Praias autorizadas para cães..onde?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

segunda jul 05, 2004 3:02 pm

Olá!

Realmente a coisa anda a ficar preta! são as hipocrisias desta santa terra :D
Eu levo às vezes mas eu ando em praias nortenhas e levo mais ao fim da tarde para uma banhoca tardia e quando está menos gente.
Mas eu entendo que quem tenha um labrador o queira levar a horas ditas normais ;)

Bjs Alex
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

segunda jul 05, 2004 4:20 pm

Desconheço qual ou quais os diplomas ao abrigo dos quais existe essa proibição.

Seria interessante começar-se a perguntar ás autoridades, marítima ou outra, porque é proibido.

Qual a Lei, Portaria ou Regulamento Municipal onde se sustenta esta proibição, alguém me sabe dizer?

Cumprimentos,

POG
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda jul 05, 2004 4:55 pm

É como nos Parques e Jardins... já não se pode andar com os cães em lado nenhum... se toda a gente tivesse um mínimo de civismo e educação, apanhassem os dejectos e educassem os seus cãezinhos talvez não houvessem tantas proibições... Qualquer dia só os cães a pilhas ou de peluche é que podem andar na rua...

Já pensei em comprar um tapete rolante para o Max fazer exercício... é que o desgraçado não pode andar à solta em lado nenhum...
tipastel
Membro
Registado: domingo fev 29, 2004 7:47 pm

segunda jul 05, 2004 6:36 pm

para começar só um ponto,apesar da matilde adorar praia assim como o dono, à que admitir que os nossos caezitos incomodam,é verdade... tambem não tou aver mts pessoas que estam aqui a falar a gostarem de terem um rato ou uma cobra ao lado enquanto apanha banhos e sol ,ne?! pronto tem de existir um respeito da nossa parte.
O que acho que devia existir era um maior lote de praias para os caes, acho que por lei ( e nao tenho a minima certeza) podesmos levar o cao para qq praia não vigiada, então se existe falta de nadadores salvadores é so estar com atençao :o ;) 8) Já agr na zona de portimao existem muitas praias que apesar de ate existir placas de proibição ninguem chateia de ter la os caes, agr la esta, continuo a dizer que à que respeitar e nos lembrar mos que existem pessoas que nao gostam de caes e so temos é de respeitar porque tambem nao estou a ver ninguem a levar o boby à praia de trela...hehehehe

Tiago
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 05, 2004 8:27 pm

POGP Escreveu: Desconheço qual ou quais os diplomas ao abrigo dos quais existe essa proibição.

Seria interessante começar-se a perguntar ás autoridades, marítima ou outra, porque é proibido.

Qual a Lei, Portaria ou Regulamento Municipal onde se sustenta esta proibição, alguém me sabe dizer?

Cumprimentos,

POG
Pode encontrar essa proibição nos Editais de Praia e em alguns Planos de Ordenamento da Orla Costeira ( POC).

Onde isso não exista (!!), vigora a Lei geral para espaços públicos, ou seja, os cães podem permanecer desde que acompanhados pelo dono e conduzidos à trela ou com açaimo funcional.

Cumprimentos
Paulo C.

Cumprimentos
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

terça jul 06, 2004 10:20 am

Caro PauloC

Grato pelo sempre muito pertinente contributo.

Os editais não são fonte de normas jurídicas são apenas formas de publicidade dessas normas.

Os POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) são vários. Aos que tenho acesso, POOC Sintra-Sado (Resolução do Conselho de Ministros 86/2003) e de Cascais/Forte de S.Julião da Barra ( Resolução 123/98), essa proibição consta respectivamente de normas (art. 51º alínea d) e art. 49º alínea i)) cuja redacção é igual:

É interdita
d) Permanência e circulação de animais nas áreas concessionadas ou licenciadas durante a época balnear.

É por isso pois necessário que estejamos em plena época balnear e que a zona em causa seja concessionada ou licenciada para que seja proibido.

