muito nos métodos de treinar cães.
Falando em escolas civis, brinquedos e recompensas senti grande alegria quando á uns anos comecei a ver as forças de segurança usarem xurros e outros objectos para treinarem os seus cães.
Qualquer treinador principiante sabe que a recompensa (brinquedo, comida, festa etc.) funciona como reforço do ensino e que deve ser imediato (menos de 1segundo), na fase inicial do treino deve ser contínuo e com a evolução do treino ser aleatório usando até mesmo a voz (lindo etc.), métodos de treino em que usa punição física estão completamente abandonados pelos treinadores conscientes PUNIR É NÃO RECOMPENSAR.
Por favor leia o que vem a seguir.

1. A importância de treinar os cães
Os cães são animais extremamente sociáveis (ainda mais que o Homem). Como tal sentem uma imensa necessidade de comunicar com os seus donos. 0 problema é que os cães não entendem a linguagem humana. Compete ao Homem aproximar-se do cão, ensinando-lhe uma simbologia com significado para ambos.

Na natureza, nada na vida é de graça. Para comer é preciso caçar, para sobreviver é preciso escapar a predadores e evitar situações de perigo. Para se reproduzir é necessário lutar por uma posição de supremacia hierárquica.

Em absoluto contraste com a vida dos lobos, muitos dos cães de companhia “vegetam” no conforto da casa dos donos, sem nada para fazer. Desesperados, estes cães procuram algum estímulo destruindo os objectos que encontram, de preferência os preferidos do seu dono porque são estes que normalmente mais concentram o odor daquele. E com a idade, a maior parte destes cães acabam tristes e obesos, permanentemente deitados pelos cantos da casa.

Tal como o Homem, os cães precisam de actividade física e mental sob a forma de estímulos que desenvolvam a sua inteligência. Ao treinar com o seu cão, o dono está simultaneamente a comunicar com ele e a confrontá-lo com situações problemáticas que ele terá que resolver. Neste sentido, qualquer tipo de treino (desde que correctamente implementado) é extremamente benéfico para os cães.

Para aqueles que não pretendem treinar os seus cães a nível profissional ou de competição, alguns conselhos...
- todo o cão deve conhecer os comandos para sentar, deitar e ficar
- todo o cão deve responder à chamada do dono
- sobre esta obediência básica o dono poderá facilmente criar uma variedade de jogos que vão contribuir para o bem-estar físico e emocional de ambos.

2. Como aprendem os cães
Aprendizagem é o potencial que um animal tem para mudar o seu comportamento, em função da sua experiência diária. A aprendizagem é constante e ocorre durante toda a vida do animal, mas é mais intensa durante o período juvenil.
Os comportamentalistas consideram que os animais aprendem por habituação, observação e imitação, e condicionamento. As duas primeiras formas de aprendizagem (habituação, observação e imitação) ocorrem independentemente da intervenção humana directa, enquanto o condicionamento é a principal via pela qual podemos ensinar os nossos cães.
0 condicionamento resulta da associação entre dois estímulos. Distinguem-se dois tipos de condicionamento, o clássico e o instrumental.
O condicionamento clássico (descoberto por Pavlov) refere-se apenas a comportamentos involuntários (regulados pelo sistema nervoso autónomo). Exemplos:
- um cão ouve repetidamente barulho de tachos de metal imediatamente antes de comer; em consequência começa a salivar cada vez que ouve barulho de metais.
- um cão foi repetidamente punido com uma corrente de metal; em consequência urina-se cada vez que ouve barulho de metais.
O condicionamento instrumental diz respeito a respostas motoras voluntárias. Por ex, o cão associa o som “senta” ao acto de sentar.
A aprendizagem por condicionamento instrumental baseia-se na seguinte sequência: estímulo (som “senta”) reacção (acto de sentar) reforço (comida)
0 reforço pode ser positivo ou negativo.
Reforço positivo é a aplicação de um estímulo a que se segue uma resposta por parte do animal e que aumenta a probabilidade dessa resposta voltar a ocorrer. Normalmente um reforço positivo é uma recompensa.
Reforço negativo é um estímulo aversivo e desagradável, que quando removido aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer.!! Com o reforço negativo o animal fica motivado para realizar um comportamento associado com a fuga de uma situação desagradável. Por exemplo, o uso da coleira de estrangulamento tem por objectivo funcionar como reforço negativo, ao evitar a sensação de estrangulamento. No entanto, este reforço só funciona quando o animal puxa. Quando puxadas de sacão pelos donos, as coleiras estranguladoras estão a punir os cães e podem, em casos de uso repetido, dar origem a lesões na traqueia, no esófago, na medula espinal cervical (doberman e pastores belgas) e até mesmo nos olhos (husky e collie).
A punição é a aplicação de um estímulo aversivo que, quando associado a um comportamento, reduz a sua motivação. Punições excessivas levam a alterações emocionais graves que incluem agressividade defensiva, inibição da capacidade de aprender e por último um estado de indiferença ao ambiente (“animais teimosos”). A punição não ensina realmente o animal como se deve comportar e, apesar de aparentemente dar resultados imediatos, leva muitas vezes ao aparecimento de comportamentos indesejados.
Apesar de o reforço negativo ser, em teoria, completamente distinto da punição, a diferença pode nem sempre ser clara na prática. Devido aos riscos de aplicação incorrecta quer de reforço negativo quer de punição, estes métodos devem ser evitados
O reforço positivo pode ser...
- comida
- brincadeira com o dono
- contacto físico ou verbal com o dono (festa/ “bonito cão”)
- posse de um objecto que não é usada (resulta muito em cães de caça)
- brincadeira com outros cachorros (só até aos 6 meses)

