E a Câmara Municipal de Aveiro "atolada" em dívidas.casadofarol Escreveu: Eu acho que isto do patriotismo é muito bonito, mas faz-me impressão as pessoas esquecerem-se de tudo por causa da bola. Na aldeia onde moro (a 10 km de Aveiro) as bandeiras fazem esquecer que não temos esgotos, e que não há dinheiro para substituir lâmpadas fundidas na escola primária, têm que ser os pais a comprá-las. As câmaras estão sem dinheiro para os próximos 20 anos, e, lamento imenso, não consigo ser patriota numa situação destas. Quem não tem o básico não deve perder a cabeça com futebol. Um campeonato destes é um luxo a que não nos podíamos permitir. Os estádios estão aí, mas os miúdos continuam a não ter condições para praticar desporto. O hospital de Aveiro tem as urgências a funcionar em contentores, etc, etc, etc. Mas as pessoas querem é saber os resultados dos jogos![]()
Nacionalismos bacocos - off topic
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Bem...eu estou por aqui a ler que "os portugueses fazem isto..." ou que "os portugueses são aquilo...", "Os portugueses não são nada civilizados.....deitam papeis para o chão e cospem!"
Mas..... VOCÊS são estrangeiros? ( à excepção da Aligra).
Depois só não percebo é como é que com tanta gente a dizer/escrever coisas destas, as coisas continuam a acontecer e as críticas também!
Será que só existem por aí meia duzia de envergonhados portugueses iluminados mas frustrados porque têm a solução para os nossos problemas mas os outros portugueses "não deixam" ou são" demasiado tapados para verem a luz" e não conseguem fazer a necessária mudança. Nós até sabemos como se faz, mas "os outros" os tais "portugueses" são uns 'grunhos' e por isso têm 'o que merecem' e nós por arrastamento também!
Enfim...uma visão demasiado derrotista e demasiado conformada para o meu gosto. Não basta dizer que está mal, há que fazer alguma coisa para corrigir. Soluções existem (e nem todas são meramente demagógicas), mas não podemos estar todos à espera dos outros. Pelo que leio, se calhar em cada vizinho do lado há alguém que até sabe o que está mal e só está à espera de saber que tem mais gente a pensar como ele. Será que uma bandeira pendurada na janela não poderia ser um bom indicador para 'avisar os outros' que ESTAMOS CÁ?
Eu não "fujo aos impostos"! O que puder abater (legalmente) eu abato, é logico! Da mesma forma que quando vou ás compras procuro só gastar o indispensável, mas não roubo nenhum produto! Uma coisa é usar sensatamente o que a Lei coloca à nossa disposição, outra coisa é omitir rendimentos ou inventar despesas!
O mal de muita gente é pensar que todos roubam alguma coisa ao Estado, ao patrão ou a quem quer que seja, e depois sentem legitimidade ou até 'obrigação' de fazer algo do genero. "Os portugueses" somos NÓS, não é nenhuma entidade abstracta.
Abraços
Paulo C.
Mas..... VOCÊS são estrangeiros? ( à excepção da Aligra).
Depois só não percebo é como é que com tanta gente a dizer/escrever coisas destas, as coisas continuam a acontecer e as críticas também!

Enfim...uma visão demasiado derrotista e demasiado conformada para o meu gosto. Não basta dizer que está mal, há que fazer alguma coisa para corrigir. Soluções existem (e nem todas são meramente demagógicas), mas não podemos estar todos à espera dos outros. Pelo que leio, se calhar em cada vizinho do lado há alguém que até sabe o que está mal e só está à espera de saber que tem mais gente a pensar como ele. Será que uma bandeira pendurada na janela não poderia ser um bom indicador para 'avisar os outros' que ESTAMOS CÁ?
Eu não "fujo aos impostos"! O que puder abater (legalmente) eu abato, é logico! Da mesma forma que quando vou ás compras procuro só gastar o indispensável, mas não roubo nenhum produto! Uma coisa é usar sensatamente o que a Lei coloca à nossa disposição, outra coisa é omitir rendimentos ou inventar despesas!