De qualquer das maneiras continuo a não perceber porque a proibição tem contornos generalistas. Isto é, SÃO PROIBIDO CAES NAS PRAIAS.

Sendo certo que fora destes casos especiais se aplica, como diz e bem, a lei geral. Além disso praias não são paredões, nem pontões nem passeios marítimos.

O que invocarão as autoridades? O que diz o tal edital?

Cumprimentos,

POG
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

terça jul 06, 2004 10:33 am

"para começar só um ponto,apesar da matilde adorar praia assim como o dono, à que admitir que os nossos caezitos incomodam,é verdade... tambem não tou aver mts pessoas que estam aqui a falar a gostarem de terem um rato ou uma cobra ao lado enquanto apanha banhos e sol ,ne?! pronto tem de existir um respeito da nossa parte. "
Quando levo a minha Becas à praia ela anda de trela e fica sempre ao pé de mim não chateia ninguem (só quem a achama claro e quase toda a gente na praia adora a bichinha e etsão sempre a chamá-la) acho que se houver civismo da parte dos donos deveria se poder levar os cães para a praia sim!!! agora aqueles que andam com eles sem civismo é que deveriam ser punidos!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

terça jul 06, 2004 11:07 am

Yup, lá isso é verdade, os donos inconscientes é que deveriam ser penalizados, mas enfim...

Por falar nisto, ainda na 5ª feira passada estive na praia a Brincar com um São Bernardo com 2 meses e meio, super querido e bem comportado, ainda acabei na conversa com o dono e a dono, tudo sobre canitos, vets, rações etc e tal.

Lá tambem tem um tipo que leva um Golden bem grande (digo isto porque me parece que o mesmo excede o estalão), e esse cão tambem é super alinhado e obediente.

8) :)
Moca32
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 11:11 am

Yup, lá isso é verdade, os donos inconscientes é que deveriam ser penalizados, mas enfim...

Por falar nisto, ainda na 5ª feira passada estive na praia a Brincar com um São Bernardo com 2 meses e meio, super querido e bem comportado, ainda acabei na conversa com o dono e a dono, tudo sobre canitos, vets, rações etc e tal.

Lá tambem tem um tipo que leva um Golden bem grande (digo isto porque me parece que o mesmo excede o estalão), e esse cão tambem é super alinhado e obediente.

8) :)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 06, 2004 11:36 am

Os editais são quase todos iguais. Em tempos pedi um ao "Ministério da Defesa" e deram-me uma especie de minuta usada nas nossa praias. Só muda o nome do Capitão do Porto e da Praia, porque o resto é igual em todos:
__________________________________, Capitão do Porto de _________________________________, ao abrigo
do nº 2 do artigo 5º e dos artigos 13º e 16º do decreto-Lei nº 309/93 de 2 de Setembro, com a redação dada pelo Decreto-Lei nº 218/94 de 20 de Agosto, bem como das disposições do decreto nº 42 305, de 5 de Junho de 1959, com a redacção dada pelo Decreto nº 49 007, de 13 de Maio de 1969, do Decreto-Lei nº 290/95, de 10 de Novembro, e demais legislação aplicável faz saber que o uso da praia de _____________________________________está subordinado a:
Seguem-se uma serie de preceitos, e no ponto 8º referente a "Interdições", suje uma alinea:
h) É interdita a permanência e circulação de animais fora das zonas autorizadas;
Agora não deixa de colocar-se uma questão....onde são as 'zonas autorizadas' ? É que eu não conheço praia nenhuma com zona autorizada à circulação de animais!!!

Eu até hoje também não encontrei nada de concreto e objectivo que dissesse que de forma genérica é SEMPRE proibida a permanência de cães nas praias! Mas como existem estas coisas.....sinto sempre que posso estar a violar a Lei.
Moca32
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 1:29 pm

Pois compreendo, realmente nós estamos sempre preocupados com estas cenas, e claro a ultima coisa que queremos é problemas com as autoridades.