O reforço positivo...
deve ser adequado a cada cão (procurar o mais eficaz para cada cão) é mais efectivo se o animal for privado dele fora do treino (saciedade) deve ser aplicado imediatamente (<1 segundo) após a realização do comportamento desejado
Esquemas de reforço:
O animal aprende mais rápido se de cada vez que ele executar um comportamento, for recompensado (reforço contínuo). Este método é bom nas fases iniciais de treino. No entanto, à medida que o cão aprende cada exercício deve-se, progressivamente passar ao reforço intermitente com ratio variável (de modo que o cão não consiga prever quando vai ou não vai haver recompensa). Os esquemas de reforço intermitente resultam em comportamentos mais difíceis de extinguir e mais consistentes, enquanto que cães treinados durante muito tempo com reforço contínuo. tendem a esquecer o comportamento assim que deixa de haver reforço. É também muito importante “dosear” os reforços. Por exemplo, a comida deve ser rapidamente substituída por uma festa como reforço de uma resposta simples como é o senta enquanto se deve usar durante mais tempo um reforço forte (comida) para exercício mais complexos.

Para aprendizagem de comportamentos mais complexos, começa-se por reforçar um comportamento que é diferente mas semelhante ao desejado. Sucessiva e progressivamente reforçam-se respostas cada vez mais próximas do desejado. Sempre que possível, o comportamento complexo deve ser decomposto em exercícios parciais treinados independentemente
Entre as condições que mais frequentemente afectam a aprendizagem contam-se a excitação e a ansiedade.
Para cães muito excitados há que dosear e adaptar os reforços.
Cães que se recusam a comer no campo de treinos estão ansiosos. Há que os pôr à vontade no campo: com cães selecionados ou sozinhos, deixá-los brincar e descontrair. Em casos mais complicados, há que prever situações que vão causar ansiedade ao cão (normalmente ele olha aflito para o dono a perguntar o que deve fazer) e dar uma ordem (por ex, deitar e a seguir recompensar com festa ou comida). Quando não é possível prever a situação (sobretudo em casa), ignorar o cão enquanto ele manifesta um comportamento indesejado. Em seguida dar uma ordem (sentar ou deitar) e recompensar.
!! O contrário de recompensar é ignorar, não é punir!!
3. Como lidar com a agressividade canina
!Um cão agressivo nunca deve ser punido porque agressividade gera agressividade !!!
Atenção: mesmo que um cão agressivo ceda à punição, o mais provável é que próxima oportunidade ele manifeste ainda mais agressão

O que fazer quando o cão é agressivo para os donos
Esta situação resulta do facto de o cão se considerar hierarquicamente superior a dono (ou donos) na “matilha familiar. A solução passa por retirar ao cão os privilégio de chefe (trata-se essencialmente de um trabalho a fazer em casa!!):
- não deixar que o cão coma antes do dono
- não deixar que seja o cão a pedir festas ao dono
- não deixar que o cão cumprimente o dono com uma postura de dominância (por e quando o dono está sentado o cão sobe-lhe para o colo, coloca-lhe as patas no ombros e olha-o fixamente nos olhos)
- não deixar que o cão bloqueie os movimentos do dono (por ex, deitar-se num determinado local da casa e rosnar quando o dono se aproxima) Quando qualquer destes casos acontecem, o dono deve ignorar o cão (isto é, afastar se, não olhar para ele nem lhe falar). Uma vez passada a situação conflituosa, da uma ordem ao cão (por ex, chamar ao dono, sentar ou deitar). Uma vez cumprida ordem, recompensar.
O que fazer quando o cão é agressivo para outros cães ou pessoas
- sempre que possível prever as situações que desencadeiam agressividade e, antes dela se manifestar, dar uma ordem para que o cão tome uma posição incompatível com o ataque (de preferência deitar). Para isto funcionar é preciso que o cão tenha um bom treino de obediência às posições. Em alternativa dar ordem “olha o dono”. Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
- quando não foi possível evitar a atitude agressiva (isto é o cão está a tentar atacar), seguir em frente levando o cão à trela como nada se estivesse a passar (ignorar completamente o cão!!). Assim que se tenha afastado da situação dar ordem para uma posição (por ex, sentar). Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
4. Cachorros
Da 4ª à 10ª semana de vida os cachorros passam pelo chamado período de sociabilização, o mais importante do ponto de vista comportamental. Nesta altura o cachorro deve ser exposto ao maior número de estímulos possíveis, de forma ligeira e moderada: reconhecimento de outros animais, pessoas, crianças (nota: para os cães as crianças são animais distintos dos adultos), novos ambientes e situações.
A falta de contacto com outros cães, pessoas e crianças durante este período do desenvolvimento dos cachorros é a principal causa de comportamentos agressivos, ansiedades e fobias.
Idealmente a mãe só deve ser retirada entre as 6 e 8 semanas.
A partir da 10ª semana os cachorros entram no período juvenil que dura até à maturidade sexual. A maior parte dos cães só atingem a maturidade psicológica aos 18 meses.
Antes de completado o esquema de vacinação, a sociabilização dos cachorros deve ser feita em ambientes controlados (salas ou pátios desinfectados, relvados desparasitados).
0 treino dos cachorros deverá ser permanentemente misturado com brincadeira. Por cada exercício (1-2 minutos) os cachorros devem ser deixados a brincar em liberdade com os outros durante 3-5 minutos.
Atenção aos dentes dos cachorros: os brinquedos devem ser objectos moles, sem fios que se possam prender nos dentes muito finos. Evitar “puxar” o objecto enquanto o cachorro o está a mordiscar, sob risco de partir ou arrancar um dente.
5. Alguns sinais corporais
Cão abana a cauda: preparado para interagir com pessoas ou outros animais (pode acabar em brincadeira ou agressividade)
Cão rosna mostrando todos os dentes, orelhas para trás: agressividade por medo
Cão rosna mostrando apenas dentes da frente, orelhas erectas para a frente: agressividade por dominância
Cão “eriça” pelo apenas nos quartos dianteiros: sinal de dominância Cão “eriça” pelo ao longo de todo o dorso: sinal de medo/ansiedade
Cão coça-se ou lambe-se sem razão física aparente: sinal de ansiedade (nestas situações é útil facultar ao cão objectos para roer)
6. As diferenças raciais
Originalmente as várias raças de cães foram criadas com o objectivo de desempenhos específicos. Hoje, cães de diferenças raças manifestam diferenças comportamentais bem marcadas que importa conhecer e respeitar.
Os cães nórdicos são psicologicamente adultos, muito independentes do homem. Os pastores alemães são psicologicamente muito infantis e por isso muito fáceis de treinar pelo homem. Mesmo entre os cães pastores há importantes diferenças de comportamento racial; as raças dedicadas à guarda dos rebanhos contra predadores (por ex, serra da estrela) são muito mais independentes do homem que as raças dedicadas à condução dos rebanhos (por ex, serra d’aires).
bobicas
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

