nel Escreveu:
Eu esqueci-me de mencionar este aspecto no texto de apresentação do tópico. Muitas pessoas não batem (porque não) e castigam o bicho passado meia hora quando chegam a casa. Claro que ele não vai entender por que motivo vai ser fechado no quarto escuro. O castigo à posteriori está apenas na nossa cabeça e é facilmente entendido por uma criança, mas não queiramos que o cão raciocine como a criança...
Não concordo, nel, não é isso que a minha experiência dita.
Mesmo passadas várias horas, sabem perfeitamente que fizeram asneira. Tanto que, quando há uma mijoca, eu não tenho a recepção calorosa do costume. Tirando a mijoca, qualquer outra asneira e ficam todas quietinhas na caminha, à espera da minha reação.
Elas sabem, não tenhas dúvidas
Eu repreendo fora do timing e os resultados são evidentes, porque as asneiras e as mijocas, desaparecem e no meu caso, não é fácil ter cinco cães dentro de casa e tê-los na linha, conseguindo chegar a casa e ter tudo impecável.
Se só as pudesse repreender em flagrante "delito", porque só assim é que resultava, então nunca repreendia, porque todas as asneiras são na minha ausência. Mantinha-as deseducadas, por suposta falta de oportunidade.
Concordo com as palmadas, ou melhor, com as jornaladas.
As minhas cadelas obedecem ao comando "NÃO", em tempos associado à galheta. Hoje em dia, dispensa-se a galheta e um simples arremesso, resulta na perfeição.