Língua portuguesa (off topic)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

sexta jun 25, 2004 10:27 am

OK! Prontos, kom Treuze resps. tá tudo dito, né?

"Sei lá, tás a ver, acho k sim, tens bués de razão mas, sei lá, a malta é assim o k keres?"

Agora fora de brincadeira, a melhor professora de Português que tive, deu-me aulas durante o 10º e 11º ano e .... era brasileira!!!!!

Foi convidada para rever uma prova do curso superior de Literatura. uma das questões tinha a ver com a obra D. Quixote e questionavam qual a personagem que mais tinham apreciado, características, etc. Qual não foi o espanto: resposta - São Chupança. Porque .......

:o :roll: :roll: :roll:

Gelly
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

sexta jun 25, 2004 10:30 am

Isso da Chupança deve ser canal 18 a mais... com dobragens em espanhol. :oops:
Gelly
Membro
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

sexta jun 25, 2004 10:47 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: DonaVela!

Nessa altura ainda nem sonhavam em canal 16 quanto mais 18!!!!

Já foi há cerca de 20 anos atrás!!!!!

Gelly
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

sexta jun 25, 2004 10:51 am

Oooops...

(DonaVela sai de mansinho e de pantufas.... ) :oops:
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sexta jun 25, 2004 10:59 am

Hehe, essa da Chupança está boa, devem ser traduções estilo novita no canal panda mas mais pro Hardcore. :lol: :)
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jun 25, 2004 11:09 am

Também concordo que cada vez mais a nossa língua é mal escrita e mal falada.
Em tempos, tive um professor de Psicologia que descontava nas provas se tivessem erros ortográficos. Concordo absolutamente. Não se admite a um aluno do Secundário, e muito menos a Universitários, que dêem erros ortográficos. A minha professora da primária disse-nos a todos que, quando fossemos para o ciclo, não poderiamos dar mais erros. Assim é que deveria ser. Outra coisa:uma boa escrita também passa por uma boa pontuação. ;) Um texto sem pontuação não se consegue ler correctamente. Já apareceram aqui textos que pareciam verdadeiras maratonas da escrita, e cheguei ao fim sem perceber bem o sentido do texto. :o
Acho que se deveria incentivar os mais jovens a ganhar mais gosto pela nossa língua - a falar e a escrever bem. Afinal, o nosso Português é das línguas mais ricas e mais faladas do mundo. ;)
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 11:47 am

Rainbow Escreveu: Outra coisa:uma boa escrita também passa por uma boa pontuação. ;) Um texto sem pontuação não se consegue ler correctamente. Já apareceram aqui textos que pareciam verdadeiras maratonas da escrita, e cheguei ao fim sem perceber bem o sentido do texto. :o
Mas dá Prémio Nobel.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jun 25, 2004 12:01 pm

casadotrevo Escreveu: Mas dá Prémio Nobel.
:lol: :lol: :lol:
Ainda não perdi a esperança de ver o Saramago a escrever com Kapas (brincadeira)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo jun 27, 2004 11:39 am

Rainbow Escreveu: Não se admite a um aluno do Secundário, e muito menos a Universitários, que dêem erros ortográficos. A minha professora da primária disse-nos a todos que, quando fossemos para o ciclo, não poderiamos dar mais erros.
Aqui está o erro primordial...passar o testemunho :lol: . É que a professora primária passa os alunos dando estes erros, as do secundário idem aspas e chegam à universidade, como um colega meu, e nem o nome sabem escrever direito :o
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

segunda jun 28, 2004 11:04 pm

[quote=_Last_kiss_]
[quote=Rainbow]
Não se admite a um aluno do Secundário, e muito menos a Universitários, que dêem erros ortográficos. A minha professora da primária disse-nos a todos que, quando fossemos para o ciclo, não poderiamos dar mais erros.
[/quote]

Aqui está o erro primordial...passar o testemunho :lol: . É que a professora primária passa os alunos dando estes erros, as do secundário idem aspas e chegam à universidade, como um colega meu, e nem o nome sabem escrever direito :o
[/quote]

Olhem, brincadeira ou não, o certo é que a conversa dos kapas deu para saber que ainda há pessoas que gostam de escrever na Língua-Mãe!;) É mesmo bom saber isso! Infelizmente, tanta gente escreve, mas dá muitos erros, precisamente, por causa do que dizes, Last_kiss...

