Ração Seca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jun 28, 2004 11:50 am

Ó meus amigos...comida de qualidade é indispensável para termos cães saudáveis, mas há que não cair em exageros de querer fazer as coisas à % e com 'balanceamentos' feitos ao miligrama!!!
Os cães viveram muitos milhares de anos sem ração e até há bem pouco tempos estas não existiam! Um lobo não calcula o que come com base em mais nada que não seja a fome que tem!
Já fui muito "esquisitinho" com o que dava ao meus cães e devo dizer que os resultados não variaram muito, NO MEU CASO PESSOAL, entre determinados tipos de ração ( Gamas Premium e gamas médias). Já vi os meus cães supersaudáveis e de pêlo lindo, mas também tiveram os seus maus períodos, com todos os tipos de ração que experimentei. Por isso ainda não encontrei a "ideal"!
A única altura em que vi os meus cães sem 'problemas' durante um maior período de tempo foi efectivamente quando os alimentei com base na deta BARF. Infelizmente é algo que exige muito tempo e dá muito trabalho....e eu confesso que não tenho este tipo de disponibilidade ou a necessária paciência. Uma coisa é certa, com BARF é única maneira em que sabemos realmente o que estamos a dar de alimento ao nosso cão, porque somo nós que escolhemos e preparamos os ingredientes. Nas rações, só Deus sabe o que lá está dentro, e se aquilo tem mesmo as percentagens que estão escritas na embalagem...bem....temos de confiar no fabricante :roll:
É certo que os cães hoje em dia duram mais ( será?) e têm mais saúde (coitados dos veterinários que estão sem trabalho), por causa de serem alimentados com ração, mas eu já começo a ter dúvidas. Para além de, independentemente de ser ração ou comida, o que importa é que COMEM melhor (o que não acontecia aqui há uns anos, em que ficavam com os parcos restos dos donos e já era uma festa), eles são sujeitos a cuidados veterinários ( coisa que não tinham aqui há uns anos). isto é que me parece a causa de durarem mais e estarem mais saudáveis, e não as rações propriamente ditas.

Mas atenção.....concordo que não se pode alimentar um cão de 'qualquer maneira'! Não é correcto alimentá-lo a pão de ló ou mousse de chocolate! Vejam o que come um lobo, deiam isso como base de alimentação ao vosso cão, e não estarão muito longe do ideal!

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça jun 29, 2004 7:37 am, editado 1 vez no total.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

segunda jun 28, 2004 1:25 pm

Quando adquiri os meus cães, foi-me dito que tinham sido desmamados porque a mãe teve de voltar ao trabalho (Serra da Estrela que ainda guardava o rebanho) e que eles comiam sopa de legumes ou sopas de pão com leite (diluído) a uma refeição e a ração seca a outra.

Quando cheguei a casa fui com eles ao Vet. que sem saber de nada disse que tinham um pelo magnífico, fortes, com um bom esqueleto. Quando lhe contei a história da comida, ela disse que são animais da serra, que são alimentados com coisas naturais e nem por isso deixam de ser bons cães e saudáveis! Aliás e graças a Deus, só não gostaram da alteração da temperatura e isso desarranjou-lhes os intestinos mas desde que se habituaram ....

Dou-lhes ração seca mas se os quero ver felizes é quando ao fim de semana lhes faço arroz com carne e legumes ou quando lhes cozo ossos de vaca (que o talhante gentilmente me guarda) e os deixo andar ali a roer!

1 vez por mês lá lhes dou um peq. almoço de pão com leite e 1 vez por semana um lanche de iogurte natural!

Quando lhes apareço com a taça do iogurte, é vê-los aos saltos. Tentei cronometrar o tempo de "aspiração" de 3 iogurtes mas ... :roll: antes que o cronometro iniciasse a contagem já me estavam a perguntar onde estava o resto :lol: ;) !!!!!

Na minha opinião de mera "dona" de cães que os ama acima de tudo e que nada mais quer que o bem deles .... acho que, tal como com as crianças, o bom senso deve primar acima de tudo e quem lida com o animal deve saber ter a percepção do que deve ser e não (claro que dentro de certos parâmetros). Por exemplo, quanto ao leite - sei que muita gente aqui diz que faz mal - eles já estavam habituados e a Vet disse-me que, caso visse que não havia diarreias, poderia dar com moderação visto serem cães que necessitam de cálcio por causa do rápido crescimento, etc.

