Atendimento nocturno a cães abandonados.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois eu acho que há dois resultados nesta atitude - de ajudar os abandonados :
Uma, sem dúvida, é de perda de dinheiro.
Mas a outra (que até agora não foi referida) é de ganho em termos de publicidade.
A maioria das pessoas que gostam do seu cão preferem ir a um vet que, além da necessária competência, mostre qualidades de sentimento pelos animais.
Por mim falo - se tenho de gastar 150 € num vet, prefiro aquele que eu sei dá apoio a animais abandonados apenas por isso - porque se preocupa.
Isto, sem descartar a competência que, para mim, é o crtitério primeiro.
Como se sabe,tanto a competência (como a falta dela) passam de boca em boca.
Assim como a imagem de realmente se preocupar com os animais.
Uma, sem dúvida, é de perda de dinheiro.
Mas a outra (que até agora não foi referida) é de ganho em termos de publicidade.
A maioria das pessoas que gostam do seu cão preferem ir a um vet que, além da necessária competência, mostre qualidades de sentimento pelos animais.
Por mim falo - se tenho de gastar 150 € num vet, prefiro aquele que eu sei dá apoio a animais abandonados apenas por isso - porque se preocupa.
Isto, sem descartar a competência que, para mim, é o crtitério primeiro.
Como se sabe,tanto a competência (como a falta dela) passam de boca em boca.
Assim como a imagem de realmente se preocupar com os animais.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Agora no que diz respeito ao tópico, infelizmente em Portugal é assim:
Encontra-se cão abandonado/doente/ferido na via pública
Temos 4 hipóteses:
a) Virar a cara para o lado porque não podemos fazer nada para ajudar
b) Pegamso no canito e passamos o problema a uma associação
c) Levamos o canito ao Vet e passamos a bola para ele
d) Responsabilizamo-nos pelo canito, levamos ao vet, pagamos a conta e ou ficamos com ele ou damos para adopção.
Destas opções só a última e a primeira são opções válidas, são atitudes honestas e conscientes.
Quem não pode ajudar que esteja quieto, porque ás vezes é mais o mal que provocam que o bem que praticam. Infelizmente é verdade. E enquanto existirem tolos a fazê-lo continua-se a aparar os golpes todos da cambada de idiotas que abandonam os seus animais, e continua-se a compactuar com um Estado que simplesmente ignora o problema pois não é obrigado a confrontar-se com a realidade. Até porque as Associações em vez de se unirem, degladiam-se por...sei lá o quê??Mas que se degladiam, ahhhh são tricas e mais tricas...
Ponham na cabeça que vão ter que morrer muitos animais abandonados antes que as coisas mudem...esta é a triste realidade...e não, não se conseguem salvar todos.
Ora, caso a pessoa se responsabilize pelo animal leva-o ao Vet e paga. O Vet não é nem pode ser uma instituição de caridade. O animal é colocado para adopção. Mas e se não for adoptado?
Pois é...a coisa é complicada.
Por isso há muitas vezes que pôr a cabeça á frente da lamechice, porque esta última só nos leva é á ruina financeira e mental...
Eu tenho que selecionar os casos em que ajudo, e muitos casos há em que viro a cara para o lado...não pode ser de outra forma...
E sei que isto vai chocar muita boa gente, mas a verdade é que os casos em que eu intervenho são os animais de raça, animais jovens e cachorros, cães pequerruchos...os mais facilmente adoptaveis e mais saudaves muitas das vezes...porque não posso arriscar a ficar com mais cães e porque não posso continuar a gastar mais dinheiro do que ganho a ajudar animais. O Banco não perdoa se falhar uma prestação da casa e não se compadece com coitadinho do bixito eu tinha que ajudar...
Acho que de vez em quando estas chamadas de atenção para a dura realidade em que vivemos é necessária. Detesto fazê-lo porque até sou muito optimista mas caramba! O ques e lê por vezes nestes foruns faz-me pensar que devemos viver no Matrix, uns ficam com o cor de rosa e os outros ficam com o preto...
