Deve-se recorrer à eutanásia ?
Moderador: mcerqueira
Ora aí está um assunto que ainda não consegui perceber ...
Se os criadores ficam 2,3,4 e 5 anos com alguns exemplares onde arranjam coragem para se desfazerem deles ? Não estou a falar de numeros (€),mas sim de sentimentos.Pois afinal de contas com certeza que se apegam aos seus animais...
Quando deixam de ser bons reprodutores,são postos de lado como se fossem um livro velho que já foi lido 5 vezes ...
Acham que os podemos comparar aos exemplos que o VascoV deu?
Porque para mim esse tipo de situação pouco ou nada difere do abandono.
Em relação ao tema,é preferivel eutanasiar que os deixar por sua conta na rua,que os ver atropelados,que os ver com fome e sede.
Se os criadores ficam 2,3,4 e 5 anos com alguns exemplares onde arranjam coragem para se desfazerem deles ? Não estou a falar de numeros (€),mas sim de sentimentos.Pois afinal de contas com certeza que se apegam aos seus animais...
Quando deixam de ser bons reprodutores,são postos de lado como se fossem um livro velho que já foi lido 5 vezes ...
Acham que os podemos comparar aos exemplos que o VascoV deu?
Porque para mim esse tipo de situação pouco ou nada difere do abandono.
Em relação ao tema,é preferivel eutanasiar que os deixar por sua conta na rua,que os ver atropelados,que os ver com fome e sede.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
A questão da mentalidade é simples, se em Potugal cada vez mais se abandonam idosos e crianças nos hospitais eu não percebo porque existe quems e admire por serem abandonados cães e gatos. Ainda no outro dia na TSF estava um médico a contar o caso de uma criança há dois anos nos hospitais universitários de Coimbra... e sinceramente também não sei que fazem os seviços de adopção se é como esse médico disse.
O assunto são animais e não pessoas,esse tema que referiu dava para fazer 5 foruns cada um com 100 topicos diferentes...e não se chegava a conclusão absolutamente nenhuma,infelizmente.VascoV Escreveu: A questão da mentalidade é simples, se em Potugal cada vez mais se abandonam idosos e crianças nos hospitais eu não percebo porque existe quems e admire por serem abandonados cães e gatos. Ainda no outro dia na TSF estava um médico a contar o caso de uma criança há dois anos nos hospitais universitários de Coimbra... e sinceramente também não sei que fazem os seviços de adopção se é como esse médico disse.
A questão é o facto de alguns criadores ao fim de X tempo de desfazerem dos seus animais,porque estes deixaram de ser rentaveis.
Muitos deles são contra ao abandono de animais de companhia,defendem instituições de acolhimento animal,etc,mas tratam os seus como mercadoria.
Apesar de se tratar de um negocio,este não envolve caixas,fruta ou papeis,são animais que se apegam aos donos,que se habituaram a terem certas regalias e condições ... e no fim são dados,vendidos ou mesmo abandonados.
Agradeço que não responda com comparações entre animais e pessoas novamente...
AlexFaria, mas a comparação é inevitável, e o Vasco tem razão. Quem abandona uma criança abandona cães e gatos com anos de sofá. E aqui a comparação é pertinente pelo seguinte: porque a raíz de tudo isto (como alguém disse atrás raíz=mentalidade) é o egoísmo estrondoso das pessoas. Hoje em dia há cada vez mais pessoas mal formadas, que são incapazes de abdicar seja do que for se isso significar menos conforto, menos tempo, menos dinheiro... por isso a solução é sempre abandonar: abandonar um cão com 8 anos que passou a dar despesa, ou um avô de 83 que só nos empata a vida. É igual. A raíz do problema é o mesmo: há que livrar das nossas vidas aquilo que nos causa o mínimo de transtorno. É triste mas é o que se passa nos dias de hoje.
Em relação à eutanásia, concordo quando nos pratos de uma balança qualquer tipo de vida que o cão venha a ter seja mais doloroso que a própria morte do animal. Se é verdade que há cães de rua que nasceram e cresceram na rua, e vivem felizes assim, como é que se põe um animal que têm anos de casa na rua? Jamais. Seria um sofrimento atroz para o bicho. É um último recurso que tem que ser ponderado. Há situações em que a morte é mais digna do que certos tipos de vida.
Em relação à eutanásia, concordo quando nos pratos de uma balança qualquer tipo de vida que o cão venha a ter seja mais doloroso que a própria morte do animal. Se é verdade que há cães de rua que nasceram e cresceram na rua, e vivem felizes assim, como é que se põe um animal que têm anos de casa na rua? Jamais. Seria um sofrimento atroz para o bicho. É um último recurso que tem que ser ponderado. Há situações em que a morte é mais digna do que certos tipos de vida.