Agora tem uma coisa, eu da legislação pouco sei, mas certamente que um bom advogado com "olho" para o assunto vai encontrar lacumas nesta lei que podem muito bem ser usadas a nosso favor, é tipico das leis Tugas.

É complicado, mas...

Eu até pagava para ver uma praia onde exista uma placa a dizer que os canitos podem estar a circular sem problemas. :)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça jul 06, 2004 1:54 pm

Moca32 Escreveu: Eu até pagava para ver uma praia onde exista uma placa a dizer que os canitos podem estar a circular sem problemas. )
Duvido é que se podesse mesmo circular à vontade, porque ia estar a abarrotar de certeza! :lol: Com tantas pessoas que gostariam de levar os seus canito para a praia. Mas tenho a certeza que ia ser uma animação!!!

;)
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça jul 06, 2004 2:32 pm

Ois!

Bem e voltando ao assunto, quando estive a trabalhar no alentejo (zona litoral) as praias concessionadas são poucas, de modos que os cães estão na maioria delas perfeitamente à vontade :D
Não vos digo nada, houve uma tarde em pleno Agosto "praia a abarrotar" aparece um cromo com dois dobermam à solta :o ali, lado a lado com pequeninos, não era nada comigo mas fiquei com medo. Não sei se estão a ver... Vai um miudo mais "afoito" fazer festinha e fica sem mão :o
Isto é só mais uma achega para a falta de civismo das pessoas! os cães até podiam lá estar, mas de trela com o dono a vigiar.
Faltou dizer que o dono estava ao meu lado e era como se os cães não fossem dele :o É claro que no meio daquilo tudo, também houve miudos a fugir, inclusivé da água e o dono na maior!
E depois por causa de gente idiota pagamos todos.

Bjs Alex
sfigueira
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 2:55 pm

repetida...
Última edição por sfigueira em terça jul 06, 2004 3:05 pm, editado 1 vez no total.
sfigueira
Membro Veterano

terça jul 06, 2004 3:00 pm

xanda Escreveu: aparece um cromo com dois dobermam à solta :o ali, lado a lado com pequeninos, não era nada comigo mas fiquei com medo. Não sei se estão a ver...
Olhe, desculpe lá, mas mais depressa tenho medo de um caniche nervosinho do que dum Dobermann...
xanda Escreveu: Vai um miudo mais "afoito" fazer festinha e fica sem mão :o
Viu-os por acaso a morder em alguém????

Que exagero...você também ainda acredita que é uma raça fabricada em laboratório e que quando chegam aos 5 anos têm que ser abatidos porque há um osso do crâneo que cresce e se espeta no cérebro? :o :o

Ele há com cada um!!!

Para além do Max (Dob) que tem agora 5 meses e é a coisa mais maricas que conheço, tenho o Nero que é um Rottweiler com o respeitos peso de 60Kg e cujo maior objectivo na vida é dar cabeçadas a pedir festas a toda a gente que vê... pode crer que se o largasse no meio de uma praia cheia de criancinhas nenhuma ficava sem mão, podiam até andar a cavalo nele... já a Margarida dos meus pais que é uma Pequinois, não a chateiem muito porque ela vira o dente! E esta hein?!???

É a eterna questão de que nem sempre os cães grandes são mais perigosos que os pequenos, só por serem grandes... Tudo depende da educação!

Concordo que não devam andar soltos a importunar as outras pessoas, mas isso tanto um Dobermann como um Yorkshire!
Ainda no outro dia estava na praia com o Max (não concessionada, claro!) e veio uma amostra de cão meter-se com ele.
O meu estava preso, junto de nós e o outro andava solto... é claro que acabei por deixar o meu ir brincar com o outro, mas isso porque os donos não se importaram e não havia gente à volta que eles pudessem atropelar!
Responder

Voltar para “Cães”