O que fariam?
Moderador: mcerqueira
Só hoje tive oportunidade de regressar a este tópico e, como em tantos outros, é pena constatar que já cá não falta a habitual intervenção desestabilizadora... 
Quanto ao lirismo de que aqui se falou, não considero as coisas bem assim. O ciclo éstrico das cadelas divide-se em quatro fases: proestro, estro, diestro (ou metaestro) e anestro. A fêmea só se torna receptiva e fértil durante o estro, ou seja, a fêmea só permite que o macho a cubra durante esta fase.
Já tive de levar à rua cadelas em cio e, se a cadela não se encontrar durante a fase em que está receptiva, afastá-la dos machos não é tarefa tão difícil quanto se julga ser. Por vezes custa, claro que custa. No entanto, e agora falando deste tópico em específico, quem toma a decisão de ajudar em vez de ignorar, arranjará forma de o fazer. Nem que só o consiga depois de consumado o acto.
Para finalizar, gostaria de fazer uma pequena correcção ao que escrevi na primeira intervenção. O facto de o número de cães e gatos sem dono não parar de aumentar não se deve apenas ao comodismo de muitos, mas também em grande medida à mentalidade "ultrapassada" de certas pessoas que pensam que os animais partilham a nossa sexualidade.
Ao contrário dos humanos, os cães não copulam por romance, por diversão, por depressão; eles não copulam porque estão contentes, tristes, ou simplesmente apaixonados. A motivação é bastante simples: a fêmea entra no ciclo éstrico e o macho reage às feromonas, que accionam o instinto de procriação.

Quanto ao lirismo de que aqui se falou, não considero as coisas bem assim. O ciclo éstrico das cadelas divide-se em quatro fases: proestro, estro, diestro (ou metaestro) e anestro. A fêmea só se torna receptiva e fértil durante o estro, ou seja, a fêmea só permite que o macho a cubra durante esta fase.
Já tive de levar à rua cadelas em cio e, se a cadela não se encontrar durante a fase em que está receptiva, afastá-la dos machos não é tarefa tão difícil quanto se julga ser. Por vezes custa, claro que custa. No entanto, e agora falando deste tópico em específico, quem toma a decisão de ajudar em vez de ignorar, arranjará forma de o fazer. Nem que só o consiga depois de consumado o acto.
Para finalizar, gostaria de fazer uma pequena correcção ao que escrevi na primeira intervenção. O facto de o número de cães e gatos sem dono não parar de aumentar não se deve apenas ao comodismo de muitos, mas também em grande medida à mentalidade "ultrapassada" de certas pessoas que pensam que os animais partilham a nossa sexualidade.

Ao contrário dos humanos, os cães não copulam por romance, por diversão, por depressão; eles não copulam porque estão contentes, tristes, ou simplesmente apaixonados. A motivação é bastante simples: a fêmea entra no ciclo éstrico e o macho reage às feromonas, que accionam o instinto de procriação.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Pena quie os teus avós tb não pensaram assim antes dos teus pais te conceberem!baiha Escreveu: Se fosse ao pé de mim era um tiro na cadela, acabava com o problema da futura cachorrada, depois havia a vantagem de só se abater um animal em vez de todos, e ainda contribuia para que o meu sono não fosse prejudicado. :p![]()
Biba o chumbo 6
Daniel

Era só vantagens!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
- Contacto:
E por causa destas coisas que volta na volta tenho de me chatear com o meu pai, que mania de andar a fazer filhos em casa alheia, e depois vêm-me chatear para o forúm... Uma maçada.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Olá. Desculpem estar a responder tão tarde, mas estive de férias (sem net) e só hoje estou a actualizar-me (não se espantem se virem por aí alguns "puxanços" :p )
Coloquei este tópico porque na noite anterior da sua colocação fui confrontada com esta situação: uma cadela com o cio, rodeada de cães no meio de um cruzamento que fica ao lado da minha casa. Tive logo a genial ideia de a ir lá buscar. Fui ajudada por duas vizinhas e, por elas, acabei por saber que mais de metade dos "namorados" eram de pessoas do bairro, que os deixavam soltos à noite. Infelizmente a minha mãe não me deixou ficar com o bicho durante uma noite e nenhuma das simpáticas vizinhas queis ter o trabalho de a albergar. Como não sei de nenhum veterinário aberto às 11 da noite não pude ir lá para uma consulta de urgência (não sei mesmo! E ainda não temos as páginas amarelas!). Por isso tive que por a cadela outra vez na rua, mesmo com os cães todos a rondarem a porta do prédio.
Foi por esta razão que quis saber as vossas opiniões. A minha intenção (não realizada...) era levar a cadela ao veterinário para ver se tinha chip, já que a coleira não tinha identificação. Se não tivesse era abatida, porque não tinha condições para ficar com ela.
Obrigado pelas opiniões (e pelas "desopiniões")
Coloquei este tópico porque na noite anterior da sua colocação fui confrontada com esta situação: uma cadela com o cio, rodeada de cães no meio de um cruzamento que fica ao lado da minha casa. Tive logo a genial ideia de a ir lá buscar. Fui ajudada por duas vizinhas e, por elas, acabei por saber que mais de metade dos "namorados" eram de pessoas do bairro, que os deixavam soltos à noite. Infelizmente a minha mãe não me deixou ficar com o bicho durante uma noite e nenhuma das simpáticas vizinhas queis ter o trabalho de a albergar. Como não sei de nenhum veterinário aberto às 11 da noite não pude ir lá para uma consulta de urgência (não sei mesmo! E ainda não temos as páginas amarelas!). Por isso tive que por a cadela outra vez na rua, mesmo com os cães todos a rondarem a porta do prédio.
Foi por esta razão que quis saber as vossas opiniões. A minha intenção (não realizada...) era levar a cadela ao veterinário para ver se tinha chip, já que a coleira não tinha identificação. Se não tivesse era abatida, porque não tinha condições para ficar com ela.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
ladyxzeus Escreveu: Foi por esta razão que quis saber as vossas opiniões. A minha intenção (não realizada...) era levar a cadela ao veterinário para ver se tinha chip, já que a coleira não tinha identificação. Se não tivesse era abatida, porque não tinha condições para ficar com ela.

Era abatida???E por acaso pensou em pô-la para adopção,ou tentar pelo menos esterilizá-la?Então era melhor deixá-la estar onde estava,ou pensa todos os cães abandonados deveriam ser abatidos?

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Se não tivesse era abatida, porque não tinha condições para ficar com ela.

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
É que assim já os cães não faziam barulho anja. Não percebes nada disto
Isto realmente há cada um

Isto realmente há cada um

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
E mesmo que não tenha dono,terá algum direito de o abater?anjaazul Escreveu: porque será que certas cabecinhas pensam que só um animal com chip , tem dono? sempre há cada uma![]()

<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
kitten Escreveu: É que assim já os cães não faziam barulho anja. Não percebes nada disto
Isto realmente há cada um o o o

né nada,
isto é um novissimo método anticoncepcional, e mais nada!!!!
trata-se de controlo de natalidade, minhas senhoras, de controlo de natalidade.
em linguagem corrente: limpa-se o sebo á prenha e tá feito. :p
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
JUMP Escreveu:![]()
né nada,
isto é um novissimo método anticoncepcional, e mais nada!!!!
trata-se de controlo de natalidade, minhas senhoras, de controlo de natalidade.
em linguagem corrente: limpa-se o sebo á prenha e tá feito. :p

<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Então nem se dá a hipótese de a cadela ser adoptada e ter uma vida melhor, hum, que bom Ladyxzeus, já pensou estar na pele da cadela??