Eu tive uma professora extraordinária no meu ensino primário, mas era extraordinária para mim. Cativou-me, aprendi muito com ela e incentivava-me. Tinha sempre bons nas cópias, ditados e redacções... Mas tive por exemplo colegas que hoje em dia não escrevem nada bem e tiveram essa mesma professora do que eu. Penso que, em parte, depende muito das bases da primária e por aí fora, mas depois também é uma questão de personalidade... porque nem toda a gente tem as mesmas aptidões. Eu, por exemplo, a Matemática, sou um 0 à esquerda!!! :oops: 8)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça jun 29, 2004 4:27 pm

O mal está é que hoje os professores também já saem das faculdades sem saberem português correctamente!
Como pensam em ensinar aos miúdos???

E mesmo aqui no fórum, não é só as abreviaturas é as palavras escritas mal, palavras mal utilizadas, ... é de bradar aos céus!
Eu também me engano muitas vezes, quando reparo vou corrigir e até agradeço quando me corrigem; se tenho dúvidas verifico no dicionário... enfim tento minimizar o erro para não passar errado aos outros!

O que nós precisamos é de uma Sociedade de Língua Portuguesa (como os franceses têm para o francês), para defender a nossa língua!
E também de mais humildade porque hoje quando se tenta corrigir alguém... :!:

Boa tarde!
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

terça jun 29, 2004 10:07 pm

[quote=Jordan]
O mal está é que hoje os professores também já saem das faculdades sem saberem português correctamente!
Como pensam em ensinar aos miúdos???
[/quote]

No meu caso, isso não se aplicava à minha professora primária. Tinha um domínio do Português exímio! Não só do Português, mas também das outras "disciplinas"... Mas hoje em dia, raros são os professores como ela e, mesmo no seu tempo, de certeza que haviam muito poucos... Naqueles anos, nos anos 80... 8)

[quote=Jordan]
E mesmo aqui no fórum, não é só as abreviaturas é as palavras escritas mal, palavras mal utilizadas, ... é de bradar aos céus!
Eu também me engano muitas vezes, quando reparo vou corrigir e até agradeço quando me corrigem; se tenho dúvidas verifico no dicionário... enfim tento minimizar o erro para não passar errado aos outros!
[/quote]

Infelizmente, não há tanta gente como tu para ir sempre ao dicionário... ;) Era realmente bom, mas infelizmente não há e grande parte das pessoas que trabalham em Matemáticas, Contabilidade ou Informática tem deficiências ao nível do Português. Até nas Letras as pessoas que estudam ou que ensinam são preguiçosas... 8) Mas essas coisas já têm a ver com os métodos de ensino/aprendizagem... Para melhor isto, só havendo chumbos sucessivos a Português ou outras disciplinas que implicasse um domínio correcto das ditas com recurso aos métodos que se lhes assistem (dicionários, enciclopédias, atlas, etc., etc.).

[quote=Jordan]
O que nós precisamos é de uma Sociedade de Língua Portuguesa (como os franceses têm para o francês), para defender a nossa língua!
E também de mais humildade porque hoje quando se tenta corrigir alguém... :!:

Boa tarde!
[/quote]

Engraçado, que essa opinião lembra-me a de um professor que tive recentemente... Mas concordo, apesar de não gostar das dobragens... :roll:
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quarta jun 30, 2004 12:31 am

Moca32 Escreveu: Hehe, essa da Chupança está boa, devem ser traduções estilo novita no canal panda mas mais pro Hardcore. lol )
Este está excelente :lol: :lol: :lol:

Deixo-vos algumas que conheço: okem, Santa Cova de Azoia, Fornos de Algodão, Freixo de Espada à Sintra e para mim a melhor de todas: SANTO MÉ. ;)

Um abraço

Ana
Gelly
Membro

quarta jun 30, 2004 9:30 am

Heheheheh Mareana!

Essas também são espectaculares!

Gelly
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta jun 30, 2004 12:02 pm

Não acho que a desculpa das Matemáticas e da Informática seja muito boa para as aberrações que vemos!
Tenho um amigo que é professor de matemática e é óptimo a português; tb temos cientistas que escrevem poesia (sob pseudónimos) e sabem escrever, pontuar...

Não falemos do Saramago... porque dá "água pela barba"... estou á três meses a tentar acabar o Memorial do Convento; tem que ser devagar e com muita calma, caso contrário fico com dores de cabeça! Mas estou a gostar, mesmo, então aquela parte que roubem a prata de uma igreja e um dos Frades se chateia com St.António e o castiga ... :lol: :lol: :lol: bem estava a ler essa parte enquanto esperava ser atendida pelo médico no Centro de Saúde, não me controlei, desatei ás gargalhadas, ficou tudo a olhar a tentar descobrir o que estava a ler :oops: :oops:

Acho que as pessoas são mesmo desleixadas!

Bem fico por aqui, estou cheia de fome, lamento uma abreviatura ou outra e qualquer erro, mas nem vou ler a ms agora, tenho mesmo que ir.

Bom almoço e boa tarde!
Responder

Voltar para “Cães”