Encontra-se cão abandonado/doente/ferido na via pública
Temos 4 hipóteses:
a) Virar a cara para o lado porque não podemos fazer nada para ajudar
b) Pegamso no canito e passamos o problema a uma associação
c) Levamos o canito ao Vet e passamos a bola para ele
d) Responsabilizamo-nos pelo canito, levamos ao vet, pagamos a conta e ou ficamos com ele ou damos para adopção.
Destas opções só a última e a primeira são opções válidas, são atitudes honestas e conscientes.
Quem não pode ajudar que esteja quieto, porque ás vezes é mais o mal que provocam que o bem que praticam. Infelizmente é verdade. E enquanto existirem tolos a fazê-lo continua-se a aparar os golpes todos da cambada de idiotas que abandonam os seus animais, e continua-se a compactuar com um Estado que simplesmente ignora o problema pois não é obrigado a confrontar-se com a realidade. Até porque as Associações em vez de se unirem, degladiam-se por...sei lá o quê??Mas que se degladiam, ahhhh são tricas e mais tricas...
Ponham na cabeça que vão ter que morrer muitos animais abandonados antes que as coisas mudem...esta é a triste realidade...e não, não se conseguem salvar todos.
Ora, caso a pessoa se responsabilize pelo animal leva-o ao Vet e paga. O Vet não é nem pode ser uma instituição de caridade. O animal é colocado para adopção. Mas e se não for adoptado?
Pois é...a coisa é complicada.
Por isso há muitas vezes que pôr a cabeça á frente da lamechice, porque esta última só nos leva é á ruina financeira e mental...
Eu tenho que selecionar os casos em que ajudo, e muitos casos há em que viro a cara para o lado...não pode ser de outra forma...
E sei que isto vai chocar muita boa gente, mas a verdade é que os casos em que eu intervenho são os animais de raça, animais jovens e cachorros, cães pequerruchos...os mais facilmente adoptaveis e mais saudaves muitas das vezes...porque não posso arriscar a ficar com mais cães e porque não posso continuar a gastar mais dinheiro do que ganho a ajudar animais. O Banco não perdoa se falhar uma prestação da casa e não se compadece com coitadinho do bixito eu tinha que ajudar...
Acho que de vez em quando estas chamadas de atenção para a dura realidade em que vivemos é necessária. Detesto fazê-lo porque até sou muito optimista mas caramba! O ques e lê por vezes nestes foruns faz-me pensar que devemos viver no Matrix, uns ficam com o cor de rosa e os outros ficam com o preto...
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
Vasco Citou:
Ao fim de um tempo a repetir a mesma historia 500 vezes por dia, é natural que as pessoas estejam cansadas e às tantas dão respostas menos correctas!
Vai-me desculpar mas não concordo.
Eu sou funcionário, e apesar de repetir varias vezes por dia a mesma coisa a várias pessoas não posso, não devo, e acima de tudo não o faço, ser mal educado para quem precisa dos meus serviços, se existe esse tipo de funcionários que não se conseguem controlar e não sejam minimamente profissionais seja em que serviço for RUA COM ELES só estao a ocupar o lugar de alguém melhore que eles, pelo menos alguém que goste do que faça e que tenha respeito pelos animais, porque o que eu escrevi na menssagem anterior, essa funcionária foi malcriada e não teve respeito pelo animal.
Rui Cerqueira
Ao fim de um tempo a repetir a mesma historia 500 vezes por dia, é natural que as pessoas estejam cansadas e às tantas dão respostas menos correctas!
Vai-me desculpar mas não concordo.
Eu sou funcionário, e apesar de repetir varias vezes por dia a mesma coisa a várias pessoas não posso, não devo, e acima de tudo não o faço, ser mal educado para quem precisa dos meus serviços, se existe esse tipo de funcionários que não se conseguem controlar e não sejam minimamente profissionais seja em que serviço for RUA COM ELES só estao a ocupar o lugar de alguém melhore que eles, pelo menos alguém que goste do que faça e que tenha respeito pelos animais, porque o que eu escrevi na menssagem anterior, essa funcionária foi malcriada e não teve respeito pelo animal.
