Qualidade da água

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 13, 2004 1:25 pm

tigris Escreveu: ... cá em casa optámos por beber água engarrafada (de qualidade comprovada) ...
Tem mesmo a certeza que a água engarrafada que bebe é de qualidade comprovada?
É uma pergunta. Não é uma crítica.

Dada a circunstância de a água encanada do meu escritório não ter qualidade, embora se situe no Porto tal como a minha residência, normalmente uso lá água engarrafada. A água lá não tem qualidade porque nessa zona da cidade as canalizações são muito antigas e a água chega amarelada. Ainda por cima, o prédio tem depósitos. Isto é, a água não vai directamente para cada dependência do prédio. Passa primeiro pelo depósito que se situa no sótão, para prevenir eventuais faltas de fornecimento da água, com os riscos inerentes de se irem formando colónias de bactérias na água (estagnada) do depósito.
Aqui está um caso, que referi antes, de a água da torneira não ser de confiança.

O que me faz desconfiar da qualidade da água engarrafada é o seguinte.
Fiz várias experiências entre um considerável número de marcas. Abrindo uma garrafa e começando a consumi-la, passados uns dias ela ficava pôdre, com mau sabor e a cheirar mal. De tal modo que era impossível continuar a consumi-la. E fui experimentando sucessivas marcas.
Até hoje só encontrei uma marca (de entre tantas que presentemente há à venda), em que este problema não se verifica. Não experimentei todas as marcas. Bastou-me encontrar uma que me mereceu alguma confiança para parar de investigar, até porque não era esse o meu objectivo.

Isto poderá parecer preciosismo no que respeita à manutenção dos nossos bichos. Se eles (os meus) metem tudo o que é lixo na boca quando vão à rua, aparentemente poderá parecer estúpido ter estes cuidados e só dar às "florzinhas de estufa" água engarrafada da marca XPTO. No entanto, não considero isso preciosismo. O meu princípio continua a ser o que a Nynf enunciou: se a água não serve para mim, também não serve para eles. É que eles bebem muita água durante o dia e não é assim tão difícil proporcionar-lhes uma que seja de qualidade... que considero comprovada.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

sexta ago 13, 2004 6:47 pm

nel, apesar de ser um facto que nunca podemos ter certezas absolutas quanto à boa qualidade, quando digo "de qualidade comprovada" refiro-me a um produto certificado, a um produto considerado fidedigno e sujeito a análises regulares por entidades competentes.

No entanto, essa experiência que relata é interessante. Sem pretender de forma alguma insinuar que tal não se deveu mesmo à fraca qualidade dos produtos em questão, será que tal "fenómeno" não estará relacionado com as características próprias da água engarrafada? Por exemplo, a água engarrafada não deve ficar exposta à luz solar, tem um período de validade inferior à água da torneira. Ou talvez até seja válido o mesmo princípio aplicável aos produtos que têm de ser consumidos dentro de x dias depois de serem abertos, por exemplo. Mas isto são apenas especulações.

Quanto à canalização, essa é uma questão que também me parece importante. Aqui em casa, optámos por pôr canalização nova. No entanto, depois de deixar a estação de tratamento, a água percorre muitos quilómetros e passa por vários sistemas de armazenamento e canos antes de chegar ao nosso copo. Acredito que muitos desses canos sejam antigos e devam estar enferrujados. Ou seja, ao longo de todo o percurso até à nossa torneira, a água poderá apanhar diversos metais como chumbo ou mercúrio; o produto final poderá conter níveis mais elevados de metais não desejados ou prejudiciais à saúde do que na altura em que foi inspeccionada na estação de tratamento. Apesar de existirem meios de se controlar a qualidade da água em vários pontos ao longo do sistema de distribuição, é certamente impossível testar todas as torneiras no sistema.

Tenho consciência de que a água engarrafada também não estará isenta de perigos. E também tenho consciência de que os subprodutos da cloração também advêm de outras fontes que não apenas a água. No entanto, as informações que existem actualmente levam-me a questionar mais a qualidade da água da torneira do que da água engarrafada (o risco de contrair cancro é-me suficiente para preterir uma em favor da outra). Mas atenção, cá em casa não se faz disto uma obsessão. Se já não houver água engarrafada, bebe-se água da torneira. E por vezes até se passam alguns dias até irmos buscar uma nova remessa...
Foi só há pouco tempo que começámos a considerar a hipótese de optar por um dos diversos dispositivos de filtragem disponíveis, mas ainda não fizemos o trabalho de casa quanto à qualidade e eficácia dos mesmos...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta ago 13, 2004 9:02 pm

Tigris, concordo com todas as considerações que fez na sua mensagem.
Vou confidenciar aqui uma mensagem privada que recebi entretanto de um participante do fórum a este respeito e que, dado não se tratar de um assunto confidencial, atrevo-me a divulgá-lo.

O dito membro perguntou-me se eu ao usar a água da garrafa a bebia directamente da garrafa, alegando que o contacto da boca com a água infectaria a água da garrafa desenvolvendo aí bactérias e provocando a sua degradação. Esta pergunta justificava-se por ele ter tido a experiência de existir degradação bebendo directamente da garrafa e não ter havido quando a água era vertida para um copo.
Isto tem lógica, de facto, mas o que é certo é que bebo sistematicamente da garrafa e a água da marca que uso presentemente mantém-se impecável vários dias...

Bom, isto desenvolveu-se um pouco fora do âmbito dos cães. Peço desculpa aos restantes participantes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

segunda ago 16, 2004 1:38 pm

Ainda a respeito da água canalizada (e também peço desculpa por isto se enquadrar fora do âmbito dos cães), aqui vai um dado no mínimo curioso: os britânicos andam a beber água com vestígios de Prozac!

Para quem quiser ler a notícia no original:
http://www.guardian.co.uk/medicine/stor ... 93,00.html
Responder

Voltar para “Cães”