domingo mai 16, 2004 12:02 am

Kroz

Não gostar de competir é uma coisa omitir e dizer mal por dizer é outra.
Em primeiro lugar para se poder participar em obedience é preciso obter o Certificado de Obediência Básica que visa avaliar o treino social a que o cão foi submetido e a postura do condutor.
O C.O.B. não é competição, não existe uma classificação os conjuntos são ordenados por numero de dorsal, aos conjuntos que obtenham 70 % dos pontos é atribuído um certificado assinado pelos 2 juízes da prova.
A decisão de continuar nas classes seguintes é do condutor.
Quanto á sua opinião sobre treino de cães parece que retrocedemos 10 anos!
Nos últimos anos em PORTUGAL a nível amador evolui-se muito nos métodos de treinar cães.
Falando em escolas civis, brinquedos e recompensas senti grande alegria quando á uns anos comecei a ver as forças de segurança usarem xurros e outros objectos para treinarem os seus cães.
Qualquer treinador principiante sabe que a recompensa (brinquedo, comida, festa etc.) funciona como reforço do ensino e que deve ser imediato (menos de 1segundo), na fase inicial do treino deve ser contínuo e com a evolução do treino ser aleatório usando até mesmo a voz (lindo etc.), métodos de treino em que usa punição física estão completamente abandonados pelos treinadores conscientes PUNIR É NÃO RECOMPENSAR.
Por favor leia o que vem a seguir.

1. A importância de treinar os cães
Os cães são animais extremamente sociáveis (ainda mais que o Homem). Como tal sentem uma imensa necessidade de comunicar com os seus donos. 0 problema é que os cães não entendem a linguagem humana. Compete ao Homem aproximar-se do cão, ensinando-lhe uma simbologia com significado para ambos.

Na natureza, nada na vida é de graça. Para comer é preciso caçar, para sobreviver é preciso escapar a predadores e evitar situações de perigo. Para se reproduzir é necessário lutar por uma posição de supremacia hierárquica.

Em absoluto contraste com a vida dos lobos, muitos dos cães de companhia “vegetam” no conforto da casa dos donos, sem nada para fazer. Desesperados, estes cães procuram algum estímulo destruindo os objectos que encontram, de preferência os preferidos do seu dono porque são estes que normalmente mais concentram o odor daquele. E com a idade, a maior parte destes cães acabam tristes e obesos, permanentemente deitados pelos cantos da casa.

Tal como o Homem, os cães precisam de actividade física e mental sob a forma de estímulos que desenvolvam a sua inteligência. Ao treinar com o seu cão, o dono está simultaneamente a comunicar com ele e a confrontá-lo com situações problemáticas que ele terá que resolver. Neste sentido, qualquer tipo de treino (desde que correctamente implementado) é extremamente benéfico para os cães.

Para aqueles que não pretendem treinar os seus cães a nível profissional ou de competição, alguns conselhos...
- todo o cão deve conhecer os comandos para sentar, deitar e ficar
- todo o cão deve responder à chamada do dono
- sobre esta obediência básica o dono poderá facilmente criar uma variedade de jogos que vão contribuir para o bem-estar físico e emocional de ambos.

