Os cães viveram muitos milhares de anos sem ração e até há bem pouco tempos estas não existiam! Um lobo não calcula o que come com base em mais nada que não seja a fome que tem!
Já fui muito "esquisitinho" com o que dava ao meus cães e devo dizer que os resultados não variaram muito, NO MEU CASO PESSOAL, entre determinados tipos de ração ( Gamas Premium e gamas médias). Já vi os meus cães supersaudáveis e de pêlo lindo, mas também tiveram os seus maus períodos, com todos os tipos de ração que experimentei. Por isso ainda não encontrei a "ideal"!
A única altura em que vi os meus cães sem 'problemas' durante um maior período de tempo foi efectivamente quando os alimentei com base na deta BARF. Infelizmente é algo que exige muito tempo e dá muito trabalho....e eu confesso que não tenho este tipo de disponibilidade ou a necessária paciência. Uma coisa é certa, com BARF é única maneira em que sabemos realmente o que estamos a dar de alimento ao nosso cão, porque somo nós que escolhemos e preparamos os ingredientes. Nas rações, só Deus sabe o que lá está dentro, e se aquilo tem mesmo as percentagens que estão escritas na embalagem...bem....temos de confiar no fabricante

É certo que os cães hoje em dia duram mais ( será?) e têm mais saúde (coitados dos veterinários que estão sem trabalho), por causa de serem alimentados com ração, mas eu já começo a ter dúvidas. Para além de, independentemente de ser ração ou comida, o que importa é que COMEM melhor (o que não acontecia aqui há uns anos, em que ficavam com os parcos restos dos donos e já era uma festa), eles são sujeitos a cuidados veterinários ( coisa que não tinham aqui há uns anos). isto é que me parece a causa de durarem mais e estarem mais saudáveis, e não as rações propriamente ditas.
Mas atenção.....concordo que não se pode alimentar um cão de 'qualquer maneira'! Não é correcto alimentá-lo a pão de ló ou mousse de chocolate! Vejam o que come um lobo, deiam isso como base de alimentação ao vosso cão, e não estarão muito longe do ideal!
Abraços
Paulo C.