Rui Cerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am
[quote=blackpant]
RUA COM ELES só estao a ocupar o lugar de alguém melhore que eles,
Rui Cerqueira
[/quote]
Estas associações não funcionam em regime de voluntariado?
Se sim não estão a ocupar o lugar de ninguem, e as associações ainda agradeciam mais 10 ou 15 pessoas...
Rui Cerqueira
[/quote]
Se sim não estão a ocupar o lugar de ninguem, e as associações ainda agradeciam mais 10 ou 15 pessoas...
É preciso procurar um local que o recolha.....
Há coisas aqui neste forum que eu acho muita piada.
Já ví aqui algumas vezes escrito que as pessoas devem ser responsáveis no que respeita aos animais abandonados, mas é engraçado que eu farto-me de ver mesmo aqui no forum membros a dizer que compraram os seu cães no criador A ou B, se á pesssoas que gostam de animais de raça tudo bem mas é necessário a compra destes ? E os que estão nas associações?
Meus amigos eu tenho 2 cães em minha casa e 6 em casa dos meus pais, alguns foram dados outros apanheios na rua abandonados. E por incrivel que pareça os abandonados são de raça.
Rui Cerqueira
Há coisas aqui neste forum que eu acho muita piada.
Já ví aqui algumas vezes escrito que as pessoas devem ser responsáveis no que respeita aos animais abandonados, mas é engraçado que eu farto-me de ver mesmo aqui no forum membros a dizer que compraram os seu cães no criador A ou B, se á pesssoas que gostam de animais de raça tudo bem mas é necessário a compra destes ? E os que estão nas associações?
Meus amigos eu tenho 2 cães em minha casa e 6 em casa dos meus pais, alguns foram dados outros apanheios na rua abandonados. E por incrivel que pareça os abandonados são de raça.
Rui Cerqueira
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É isso mesmo...às vezes parece-me que existem aqui pessoas que a única experiência que têm com animais é dos desenhos animados! Depois vêem um cãozinho e um gatinho perdidos lá na rua e acham que o mundo dos abandonados são só aqueles dois animais. Vejam lá se acordam, porque estamos a falar de millhares e milhares de animais!! É IMPOSSIVEL ARRANJAR ALOJAMENTO PARA TODOS, E NEM TODOS PODEM SER SALVOS! É necessário eutanasiar alguns animais. É necessário escolher e seleccionar muito bem quais os animais que são mais facilmente adoptáveis e centrar a ajuda nesses. Isso implica muitas vezes 'fechar os olhos' a situações de cães em situações mais dificeis. Ajudar um cão zarolho, coxo, com sarna e leishmaniose não dá mais 'pontos' no ranking do 'Melhor amigo dos animais", e do ponto de vista da real ajuda aos animais é completamente irracional! Cada um é livre de fazer o que quiser, e quem quiser ajudar o cão coxo a ter uma oportunidade, está no seu Direito. Mas quem quer ajudar o maior número de animais possível não pode ir por este caminho. Com os recursos gastos com este cão, que serão certamente elevados, podem ajudar-se 4, 5 ou 6 cães jovens e saudáveis, que muito mais facilmente serão adoptáveis ( ao contrário do desgraçado do coxo). É uma questão de gestão de recursos e de optar pelo 'menos mau'.Acho que de vez em quando estas chamadas de atenção para a dura realidade em que vivemos é necessária. Detesto fazê-lo porque até sou muito optimista mas caramba! O ques e lê por vezes nestes foruns faz-me pensar que devemos viver no Matrix, uns ficam com o cor de rosa e os outros ficam com o preto
É isso, meus amigos, nem tudo são rosas, e ajudar os animais implica sacrificios e escolhas, duras mas necessárias. As pessoas que estanasiam cães não são todas assassinas ou sádicas e não têm gosto nenhum em tirar vidas. É algo horrível, mas alguém tem de fazê-lo. Espero que um dia não tenham de ser vocês a decidir, porque é muito triste passar do cor-de-rosa para o negro.
