Bem...porque é que eu tenho cães....hum....não sei!
Talvez possa ser porque desde muito pequeno que tenho uma adoração enorme por bichos. Contam as más linguas que eu costumava passar horas a ver carreiros de formigas, e dizem também que levava tudo lá para casa! Lembro-me de rãs, sapos, cobras ratos, passaros......a lista não acaba! Tudo escondido porque a minha mãe não gostava lá muito desta minha tendência e tratava logo de me mandar ver livre deles. Confesso que nunca fui de recolher animais para os 'salvar' ou 'proteger', guardava-os apenas porque gostava de vê-los de perto, senti-los e interagir com eles. Mas quando os tinha afeiçoava-me rapidamente e cuidava deles o melhor que sabia e podia.
Cães...ora aqui está o meu trauma!! O meu pai foi treinador militar de cães e dava também alguns treinos particulares. Nestes conhecimentos, por vezes comprava um cachorro para 'revender' e ele estava algum tempo lá em casa. A primeira vez que isto aconteceu eu tinha 6 anos e o cachorro era um Pastor Alemão. Inocentemente julguei que o cachorro era meu e afeiçoei-me de tal ordem que ele depressa se tornou o meu melhor amigo. Um dia fui para o colégio e quando voltei ele não estava lá

. Fiquei muito triste e desiludido. Depois desse foram vários que passaram lá por casa, mas nunca mais me afeiçoei a nenhum deles. Consegui criar um 'escudo' que ainda hoje me é muito útil quando vejo um cachorrinho abandonado passar por mim na rua ou quando leio tantas mensagens de pedido de ajuda aqui no forum.
Houve um dia ( eu teria uns 12 anos) que nos ofereceram um rafeirinho, o Flash, a minha mãe aceitou e eu percebi que este era mesmo MEU. Afeiçoei-me a ele e foi uma relação de amizade e cumplicidade que durou uns 13 anos. Este cão, que era um vivaço, morreu de acidente ( atropelado por um moto). Aliás, mesmo com 13 anos ele era um vivaço e a morte dele se fosse natural só teria concerteza ocorrido muito mais tarde.
A seguir ao Flash, e porque nesta altura eu já tinha independência financeira, resolvi comprar um Bulldogue Francês para os meus pais ( e para mim

). Porquê um Bulldog Francês? bem....estão a ver o filme....procurava um cão pequeno...fui a uma loja de animais e.....lá estava aquele gremelin a olhar !!! Veio por impulso, como faz muita gente que compra cães em lojas de animais. Foi um bom cão, mas nunca tive com ele a mesma interacção que tive com o Flash ( talvez porque não convivia tanto com ele e também pela minha idade já não ser a de uma criança...hehehe).
Quando me mudei e fui viver sozinho, pensei que era altura de ter os animais que quisesse, e pudesse, sem dar satisfações a ninguém...a casa agora era minha...Hehehe!! Foi assim que por lá voaram livres e soltos passaros de várias formas e feitios, andaram por lá ratos, peixes, tartarugas e...finalmente um cão! Esse cão, era um Rottweiler e chamava-se Muck.
Adorava a raça desde que tinha visto o primeiro exemplar e pensara que era um cruzamento de Dobermann com Pastor Alemão.
Desde então que me "apaixonei" e na primeira oportunidade...lá fui eu comprar um

Vá lá...que desta vez pensei mais um bocadinho e não fui a uma loja de animais. Telefonei ao CPC, pedi uma lista de criadores e fui.....
O Muck morreu com 10 meses, ao que se julga vitima de Parvovirose, porque foi tudo tão rápido que desde que eu percebi que ele estava doente até que ele morreu foram menos de 24 horas! Enfim....um vet que foi eliminado da minha lista e ao qual nunca mais voltei.
Logo que ele foi enterrado (nem um minuto depois), estava eu a telefonar ao criador a encomendar outro Rottweiler - E assim surgiu o meu Furst ( que vai fazer 7 anos no mês que vem). A Mara veio para o Furst não se sentir sozinho em casa quando eu não estava
Acho que esta é a história do "porquê" de eu ter cães...
Abraços
Paulo C.