Olá,
Eu ainda não coloquei açaimo nos meus cães, e não faço tenções de colocar. Ainda ontem fui com os meus cães ao veterinário para as vacinas e, por uma questão de deixar o veterinário mais à vontade, coloquei o açaimo ao cão. O Bicho sofreu e estava numa aflição e stress que eu não via a hora de lhe tirar aquilo!!! Ele não faz mal ao vet, mas tem a mania de passar o tempo todo a rosnar e, como é obvio, quem não o conhece não fica lá muito à vontade. Nestas condições, um exame médico ou um tratamento são sempre feitos a medo e não quero que o animal seja prejudicados pelas 'pressas' . É por isso que lhe coloco o açaimo, mas é SÓ nestas circunstâncias.
Para andar com os meus cães na rua de açaimo, prefiro não andar! Ficariam mais depressa em casa ou em locais privados devidamente controlados do que andariam "mascarados" de Hanibal Lecter!!
No entanto, a trela é indispensável e faço questão de andar com eles presos à trela só os soltando em locais privados ou em locais publicos sem ninguém à vista e onde possam ser devidamente controlados.
Quando os passeio à trela, é frequente aparecerem cães soltos a meter-se com eles, a desafiá-los ou mesmo atacá-los (actualmente é mais raro), e depois ainda tenho de ouvir bocas que os meus são perigosos e que deviam andar de açaimo! O correcto deveria ser ignorar as bocas, mas nem sempre o consigo fazer. Por vezes troco umas palavras com essas pessoas e, quando estou mais irritado, faço o gesto de que vou soltar os meus e digo que "ou prende o seu cão imediatamente, ou eu solto os meus também...que os direitos são iguais!". À pala disto os "incidentes" são muito menos, porque já quem nos conhece trata de chamar os bobis e prendê-los logo que nos vêem aproximar

Mas há sempre os 'paraquedistas' que aparecem de novo e a historia de vez em quando lá se repete. Longe vai o tempo em que eu segurava o meu cão impedindo-o de se defender, enquanto os Lulus o mordiam....e isto tudo para depois de ser atacado não ser acusado de ser o atacante só porque o cão é Rottweiler. Eu vou com eles à trela, faço tudo para evitar e afastar-me de confusões, mas se algum cão danado vem a correr para cima dos meus, eu deixo-os defenderem-se! Depois logo se vê!
Devo dizer que, até hoje, uns rornados e uns encontrões têm sido suficientes para 'desanimar' os atacantes

Só houve duas vezes em que o meu cão mordeu outros para se defender, mas felizmente que em ambas não houve ferimentos dignos de nota ( nem sangue lhes fez). Uma vez foi num labrador que atacava o meu cão desde que o meu era jovem, e naquele dia não teve ninguém a segurá-lo (era dos tais que mordiam e eu impedia o meu de defender-se). A outra vez foi um SRD que costumava ladrar muito ao meu sempre que nós passavamos e um dia andava solto na rua, viu-nos e veio direito a correr para cima do meu cão. O meu cão, defendeu-se com uns abanões no cachaço eu mandei largar, ele largou e o outro fugiu a correr. Hoje quando anda solto na rua e nos vê sai disparado que nem uma bala....mas agora em direcção contrária a onde nós estamos
Abraços
Paulo C.