[quote=vets]
[quote=blackpant]
Rui Cerqueira
[/quote]
[/quote]
A que eu mencionei numa menssagem anterior não.
Os funcionários vivem desse emprego.
[quote=blackpant]
Rui Cerqueira
[/quote]
[/quote]
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am
[quote=blackpant]
[quote=vets]
[quote=blackpant]
Rui Cerqueira
[/quote]
[/quote]
[/quote]
OK, tinha a ideia que seria voluntariado
dai referir que ainda faltava era gente

[quote=vets]
[quote=blackpant]
Rui Cerqueira
[/quote]
[/quote]
[/quote]
OK, tinha a ideia que seria voluntariado

-
- Membro Veterano
- Contacto:
A mim chegáva-me perfeitamente que as pessoas fossem responsáveis pelos seus próprios cães. Se assim fosse, concerteza nem existiam tantos abandonados. Em primeiro lugar porque se os donos fossem responsáveis não abandonavam os seus animais e eles assim não iam parar às ruas, e em segundo lugar, se os donos fossem responsáveis não deixavam os cães entregues ao seu destino a reproduzir-se a torto e a direito!Já ví aqui algumas vezes escrito que as pessoas devem ser responsáveis no que respeita aos animais abandonados, mas é engraçado que eu farto-me de ver mesmo aqui no forum membros a dizer que compraram os seu cães no criador A ou B, se á pesssoas que gostam de animais de raça tudo bem mas é necessário a compra destes ? E os que estão nas associações?
Eus não me sinto responsável pelos cães adandonados, porque é uma situação para a qual não contribuí. Sou responsável pelos meus cães em todas as situações. Cuido deles o melhor que posso a nível veterinário, alimentar e de treino, não os deixo reproduzirem-se e assumo qualquer coisas que esteja com eles relacionada. Não faço isso para que ninguém me bata palmas ou porque com isso me sinta melhor ou pior que os outros. Faço-o porque quero, e porque penso que isso se tornou meu dever a partir do momento em que decidi tê-los.
Como aqui já foi muito discutido, a decisão de ter um cão tem muitos factores a ponderar. É uma decisão para a vida, e por isso deve ser tomada com todas as certezas do que queremos realmente. Se o que queremos é um cão de raça ( com determinadas características morfológicas, de caracter e saúde minimamente garantidas) há que ir buscá-lo em pequenino e a um criador de confiança que comprovadamente nos possa dar essas 'garantias'. A quem isso não importar, ou esteja disposto a arriscar, pode sempre adoptar . É uma decisão em que cada um sabe de si e não tem de dar satisfações a ninguém, nem a quem só gosta de cães de raça, nem a quem só gosta de SRD's.
Cumprimentos
Paulo C.
P.S. - Infelizmente, tal como em tudo, existem instituições que funcionam mal. Se essa 'Sociedade Protectora' tem funcionários administrativos pagos isso é estranho e, na minha opinião, um desperdicio de recursos. Existem muitas Associações de protecção animal que funcionam à base de voluntariado, e o dinheiro que podia ser para esse tipo de funcionários é muito bem empregue no tratamento doa animais. Já não me espanta tanto que existam funcionários de limpeza de canis e para tratamento dos cães, porque nesta àrea é sempre mais dificil arranjar voluntários.....mas na àrea administrativa, é verdadeiramente um desperdicio (minha opinião).
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Ou seja, ele consegue ficar com uns 350 cães por ano ?blackpant Escreveu:
Eu não sei de que zona do país és mas no Porto existe um veterinário que atende qualquer animal tenha dono ou não, seja de noite ou dia e se não tiver dono ele fica com ele até arranjar um.