2. Como aprendem os cães
Aprendizagem é o potencial que um animal tem para mudar o seu comportamento, em função da sua experiência diária. A aprendizagem é constante e ocorre durante toda a vida do animal, mas é mais intensa durante o período juvenil.
Os comportamentalistas consideram que os animais aprendem por habituação, observação e imitação, e condicionamento. As duas primeiras formas de aprendizagem (habituação, observação e imitação) ocorrem independentemente da intervenção humana directa, enquanto o condicionamento é a principal via pela qual podemos ensinar os nossos cães.
0 condicionamento resulta da associação entre dois estímulos. Distinguem-se dois tipos de condicionamento, o clássico e o instrumental.
O condicionamento clássico (descoberto por Pavlov) refere-se apenas a comportamentos involuntários (regulados pelo sistema nervoso autónomo). Exemplos:
- um cão ouve repetidamente barulho de tachos de metal imediatamente antes de comer; em consequência começa a salivar cada vez que ouve barulho de metais.
- um cão foi repetidamente punido com uma corrente de metal; em consequência urina-se cada vez que ouve barulho de metais.
O condicionamento instrumental diz respeito a respostas motoras voluntárias. Por ex, o cão associa o som “senta” ao acto de sentar.
A aprendizagem por condicionamento instrumental baseia-se na seguinte sequência: estímulo (som “senta”) reacção (acto de sentar) reforço (comida)
0 reforço pode ser positivo ou negativo.
Reforço positivo é a aplicação de um estímulo a que se segue uma resposta por parte do animal e que aumenta a probabilidade dessa resposta voltar a ocorrer. Normalmente um reforço positivo é uma recompensa.
Reforço negativo é um estímulo aversivo e desagradável, que quando removido aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer.!! Com o reforço negativo o animal fica motivado para realizar um comportamento associado com a fuga de uma situação desagradável. Por exemplo, o uso da coleira de estrangulamento tem por objectivo funcionar como reforço negativo, ao evitar a sensação de estrangulamento. No entanto, este reforço só funciona quando o animal puxa. Quando puxadas de sacão pelos donos, as coleiras estranguladoras estão a punir os cães e podem, em casos de uso repetido, dar origem a lesões na traqueia, no esófago, na medula espinal cervical (doberman e pastores belgas) e até mesmo nos olhos (husky e collie).
A punição é a aplicação de um estímulo aversivo que, quando associado a um comportamento, reduz a sua motivação. Punições excessivas levam a alterações emocionais graves que incluem agressividade defensiva, inibição da capacidade de aprender e por último um estado de indiferença ao ambiente (“animais teimosos”). A punição não ensina realmente o animal como se deve comportar e, apesar de aparentemente dar resultados imediatos, leva muitas vezes ao aparecimento de comportamentos indesejados.
Apesar de o reforço negativo ser, em teoria, completamente distinto da punição, a diferença pode nem sempre ser clara na prática. Devido aos riscos de aplicação incorrecta quer de reforço negativo quer de punição, estes métodos devem ser evitados
O reforço positivo pode ser...
- comida
- brincadeira com o dono
- contacto físico ou verbal com o dono (festa/ “bonito cão”)
- posse de um objecto que não é usada (resulta muito em cães de caça)
- brincadeira com outros cachorros (só até aos 6 meses)

O reforço positivo...
deve ser adequado a cada cão (procurar o mais eficaz para cada cão) é mais efectivo se o animal for privado dele fora do treino (saciedade) deve ser aplicado imediatamente (<1 segundo) após a realização do comportamento desejado
Esquemas de reforço:
O animal aprende mais rápido se de cada vez que ele executar um comportamento, for recompensado (reforço contínuo). Este método é bom nas fases iniciais de treino. No entanto, à medida que o cão aprende cada exercício deve-se, progressivamente passar ao reforço intermitente com ratio variável (de modo que o cão não consiga prever quando vai ou não vai haver recompensa). Os esquemas de reforço intermitente resultam em comportamentos mais difíceis de extinguir e mais consistentes, enquanto que cães treinados durante muito tempo com reforço contínuo. tendem a esquecer o comportamento assim que deixa de haver reforço. É também muito importante “dosear” os reforços. Por exemplo, a comida deve ser rapidamente substituída por uma festa como reforço de uma resposta simples como é o senta enquanto se deve usar durante mais tempo um reforço forte (comida) para exercício mais complexos.

Para aprendizagem de comportamentos mais complexos, começa-se por reforçar um comportamento que é diferente mas semelhante ao desejado. Sucessiva e progressivamente reforçam-se respostas cada vez mais próximas do desejado. Sempre que possível, o comportamento complexo deve ser decomposto em exercícios parciais treinados independentemente
Entre as condições que mais frequentemente afectam a aprendizagem contam-se a excitação e a ansiedade.
Para cães muito excitados há que dosear e adaptar os reforços.
Cães que se recusam a comer no campo de treinos estão ansiosos. Há que os pôr à vontade no campo: com cães selecionados ou sozinhos, deixá-los brincar e descontrair. Em casos mais complicados, há que prever situações que vão causar ansiedade ao cão (normalmente ele olha aflito para o dono a perguntar o que deve fazer) e dar uma ordem (por ex, deitar e a seguir recompensar com festa ou comida). Quando não é possível prever a situação (sobretudo em casa), ignorar o cão enquanto ele manifesta um comportamento indesejado. Em seguida dar uma ordem (sentar ou deitar) e recompensar.
!! O contrário de recompensar é ignorar, não é punir!!
3. Como lidar com a agressividade canina
!Um cão agressivo nunca deve ser punido porque agressividade gera agressividade !!!
Atenção: mesmo que um cão agressivo ceda à punição, o mais provável é que próxima oportunidade ele manifeste ainda mais agressão