O mal de muita gente é pensar que todos roubam alguma coisa ao Estado, ao patrão ou a quem quer que seja, e depois sentem legitimidade ou até 'obrigação' de fazer algo do genero. "Os portugueses" somos NÓS, não é nenhuma entidade abstracta.
Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça jun 15, 2004 11:00 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois, é normal.
Em todas as situações de crise há sempre uma tendência para a alienação.
Só quem não tem problemas nenhuns pode manter-se frio e objectivo durante uma crise.Normalmente as pessoas procuram fugas da realidade, tanto mais quanto maior é a amargura dessa realidade.
A indústria de Hollywood firmou-se durante a depressão, durante os terríveis anos 20 na Alemanha foi o apogeu do cabaret, etc, etc.
Mas, realmente, o que que esperavam ?
Não me venham dizer que é a votar que as situações se resolvem.
Cada vez mais os partidos estão divorciados dos problemas do povo.
Votar corresponde a escolher uns quantos políticos para ocuparem uns quantos "tachos".
Interessa-lhes a eles.
Mas interessará a nós ?
Note-se que a tendência ao não voto é em toda a Europa e não só aqui.
Diz uma pessoa que conheço que a democracia está a mudar e que a verdadeira democracia passa pela intervenção directa dos cidadãos nos problemas reais que lhes dizem respeito.
Assim cada vez é maior a intervenção local, as associações de cidadãos para resolverem ou exercerem pressão em àreas definidas (até aqui - na ajuda aos cães abandonados, na lei dos "cães perigosos" - se nota essa tendência).
E eu pergunto-me - não será esse o caminho ?
Deixarmo-nos de "paizinhos" e traçarmos o nosso caminho, diminuindo o poder dos "papás" (e a maneira indecente como nos sacam dinheiro para as suas conviniências) ?
Em todas as situações de crise há sempre uma tendência para a alienação.
Só quem não tem problemas nenhuns pode manter-se frio e objectivo durante uma crise.Normalmente as pessoas procuram fugas da realidade, tanto mais quanto maior é a amargura dessa realidade.
A indústria de Hollywood firmou-se durante a depressão, durante os terríveis anos 20 na Alemanha foi o apogeu do cabaret, etc, etc.
Mas, realmente, o que que esperavam ?
Não me venham dizer que é a votar que as situações se resolvem.
Cada vez mais os partidos estão divorciados dos problemas do povo.
Votar corresponde a escolher uns quantos políticos para ocuparem uns quantos "tachos".
Interessa-lhes a eles.
Mas interessará a nós ?
Note-se que a tendência ao não voto é em toda a Europa e não só aqui.
Diz uma pessoa que conheço que a democracia está a mudar e que a verdadeira democracia passa pela intervenção directa dos cidadãos nos problemas reais que lhes dizem respeito.
Assim cada vez é maior a intervenção local, as associações de cidadãos para resolverem ou exercerem pressão em àreas definidas (até aqui - na ajuda aos cães abandonados, na lei dos "cães perigosos" - se nota essa tendência).
E eu pergunto-me - não será esse o caminho ?
Deixarmo-nos de "paizinhos" e traçarmos o nosso caminho, diminuindo o poder dos "papás" (e a maneira indecente como nos sacam dinheiro para as suas conviniências) ?
Bem, uma aldeia a 10 Kilometros de Aveiro, deixa cá ver, se calhar até já nos cruzamos por aquelas bandas.
Eu ia várias vezes até Aveiro, tambem de Coimbra até lá era um pulo e...
Realmente o futebol faz a malta ficar a sofrer de perda de memoria repentina e...
Eu ia várias vezes até Aveiro, tambem de Coimbra até lá era um pulo e...
Realmente o futebol faz a malta ficar a sofrer de perda de memoria repentina e...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Nasci em Espanha, e desde os meus 3 anos que moro em Portugal.
Concerteza que apoio a minha selecção nesta altura, mas nada de mais.
