O estalão para quê num julgamento em expos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:25 am

Arcanjo Escreveu: Não falo da timides...ou cauda partida...pois parto do principio que as pessoas que vão participar saberão de ante mão que não terão sorte...e também verdade se diga nunca vi nenhum com estes defeitos...mas em relação ectropia e entropia bem....são raros os Dogues que vão sem estes defeitos graves...que diga o meu cão que depois de ter conseguido um 1ºExelente (sem CAC) nos pretos...foi com um Arlequim vindo das francias (orelhas cortadas) que as palpebras vermelhas viam-se a metros de distancia...mas...lá ganhou o franciu claro.....e era uma Especial da raça (23ª Exposição Nacional de Sintra/2004)...o que disse o Juiz...nada...so perguntou a idade..o meu era mais novo ;)..
O cão tinha as orelhas cortadas e presumo que mais de 3 anos... (o ser franciu), ectrópion... pois tinha um defeito... mas e no geral, cá para nós que todos nos ouvem, não é possível que fosse melhor que o Golias? A idade não é um factor de desempate... serve apenas para o juiz avaliar o grau de desenvolvimento de um cão na comparação com os outros, e um defeito grave mas não desqualificativo não torna um bom num mau cão se o conjunto no seu geral for bom.

Se o juiz não atribuiu o CAC foi porque considerou que nenhum dos exemplares, embora correctos (presumo que ambos tenham tido Excelente), tinha qualidade para Campeão (o CAC significa Certificado de Aptidão ao Campeonato), pelo que se limitou a escolher o melhor dos "insuficientes".

Custa aos donos, mas um bocadinho de capacidade de auto-crítica também não faz mal nenhum.

Não conheço nenhum dos cães envolvidos, a não ser o Golias de nome, mas gostaria de saber a opinião e o ponto de vista quer do juis quer do "franciu".
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

quinta set 23, 2004 9:05 am

Arcanjo Escreveu:
...foi com um Arlequim vindo das francias (orelhas cortadas) que as palpebras vermelhas viam-se a metros de distancia...

Arcanjo
Arcanjo

Esta eu vi bem pois eu estava mesmo em frente ao Juiz e colado ao ring...aliás as fotos que te enviei são tiradas precisamente dai...e por falar nisso acho que tenho por aqui fotos desse Franciu.
Vou procurar...há alguem que me consiga colocar as fotos aqui?Eu envio por mail.
RJPG
Membro Júnior
Registado: segunda fev 02, 2004 4:35 pm
Localização: Assís (SRD fila s miguel x boxer), Cocker (Zami), Gato (Nico), Caturras, Fichers, Diam. Gold,

quinta set 23, 2004 11:32 am

Boas Arcanjo
A minha opinião aqui pouco ou nada vale pois a minha experiencia é nula em eventos destes. Mas pelo que tu descreves nada disto me impersiona pois é algo que acontece um pouco por todo o lado... e falo por experiencia própria num campo desportivo onde estou inserido, onde o trafego de influencias e a santa ignorancia é de se louvar. Contra as influecias possivelmente nada há (ou pouco há...???) a fazer mas quanto á ignorância por parte dos juizes, estes mesmos deviam ser sujeitos a uma reciclagem periódica (não sei se o são mas se são; em que moldes são feitas essas reciclagens?...), de forma a serem avaliados e continuarem a exercer essas funções. Apesar de caricato as decisões irem contra o regulamento resta-me deixar uma palavra de apoio em não desistires.
Só mais um comentário apesar de desactualizado que estou, agradou-me saber que os cortes de orelhas e rabos estão ser retirados dos estalões. Um abraço e força.
Ricardo
baiha
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2003 12:25 am
Contacto:

quinta set 23, 2004 11:43 am

Acho que vocês stressam demais com estas cenas, epá se ganhou o outro muito bem, se o juiz é incompetente não lhe apresentem cães, tenham já agora é sentido critíco, há juízes que realmente se não são pirulas parecem, mas no geral parece-me que julgam muito bem, enganam mais os expositores que os juízes.... :lol:

Daniel
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 23, 2004 11:55 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:54 am, editado 1 vez no total.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta set 23, 2004 1:33 pm

Boas!!