O que fazer quando o cão é agressivo para os donos
Esta situação resulta do facto de o cão se considerar hierarquicamente superior a dono (ou donos) na “matilha familiar. A solução passa por retirar ao cão os privilégio de chefe (trata-se essencialmente de um trabalho a fazer em casa!!):
- não deixar que o cão coma antes do dono
- não deixar que seja o cão a pedir festas ao dono
- não deixar que o cão cumprimente o dono com uma postura de dominância (por e quando o dono está sentado o cão sobe-lhe para o colo, coloca-lhe as patas no ombros e olha-o fixamente nos olhos)
- não deixar que o cão bloqueie os movimentos do dono (por ex, deitar-se num determinado local da casa e rosnar quando o dono se aproxima) Quando qualquer destes casos acontecem, o dono deve ignorar o cão (isto é, afastar se, não olhar para ele nem lhe falar). Uma vez passada a situação conflituosa, da uma ordem ao cão (por ex, chamar ao dono, sentar ou deitar). Uma vez cumprida ordem, recompensar.
O que fazer quando o cão é agressivo para outros cães ou pessoas
- sempre que possível prever as situações que desencadeiam agressividade e, antes dela se manifestar, dar uma ordem para que o cão tome uma posição incompatível com o ataque (de preferência deitar). Para isto funcionar é preciso que o cão tenha um bom treino de obediência às posições. Em alternativa dar ordem “olha o dono”. Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
- quando não foi possível evitar a atitude agressiva (isto é o cão está a tentar atacar), seguir em frente levando o cão à trela como nada se estivesse a passar (ignorar completamente o cão!!). Assim que se tenha afastado da situação dar ordem para uma posição (por ex, sentar). Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
4. Cachorros
Da 4ª à 10ª semana de vida os cachorros passam pelo chamado período de sociabilização, o mais importante do ponto de vista comportamental. Nesta altura o cachorro deve ser exposto ao maior número de estímulos possíveis, de forma ligeira e moderada: reconhecimento de outros animais, pessoas, crianças (nota: para os cães as crianças são animais distintos dos adultos), novos ambientes e situações.
A falta de contacto com outros cães, pessoas e crianças durante este período do desenvolvimento dos cachorros é a principal causa de comportamentos agressivos, ansiedades e fobias.
Idealmente a mãe só deve ser retirada entre as 6 e 8 semanas.
A partir da 10ª semana os cachorros entram no período juvenil que dura até à maturidade sexual. A maior parte dos cães só atingem a maturidade psicológica aos 18 meses.
Antes de completado o esquema de vacinação, a sociabilização dos cachorros deve ser feita em ambientes controlados (salas ou pátios desinfectados, relvados desparasitados).
0 treino dos cachorros deverá ser permanentemente misturado com brincadeira. Por cada exercício (1-2 minutos) os cachorros devem ser deixados a brincar em liberdade com os outros durante 3-5 minutos.
Atenção aos dentes dos cachorros: os brinquedos devem ser objectos moles, sem fios que se possam prender nos dentes muito finos. Evitar “puxar” o objecto enquanto o cachorro o está a mordiscar, sob risco de partir ou arrancar um dente.
5. Alguns sinais corporais
Cão abana a cauda: preparado para interagir com pessoas ou outros animais (pode acabar em brincadeira ou agressividade)
Cão rosna mostrando todos os dentes, orelhas para trás: agressividade por medo
Cão rosna mostrando apenas dentes da frente, orelhas erectas para a frente: agressividade por dominância
Cão “eriça” pelo apenas nos quartos dianteiros: sinal de dominância Cão “eriça” pelo ao longo de todo o dorso: sinal de medo/ansiedade
Cão coça-se ou lambe-se sem razão física aparente: sinal de ansiedade (nestas situações é útil facultar ao cão objectos para roer)
6. As diferenças raciais
Originalmente as várias raças de cães foram criadas com o objectivo de desempenhos específicos. Hoje, cães de diferenças raças manifestam diferenças comportamentais bem marcadas que importa conhecer e respeitar.
Os cães nórdicos são psicologicamente adultos, muito independentes do homem. Os pastores alemães são psicologicamente muito infantis e por isso muito fáceis de treinar pelo homem. Mesmo entre os cães pastores há importantes diferenças de comportamento racial; as raças dedicadas à guarda dos rebanhos contra predadores (por ex, serra da estrela) são muito mais independentes do homem que as raças dedicadas à condução dos rebanhos (por ex, serra d’aires).
bobicas
Membro Júnior
Mensagens: 20
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

