Já alguém foi à Junta tentar registar o cão este ano?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta jun 03, 2004 8:42 am

ok!! ;)

ja me informei na Junta de Freguesia da minha área ( Beato) e a Sra. informou-me de tudo e mais alguma coisa.

O valor total a pagar será cerca de 18 euros pelo registo do cão, mas só mesmo a partir da proxima semana, porque ainda não dispõem de impressos actualizados.

Agora tenho um grave, grave problema......

Fiz mudanças este fds, e como devem imaginar, há coisas que nós não se lembramos de onde as guardamos......

Hoje vou ter de contratar um Indiana Jones, para procujrar na minha casa, onde está o Boletim de Identificação e Vacinas do cão, porque com tanta coisa que tenho em casa para arrumar, não faço ideia onde o tenho.

Se por acaso eu não achar o dito boletim, terei alguma hipótese de pedir uma 2ª via??

Ou não??? :o :?
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta jun 03, 2004 5:22 pm

Penso que terá de pedir o registo das vacinas dadas junto do veterinário que as aplicou... mas realmente não sei.

Se o boletim de vacinas antigo não aparecer pode tentar atar os "feijões" ao Diabo ;) ;) :roll: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Tentou-se registar o Snoopy hoje...
... mas não foi possível :o

... a Junta só faz registos de cães a partir do dia 22 de Junho
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta jun 03, 2004 5:28 pm

Oskarina Escreveu: ok!! ;)

ja me informei na Junta de Freguesia da minha área ( Beato) e a Sra. informou-me de tudo e mais alguma coisa.

O valor total a pagar será cerca de 18 euros pelo registo do cão, mas só mesmo a partir da proxima semana, porque ainda não dispõem de impressos actualizados.

Agora tenho um grave, grave problema......

Fiz mudanças este fds, e como devem imaginar, há coisas que nós não se lembramos de onde as guardamos......

Hoje vou ter de contratar um Indiana Jones, para procujrar na minha casa, onde está o Boletim de Identificação e Vacinas do cão, porque com tanta coisa que tenho em casa para arrumar, não faço ideia onde o tenho.

Se por acaso eu não achar o dito boletim, terei alguma hipótese de pedir uma 2ª via??

Ou não??? :o :?
O Vet das minhas guarda com ele (no computador e em papel) um registo das vacinas que vai mantendo actualizado.
Penso que se pedir esse registo não haverá problema :)
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

sexta jun 04, 2004 9:51 am

Olá a todos,

Só não percebo uma coisa, se eu comprar um rottweiler cuja mãe não esteja registada mas o pai sim, não posso registar a cria?

Então mas se é obrigatório por lei, como é que o faco?
Desculpem a ignorância, mas tou a tentar saber tdo sobre a raça antes de adquirir um.

Desde já obrigada
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 04, 2004 10:09 am

Olá KIssa,

Está a misturar duas coisas diferentes. Eu explico,
kIssA Escreveu: Só não percebo uma coisa, se eu comprar um rottweiler cuja mãe não esteja registada mas o pai sim, não posso registar a cria?
Aqui está a falar no registo do cachorro no Livro de Origens Português (LOP) que é o documento que certifica que o animal é de raça pura. Este registo é feito pelo criador no CPC caso os progenitores da ninhada estejam também eles registados no Livro de Origens.
kIssA Escreveu: Então mas se é obrigatório por lei, como é que o faco?
Desculpem a ignorância, mas tou a tentar saber tdo sobre a raça antes de adquirir um.
Aqui fala-se no registo (licença) do cão na Junta de Freguesia da área de residência que por lei, é anualmente obrigatória para todos os cães sejam eles de raça ou não.
Maria João
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

sexta jun 04, 2004 10:41 am

ah ok, é que imformaram-me mal e fiquei tda baralhada.. :o

Sp tive cães e agora estava a bloquear com isto lol

Muito obrigada mjoaomarques, agora ta tdo percebido :p

Fiquem bem
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

segunda jun 07, 2004 3:36 pm

Oskarina:

Segundo percebi o seu cão já mordeu um brasileiro, peço desculpa se estiver a fazer confusão. Perante a lei qualquer cão que tenha mordido uma pessoa, ou qualquer animal fora da propriedade do seu dono é considerado cão perigoso, e reparem que cão perigoso é outra categoria perante a lei. Muita gente vai ter que registar os seus cães como cães potencialmente perigosos, porque pertencem a uma determinada raça que faz parete da infame lista, mas os donos de cães de outras raças não pensem que para eles é tudo calmo porque antigamente se os vossos cães mordessem uma pessoa ou outro cão na rua mesmo que fizessem queixa de vocês à polícia o máximo que poderia acontecer era terem que mostrar a licença dos vossos cães,o boletim de vacinas e na pior das hipóteses pagar os prejuízos ou uma indeminização. Agora se isso acontecer os vossos cães passam a ser considerados PERIGOSOS, o que quer dizer que passam a ter que cumprir todos os requesitos referentes a esta categoria.
E Oskarina, se esse tal brasileiro tivesse apresentado queixa do seu cão à polícia, neste momento o seu cão seria um "cão perigoso", e para toda a gente que tem goldens, labradores, caniches e outras que tem por hábito andar con os canídeos sem trela via pública, lembrem-se que os vossos cães um dia podem morder, podem até dar uma dentadinha naquele vizinho ranhoso que detesta o vosso cachorro e aí basta a queixa dele à polícia e o vosso cão passa a ser descriminado.

E agora para todos os que andam com os cães soltos na rua:
Os vossos cães nunca mordem , nem fazem mal,é o que vos ouço sempre a dizer , agora eu estou farto de passear os meus potencialmente perigosos sempre pela trela e ultimamente com ançaimo,e nesta ultima semana uma cadela minha foi atacada duas vezes, uma por um labrador outra por uma SRD e fiquei muito aborrecido,a srd por acaso não fez nenhum dano fisico agora o labrador deixou-lhe 4 furos, mas o pior foi a minha cadela estar ançaimada e com a trela não podendo sequer defender-se, agora imaginem vocês estarem amarrados e vir um individuo e bater-vos imaginem estarem impedidos de se defenderem ou fugir, como acham que se sentiriam.
Estou revoltado com esta situação estou revoltado com o facto de os meus cães serem descriminados só pela raça. Mas a partir de agora se mais algum cão atacar algum dos meus enquanto eu o passseio pela trela e ançaimado eu irei participar à polícia pelo menos essa pessoa vai passar a ter um cão considerado perigoso e vai ter que o atrelar e ançaimar...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 07, 2004 3:57 pm

Mas a partir de agora se mais algum cão atacar algum dos meus enquanto eu o passseio pela trela e ançaimado eu irei participar à polícia pelo menos essa pessoa vai passar a ter um cão considerado perigoso e vai ter que o atrelar e ançaimar...
Olá,
Porquê "a partir de agora!? Já devia ter reportado esse dois ataques!! A Lei que define cães perigosos data de Dezembro de 2003, e como tal já está em vigor desde então. A razão de nós estarmos a dar-lhe agora mais importância deve-se ao facto da lista de cães potencialmente perigosos só ter sido publicada mais recentemente, e ser também agora a altura de tratar das licenças ( com tudo o que isso implica face à nova legislação). Se tivesse feito queixa, provavelmente os donos desses cães já teriam de registá-los como 'perigosos' e os cães já estariam sujeitos à obrigação de circular de trela e açaimo.
Bem...mas isto é discutível se assim seria.....!! Em primeiro lugar porque não sei se os municipios já estão preparados para manter esse cadastro conforme a Lei estipula, e em segundo lugar porque ao contrário dos cães da lista, estes cães não são identificáveis 'à vista' e por isso, a não ser que mordam de novo, a fiscalização destes casos é quase impossível :(
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

segunda jun 07, 2004 4:12 pm

PauloC,

Os teus cães estavam como cães de guarda? Os meus estavam na classe C, cães de luxo.
Agora, nem uma coisa, nem outra. Agora serão inseridos numa classe criada para esta raças e o preço, acresce ;)
Eu recebi uma carta em casa, da minha Junta de Freguesia, a explicar tudo o que tenho de apresentar, para renovar o registo e inclusivamente partes do dec. lei, transcritas duma forma mais simples (o que convém, diga-se de passagem ;))
Também me aconselharam a não ir logo em Junho, pois ainda estão bastante desorganizados com esta situação.
Por outro lado, ainda estou à espera de saber, se a minha seguradora faz o seguro, uma vez que se o fizer, será porque já sou cliente, porque de outra forma, não fariam :o
Apenas a título de curiosidade: o seguro vai-me custar 80 euros por cada cão. A Seguradora é a Bonança. E não façamos confusão, porque sei de pessoas que fizeram seguros mais baratos, mas esqueceram-se que o capital de risco obrigatório, são 50.000 euros e não o valor que a pessoa entender.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 07, 2004 4:32 pm