Percebo o vosso ponto de vista,mas de facto não podemos pôr essa comparação em pratica neste caso. Pois estamos a falar de criadores, consequentemente falamos de um negocio.ismota Escreveu: AlexFaria, mas a comparação é inevitável, e o Vasco tem razão. Quem abandona uma criança abandona cães e gatos com anos de sofá. E aqui a comparação é pertinente pelo seguinte porque a raíz de tudo isto (como alguém disse atrás raíz=mentalidade) é o egoísmo estrondoso das pessoas. Hoje em dia há cada vez mais pessoas mal formadas, que são incapazes de abdicar seja do que for se isso significar menos conforto, menos tempo, menos dinheiro... por isso a solução é sempre abandonar abandonar um cão com 8 anos que passou a dar despesa, ou um avô de 83 que só nos empata a vida. É igual. A raíz do problema é o mesmo há que livrar das nossas vidas aquilo que nos causa o mínimo de transtorno. É triste mas é o que se passa nos dias de hoje.
Daqui a pouco estamos a ir buscar a questão do aborto e outras parecidas,que não são adequadas ao tema que adicionei á questão.
Apesar de serem questões em que são envolvidos abandonos ou maneiras de nos livrarmos de «empatas» não me parece viavel discutir isso neste espaço.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Com a palavra "negócio" disse tudo. Para quem encara a criação como negócio e, portanto, está só a pensar na massaroca, é óbvio que, quando os cães começam a dar só despesa e népia de rendimento, desfazem-se deles. Tal como uma vaca leiteira que deixe de dar leite, ou uma galinha poedeira de 2 anos. Qual é a estranheza?AlexFaria Escreveu: Pois estamos a falar de criadores, consequentemente falamos de um negocio.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
A questão é o facto de alguns criadores ao fim de X tempo de desfazerem dos seus animais,porque estes deixaram de ser rentaveis.
[/quote]
Alex, o que o leva a pensar que os criadores põem de parte os cães mais velhos, só por n poderem repruduzir?
Eu não conheço nenhum que o faça, e se o faz não gosta nem nunca gostou dos seus animais. Porque eles continuam a ser os seus animais tenham a idade que tenham.
Os criadores são em primeiro lugar donos dos seus cães, tal e qual como muitos de nós. Também lhes dão festas e carinho. E se os tratam como mercadoria...bom...são tudos menos humanos e muito menos criadores.
Quanto à comparação com humanos, é dificil não a fazer, até porque algumas são inevitáveis.
Isabel
[/quote]
Alex, o que o leva a pensar que os criadores põem de parte os cães mais velhos, só por n poderem repruduzir?
Eu não conheço nenhum que o faça, e se o faz não gosta nem nunca gostou dos seus animais. Porque eles continuam a ser os seus animais tenham a idade que tenham.
Os criadores são em primeiro lugar donos dos seus cães, tal e qual como muitos de nós. Também lhes dão festas e carinho. E se os tratam como mercadoria...bom...são tudos menos humanos e muito menos criadores.
Quanto à comparação com humanos, é dificil não a fazer, até porque algumas são inevitáveis.
Isabel
A esta altura do campeonato já não estranho nada ...SeaLords Escreveu:Com a palavra "negócio" disse tudo. Para quem encara a criação como negócio e, portanto, está só a pensar na massaroca, é óbvio que, quando os cães começam a dar só despesa e népia de rendimento, desfazem-se deles. Tal como uma vaca leiteira que deixe de dar leite, ou uma galinha poedeira de 2 anos. Qual é a estranheza?AlexFaria Escreveu: Pois estamos a falar de criadores, consequentemente falamos de um negocio.
Mas não deixo de concordar com aquele ditado: « Comi-lhe a carne agora tenho de roer os ossos»!
Isabel ,ainda à pouco tempo no forum dos felinos assisti a uma criadora de gatos Persas que queria dar os seus reprodutores porque queria fazer criação de Ragdolls.Muitas pessoas afirmaram que ela adorava os seus gatos ...IsabelNobre_ Escreveu:Alex, o que o leva a pensar que os criadores põem de parte os cães mais velhos, só por n poderem repruduzir?AlexFaria Escreveu: A questão é o facto de alguns criadores ao fim de X tempo de desfazerem dos seus animais,porque estes deixaram de ser rentaveis.
Isabel
Em varios sites de criadores podemos ver links de venda em que os adultos estão lá.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Exactamente... por isso é que alguém estranhava que eu em oito ninhadas tivesse tão poucos campeões... ainda tenho o stock original de AmStaffs com que comecei, com nove e oito anos de idade, o que limita a quantidade de cães que posso ter, mas estou-me nas tintas, porque são os meus cães... os meus cães têm por hábito morrerem de velhos e em casa... mas nunca encarei a canicultura como um negócio, senão tinha ido à falência... assim é um hobby um bocadinho mais caro mas muito mais compensador em termos de realização pessoal do que coleccionar selosSeaLords Escreveu:Com a palavra "negócio" disse tudo. Para quem encara a criação como negócio e, portanto, está só a pensar na massaroca, é óbvio que, quando os cães começam a dar só despesa e népia de rendimento, desfazem-se deles. Tal como uma vaca leiteira que deixe de dar leite, ou uma galinha poedeira de 2 anos. Qual é a estranheza?AlexFaria Escreveu: Pois estamos a falar de criadores, consequentemente falamos de um negocio.