domingo mai 16, 2004 12:02 am

Kroz

Não gostar de competir é uma coisa omitir e dizer mal por dizer é outra.
Em primeiro lugar para se poder participar em obedience é preciso obter o Certificado de Obediência Básica que visa avaliar o treino social a que o cão foi submetido e a postura do condutor.
O C.O.B. não é competição, não existe uma classificação os conjuntos são ordenados por numero de dorsal, aos conjuntos que obtenham 70 % dos pontos é atribuído um certificado assinado pelos 2 juízes da prova.
A decisão de continuar nas classes seguintes é do condutor.
Quanto á sua opinião sobre treino de cães parece que retrocedemos 10 anos!
Nos últimos anos em PORTUGAL a nível amador evolui-se muito nos métodos de treinar cães.
Falando em escolas civis, brinquedos e recompensas senti grande alegria quando á uns anos comecei a ver as forças de segurança usarem xurros e outros objectos para treinarem os seus cães.
Qualquer treinador principiante sabe que a recompensa (brinquedo, comida, festa etc.) funciona como reforço do ensino e que deve ser imediato (menos de 1segundo), na fase inicial do treino deve ser contínuo e com a evolução do treino ser aleatório usando até mesmo a voz (lindo etc.), métodos de treino em que usa punição física estão completamente abandonados pelos treinadores conscientes PUNIR É NÃO RECOMPENSAR.
Por favor leia o que vem a seguir.

1. A importância de treinar os cães
Os cães são animais extremamente sociáveis (ainda mais que o Homem). Como tal sentem uma imensa necessidade de comunicar com os seus donos. 0 problema é que os cães não entendem a linguagem humana. Compete ao Homem aproximar-se do cão, ensinando-lhe uma simbologia com significado para ambos.

Na natureza, nada na vida é de graça. Para comer é preciso caçar, para sobreviver é preciso escapar a predadores e evitar situações de perigo. Para se reproduzir é necessário lutar por uma posição de supremacia hierárquica.

Em absoluto contraste com a vida dos lobos, muitos dos cães de companhia “vegetam” no conforto da casa dos donos, sem nada para fazer. Desesperados, estes cães procuram algum estímulo destruindo os objectos que encontram, de preferência os preferidos do seu dono porque são estes que normalmente mais concentram o odor daquele. E com a idade, a maior parte destes cães acabam tristes e obesos, permanentemente deitados pelos cantos da casa.

Tal como o Homem, os cães precisam de actividade física e mental sob a forma de estímulos que desenvolvam a sua inteligência. Ao treinar com o seu cão, o dono está simultaneamente a comunicar com ele e a confrontá-lo com situações problemáticas que ele terá que resolver. Neste sentido, qualquer tipo de treino (desde que correctamente implementado) é extremamente benéfico para os cães.

Para aqueles que não pretendem treinar os seus cães a nível profissional ou de competição, alguns conselhos...
- todo o cão deve conhecer os comandos para sentar, deitar e ficar
- todo o cão deve responder à chamada do dono
- sobre esta obediência básica o dono poderá facilmente criar uma variedade de jogos que vão contribuir para o bem-estar físico e emocional de ambos.

2. Como aprendem os cães
Aprendizagem é o potencial que um animal tem para mudar o seu comportamento, em função da sua experiência diária. A aprendizagem é constante e ocorre durante toda a vida do animal, mas é mais intensa durante o período juvenil.
Os comportamentalistas consideram que os animais aprendem por habituação, observação e imitação, e condicionamento. As duas primeiras formas de aprendizagem (habituação, observação e imitação) ocorrem independentemente da intervenção humana directa, enquanto o condicionamento é a principal via pela qual podemos ensinar os nossos cães.
0 condicionamento resulta da associação entre dois estímulos. Distinguem-se dois tipos de condicionamento, o clássico e o instrumental.
O condicionamento clássico (descoberto por Pavlov) refere-se apenas a comportamentos involuntários (regulados pelo sistema nervoso autónomo). Exemplos:
- um cão ouve repetidamente barulho de tachos de metal imediatamente antes de comer; em consequência começa a salivar cada vez que ouve barulho de metais.
- um cão foi repetidamente punido com uma corrente de metal; em consequência urina-se cada vez que ouve barulho de metais.
O condicionamento instrumental diz respeito a respostas motoras voluntárias. Por ex, o cão associa o som “senta” ao acto de sentar.
A aprendizagem por condicionamento instrumental baseia-se na seguinte sequência: estímulo (som “senta”) reacção (acto de sentar) reforço (comida)
0 reforço pode ser positivo ou negativo.
Reforço positivo é a aplicação de um estímulo a que se segue uma resposta por parte do animal e que aumenta a probabilidade dessa resposta voltar a ocorrer. Normalmente um reforço positivo é uma recompensa.
Reforço negativo é um estímulo aversivo e desagradável, que quando removido aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer.!! Com o reforço negativo o animal fica motivado para realizar um comportamento associado com a fuga de uma situação desagradável. Por exemplo, o uso da coleira de estrangulamento tem por objectivo funcionar como reforço negativo, ao evitar a sensação de estrangulamento. No entanto, este reforço só funciona quando o animal puxa. Quando puxadas de sacão pelos donos, as coleiras estranguladoras estão a punir os cães e podem, em casos de uso repetido, dar origem a lesões na traqueia, no esófago, na medula espinal cervical (doberman e pastores belgas) e até mesmo nos olhos (husky e collie).
A punição é a aplicação de um estímulo aversivo que, quando associado a um comportamento, reduz a sua motivação. Punições excessivas levam a alterações emocionais graves que incluem agressividade defensiva, inibição da capacidade de aprender e por último um estado de indiferença ao ambiente (“animais teimosos”). A punição não ensina realmente o animal como se deve comportar e, apesar de aparentemente dar resultados imediatos, leva muitas vezes ao aparecimento de comportamentos indesejados.
Apesar de o reforço negativo ser, em teoria, completamente distinto da punição, a diferença pode nem sempre ser clara na prática. Devido aos riscos de aplicação incorrecta quer de reforço negativo quer de punição, estes métodos devem ser evitados
O reforço positivo pode ser...
- comida
- brincadeira com o dono
- contacto físico ou verbal com o dono (festa/ “bonito cão”)
- posse de um objecto que não é usada (resulta muito em cães de caça)
- brincadeira com outros cachorros (só até aos 6 meses)

