Como alimentam os cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Alimentam os vossos cães...

... só com ração seca
47
71%
... só com ração húmida
0
Sem votos
... só com comida "tradicional"
0
Sem votos
... mistura de ração seca e húmida
3
5%
... mistura de comida "tradicional" com ração seca
6
9%
... mistura de ração húmida com comida "tradicional"
1
2%
... mistura das três
3
5%
.. 'varíamos' as opções
6
9%

Total de votos: 66
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 01, 2004 4:06 pm

Pois é nynf.....dá trabalho e exige alguma logística ;) Neste momento está uma arca congeladora desactivada na minha cave, que foi adquirida tendo por única e exlusica função guardar a comida dos cães. A carne era comprada aos 30 e 40 kilos de cada vez, e isto não se pode guardar no congelador normal de um frigorífico. E atenção que eu só tinha dois cães e tu, pelos vistos, tens 3 ( e eu até pensava que só tinhas a Shiva!). Os vegetais nunca os congelei, e por isso trazia apenas as quantidades que pudesse guardar no frigorifico. Eram moídos ( com uma picadora 1,2,3) todas as manhãs e dados logo de seguida ( com a mistura que já te falei). Talvez moer maiores quantidades e congelar para várias refeições possa ser uma boa opção...não sei como é em termos de propriedades vitamínicas que se percam ou truques de congelamento :(
Eu tinha uma conhecida na Alemanha que era 'fanática' de BARF, e era ela que me dava as dicas todas na altura e esclarecia as minhas dúvidas. Já me esqueci de muuuiiittaaaa coisa :?

Actualmente dou ração seca aos meus cães, complementada ocasionalmente com comida caseira ( arroz, carne e vegetais cozinhados), e umas 'recordações' de BARF também ocasionais...hehehehe! Sem entrar em discussões e explicações com ninguém, posso dizer que uma das 'recordações' de BARF que costumo dar aos meus cães são frangos inteiros crús ( é importante que sejam crús, e que sejam frangos e não galinhas).

Cumprimentos
Paulo C.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jul 01, 2004 4:16 pm

Eu só dou ração seca (Nutro Choice).

Têm o pêlo excelente, as fezes duras e boa saúde.
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 01, 2004 4:47 pm

[quote=PauloC]
e umas 'recordações' de BARF também ocasionais...hehehehe! Sem entrar em discussões e explicações com ninguém, posso dizer que uma das 'recordações' de BARF que costumo dar aos meus cães são frangos inteiros crús ( é importante que sejam crús, e que sejam frangos e não galinhas).
[/quote]

Provavelmente, vão pensar ... mais uma pergunta estúpida...mas

e os ossos das pernas??? Aqueles ossos que estilhaçam?

Gelly
zuki
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2004 10:50 pm

quinta jul 01, 2004 6:50 pm

A minha cadelinha só come ração seca.
Se estiver mal disposta come um arroz cozido com feveras de frango, ervilhas e cenoura temperado com um bocadinho de sal.

Acho que não estou a prejudica-la ;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quinta jul 01, 2004 7:41 pm

Não costumo participar nestes tópicos sobre alimentação porque, embora reconheça a sua utilidade, não me motivam. Mas, a história dos frangos crus levou-me a participar.

Como tudo na nossa cultura, a alimentação canina, também tem modas e interesses económicos por trás, estas são algumas das razões pelas quais é politicamente incorrecto não alimentar os cães exclusivamente a ração. Outra razão é o facto das rações secas serem, de facto, bastante completas e muito pratica utilização e conservação. Mas recuso-me a aceitar que dar qualquer outra comida aos cães é quase um crime.

O meu pais é criador de frangos e em casa dele os cães sempre se alimentaram essencialmente de frangos crus e por vezes algum arroz ou massa sem que alguma vez tivessem tido algum problema com isso, inclusive, neste momento tem uma cadela com 16 anos que só está vacinada contra a raiva e nunca foi ao veterinário. Está de óptima saúde e ainda pensa viver mais uns anos, mas, claro, vive em liberdade.

