Eu estive vários meses sem cão, desde que morreu o meu Bobby (que tinha vindo connosco da Argentina), até que trouxe o Dylan a casa.
Nesses meses sem cão a minha casa estava limpa e arrumada sempre, não havia chatices como pêlos no chão, brinquedos espalhados, coisas roídas ou partidas.
Tambem nesses meses andei triste e aflita, tinha imensas saudades do meu cocker, da minha Pátria, das minhas aulas, da minha vida anterior.
Tive ainda outros problemas pessoais, doenças e perdas na família que tinha ficado no meu país.
Quando penso nesse tempo, vejo uma sala impecável, as almofadinhas direitinhas sobre o sofá, tudo certinho, silencioso, vazío.
Uma tristeza.
Tudo mudou com a chegada do meu malandrinho. O día começa com uma sessão de ginástica e corrida no jardim, eu corro e ele corre atrás de mim. A casa é um desarrumo e uma animação, o aspirador e a esfregona não têm respiro, tudo é alegría e brincadeira para ele, às vezes eu estou no computador a trabalhar e o vejo passar a correr com um ténis na boca e uma das minhas filhas a correr atrás dele "dá cá o meu zapato, malandro!"
Neste ano baixei os 5/6 quilos a mais que tinha, fiquei mais leve, mais activa, mais alegre. Limpo mais, trabalho mais, mas eu acho que tambem vivo melhor.
Aprendi (e ainda continuo a aprender) montes de coisas que não sabia sobre os cães. Melhorei o meu português escrito

. Conheci no jardim muitas pessoas com os seus canitos, gente que não teria conhecido se tivesse ficado fechada em casa como estava antes.
Não sei se perdi qualquer coisa, ganhei foi um companheirão que até sabe adaptarse às minhas actividades: na rua é atento, no jardim ou na praia é um maluco à solta, na casa é alegre e divertido, anda sempre a ver que asneira pode fazer, mas se eu estou a ler, ou no computador ou na mesa da cerámica (é o meu pasatempo) ele deita-se perto de mim a tirar uma soneca.
Não sabe é ficar sozinho, mas tambem é a minha culpa, como eu estou em casa o dia tudo, ou então estão as minhas filhas, ele nunca se habituou. Mas pronto, um defeito pode ter, não é?
Alicia