O reforço positivo...
deve ser adequado a cada cão (procurar o mais eficaz para cada cão) é mais efectivo se o animal for privado dele fora do treino (saciedade) deve ser aplicado imediatamente (<1 segundo) após a realização do comportamento desejado
Esquemas de reforço:
O animal aprende mais rápido se de cada vez que ele executar um comportamento, for recompensado (reforço contínuo). Este método é bom nas fases iniciais de treino. No entanto, à medida que o cão aprende cada exercício deve-se, progressivamente passar ao reforço intermitente com ratio variável (de modo que o cão não consiga prever quando vai ou não vai haver recompensa). Os esquemas de reforço intermitente resultam em comportamentos mais difíceis de extinguir e mais consistentes, enquanto que cães treinados durante muito tempo com reforço contínuo. tendem a esquecer o comportamento assim que deixa de haver reforço. É também muito importante “dosear” os reforços. Por exemplo, a comida deve ser rapidamente substituída por uma festa como reforço de uma resposta simples como é o senta enquanto se deve usar durante mais tempo um reforço forte (comida) para exercício mais complexos.

Para aprendizagem de comportamentos mais complexos, começa-se por reforçar um comportamento que é diferente mas semelhante ao desejado. Sucessiva e progressivamente reforçam-se respostas cada vez mais próximas do desejado. Sempre que possível, o comportamento complexo deve ser decomposto em exercícios parciais treinados independentemente
Entre as condições que mais frequentemente afectam a aprendizagem contam-se a excitação e a ansiedade.
Para cães muito excitados há que dosear e adaptar os reforços.
Cães que se recusam a comer no campo de treinos estão ansiosos. Há que os pôr à vontade no campo: com cães selecionados ou sozinhos, deixá-los brincar e descontrair. Em casos mais complicados, há que prever situações que vão causar ansiedade ao cão (normalmente ele olha aflito para o dono a perguntar o que deve fazer) e dar uma ordem (por ex, deitar e a seguir recompensar com festa ou comida). Quando não é possível prever a situação (sobretudo em casa), ignorar o cão enquanto ele manifesta um comportamento indesejado. Em seguida dar uma ordem (sentar ou deitar) e recompensar.
!! O contrário de recompensar é ignorar, não é punir!!
3. Como lidar com a agressividade canina
!Um cão agressivo nunca deve ser punido porque agressividade gera agressividade !!!
Atenção: mesmo que um cão agressivo ceda à punição, o mais provável é que próxima oportunidade ele manifeste ainda mais agressão

