SARNA HERDITÁRIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jun 14, 2004 1:02 pm

Alguem conhece um caso destes, ou já passou pelo mesmo?
Não sei porque mas estou com medo daquela sarna herditária.
o max também já teve esse tipo de sarna. o vet até o queria abater porque não tinha cura. depois de ter mudado para outro e de 3 meses a "banhos" maravilhosos de taktik , o max ficou impek. já lá vão 2 anos e qué da sarna? muito para me coçar tenho eu com os disparates dele :p :lol:
anjaazul
Membro Veterano

segunda jun 14, 2004 1:02 pm

Alguem conhece um caso destes, ou já passou pelo mesmo?
Não sei porque mas estou com medo daquela sarna herditária.
o max também já teve esse tipo de sarna. o vet até o queria abater porque não tinha cura. depois de ter mudado para outro e de 3 meses a "banhos" maravilhosos de taktik , o max ficou impek. já lá vão 2 anos e qué da sarna? muito para me coçar tenho eu com os disparates dele :p :lol:
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

segunda jun 14, 2004 1:21 pm

Vou ligar à vet, mais logo, porque depois de ler isto tudo começo a achar que fui eu que percebi mal. Ela não me deve ter enganado porque está a trata-lo com a mesmo medicação que todos os outros casos que aqui andaram foram tratados, com banhos de Taktic.
Mas logo já lhe ligo para ela me explicar tudo direitinho, e depois amanha conto-vos o que ela disse.
Eu quando ela disse que era sarna, fiquei logo mal disposta, por isso talvez tenha percebido mal.

Susana
Oinc
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 11:56 am

segunda jun 14, 2004 1:31 pm

Tomi

No caso do meu cão nunca passou, mantendo-se em três sítios específicos, bochechas e patas (entre as unhas) mas controlada.

Ele chegou a fazer um tratamento experimental de longo prazo que efectivamente erradicou os ácaros. Mas mais tarde voltou, mas com menos intensidade.

Mas não é normal ser assim. Geralmente consegue erradicar-se com os banhos.

Espero que com o seu canito o problema fique rapidamente resolvido.
anjaazul
Membro Veterano

segunda jun 14, 2004 9:22 pm

Eu quando ela disse que era sarna, fiquei logo mal disposta, por isso talvez tenha percebido mal.
mal disposta fiquei eu quando o vet me disse para abater o max. isso sem contar com 3 banhos semanais que tive de lhe dar durante uns 3 meses. só mesmo eu :cry: aquele cão metia nojo. alguém diria que se ia tornar no giraço que é hoje? a minha obra prima :p quando os levo à rua, é meia hora de passeio, e uma hora para contar as desgraças do max e a sua beleza :p
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jun 14, 2004 10:54 pm

Deve ser a demodecica que não é hereditária, mas é mais comum em animais jovens e com o sistema imunitário mais debilitado.
Olhe desejo-lhe sorte, porque já tratei uma brincadeira dessas e posso dizer-lhe que não foi pera doce. Não foi 1 mês, nem 2 , nem 6. Há alturas que o animal parece estar pior do que inicialmente a ficamos desanimados, as melhoras não são muitos visiveis logo e há donos que acabam por quase desitir.
Por isso, não desista e vá em frente com os tratamentos e... ou entendeu mal o que o vet lhe disse, ou se ele lhe disse mesmo isso, mude de vet e trate o seu animal.
Boa sorte.
Sealords, se disse asneira, pode cascar... já fui á praia de forma que estou com a pele mais grossa ;)
Isabel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jun 15, 2004 8:30 am

Sortuda ! Vê-se logo que não tem Bobs para pentear !

Não acho que seja razão para mudar de vet. A vet apenas saltou duas linhas no livro quando estudou a coisa ;) A demodecicose obviamente não é hereditária mas aparece, como disse a Pedra, em animais com o sistema imunitário debilitado. Dado que há certas linhas de certas raças que parecem mais atreitas à coisa, supõe-se /admite-se haver um componente genético para esse mau funcionamento do sistema imunitário.

90% das sarnas demodécidas dos jovens, na sua forma localizada, curam-se em algumas semanas (algumas até sem qualquer tratamento), pelo que não há (grandes) motivos para alarme.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
anjaazul
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 1:19 pm

A demodecicose obviamente não é hereditária mas aparece, como disse a Pedra, em animais com o sistema imunitário debilitado. Dado que há certas linhas de certas raças que parecem mais atreitas à coisa, supõe-se /admite-se haver um componente genético para esse mau funcionamento do sistema imunitário.

90% das sarnas demodécidas dos jovens, na sua forma localizada, curam-se em algumas semanas (algumas até sem qualquer tratamento), pelo que não há (grandes) motivos para alarme.
a sarna do max só podia ser explicada pelo sistema imunitário. ora se o cão nem em pé se aguentava com fome :o mal começou a engordar, melhorou a olhos vistos.
quando me falaram no taktik, fartei-me de rir. não acreditava que aquilo fizesse efeito. mas fez. tinha de o lavar da cabeça aos pés. ainda bem que ele era tão pequeno.
a vet de lx, disse que essa doença poderá aparecer mais tarde quando o cão fôr idoso. por mau funcionamento glandular. mas tanto pode dar neste como noutro. o engraçado, é que vi 3 cães muito parecidos, igualmente abandonados no mesmo sítio e todos portadores do mesmo tipo de sarna. se é do sistema imunitário ou se é genético (presume-se que sejam abandonados pelo mesmo "animal"), não sei.
scunha
Membro Júnior
Registado: terça jun 08, 2004 9:50 am

terça jun 15, 2004 1:30 pm

Não vale a pena se zangarem, é normal querermos falar sobre aquilo que nos procupa.
No stress.
Estamos contigo
anjaazul
Membro Veterano

terça jun 15, 2004 1:33 pm

Não vale a pena se zangarem, é normal querermos falar sobre aquilo que nos procupa.
No stress.
:o :o :o
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

terça jun 15, 2004 1:35 pm

Pois é, como sempre hoje fui a casa a hora de almoço, e o Brutittus está muito parado, não come nada, e vomitou um liquido branco, não sei o que é logo vou ligar outra vez para a vet, e se for preciso vou lá ao fim da tarde.
Ainda estive a "apertar" com ele para ver ser ele comia algumas bolitas, mas só comeu 3/7 bolitas, não sei se é mania porque no fim de semana dei.lhe um mimito (arroz com peru, cozido com só com agua), e ele agora ficou esquesito, ou se esta mesmo mal da barriguita, vou ver.
Se o tratamento tiver que demorar 6 meses, que seja desde que passe, o taktic é que cheira muito mal, maspaciência!
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça jun 15, 2004 6:43 pm

SeaLords Escreveu: Sortuda ! Vê-se logo que não tem Bobs para pentear !
Tb fui poucas vezes e sempre em serviço ;) dar um pouco de treino aos rafeiros, mas casca grossa como sou... fico logo bem 8)

Espero que o cachorro se trate bem e rapido, porque o caso que eu tive aqui em tratamento foi uma "sarna" mesmo! Só mesmo usando o método mais drástico se consegui resultados num espaço consideravelmente curto de tempo.
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”