Olá,
Pois...eu também lhes estou a dar tempo para se informarem e vou lá mais tarde.
Os meus cães também foram sempre registados na classe C, mas se houvesse alguma vantagem em registá-los como Guarda eu ia registá-los como tal.
Os meus seguros sao apenas de responsabilidade civil animal, não têm seguro de saúde ou o que quer que seja agregado. Pago por cada um, pouco mais de 16 euros anualmente e o valor do seguro são 50.000 € ;)

Abraços
Paulo C.
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

segunda jun 07, 2004 11:11 pm

Paulo C:

Ainda não participei dos cães porque, os coitados a meu ver não têm culpa da irresponsabilidade dos donos. E sinceramente custa-me apresentar queixa por causa de um cão na polícia, só que a minha revolta contra esta lei cresce cada vez que tenho que por um ançaimo num cão para os ir passear, cada vez que vejo mais pessoas a referirem-se ao pit bull como um assassino, e cada vez que que os estupidos, inconscientes e arrogantes donos de determinados cães fazem questão de andar com os seus meninos soltinhos porque eles são muito doceis e não fazem mal a nimguém e no entanto mordem como os outros e até mais. Então neste momento resolvi, que sempre que um cão meu for atacado participo, pode não mudar nada, mas se esse cão morder outro e o dono desse outro participar digamos que o dono do cão perigoso vai-se ver numa situação um pouco mais complicada.
Isto nada tem a ver com a data da publicação ou aprovação da lei, tem a ver com a minha paciencia a esgotar-se.
O Paulo se calhar quando vai à praia com os seus cães passa pela mesma xperiência que eu, de ver toda a gente a infrigir a lei enquanto a cumpre mantendo os seus cães atrelados e ançaiados, e no entanto quando falam dos seus cães esses é que são os maus, e volta e meia lá vem um furioso a ladrar e lá dá uma dentadita, o que não aconteceria de cereza se os seus não estivessem ançaimados.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 08, 2004 9:38 am

Olá,
Eu ainda não coloquei açaimo nos meus cães, e não faço tenções de colocar. Ainda ontem fui com os meus cães ao veterinário para as vacinas e, por uma questão de deixar o veterinário mais à vontade, coloquei o açaimo ao cão. O Bicho sofreu e estava numa aflição e stress que eu não via a hora de lhe tirar aquilo!!! Ele não faz mal ao vet, mas tem a mania de passar o tempo todo a rosnar e, como é obvio, quem não o conhece não fica lá muito à vontade. Nestas condições, um exame médico ou um tratamento são sempre feitos a medo e não quero que o animal seja prejudicados pelas 'pressas' . É por isso que lhe coloco o açaimo, mas é SÓ nestas circunstâncias.
Para andar com os meus cães na rua de açaimo, prefiro não andar! Ficariam mais depressa em casa ou em locais privados devidamente controlados do que andariam "mascarados" de Hanibal Lecter!!