Bem...Casadiscaes..nunca foi minha intenção fazer comparações nem dizer que o meu cão era melhor...apenas relatei um caso de um defeito...uma coisa são coisas que faltam ao cão ou são menos boas ou mesmo más (O Golias tem algumas he he he he ainda tenho poder de auto critica...)..outra coisa são os DEFEITOS GRAVES a ectropia...é possivel um cão ter Exelente possuindo um Defeito Grave enumerado e escrito no estalão??? não estou a falar das coisa menos boas.....

Sealords...tens razão no que dizes...em relação aos Juizes ele são soberanos...mas isto utlrapassa-os...nomeadamente o Corte de Orelhas pois vai contra os Regulamentos do campeonato de beleza em Portugal e contra o Estalão...foi só isso que disse...pois se continuarmos a fechar os olhos ao estalão e aos regulamentos pergunto-te: Afinal o que pode impedir de um Juiz Julgar se quiserem, cães Albinos?...ou cães sem LOP...ou cães com outras anomalias e por aí adiante??...pois já que se quebra uma regra pra que servem as outras..só para alguns???? Partimos então de principio que a montanha pariu um rato,,,e que nada disto conta...muito menos os Regulamentos que enumerei o Artigo 90 e o 95 e o Estalão..não?

Relembro que estou aqui para ser elucidado para aprender..aceito todas as criticas exepto as que que vão contra a minha maneira de ser sendo uma dela o saber perder...e dar a mão à palmatória quando não tenho razão!!!

Desulpem a edição..mas esqueci-me disto...Casadiscaes..o CAC foi ganho pelo cão francês...já agora o Exelente não é certo mesmo sendo o unico cão em ringue...se não o é porque o dar????

Abraços,

Arcanjo
Última edição por Arcanjo em quinta set 23, 2004 1:47 pm, editado 1 vez no total.
vets
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 1:36 pm

Encontrei 2 fotos do Dogue françês que se estava a falar, estão um pouco turvas (tiradas de telemovel) mas acho que dá para ter uma ideia.
Alguem me consegue colocar aqui a fotos??
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta set 23, 2004 1:56 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 26, 2008 11:55 am, editado 1 vez no total.
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 23, 2004 2:09 pm

Boas!

Oki Sealords já estou a ficar mais elucidado...mas mesmo assim devo-te dizer que os cães que tenho visto já nasceram depois dessa data! ;)

Ja agora vemo-nos na FIL???

Abraços

Abraços
vets
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 2:21 pm

Arcanjo Escreveu: Boas!

Oki Sealords já estou a ficar mais elucidado...mas mesmo assim devo-te dizer que os cães que tenho visto já nasceram depois dessa data! ;)

Ja agora vemo-nos na FIL???

Abraços

Abraços
Claudio

Aproveitando a dica, vais lá estar Domingo por volta de que horas?
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 23, 2004 2:43 pm

Boas!

Vets...tou la sabado á tarde e Domingo as 8 e pouco!!!

Abraços

Arcanjo
vets
Membro Veterano

quinta set 23, 2004 2:46 pm

Vets...tou la sabado á tarde e Domingo as 8 e pouco!!!

Abraços

Arcanjo
Boa, Domingo vou lá de certeza, vimo-nos lá então.

Um abraço
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta set 23, 2004 8:53 pm

SeaLords Escreveu:
A única arma de que o expositor dispõe, como disse o Diamantino, e como ouvi uma vez numa reunião do CPC precisamente sobre a questão dos juizes, é a sua presença ou não. Juiz que não atraia expositores, "in the long run", deixa de ser convidado. O que o Arcanjo tem que fazer é começar a seleccionar os juizes a quem apresenta cães. Apresentar a todos ou não apresentar a nenhum são, quanto a mim, posições erradas. Há muitas coisas que não estão bem nas exposições mas, por enquanto, ainda não há alternativa (e se o modelo se mantém há mais de um século é porque deve ter algum mérito) e, portanto, deve continuar a ir a exposições - q.b.
Ora aí está!