Não tenho cá bandeiras á porta, nem em lado nenhum.
É apenas apoio, pelo meu país estar num acontecimento importante a nível Europeu.
Portuga que é Portuga, ama o Futebol.
Notou-se perfeitamente, que no domingo, a taxa de abstenção nos Votos para as Europeias, foi superior a 60%!!!!
Desculpem, mas em que país vivemos nós??
Só nos importamos com festejos futebolisticos? A politica do nosso país já não nos diz nada?
Há certas alturas, que gostava sinceramente de viver em Marte.....
Concerteza que apoio a minha selecção nesta altura, mas nada de mais.
Não tenho cá bandeiras á porta, nem em lado nenhum.
É apenas apoio, pelo meu país estar num acontecimento importante a nível Europeu.
Portuga que é Portuga, ama o Futebol.
Notou-se perfeitamente, que no domingo, a taxa de abstenção nos Votos para as Europeias, foi superior a 60%!!!!

Desculpem, mas em que país vivemos nós??
Só nos importamos com festejos futebolisticos? A politica do nosso país já não nos diz nada?
Há certas alturas, que gostava sinceramente de viver em Marte.....
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Mas o que é que a abstenção tem a ver com o Euro?
O futebol é uma coisa simples e que mexe com as emoções, a politica é uma coisa complexa da qual o comum mortal pouco sabe...
Ou acham mesmo que os 40% de votos foram todos de pessoas que sabiam exactamente em quem votar e porquê... Talvez 20% até soubesse.... E como é que acham que o BE chegou onde chegou? Muito provavelmente graça a votos daquelas pessoas "não sei nada em quem votar... eles são todos uns gatunos.... olha vou votar aqui nestes... nem os conheço e também não devem chegar longe!"
Eu, por opção, ainda não conto para as estatísticas... Acho mais digno que ir votar sem saber sequer quem são os partidos ou o que eles defendem ou até quem é o cabeça de lista!
Quando a politica deixar de ser para elites... talvez...
Por enquanto: Viva Portugal!!!
O futebol é uma coisa simples e que mexe com as emoções, a politica é uma coisa complexa da qual o comum mortal pouco sabe...
Ou acham mesmo que os 40% de votos foram todos de pessoas que sabiam exactamente em quem votar e porquê... Talvez 20% até soubesse.... E como é que acham que o BE chegou onde chegou? Muito provavelmente graça a votos daquelas pessoas "não sei nada em quem votar... eles são todos uns gatunos.... olha vou votar aqui nestes... nem os conheço e também não devem chegar longe!"
Eu, por opção, ainda não conto para as estatísticas... Acho mais digno que ir votar sem saber sequer quem são os partidos ou o que eles defendem ou até quem é o cabeça de lista!
Quando a politica deixar de ser para elites... talvez...
Por enquanto: Viva Portugal!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Acho que é mais, a politica Europeia, que não diz nada à maioria dos Portugueses. Nem sequer sabem o que é, quanto mais perderem tempo a votar.Oskarina Escreveu: Só nos importamos com festejos futebolisticos? A politica do nosso país já não nos diz nada?

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro
- Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
- Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários
Eu muito sinceramente acho que se tornou um escape ... enquanto se pensa no futebol, esquece-se a miséria que por aí anda!
Abstenção elevada? Para que vou votar se eles prometem, prometem e depois nunca fazem nada?!?!?!
No que me toca mais .... a Saúde: promessa - acabar com as listas de espera para as operações. Claro que sim, acabaram cõm a antiga de aprox. 170.000 desgraçados que de Freixo de Espada à Cinta podiam ser chamados hoje para se apresentarem amanhã às 08H00 no Hospital de Faro!!!!!!!!! PAra serem operados por alguém que não sabiam quem era e que acima de tudo não o conhecia de lado nenhum nem sabia quais os problemas colaterais existentes!
Claro que ninguém comentou que no entretanto formou-se uma nova lista de cerca de 250.000 utentes a aguardar uma intervenção!!!!