Uma vez, ao falar com um famoso criador de Serras da Estrela, ele disse-me que alimentava os cães à base de frangos crus, mas para não dizer a ninguém porque era politicamente incorrecto.

Neste momento alimento os meus cães quase exclusivamente com ração seca, principalmente porque é muito prático, e por vezes alguns ossos e carne de vaca, sempre crus. Penso que se os cães forem desparasitados frequentemente, é melhor que a carne seja crua.

Cumprimentos
Francisco Bica
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 01, 2004 8:01 pm

Eu dou ração seca à Meggy! Ela gosta, mas se vier outra coisita nem toca na ração. Quando vou para a aldeia com ela, a ração só serve para enfeitar ou para algum momento desesperante de fome. Ela guarda toda a sua larica para as horas das nossas refeições, uma vez que já aprendeu que há um certo e determinado membro da família que tem "mãos de aranha" e deixa cair uns bocaditos de comida! A desculpa do costume é que "é para desougar! Coitadinha, sempre a comer aquilo!"!!! Que vou eu fazer!!!

Em relação aos frangos crus, que o Paulo falou, já ouvi muitas vezes. Os ossos do frango quando cru e sendo mesmo frango e não galinha, como o Paulo mencionou, não partem tanto nem estilhaçam! Daí não haver perigo para os cães. Eu só não dou à Meggy porque ela rebentava!!! Para ela tinha de ser uma...codorniz!!! :lol: :lol: :lol: ;)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta jul 01, 2004 9:29 pm

Os ossos de galinha é k são um perigo, mas também ñ confio nos de frango, cada espécie de cão tem a sua fragilidade do aparelho intestinal , ñ nos podemos fiar nisso, a minha cadela já teve uma gastroentrite devido à ingestão de ossos de frango!!!
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

sexta jul 02, 2004 8:47 am

[quote=leoa_nova_]
Os ossos de galinha é k são um perigo, mas também ñ confio nos de frango, cada espécie de cão tem a sua fragilidade do aparelho intestinal , ñ nos podemos fiar nisso, a minha cadela já teve uma gastroentrite devido à ingestão de ossos de frango!!!
[/quote]

É realmente um caso estranho porque quando se fala de ossos de galinha/frango penso que tem mais a ver com o estilhaçar .... a menos que esses ossos já estejam podres e que possam provocar outros problemas!

Leoa_nova, quando engole uma espinha ou um osso também fica com gastroenterite????? :o

Gelly
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 8:58 am

Os ossos de frango, são muito perigosos, cozinhados. Crus não causam problemas.
Criou-se o "medo" dos ossos de frango, porque as pessoas dão-os cozinhados, ou seja os restos da sua própria refeição.
Agora, o que aqui se falou, foi em dar FRANGOS CRUS inteiros, não fazer confusão com dar restos, por favor.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 10:23 am

FBC Escreveu: ... Mas recuso-me a aceitar que dar qualquer outra comida aos cães é quase um crime...
Eu concordo com todo o conteúdo do post do FBC e também com a parte citada, mas sobre isso gostaria de realçar um aspecto.
Eu tenho sido muito crítico aqui no fórum no que respeita à forma um tanto leviana como as pessoas relativamente pouco informadas alimentam os cães. Fazem experiências com rações tal como se experimenta detergentes e para além disso, nalguns casos, dão-lhes da nossa comida porque, se eles gostam, então que comam.

Eu já por uma série de vezes contei aqui o processo de alimentação que adoptei com os meus cães. Já referi isso tantas vezes, que seria fastidioso repetir. Direi apenas que, realmente, não dou apenas ração seca e custa-me divulgar isso porque dada a tendência de se fazerem experiências, custa-me de algum modo poder vir a influenciar. É de facto uma preocupação do tipo "politicamente incorrecta", mas fico melhor com a minha consciência.
E tenho consciência de que a "receita" que uso não é prejudicial, até porque é do conhecimento do veterinário, que não vê nisso inconveniente, mas prefiro não falar nisso. Manias minhas ;)

Em relação à comida BARF, eu nunca a adoptei. Mas cuidado, este tipo de alimentação não é pura e simplesmente dar carne crua ou frangos inteiros e ponto final. Como o PauloC tem referido em vários tópicos, e há já muito tempo, a alimentação BARF obedece a determinados princípios como seja a dosagem de todos os ingredientes, para além da carne crua, para se obter uma alimentação equilibrada.