O que fazer quando o cão é agressivo para os donos
Esta situação resulta do facto de o cão se considerar hierarquicamente superior a dono (ou donos) na “matilha familiar. A solução passa por retirar ao cão os privilégio de chefe (trata-se essencialmente de um trabalho a fazer em casa!!):
- não deixar que o cão coma antes do dono
- não deixar que seja o cão a pedir festas ao dono
- não deixar que o cão cumprimente o dono com uma postura de dominância (por e quando o dono está sentado o cão sobe-lhe para o colo, coloca-lhe as patas no ombros e olha-o fixamente nos olhos)
- não deixar que o cão bloqueie os movimentos do dono (por ex, deitar-se num determinado local da casa e rosnar quando o dono se aproxima) Quando qualquer destes casos acontecem, o dono deve ignorar o cão (isto é, afastar se, não olhar para ele nem lhe falar). Uma vez passada a situação conflituosa, da uma ordem ao cão (por ex, chamar ao dono, sentar ou deitar). Uma vez cumprida ordem, recompensar.
O que fazer quando o cão é agressivo para outros cães ou pessoas
- sempre que possível prever as situações que desencadeiam agressividade e, antes dela se manifestar, dar uma ordem para que o cão tome uma posição incompatível com o ataque (de preferência deitar). Para isto funcionar é preciso que o cão tenha um bom treino de obediência às posições. Em alternativa dar ordem “olha o dono”. Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
- quando não foi possível evitar a atitude agressiva (isto é o cão está a tentar atacar), seguir em frente levando o cão à trela como nada se estivesse a passar (ignorar completamente o cão!!). Assim que se tenha afastado da situação dar ordem para uma posição (por ex, sentar). Uma vez cumprida a ordem, recompensar.
4. Cachorros
Da 4ª à 10ª semana de vida os cachorros passam pelo chamado período de sociabilização, o mais importante do ponto de vista comportamental. Nesta altura o cachorro deve ser exposto ao maior número de estímulos possíveis, de forma ligeira e moderada: reconhecimento de outros animais, pessoas, crianças (nota: para os cães as crianças são animais distintos dos adultos), novos ambientes e situações.
A falta de contacto com outros cães, pessoas e crianças durante este período do desenvolvimento dos cachorros é a principal causa de comportamentos agressivos, ansiedades e fobias.
Idealmente a mãe só deve ser retirada entre as 6 e 8 semanas.
A partir da 10ª semana os cachorros entram no período juvenil que dura até à maturidade sexual. A maior parte dos cães só atingem a maturidade psicológica aos 18 meses.
Antes de completado o esquema de vacinação, a sociabilização dos cachorros deve ser feita em ambientes controlados (salas ou pátios desinfectados, relvados desparasitados).
0 treino dos cachorros deverá ser permanentemente misturado com brincadeira. Por cada exercício (1-2 minutos) os cachorros devem ser deixados a brincar em liberdade com os outros durante 3-5 minutos.
Atenção aos dentes dos cachorros: os brinquedos devem ser objectos moles, sem fios que se possam prender nos dentes muito finos. Evitar “puxar” o objecto enquanto o cachorro o está a mordiscar, sob risco de partir ou arrancar um dente.
5. Alguns sinais corporais
Cão abana a cauda: preparado para interagir com pessoas ou outros animais (pode acabar em brincadeira ou agressividade)
Cão rosna mostrando todos os dentes, orelhas para trás: agressividade por medo
Cão rosna mostrando apenas dentes da frente, orelhas erectas para a frente: agressividade por dominância
Cão “eriça” pelo apenas nos quartos dianteiros: sinal de dominância Cão “eriça” pelo ao longo de todo o dorso: sinal de medo/ansiedade
Cão coça-se ou lambe-se sem razão física aparente: sinal de ansiedade (nestas situações é útil facultar ao cão objectos para roer)
6. As diferenças raciais
Originalmente as várias raças de cães foram criadas com o objectivo de desempenhos específicos. Hoje, cães de diferenças raças manifestam diferenças comportamentais bem marcadas que importa conhecer e respeitar.
Os cães nórdicos são psicologicamente adultos, muito independentes do homem. Os pastores alemães são psicologicamente muito infantis e por isso muito fáceis de treinar pelo homem. Mesmo entre os cães pastores há importantes diferenças de comportamento racial; as raças dedicadas à guarda dos rebanhos contra predadores (por ex, serra da estrela) são muito mais independentes do homem que as raças dedicadas à condução dos rebanhos (por ex, serra d’aires).
CasadeAnaval
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domingo mai 16, 2004 12:04 am

Este tópico tem vindo a ter um excelente desenvolvimento.
Parabéns :D
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CasadeAnaval
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domingo mai 16, 2004 12:04 am

Este tópico tem vindo a ter um excelente desenvolvimento.
Parabéns :D
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noricum04
Membro
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domingo mai 16, 2004 8:21 am

Pois tem!!!
Só te peço é que não o estragues com as tuas imbecilidades!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
nelsonk
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domingo mai 16, 2004 8:32 am

noricum04 Escreveu: Pois tem!!!
Só te peço é que não o estragues com as tuas imbecilidades!!!! lol lol lol lol lol lol lol
Epá há qualquer coisa neste fórum que me escapa sempre que alguem vem atacar o Casa que por acaso tem mais de 5 mil posts está identificado pelo afixo que possui assina por baixo das mensagens e ñ esconde onde mora ou trabalha é na sua maioria das vezes por alguem que tem meia duzia de mensagens ñ se identifica ñ assina por baixo e a unica coisa que ficamos a saber é que muito provavelmente é um clone mal engendrado por alguem com muita dor de corno ! e a isso meu amigo eu chamo de COBARDIA pura e simples ;) !
ó Vasco ainda me tens que dizer onde é que arranjas pachorra para tanto atrasado ! :D

Nelson
noricum04
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domingo mai 16, 2004 11:12 am

Por acaso ele também se esconde atrás dos nicks webmago e clonaldo quando quer arranjar sarilhos! :lol: :lol: :lol: :lol: Quanto à pachorra ele tem porque é a modos que quanto mais lhe batem mais ele gosta! :lol: :lol: :lol: Quanto a dor de corno não há porque não tenho! Não sei se poderei dizer o mesmo de si: o bom julgador por si se julga!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
CasadeAnaval
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domingo mai 16, 2004 1:00 pm

Por acaso ò Nelson, eles não sabem onde trabalho, onde vieste ter comigo não é o meu local de trabalho :)

Estes "coisos" são óptimos para o ego, basta veres que nem através da net têm coragem de assumir o que dizem, em pessoa vão logo a ganir para casa, mas dedicam o seu tempo a dizer mal dos outros :D é a proverbial dôr de corno.

mas deixa-os, se não andassem por aí com ódios de estimação,e estariam no Julio de Matos e isso sai caro à nação.
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noricum04
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domingo mai 16, 2004 1:06 pm

[quote=CasadeAnaval]
Estes "coisos" são óptimos para o ego,
[/quote]
Pois serão, mas eu se fosse a ti não me preocupava tanto com "coisos"!!!
:lol: :lol: :lol: Pode fazer-te mal as hemorróidas!!! :lol: :lol: :lol:
CasadeAnaval
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domingo mai 16, 2004 1:13 pm

Bem jogado, Kroz :D
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