Mas agora um àparte ... os cães vadios, não andam a escolher o que podem ou não comer ... marcha o que aparece e vivem! Os cães nas Associações comem ração "marca branca" e vivem e alguns têm pelo tão bonito e sedoso como alguns dos cães "bem tratados"....

Enfim um ponto de vista e um desabafo!

Gelly
PHSP
Membro Júnior
Registado: quinta set 05, 2002 4:17 pm
Localização: Rottweiler,Pug,Papagaio,Tartaruga,Petauros,coelho anão

segunda jun 28, 2004 2:19 pm

Em resposta aos utilizadores ( Casadeanaval e Kitten ), só tenho a dizer que não sou revendedor mas sim vendedor " LOJA DE ANIMAIS " de várias marcas de ração,ex:NUTRO,PURINA PROPLAN,ROYAL CANIN e outras que não são da mais alta qualidade mas enfim temos que ter para todas as bolsas.
Só lamento que existem pessoas que não percebem nada disto e só sabem mandar bocas ou será que o senhor da CASADEANAVAL é um dos supostos criadores a quem as marcas de ração com que ele trabalha paga-lhe bem para ele dizer mal das outras.

TENHA VERGONHA PORQUE SE EU ESTOU NESTE FÓRUM É PORQUE GOSTO E PERCEBO DE ALGUMA COISA
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 28, 2004 6:33 pm

Loja de animais é uma marca ?

E ter uma loja de animais faz de si um expert ? Quantos donos de lojas dessas não percebem nada de animais ( nem de gestão) .

Graças a isso é que a nova lei vai proibir animais em lojas...

Já agora, para que vossa intelijumência saiba, a minha profissão não é criador de cães, nem vivo de venda de rações, nem de ter animais enjaulados como certas "lojas de animais" :) . Por isso passa-me ao lado :D

O contrário de si que tem interesse em vender PURINA, I dont give a shit :D . Os seus cães é que devem dar e muita shit com a Purina :D .

E se gosta e percebe de alguma coisa, nõs erá de cães nemd e rações concerteza...talvez de cifrões :D . OU se calhar...nem disso.
E aguarda-se a sua sabedoria para dizer que a Purina é a melhor presentemente do mercado...

P.S
PHSP Escreveu: Em resposta aos utilizadores ( Casadeanaval e Kitten ), só tenho a dizer que não sou revendedor mas sim vendedor " LOJA DE ANIMAIS " de várias marcas de ração,ex:NUTRO,PURINA PROPLAN,ROYAL CANIN e outras que não são da mais alta qualidade mas enfim temos que ter para todas as bolsas.
Só lamento que existem pessoas que não percebem nada disto e só sabem mandar bocas ou será que o senhor da CASADEANAVAL é um dos supostos criadores a quem as marcas de ração com que ele trabalha paga-lhe bem para ele dizer mal das outras.

TENHA VERGONHA PORQUE SE EU ESTOU NESTE FÓRUM É PORQUE GOSTO E PERCEBO DE ALGUMA COISA
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 28, 2004 6:58 pm

Em relação à intervenção da Gelly, direi o seguinte:
Não é novidade que os cães gostam mais da nossa comida do que da ração. Gostam e de que maneira. E gostam de tal forma que habituando-os a essas "papinhas boas", dificilmente aceitarão comer a ração, principalmente se se tratar de uma ração de qualidade. É que, normalmente, as ração mais baratas são as mais saborosas (marketing fraudulento).
Por outro lado, não se deve comparar a alimentação de uma criança ou de um adulto humano à alimentação do cão, porque os organismos são diferentes. Enquanto nós devemos variar ao máximo a nossa alimentação, os cães aceitam muito mal essa variação e nalguns casos pode-lhes provocar danos graves. Uns são mais susceptíveis do que outros. Por exemplo o meu guga se comer qualquer coisa diferente da sua alimentação normal fica logo com diarreia.