Não se fala dos medicamentos que não são pagos à indústria farmacêutica, das empresas de equipamento que aguardam, na maior parte das vezes, 4-5 anos para receberem o pagamento dos fornecimentos, das parturientes a quem é facultado 4 pensos higiénicos, 1 resguardo e 3-4 fraldas e a quem é dito que "é o que há, queres mais???? Traz de casa!" Não há dinheiro para comprar consumíveis!!!!
Há dinheiro para trocar de carro aos membros do Governo e Parlamento, a quem também pagam o passe sem sequer ver o recibo de compra da senha, e não há dinheiro para as coisas mais básicas como, por exemplo, papel higiénico nos sanitários das repartições públicas (finanças, s.social, etc)
Há dinheiro para apoiar os emigrantes de Leste, África, Brasil etc, - coitados, estão a fugir de uma miséria terrível! - mas não há dinheiro para fazer chegar a àgua potável e a electricidade à aldeia do "Tio Manel"
Há dinheiro para enviar grupos de GNR's para o Iraque e respectivo arsenal mas fecham-se Centros de Saúde e Escolas Primárias porque só têm x utentes .... Utentes que terão de atravessar montes e vales, andar kms e kms para irem à escola (crianças da primária, falamos 6-10 anos) saindo de casa de madrugada e regressando a altas horas sob sol ou chuva, ou para serem atendidos num centro onde depois ouvem "O Sr. Dr. acordou com dores de barriga e não vem!!!!"
Claro que têm que haver EURO's e Rock in Rio's - a melhor política "dá-lhe música, futebol e cerveja que nem dão por isso!!!"
Desculpem o testamento mas ... é a minha opinião!
Gelly
Abstenção elevada? Para que vou votar se eles prometem, prometem e depois nunca fazem nada?!?!?!
No que me toca mais .... a Saúde: promessa - acabar com as listas de espera para as operações. Claro que sim, acabaram cõm a antiga de aprox. 170.000 desgraçados que de Freixo de Espada à Cinta podiam ser chamados hoje para se apresentarem amanhã às 08H00 no Hospital de Faro!!!!!!!!! PAra serem operados por alguém que não sabiam quem era e que acima de tudo não o conhecia de lado nenhum nem sabia quais os problemas colaterais existentes!
Claro que ninguém comentou que no entretanto formou-se uma nova lista de cerca de 250.000 utentes a aguardar uma intervenção!!!!
Não se fala dos medicamentos que não são pagos à indústria farmacêutica, das empresas de equipamento que aguardam, na maior parte das vezes, 4-5 anos para receberem o pagamento dos fornecimentos, das parturientes a quem é facultado 4 pensos higiénicos, 1 resguardo e 3-4 fraldas e a quem é dito que "é o que há, queres mais???? Traz de casa!" Não há dinheiro para comprar consumíveis!!!!
Há dinheiro para trocar de carro aos membros do Governo e Parlamento, a quem também pagam o passe sem sequer ver o recibo de compra da senha, e não há dinheiro para as coisas mais básicas como, por exemplo, papel higiénico nos sanitários das repartições públicas (finanças, s.social, etc)
Há dinheiro para apoiar os emigrantes de Leste, África, Brasil etc, - coitados, estão a fugir de uma miséria terrível! - mas não há dinheiro para fazer chegar a àgua potável e a electricidade à aldeia do "Tio Manel"
Há dinheiro para enviar grupos de GNR's para o Iraque e respectivo arsenal mas fecham-se Centros de Saúde e Escolas Primárias porque só têm x utentes .... Utentes que terão de atravessar montes e vales, andar kms e kms para irem à escola (crianças da primária, falamos 6-10 anos) saindo de casa de madrugada e regressando a altas horas sob sol ou chuva, ou para serem atendidos num centro onde depois ouvem "O Sr. Dr. acordou com dores de barriga e não vem!!!!"
Claro que têm que haver EURO's e Rock in Rio's - a melhor política "dá-lhe música, futebol e cerveja que nem dão por isso!!!"