Deve ter muito dinheiro

Agora a sério, parece que não me expliquei bem, eu falava de soluções e não de empurrar o problema para outros.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
- Contacto:
Paulo, concordo com quase tudo na íntegra com o que tu disseste!;)
Mas sei de algumas situações concretas em que isto não iria soar bem...
[quote="Paulo C"]
Ajudar um cão zarolho, coxo, com sarna e leishmaniose não dá mais 'pontos' no ranking do 'Melhor amigo dos animais", e do ponto de vista da real ajuda aos animais é completamente irracional! Cada um é livre de fazer o que quiser, e quem quiser ajudar o cão coxo a ter uma oportunidade, está no seu Direito. Mas quem quer ajudar o maior número de animais possível não pode ir por este caminho. Com os recursos gastos com este cão, que serão certamente elevados, podem ajudar-se 4, 5 ou 6 cães jovens e saudáveis, que muito mais facilmente serão adoptáveis ( ao contrário do desgraçado do coxo). É uma questão de gestão de recursos e de optar pelo 'menos mau'.
[/quote]
Acho que sabes ao que me refiro...
Mas de resto, até concordo contigo em tudo e a única razão que nos leva a pensar no tal mundo rosa, é que gostávamos que ele existisse, mas não há dúvida que é cada vez mais negro no que toca ao abandono dos animais e entendo completamente o que disseste acima. Agora, uma coisa é certa: se cada um fosse responsável e responsabilizado pelo que faz aos seus animais, haveria de certeza muito menos abandonos dos que existem.
Quanto a uma clínica estar aberta 24 horas por dia, era bom, mas será que algum dia isso vai existir?
Na meu Vet existe um nº de telefone para urgências mas será que me iriam atender aí às 4 da manhã caso a minha cadela estivesse com um ferimento grave? E as associações, como já foi dito, são de voluntários... Não se pode pedir a voluntários que prestem serviço para além das 7 ou 8 da noite.
Senão, teria que se recorrer ao tão famigerado "outsourcing" que agora está muito na berra e põem as pessoas a trabalharem das 9 às 23 horas... Ora, nem sequer um trabalhador, a esta hora, faria o seu trabalho como deve ser, principalmente se fosse a lidar com os cães... No mínimo, um deles punha-o a dormir com uma patada!!!

Mas sei de algumas situações concretas em que isto não iria soar bem...
[quote="Paulo C"]
Ajudar um cão zarolho, coxo, com sarna e leishmaniose não dá mais 'pontos' no ranking do 'Melhor amigo dos animais", e do ponto de vista da real ajuda aos animais é completamente irracional! Cada um é livre de fazer o que quiser, e quem quiser ajudar o cão coxo a ter uma oportunidade, está no seu Direito. Mas quem quer ajudar o maior número de animais possível não pode ir por este caminho. Com os recursos gastos com este cão, que serão certamente elevados, podem ajudar-se 4, 5 ou 6 cães jovens e saudáveis, que muito mais facilmente serão adoptáveis ( ao contrário do desgraçado do coxo). É uma questão de gestão de recursos e de optar pelo 'menos mau'.
[/quote]
Acho que sabes ao que me refiro...

Quanto a uma clínica estar aberta 24 horas por dia, era bom, mas será que algum dia isso vai existir?

Senão, teria que se recorrer ao tão famigerado "outsourcing" que agora está muito na berra e põem as pessoas a trabalharem das 9 às 23 horas... Ora, nem sequer um trabalhador, a esta hora, faria o seu trabalho como deve ser, principalmente se fosse a lidar com os cães... No mínimo, um deles punha-o a dormir com uma patada!!!

Boas
Existir existe, o que infelizmente não existe é em todos os locais pelos vistos nós estamos com mais sorte.
http://www.hospvetporto.pt/
Um abraço.
Rui Cerqueira
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Existem clinicas e hospitais abertos 24 horas em todo o país.