Eu tambem tenho a minha "lista negra". No entanto, como tento não ser julgado mais que 1 vez pelo mesmo juiz, isso nem me chateia muito... embora por vezes me "passe" com certas decisões.
Já uma pessoa muito experiente me disse acerca de um dos meus cães: Se esse animal estevesse nas minhas mãos, já era campeão há que "séculos"!
Mas como o meu objectivo principal não é "fazer campeões" com afixos alheios... não tenho pressa.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta set 24, 2004 12:22 am

Pois..é PauloC...parece que sim...pois relamente é estranho tantos criadores aqui...tantos expositores aqui...e quase ninguem...enfim...

Abraços

Arcanjo
Claudio, o que se passa é o seguinte: a opinião do juiz é soberana e não tem apelo. O juiz é rei e faz a lei. Todos sabemos isso, e portanto ou das 2 uma, acatamos sabendo que pudemos levar na cabeça mesmo injustamente, ou não apresentamos cães a juizes que nós achamos não merecem meter a unhas nos nossos cães (embora me parece que alguns pouco se ralem se têm 20 cães ou 2 para julgar).
Para ale´m do estalão, há as preferencias pessoais de cada juiz. Tal como nós próprios, enquanto expositores ou criadores. Eu por ex, não gosto de cães castanhos, e em igualdade de circunstancias não daria a um cão castanho. Mas eu não sou juiza, graças a Deus.
Penso que com o tempo começarás a ver quem vale ou não a pena apresentar, pois, não querendo menosprezar a tua partipação, ainda estás um bocado verde, e com o tempo ainda vais ver muitas coisas, boas e más.
Quem acha que tem razão e tem suporte para tal deve reclamar. Não é o diz que disse, mas o que está escrito. Se o juiz te diz a ti que o teu cão é tem um olho de cada cor, mas não escreve, não vale a pena reclamares. Não sei se adianta, mas pelo menos, não podem dizer que não há queixas.
Para finalizar, e porque já me alonguei, no meio disto, e não querendo uma vez mais menosprezar o teu post, vejo aqui um problema que é o seguinte:
Quem entra aqui assim de rajada e não está dentro das coisas, pensa: Ganda máfia, isto é tudo trambiqueirice, afinal os cães que vão a exposições e são campeões são todos uns charutos (mas os donos pertencem á mafia e por isso ganham) e... de que vale comprar um cão a um criador que vá a exposições? Na~~, ali o cão do meu vizinho é que deve ser mais bonito, e ele até vende mais barato e pelo menos o meu vizinho não é mafioso ;)
Outra coisa, foi dito por alguém aqui neste tópico em jeito de má lingua, que alguém entrou no ringue muito nervoso, mas já todos sabiam que essa pessoa ia ganhar. Ok, pergunto, então, alguém que já sabe antes do julgamento que vai ganhar, tem razão para estar nervoso? :o
Duvido.
Isabel
CostaLusa
Membro
Registado: terça jul 08, 2003 9:24 am
Localização: 11 São Bernardos (Basir, Canela,Clarens, Matilde, Kaya, Sam, Clemens, Ambar, Britney, Franco e Fea)
Contacto:

sexta set 24, 2004 4:56 am

Com o devido respeito, faço minhas as palavras da Isabel ;)

Até digo só mais uma coisinha, já me aconteceu, uma pessoa que ía concorrer comigo em classe aberta, em vez de levar o cão que tinha inscrito, levou um que já era campeão, e esta? Fantástico não é?

Claro que reclamei, no local, e no momento, perguntaram-me, e provas? Eu respondi que conhecia muito bem os cães daquela pessoa, e se queriam provas, bastava lerem o microchip ( a pessoa em questão não coloca chip nos cães ), responderam-me, não é possível...já viu o que era termos leitores em todas as mesas, etc, etc Sinceramente, antes de pormos as culpas nos Juízes devemos de começar por eliminar este tipo de situações, que em nada favorecem a canicultura no nosso país, e nem são assim tão difíceis de resolver.

[/quote]
Responder

Voltar para “Cães”