Por isso, aquilo que nos parece lógico e sensato não é assim tão linear.
Os motivos por que as rações são concebidas para constituirem um alimento completo e equilibrado deve-se a dois factores fundamentais. Um tem exactamente a ver com o exposto antes, que é o evitar variar a comida; o outro tem a ver com a comodidade do dono. De facto, é muito mais prático verter umas bolinhas no prato do que estar a confeccionar ou a dar restos ao cão. Entre as bolinhas e os restos ele preferirá sempre os últimos, mas não devemos ceder aos gostos do cão para bem da sua saúde.

Os cães vadios comem de tudo e mais alguma coisa, é verdade. E por vezes aparecem aqui relatos de pessoas que alimentaram os cães com comidas variadas e eles duraram até aos 18 anos. Pois, mas não aparecem relatos sobre cães que morreram aos 4 ou aos 5 anos ou que morreram sabe-se lá como...
Quando sai a lotaria a alguém, toda a gente sabe. Mas nunca se divulga os milhões de pessoas a quem não saiu.

Concordo que não haja rações perfeitas. Mas é sempre um mal menor.
Só não compreendo como uma técnica veterinária dá uma opinião dessas...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

terça jun 29, 2004 9:35 am

Nel,

1º que tudo obrigado por te teres dado ao trabalho de me responder e de uma forma normal expuseste o teu ponto de vista. Infelizmente, tenho visto por aqui, ultimamente, cromos e campeões da bola q.b.!

2º eu não sugeri a ninguém que fizesse o que eu faço. Aliás, primo por dizer que não sou, nunca fui nem sequer quero ser exemplo para ninguém!

3º Gosto de vir aqui, gosto de pedir opiniões, ouvir quem entende de certo tipo de animais melhor que eu e tirar as minhas conclusões. Apesar de todo o respeito e consideração que possa ter por criadores, donos conscienciosos que por aqui andam, eu e a Vet que segue os meus cães é que os conhecemos melhor que ninguém e sabemos qual a reacção deles mediante este ou aquele factor. Penso que foi o CasadeAnaVal que disse (perdoem-me se me equivoquei) - A net não é um consultório veterinário!

4º É lógico que certo tipo de coisas podem ser assimiladas. Óleo de girassol para o pelo ou - fui eu que perguntei - qual o desparasitante que costumavam usar nos cães (opinião que posteriormente, calhou, ser corroborada pela Vet.), ossos de talho, de vaca, em vez de pele de não sei o quê fumada.

5º É lógico que o que é bom e suficiente para os teus (perdoa-me tratar-te por tu) cães não será para os meus e vice-versa, daí eu dizer que o bom senso deve imperar. Se, por exemplo, dissessem que os teus cães deviam estar 1 semana a comer maças para ficarem com o pelo assim ou assado ou que deviam correr 3 horas num tapete rolante para desenvolver os músculos, penso que é lógico que o bom senso imperaria!

6º Eu penso e presumo, até prova em contrário, que a maior parte das pessoas aqui são responsáveis e só querem o melhor para os seus cães daí que há que filtrar o que é boa informação do que não é e da boa informação o que serve para os nossos animais.

Tal como escrevi antes, volto a repetir, não sou nem quero ser exemplo para ninguém. No entanto, garanto que quando assumi os meus animais, responsabilizei-me por eles e não há ninguém que os ame mais do que eu ou que seja capaz de fazer por eles mais do que eu!

Beijokas,

Gelly
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça jun 29, 2004 9:48 am

casadotrevo Escreveu:
Rainbow Escreveu: O melhor é mesmo habituá-lo à ração seca,é a melhor alimentação que lhe pode dar ;)
Das comerciais, é verdade. Porque eu acredito, que o ideal mesmo era dar comida fresquinha, só que além de dar muito trabalho, é dificil cálcular tudo nas quantidades certas.
Comida fresquinha?

Qual?
O belo do arroz, com legumes cozidos e os belos dos ossos?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça jun 29, 2004 10:14 am

Oskarina Escreveu: Comida fresquinha?

Qual?
Tecla 3, esta loira, não ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

terça jun 29, 2004 10:24 am

:lol: :lol: :lol:
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça jun 29, 2004 4:08 pm

casadotrevo Escreveu:
Oskarina Escreveu: Comida fresquinha?

Qual?
Tecla 3, esta loira, não ?
:lol: :lol: :lol:

Wrong answer!!

Tecla 9....
Responder

Voltar para “Cães”