Agora animis abandonados em estado que exija intervenções cirúrgicas e hospitlazação, não existe uma só que o faça sem que alguém se responsabilize por elas, por razões óbvias...
A minha questão não era essa, já tivemso aqui opiniões desde o " cabe sempre mais um" e "dr sicrano trata de todos de graça"...
Opiniões que sinceramente não são realistas nem verdadeiras, perdoem a franqueza. Não cabe sempre mais um, nem é possivel tratar animais de graça, quem trata de graça...não faz nada, diz que faz...
O que queria saber era de pessoas que se responsabilizem... pelo que acontece com os animais que elas apanham.
No entanto o que vi, excepto duas pessoas foi: Apanhar para empurrar para os outros.

Agora animis abandonados em estado que exija intervenções cirúrgicas e hospitlazação, não existe uma só que o faça sem que alguém se responsabilize por elas, por razões óbvias...
A minha questão não era essa, já tivemso aqui opiniões desde o " cabe sempre mais um" e "dr sicrano trata de todos de graça"...
Opiniões que sinceramente não são realistas nem verdadeiras, perdoem a franqueza. Não cabe sempre mais um, nem é possivel tratar animais de graça, quem trata de graça...não faz nada, diz que faz...
O que queria saber era de pessoas que se responsabilizem... pelo que acontece com os animais que elas apanham.
No entanto o que vi, excepto duas pessoas foi: Apanhar para empurrar para os outros.
Penso que não estámos todos a escrever Português.aoinacio Escreveu:
Quanto a uma clínica estar aberta 24 horas por dia, era bom, mas será que algum dia isso vai existir? roll Na meu Vet existe um nº de telefone para urgências mas será que me iriam atender aí às 4 da manhã caso a minha cadela estivesse com um ferimento grave? E as associações, como já foi dito, são de voluntários... Não se pode pedir a voluntários que prestem serviço para além das 7 ou 8 da noite.
blackpant Escreveu:Existir existe, o que infelizmente não existe é em todos os locais
oVascoV Escreveu:Existem clinicas e hospitais abertos 24 horas em todo o país
Então não é para todos, porque a minha resposta era para a pergunta anterior, e não se referia a animais abandonados. ""mas será que me iriam atender aí às 4 da manhã caso a minha cadela estivesse com um ferimento grave?""
VascoV Escreveu:A minha questão não era essa, já tivemso aqui opiniões desde o " cabe sempre mais um" e "dr sicrano trata de todos de graça"...
Todas as pessoas têm direito de dar a sua opinião como é no seu caso, agora entre dar a opinião e ser mal educado é outra.
Você não é mais verdadeiro do que as outras pessoas, acho que devia pensar um bocado antes de dizer certas e determinadas frases, pois se essas situações se passa com as pessoas quem é você para dizer que não são realistas nem verdadeiras.
E acho que tem de compreender que por muito que se goste de animais nem sempre se pode ficar com todos eles, numa menssagem anterior quando disse que fui levar um animal a tal dita "Sociedade protectora" foi em ultimo recurso visto já ter o animal a alguns dias e não ter conseguido que niguém o adopta-se.
Para sua informação a sociedade não ficou com ele, porque eu não cheguei lá e deixei ficar o animal, perguntei se podiam ficar com ele? E isso não é empurrar.
[quoteVascoV]No entanto o que vi, excepto duas pessoas foi Apanhar para empurrar para os outros.
Quando você apanha um animal na rua e pergunta se alguém quer adoptar o animal então também está a empurrar para os outros.
Rui Cerqueira
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Não concordo. Empurrar significa isso mesmo, ou seja, pressionar, como se faz nos veterinários e associações, com conversas do género, "Tomem lá que é vossa obrigação". Uma pessoa dizer que tem um cão XPTO em casa e que procura dono não é empurrar a menos que use chantagem como dizer que ele será abatido se sicrano não adoptar...blackpant Escreveu: Quando você apanha um animal na rua e pergunta se alguém quer adoptar o animal então também está a empurrar para os outros.
Rui Cerqueira