FBC Escreveu:
... Mas recuso-me a aceitar que dar qualquer outra comida aos cães é quase um crime...
Eu concordo com todo o conteúdo do post do FBC e também com a parte citada, mas sobre isso gostaria de realçar um aspecto.
Eu tenho sido muito crítico aqui no fórum no que respeita à forma um tanto leviana como as pessoas relativamente pouco informadas alimentam os cães. Fazem experiências com rações tal como se experimenta detergentes e para além disso, nalguns casos, dão-lhes da nossa comida porque, se eles gostam, então que comam.
Eu já por uma série de vezes contei aqui o processo de alimentação que adoptei com os meus cães. Já referi isso tantas vezes, que seria fastidioso repetir. Direi apenas que, realmente, não dou apenas ração seca e custa-me divulgar isso porque dada a tendência de se fazerem experiências, custa-me de algum modo poder vir a influenciar. É de facto uma preocupação do tipo "politicamente incorrecta", mas fico melhor com a minha consciência.
E tenho consciência de que a "receita" que uso não é prejudicial, até porque é do conhecimento do veterinário, que não vê nisso inconveniente, mas prefiro não falar nisso. Manias minhas
Em relação à comida BARF, eu nunca a adoptei. Mas cuidado, este tipo de alimentação não é pura e simplesmente dar carne crua ou frangos inteiros e ponto final. Como o PauloC tem referido em vários tópicos, e há já muito tempo, a alimentação BARF obedece a determinados princípios como seja a dosagem de todos os ingredientes, para além da carne crua, para se obter uma alimentação equilibrada.
Ainda outro aspecto: os ossos cozinhados ficam mais rígidos e, ao serem roídos pelo cão, podem formar lascas ponteagudas e ferir ou perfurar o tubo digestivo. Os ossos das aves são os mais perigosos devido à sua constituição molecular. Estilhaçam no sentido longitudinal formando verdadeiras agulhas. Quanto maior a ave, pior. Por isso, os ossos de perú são muito perigosos.
Penso que se os cães forem desparasitados frequentemente, é melhor que a carne seja crua.
Em relação a isto já ponho algumas reservas: dando carne crua ao cão poderá não constituir problema se ela não estiver contaminada. Mas se for carne de porco, não basta proceder à desparasitação frequente. Julgo que a contracção do quisto hidático (e eventualmente de outras doenças) não tem como método preventivo a desparasitação. Isto em relação aos animais como em relação aos humanos. É por isso que se aconselha "passar" muito bem a carne de porco.