O que fazer quando um cachorro tem medo de tudo?????? :roll:

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:37 pm

Thunders Escreveu:
aligra Escreveu:
Thunders Escreveu: Soluções:
2) Quando o cão estiver comendo a ração, repita o processo anterior. Durante as refeições seu cão naturalmente está relaxado, por ser um momento prazeroso.
3) Ofereça petiscos todas as vezes em que houver o barulho, seja por acaso ou provocado por você.
Desculpe lá, Thunders (e já agora, pracer em conhecer-lho e bemvindo ao forum), mas não concordo de manera nenhuma com estas duas dicas que citou.

Não sou nenhuma expert, mas parece-me muito desconfortavel para o cão e não só, aquilo de fazer barulho quando esta a comer. Francamente, acho que o efeito vai ser precisamente o contrario daquel que se procura atingir, eu cá deixava (e deixo) sempre o cão comer tranquilo, mesmo como eu gosto de comer.
Sobre os petiscos, não sei, mas o épagneul breton tem tendencia para engordar, se o dono anda a oferecer petiscos a torto e a direito o cão vai ficar que nem um balão!

O meu Dylan não é medroso nesta altura, mas já foi quando era cachorrinho, a concentração de motas do verão anterior, cá em Faro, quando ele tinha 4 meses, foi um inferno para o coitado, já a deste ano (para alem de menos famosa) foi melhor suportada.

Eu cá, tentava melhor uma "estrategia" de sociabilização aos poucos e poucos com o cachorrinho: invitar amigos bem dispostos à casa (dispostos a aturar o cachorro, é claro ;) ), não mais de 1 ou 2 pessoas de cada vez e pedir-lhes para não ligar ao cachorro, passear com o dito por locales mais ou menos movimientados, enfim, tentar que ele se acostume a ver pessoas e sinta que não são perigosas para ele porque o dono é que se encarrega de tudo e ele só tem que ficar descansado.

Sobre os barulhos, acho que a actitude do dono é importantíssima, por exemplo: o último susto que apanhou o Dylan foi quando fizeram obras num apartamento ao pé do meu, ele acordou em pánico e veio ao pé de mim (que estava a trabalhar no computador) a ganir e a ladrar, eu fiz-lhe uma festinha na cabeça e continuei a escreber sem lhe ligar, ele andou a cheirar a porta (donde vinha o barulho), olhava para mim, andou irrequieto um bocado até que finalmente deitou-se baixo da minha cadeira, após um bocado voltou para a sua cama a cointinuar a sonequinha da tarde.
O aspirador era um susto quando era pequenino, mas como dia sim dia não eu uso o aspirador, acabou por se-acostumar, igual que com o secador de cabelo, que até uso nele despois do banho.
Acho que o importante é não ligar aos sustos do cão, não ir ter com ele a dizer "ai, coitadinho", mas continuar naturalmente o que se estava a fazer, para ele perceber que não há perigo nenhum.

Parabens pelo cachorrinho, são mesmo muito meigos e dedicados ao dono, precisam é de muito exercicio, mas pronto, isso é bom tambem para as donas, não é? 8) 8) 8)

Alicia
As palavras não são minhas.Tentei ajudar este membro, indo buscar informação sobre o assunto a um site identificado no meu post :D
Sendo de um site de animais,bastante conhecido, deduzimos que esteja correcto.

Obrigado pelas boas vindas.
Enfim ....
AlexFaria
Membro Veterano
Registado: domingo ago 15, 2004 5:51 pm
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:41 pm

CindelP Escreveu: Boas tardes,

Aqui concordo perfeitamente com a Alicia e discordo completamente com a thunders

É mais que obvio que o canito é inseguro! Se é falha genetica ou falta de sociabilização pouco interessa.
É inseguro e agora há que dar a volta à situação e tendo o canito 5meses não é nada de complicado.

Primeiro, sempre que o canito manifestar qualquer medo (seja com aaproximação de um carro, com tiros..) nunca o reconforte. Aja normalmente e com indiferença. Caso o reconforte dá a entender que há razões para ter medo!

Segundo, nunca o force. Se o cão não se quer aproximar de algo não o forçe. Vá lá você, mostre.lhe ~que não razão para ter medo. Novamente aja confiante. Caso o cão não queira de aproximar, simplesmente se afaste normalmente.

Terceiro, com pessoas estranhas actue da mesma forma. Não o forçe a contacta-las. Deixe-o vir por sua propria iniciativa. Da mesma forma que a pessoa não deverá aborda-lo bruscamente, simplesmente o chame. Caso ele fuja, simplesmente ignore.

Quarto, exponha.o a novos ambientes controlados, favorecendo boas recordações. Leve-o para um parque calmo, onde possa passar por varias pessoas, onde possa ver outros cães sem confusões.

Quinta, uma escola era uma boa opção. Não tanto pela educação em si, mas pelo ambiente de sociabilização. Inclusive, há escolas que não cobram nada por esta "modalidade".

E acima de tudo, dê-lhe tempo, não o forçe a nada e favoreça as boas experiencias.

Saudaçoes,
Nanci
Alem disso fez questão de mencionar que tinha tirado o texto de um site :

www.pegadas.iol.pt
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:43 pm

AlexFaria Escreveu:

Aqui concordo perfeitamente com a Alicia e discordo completamente com a thunders

É mais que obvio que o canito é inseguro! Se é falha genetica ou falta de sociabilização pouco interessa.
É inseguro e agora há que dar a volta à situação e tendo o canito 5meses não é nada de complicado.

Primeiro, sempre que o canito manifestar qualquer medo (seja com aaproximação de um carro, com tiros..) nunca o reconforte. Aja normalmente e com indiferença. Caso o reconforte dá a entender que há razões para ter medo!

