Justifica-se eutanásia????

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta ago 26, 2004 2:27 pm

Eu tive até ainda à pouco tempo uma cadela com cancro, as hipóteses ñ eram boas, já que o cancro era maligno e ñ havia possível remoção, dado ao local onde apareceu...

Eu ñ consegui deixar ninguém eutanasiar a cadela, pois com medicação ela ainda andava e tinha qualidade de vida, mas de repente aquilo inchou e arrebentou, e ela já nem andava à 1 dia atrás disso...

Ai foi a gota de água, até eu tive de concordar, ñ conseguia mais ver a cadela assim, sabendo que ela estava a sofrer imenso...

Às vezes é a melhor escolha, cabe ao dono saber qual, o que é uma tarefa BEMDifícil.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta ago 27, 2004 3:54 am

No caso descrito, não me parece que se justifique a eutanásia.
Digo "não me parece", porque não conheço realmente a situação.
Poderei estar redondamente enganado. Claro que a decisão cabe sempre ao dono do animal.

No entanto apenas considero legitimo (para o cão) o recurso á eutanásia nos exemplares em sofrimento permanente e naqueles que representem ameaça grave para a saude humana (individual ou pública) e de outros animais.

No resto, embora possa ser ou não válido, é por conveniência dos donos.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta ago 27, 2004 7:01 am

Pois é...estas coisas são complicadas!! Mesmo sendo por conveniência do dono, o que vamos fazer? Apontamos-lhe uma espingarda e dizemos " faça lá favor de tratar do seu cão que ele ainda pode ter qualidade de vida"? Se um dono, mesmo que por conveniência, não está disposto a gastar tempo ou dinheiro com o cão, o que podemos fazer? Se o cão não for eutanasiado, provavelmente é deixado a pior sorte! Abandonado, ou talvez morto por meios que só o farão sofrer ainda mais! Por isso, se calhar uma eutanásia digna e sem sofrimento ainda é o "melhor" que alguns cães podem ter.
É o que eu digo...é complicado....e só aos donos cabe decidir ( quer se concorde ou não com a decisão deles).

Abraços
Paulo C.
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sexta ago 27, 2004 8:05 am

VERAPATRICIA Escreveu: olhe q é bastante doloroso para quem sofre desse problema,o marido de uma grande amiga minha tem o mesmo problema,e olhe q nao é nada bonito de se ver,deu-lhe uma crise no dia do casamento,ja bateu com o carro,felizmente esta medicado e ja nao corre tantos riscos e consegue sentir qdo se esta a aproximar 1 episodio,agora imaginemos o sofrimento do animal,é claro q 1 eutanasia é coisa seria,só sou a favor desta se for uma doença q seja irreversivel e cause sofrimento a longo prazo... (
e eu que estava convencido que os epilepticos ñ podiam conduzir até pelo menos dois anos depois da ultima crise :o
como diz o paulo só o dono é que deve saber se a eutanásia é a melhor solução ! ele em ultimo caso é que sabe se o cão tem ou ñ qualidade de vida !

Nelson
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 27, 2004 9:05 am

Sem ter pleno conhecimentos dos factos é difícil comentar.

A única coisa que posso fazer e pôr questões pertinentes que me ajudem a entender essa decisão:

O cão estava sempre acompanhado por, pelo menos, uma pessoa que estivesse pronta a acudir quando tinha um ataque, ou passava períodos do dia sozinho o que tornava impossível uma rápida intervenção para socorrer o animal (que nestes casos é muito importante!)?

Havia mudanças de comportamento no cão significativas?

O facto de o veterinário ter concordado com a eutanásia também é um bom indicador de que a decisão não foi tomada de ânimo leve, não é assim?

Havia crianças pequenas na família, susceptível de ficarem impressionadas ao ver o ataque do cão?

Nunca vi um cão ter um ataque epiléptico, nem sei se é parecido com envenenamento ou não, mas quando era miúda vi um Mastim (a Paloma) a morrer envenenado e posso vos garantir que ainda hoje (+ de 20 anos passados) quando falam em Mastins a primeira lembrança que me vem á memória é a Paloma a morrer, não são imagens nada agradáveis, principalmente para crianças.

Estas perguntas são retórica, ou seja não são para serem respondidas aqui no fórum (a vida dos outros não me interessa); mas ajudam-me a não julgar preciptadamente pessoas que não conheço e que merecem o benefício da dúvida!

Não vou nem comparar com humanos, por que é inteiramente descabido!
Aliás a tentativa de "humanização" é o que tem dado cabo da nossa fauna e flora!

Fiquem bem!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sexta ago 27, 2004 12:13 pm

Agradeço a todos a sua participação. Concordo, evidentemente, que é necessário estar por dentro da situação para saber avaliar devidamente.
Eu não adiantei mais pormenores, porque não quis concretizar muito, mas posso dizer que o conselho do vet foi para não eutanasiar, pelo menos para já. Mas quem decide, em última instãncia, é o dono, claro.
E aqui dou razão ao PauloC, para haver outras situações piores...
A verdade é que foi uma situação que me chocou ... Apenas aceito a eutanásia quando ela é a última solução, quando não há mesmo nenhuma luz ao fundo do túnel... e o testemunho da/o Gelly é a prova disso ... porque insistiu, perseverou e não desistiu logo, tem a alegria de o ter consigo! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”