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Onde?AlexFaria Escreveu: Em varios sites de criadores podemos ver links de venda em que os adultos estão lá.

Adultos reprodutores para venda?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
- Membro Veterano
Isabel ,ainda à pouco tempo no forum dos felinos assisti a uma criadora de gatos Persas que queria dar os seus reprodutores porque queria fazer criação de Ragdolls.[b]Muitas pessoas afirmaram que ela adorava os seus gatos ...[/b]
Em varios sites de criadores podemos ver links de venda em que os adultos estão lá.
[/quote]
Agora diga-me o Alex, acha que esse pessoa adorava os seus gatos? É que eu não acho.
Já agora em que sites viu esses cães à venda?
Isabel
Isabel ,ainda à pouco tempo no forum dos felinos assisti a uma criadora de gatos Persas que queria dar os seus reprodutores porque queria fazer criação de Ragdolls.[b]Muitas pessoas afirmaram que ela adorava os seus gatos ...[/b]
[/quote]
Agora diga-me o Alex, acha que esse pessoa adorava os seus gatos? É que eu não acho.
Já agora em que sites viu esses cães à venda?
Isabel
A Golden tem para adopção um Lab com 7 anos que é de outra criadora,que se não for adoptado vai simplesmente para abate !
http://boxersdara.planetaclix.pt/
Esta nem sequer tem 1 ano ...
labradora preta 3 anos LOP, chip / melhor oferta
www.canilleziriaribatejo.no.sapo.pt
http://animais.jcle.pt/classificados/vende/
http://boxersdara.planetaclix.pt/
Esta nem sequer tem 1 ano ...
labradora preta 3 anos LOP, chip / melhor oferta
www.canilleziriaribatejo.no.sapo.pt
http://animais.jcle.pt/classificados/vende/
-
- Membro Veterano
Alex, uma coisa são cães adultos para adoção ou mesmo venda, cães esses q os criadores n conseguiram vender ou por e simplesmente n os podem ter. Outra coisa e é disso q eu estava a falar q é qd os cães já não servem para criação ou porque estão velhos ou doentes ou outra coisa qq, cães q já não dão rendimento, as pessoas por e simplesmente se querem livrar deles.
Estamos a falar de se livrarem de impecilhos, tal como nos livramos de um chinelo velho para comprar um novo.
Isabel
Estamos a falar de se livrarem de impecilhos, tal como nos livramos de um chinelo velho para comprar um novo.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm
Boas...
Voltando ao tema inicial, é assim por muito que custe e por maior que seja a dor eu cheguei á conclusão que a eutania para muitos casos seria o melhor fim... é muito triste ter de dizer isto, e á um tempo atraz era incapaz de pensar desta maneira, mas depois de tanta coisa que já vi e por tanta coisa que já me passou pelas mãos... sim sou a favor da eutanasia, claro que se puder arranjar um dono, mas aí esta, por vezes arranjar um dono tambem não é a melhor solução, pois tambem já me aconteceu ir tirar do canil uma cadelinha que ia ser abatida, pois uma "amiga" minha queria um cão,e eu lá fui mais uma vez armar-me em inteligente e fui-lhe buscar a tal cadelinha... dias mais tarde é que se lembrou que a mae poderia não crer... e assim foi lá tive de ficar com ela (a cadela) até arranjar outro dono, felismente hoje esta de boa saude e com uns donos fantasticos.. mas isto para dizer que por vezes o dar ás pessoas não é solouçao... para mim a melhor solução é mesmo não nascerem... estrelizarem todas as cadelinhas de rua...mas sei que estou a pedir o impossivel...
Voltando ao tema inicial, é assim por muito que custe e por maior que seja a dor eu cheguei á conclusão que a eutania para muitos casos seria o melhor fim... é muito triste ter de dizer isto, e á um tempo atraz era incapaz de pensar desta maneira, mas depois de tanta coisa que já vi e por tanta coisa que já me passou pelas mãos... sim sou a favor da eutanasia, claro que se puder arranjar um dono, mas aí esta, por vezes arranjar um dono tambem não é a melhor solução, pois tambem já me aconteceu ir tirar do canil uma cadelinha que ia ser abatida, pois uma "amiga" minha queria um cão,e eu lá fui mais uma vez armar-me em inteligente e fui-lhe buscar a tal cadelinha... dias mais tarde é que se lembrou que a mae poderia não crer... e assim foi lá tive de ficar com ela (a cadela) até arranjar outro dono, felismente hoje esta de boa saude e com uns donos fantasticos.. mas isto para dizer que por vezes o dar ás pessoas não é solouçao... para mim a melhor solução é mesmo não nascerem... estrelizarem todas as cadelinhas de rua...mas sei que estou a pedir o impossivel...