Segundo, nunca o force. Se o cão não se quer aproximar de algo não o forçe. Vá lá você, mostre.lhe ~que não razão para ter medo. Novamente aja confiante. Caso o cão não queira de aproximar, simplesmente se afaste normalmente.

Terceiro, com pessoas estranhas actue da mesma forma. Não o forçe a contacta-las. Deixe-o vir por sua propria iniciativa. Da mesma forma que a pessoa não deverá aborda-lo bruscamente, simplesmente o chame. Caso ele fuja, simplesmente ignore.

Quarto, exponha.o a novos ambientes controlados, favorecendo boas recordações. Leve-o para um parque calmo, onde possa passar por varias pessoas, onde possa ver outros cães sem confusões.

Quinta, uma escola era uma boa opção. Não tanto pela educação em si, mas pelo ambiente de sociabilização. Inclusive, há escolas que não cobram nada por esta "modalidade".

E acima de tudo, dê-lhe tempo, não o forçe a nada e favoreça as boas experiencias.

Saudaçoes,
Nanci

www.pegadas.iol.pt
E ??

Só enquanto veio desse site não posso discordar?

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta set 16, 2004 6:44 pm

AlexFaria Escreveu:

www.pegadas.iol.pt
e... ?
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

quinta set 16, 2004 11:03 pm

Saudaçoes,
Nanci
Já não é a 1ª vez e de certeza não há-de ser a última, que agradeço os seus esclarecimentos.

Obrigada Nanci.

Ana
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta set 17, 2004 12:21 am

Eu não vejo problema em condicionar um cão com comida. Se ele gosta de comer, é uma boa forma de lhe tirar alguns medos.
Agora concordo em absoluto que caso o cão mostre medo, o melhor é ignorar e agir como se nada fosse. Reconfortar é o mesmo que dizer, tens toda a razão em ter medo, daí que levas festas, tadinho.

Isabel
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 17, 2004 10:31 am

[quote]E acima de tudo, dê-lhe tempo, não o forçe a nada e favoreça as boas experiencias.

[/quote]

eu não digo que seja um mau conselho, mas :roll: no caso do max, ele nunca saía à rua. ou seja, ele não é tão medroso que não consiga ultrapassar o degrau da entrada, mas tem um medo generalizado das pessoas. se tem de passar por elas, fica com medo, se as sente atrás, fica apavorado. no 1º caso, não tenho outro remédio senão forçá-lo. no outro, espero que as pessoas passem. já pensei pedir que lhe dessem guloseimas nessa situação. se calhar ia mesmo parar ao manicómio :p
depois, tem medo de outras coisas. quando surgem situações inesperadas, como um alarme a disparar ou uma porta a bater, nada feito. agora, por exemplo, ele tem um medo horrível do carro do lixo. eu mando-o sentar, ele olha para todo o lado e eu pergunto-lhe - então parval´~ao, o que é? alguém te faz mal? ainda não percebi se funciona. ontem, vi-o com o pescoço todo esticado a espreitar o carro do lixo. depois, mandou-o sentar sempre que ele tem medo. já se habituou. agora, senta-se logo. só espero que numa situação mesmo perigosa, ela faça o mesmo. entretanto, não vou passar a vida a dar anti-deprewssivos ao cão e nunca encontrei uma escola que resolvesse este problema :cry:
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sexta set 17, 2004 11:25 am

olá Anjaazul,

com o meu serra d´aires acontecia o mesmo, tinha medo até da sombra , porque tinha falta de sociabilização , fui pedir ajuda a um treinador e ele aconselhou-me a pedir a pessoas com quem o cão não convisse diariamente a estarem num determinado sitio quando eu fosse passar com ele , eu dava-lhes os biscoitos e dizia-lhes para estarem em tal sitio aquela hora , pois ia lá passar , eles esticavam o biscoito , ele ia buscá-lo , faziam-lhe uma festinha e eu continuava o caminho até á próxima pessoa ( atenção para não ficar na conversa com as ditas pessoas , para ele as associar a pessoas estranhas e perder o medo ok ? ) , foi assim que consegui que o meu Marlonzinho fosse perdendo o medo ! , o livro a encantadora de cães da Jane Fenell também me ajudou bastante , acho que todas as pessoas com cães deveriam ler !
boa sorte com o seu menino .
Thunders
Registado: terça set 14, 2004 3:52 pm

sexta set 17, 2004 11:40 am

CindelP Escreveu:
so uma correcçao, e o Thunders :D
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta set 17, 2004 11:56 am

[code]e ele aconselhou-me a pedir a pessoas com quem o cão não convisse diariamente a estarem num determinado sitio quando eu fosse passar com ele , eu dava-lhes os biscoitos e dizia-lhes para estarem em tal sitio aquela hora , pois ia lá passar , eles esticavam o biscoito , ele ia buscá-lo , faziam-lhe uma festinha e eu continuava o caminho até á próxima pessoa ( atenção para não ficar na conversa com as ditas pessoas , para ele as associar a pessoas estranhas e perder o medo ok ? ) , foi assim que consegui que o meu Marlonzinho fosse perdendo o medo ! [/code]

eu acho que tenho mesmo de meter conversa com as pessoas. não conheço ninguém no bairro, mas há montes de gente que acha muita gracinha ao max e quer fazer festas. ele por um lado tem vontade, mas por outro, metia-se num buraco se pudesse. em geral, as pessoas gostam dele. acho que vou ter de andar sempre com umas salsichas atrás, uma vez que ele não aprecia biscoitos. assim, é uma arrelia. o max que até sabe andar ao lado, parece uma barata tonta e quando lhe dá para puxar :cry: ve-se bem que é para se escapar :cry:
Responder

Voltar para “Cães”