No entanto, a trela é indispensável e faço questão de andar com eles presos à trela só os soltando em locais privados ou em locais publicos sem ninguém à vista e onde possam ser devidamente controlados.
Quando os passeio à trela, é frequente aparecerem cães soltos a meter-se com eles, a desafiá-los ou mesmo atacá-los (actualmente é mais raro), e depois ainda tenho de ouvir bocas que os meus são perigosos e que deviam andar de açaimo! O correcto deveria ser ignorar as bocas, mas nem sempre o consigo fazer. Por vezes troco umas palavras com essas pessoas e, quando estou mais irritado, faço o gesto de que vou soltar os meus e digo que "ou prende o seu cão imediatamente, ou eu solto os meus também...que os direitos são iguais!". À pala disto os "incidentes" são muito menos, porque já quem nos conhece trata de chamar os bobis e prendê-los logo que nos vêem aproximar ;) Mas há sempre os 'paraquedistas' que aparecem de novo e a historia de vez em quando lá se repete. Longe vai o tempo em que eu segurava o meu cão impedindo-o de se defender, enquanto os Lulus o mordiam....e isto tudo para depois de ser atacado não ser acusado de ser o atacante só porque o cão é Rottweiler. Eu vou com eles à trela, faço tudo para evitar e afastar-me de confusões, mas se algum cão danado vem a correr para cima dos meus, eu deixo-os defenderem-se! Depois logo se vê!
Devo dizer que, até hoje, uns rornados e uns encontrões têm sido suficientes para 'desanimar' os atacantes ;) Só houve duas vezes em que o meu cão mordeu outros para se defender, mas felizmente que em ambas não houve ferimentos dignos de nota ( nem sangue lhes fez). Uma vez foi num labrador que atacava o meu cão desde que o meu era jovem, e naquele dia não teve ninguém a segurá-lo (era dos tais que mordiam e eu impedia o meu de defender-se). A outra vez foi um SRD que costumava ladrar muito ao meu sempre que nós passavamos e um dia andava solto na rua, viu-nos e veio direito a correr para cima do meu cão. O meu cão, defendeu-se com uns abanões no cachaço eu mandei largar, ele largou e o outro fugiu a correr. Hoje quando anda solto na rua e nos vê sai disparado que nem uma bala....mas agora em direcção contrária a onde nós estamos ;)

Abraços
Paulo C.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 08, 2004 11:08 am

A vocês que têm mais experiência com cães de grande porte ...

Tenho 2 Serra da Estrela bébés (3 meses) e tenho noção que serão conotados com "cães de guarda". Sei que para me livrar de complicações caso alguém entre pelo meu portão a dentro (além de o manter fechado à chave) devo colocar a placa "cuidado com o cão".

Agora a questão, na bendita lei não aparece a raça como potencialmente perigosa mas eles são grandes, fortes e com um "sorriso" que eu não gostaria de ver ... Que documentos deverei de apresentar para pedir a licença e a partir de que idade é têm que ter a licença???

Bem sei que haverá alguém a dizer "E porque não vai à Junta saber???" É simples trabalho longe do local onde moro e como bons funcionários públicos o horário é das "9 às 5" fora os dias em que doi a cabeça, foi ao médico, meteu 1 ponte, etc., etc., etc. :evil:

Desde já, obrigado por uma resposta!
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça jun 08, 2004 5:55 pm

Gelly Escreveu: Tenho 2 Serra da Estrela bébés (3 meses) e tenho noção que serão conotados com "cães de guarda". Sei que para me livrar de complicações caso alguém entre pelo meu portão a dentro (além de o manter fechado à chave) devo colocar a placa "cuidado com o cão".
, obrigado por uma resposta!
Cuidado que as consequências de colocar a placa com "cuidado com o cão" são piores do que não a colocar... passa a haver uma assunção implícita da parte do dono de que os seus animais são perigosos e se algum fiscal camarário ou entidade policial resolver implicar, estes passam a ser, em termos legais, perigosos...

Isto é um problema que aconteceu em todos os países onde existe BSL e que me foi confirmado por mais do que um jurista.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Elsa
Membro Veterano

terça jun 08, 2004 6:24 pm

Estive a reler a lei ( mais uma vez...) e realmente lá diz que um animal pode ser considerado perigoso se a autoridade competente "achar" que ele é, seja devido ao seu comportamento agressivo seja devido á sua morfologia....

Sendo assim, como disse o Gonçalo, se um policia passar á frente do nosso portão e o nosso cão ( independente da raça) mostrar agressividade (é obvio que o vai fazer...) e/ou o policia achar que morfologicamente o cão é perigoso.. então PODE considerá-lo legalmente perigoso. E realmente o aviso ajuda á festa. Tudo bem.. não se põe.

Mas.. a lei obriga á afixação dessa placa para todos os considerados "potencialmente perigosos"... será que então se o policia lhe der na gana, passa-os automaticamente a perigosos só por ter visto a placa ou ver o cão a guardar o portão?... quer dizer.. é preso por ter cão e preso por não ter...

E a tal história de que se alguém invadir-nos a casa e o cão atacá-la, a placa iliba o dono ou independentemente da placa o dono paga sempre as favas e o cão é considerado perigoso e pode até ser abatido?

Quer dizer... estamos completamente á mercê das autoridades. Mesmo cumprindo tudo direitinho podemos ser sempre lixados.. :evil:
Responder

Voltar para “Cães”