Desculpem o testamento mas ... é a minha opinião!
Gelly
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Ninguém lhes explicou!casadotrevo Escreveu: Nem sequer sabem o que é, quanto mais perderem tempo a votar.![]()
Os portugueses são como as crianças, ou fazem muitos desenhos e muitas palhaçadas a explicar ou então não vale a pena! E por mim falo!
A grande preocupação que houve em relação ao "Tempo de Antena" foi o facto de terem cortado as novelas!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Pois isso já é sabido, não lhes interessa.SarahKay Escreveu: Ninguém lhes explicou!
Pois, este para mim é o maior mal dos Tugas, um pouco de auto-didatismo, não fazia mal nenhum a esta gente.SarahKay Escreveu: Os portugueses são como as crianças, ou fazem muitos desenhos e muitas palhaçadas a explicar ou então não vale a pena! E por mim falo!

<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Pois tem razão, mas a miséria que por aí anda não é culpa do futebol, nem de nada que não seja a falta de participação popular na toma de desições políticas, e não é um problema do povo português, mas das actuais democrácias neo-liberais em geral, acho eu, que tem divulgado a ideia de que a obrigação do cidadão é votar e despois ficar sossegadinho, que o governo trata de tudo, se não gostares critica, és livre.Gelly Escreveu: Eu muito sinceramente acho que se tornou um escape ... enquanto se pensa no futebol, esquece-se a miséria que por aí anda!
Ora bem, se vamos ficar à espera de que o mundo seja um lugar melhor para desfrutar dum desporto, estamos feitos.
Eu sou a favor da maior participação popular nas cámaras municipais, do maior controlo do consumidor sobre o mercado, e do reforço da línha de fundo da selecção tuga, que anda fraquinha.
Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
aligra Escreveu: [Pois tem razão, mas a miséria que por aí anda não é culpa do futebol, nem de nada que não seja a falta de participação popular na toma de desições políticas, e não é um problema do povo português, mas das actuais democrácias neo-liberais em geral, acho eu, que tem divulgado a ideia de que a obrigação do cidadão é votar e despois ficar sossegadinho, que o governo trata de tudo, se não gostares critica, és livre.
Ora bem, se vamos ficar à espera de que o mundo seja um lugar melhor para desfrutar dum desporto, estamos feitos.
Eu sou a favor da maior participação popular nas cámaras municipais, do maior controlo do consumidor sobre o mercado, e do reforço da línha de fundo da selecção tuga, que anda fraquinha.
Alicia
Pois

Se os vencimentos dos portugueses ( ou da grande maioria) fosse similar ao dos futebolistas, não havia tanta miséria.....
Mas Pronto!!!
Como uma amiga minha escreveu - VIVE O N ´EURO 2004!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
PauloC Escreveu: ...Mas..... VOCÊS são estrangeiros? ( à excepção da Aligra)...
Paulo C.

Hum!!! não sei não! com gente responsável a esquecerem-se de declarar uns milhares, e nem multa pagam, não sei se não será um acto patriótico a malta baldar-se aos impostos, pena que eu seja um dos mexilhões!Eu não "fujo aos impostos"! O que puder abater (legalmente) eu abato, é logico!
Bom, como demos cabo da agricultura , que é uma actividade importante não só para nos alimentarmos, mas de garantirmos a nossa independência ( isto é um palavrão para uma boa percentagem de gente), e como era através desta actividade e da pastorícia, que dizíamos ao invasor estrangeiro:" ALTO AÍ, ISTO É NOSSO E ESTÁ OCUPADO",Será que uma bandeira pendurada na janela não poderia ser um bom indicador para 'avisar os outros' que ESTAMOS CÁ?...
pode ser , como dizes, um meio importante de dizer aos camones que, ainda, há, cá, portugueses

Mas porque raio o Afonso deu um estalo à mãe?!
Última edição por gary em quarta jun 16, 2004 8:04 am, editado 1 vez no total.
Um abraço