Ainda outro aspecto: os ossos cozinhados ficam mais rígidos e, ao serem roídos pelo cão, podem formar lascas ponteagudas e ferir ou perfurar o tubo digestivo. Os ossos das aves são os mais perigosos devido à sua constituição molecular. Estilhaçam no sentido longitudinal formando verdadeiras agulhas. Quanto maior a ave, pior. Por isso, os ossos de perú são muito perigosos.
Penso que se os cães forem desparasitados frequentemente, é melhor que a carne seja crua.
Em relação a isto já ponho algumas reservas: dando carne crua ao cão poderá não constituir problema se ela não estiver contaminada. Mas se for carne de porco, não basta proceder à desparasitação frequente. Julgo que a contracção do quisto hidático (e eventualmente de outras doenças) não tem como método preventivo a desparasitação. Isto em relação aos animais como em relação aos humanos. É por isso que se aconselha "passar" muito bem a carne de porco.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 10:33 am

nel Escreveu: Julgo que a contracção do quisto hidático (e eventualmente de outras doenças) não tem como método preventivo a desparasitação.
Tem, Parazinquantel, que está presente, p. ex. no Drontal Plus.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jul 02, 2004 10:39 am

O saber não ocupa lugar e não tenho cães mas poderei vir a ter... Gostava de fazer 2 perguntas:
- Os cães não apanham toxoplasmose? Um dos perigos de dar carne crua aos gatos é eles apanharem toxoplasmose, muitas vezes difícil de diagnosticar e chata de tratar podendo ser fatal...
- Em relação à carne de porco uma vet explicou-em que esta contem muitas histaminas, provocando muitas mais alergias alimentares, logo nunca se deveria dar aos gatos. Passa-se o mesmo com os cães, a carne de porco pode causar alergias?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jul 02, 2004 10:44 am

casadotrevo Escreveu: Tem, Parazinquantel, que está presente, p. ex. no Drontal Plus.
Não sabia. Obrigado pela informação. ;)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado jul 03, 2004 7:03 pm

Os meus cães sempre foram alimentados a BARF. Não posso optar na sondagem porque não está lá essa opção.
Infelizmente não sei a "receita" usada, visto que é o meu pai que prepara tudo, mas sei que os ingredientes rondam a carne de vaca e porco (cozida, por vezes a primeira crua), vegetais diversos e arroz.
Optamos por esta alimentação não pelo factor preço (é capaz de sair mais cara que a ração seca) mas pelo factor controle de qualidade.
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sábado jul 03, 2004 7:45 pm

Hummm
Tudo me parece muito interessante!
Tenho uma Rottweiler e por isso gostava de saber muito mais coisas sobre estas receitas que ajudam o metabolismo dos cães a funcionar melhor....Tipo..Crescimento do pêlo brilhante e saudavel, musculos fortes etc... Essa do cancro não sabia Nynf... Sempre aprender...

Alguem entendido pode-me mandar uma PM com essas receitas? A minha cadela só come ração, BENTO KRONEN premium... Isto é bom? É a ração que o criador costuma dar, e foi a primeira ração que ela comeu e que continua a comer sempre.... A vet já disse que ela tem de mudar, e fazer uma boa ração. Digam-me sinceramente uma boa marca para cachorro rottweiler e futuramente ração para adulto. Li alguns nomes de marcas por aqui e não conheço. Se puderem e se quiserem por pm, digam-me as marcas e onde se costuma encontrar á venda... Zona de Lisboa, arredores ( Cascais, Carcavelos, Loures, Amadora... Isto tudo aqui á volta...) Podem-me fazer esse favor?

Agradeço desde já!!
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
Responder

Voltar para “Cães”