Ajuda na escolha de Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 24, 2004 10:03 pm

birdy_lover Escreveu: Eu acho o collie um bom cão para o pretendido, mas gostos... não se discutem ;)
Olhe que ñ são grandes guardas :lol:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta set 24, 2004 10:22 pm

Tens razão Fang... :lol:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta set 24, 2004 10:30 pm

leoa_nova_ Escreveu:
birdy_lover Escreveu: Eu acho o collie um bom cão para o pretendido, mas gostos... não se discutem ;)
Olhe que ñ são grandes guardas :lol:
Não são grandes guardas?

Quem lhe disse isso? Olhe que está enganada ....

Saudações,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 24, 2004 10:37 pm

Se for Rough collie, tenho uma e é uma pacholas :lol: , conheci um que morava numa casa ao lado do café onde os meus pais iam e dava se bem com todos, ladrar, para quê? Posso estar a fazer um juizo errado, mas foi a conclusão que tirei dos collies que tenho visto.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 24, 2004 10:49 pm

leoa_nova_ Escreveu: Se for Rough collie, tenho uma e é uma pacholas :lol: , conheci um que morava numa casa ao lado do café onde os meus pais iam e dava se bem com todos, ladrar, para quê? Posso estar a fazer um juizo errado, mas foi a conclusão que tirei dos collies que tenho visto.
Pois, mas tirou conclusões apressadas e erradas.

Até há pouco tempo (anos 90) a raça era promovida como um excelente cão de guarda e de defesa (basta consultar literatura dessa altura) e como excelente cão de trabalho ou mesmo ler o estalão da raça.

Agora vieram as tais shows-lines que desvirtuaram um pouco a raça mas o rough.collie é ainda um bom cão de guarda e trabalho e um excelente cão de familia.

Saudaçoes
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

sexta set 24, 2004 10:55 pm

Eu estava-me a referir a uma border collie (creio que é assim que se escreve), que é uma raça apontada como excelente para cão de guarda, e além disso é um cão muito carismático e dócil. Também adoro Golden Retriviers, mas creio que são talvez mais vocacionados para a parte de afecto, além de que é um cão que normalmente adora brincar e precisa de muito movimento.

Cabe ao sr. carlosmarques decidir, mas diga-nos depois qualquer coisa! ;) :p :p :p :p :p
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 24, 2004 11:29 pm

birdy_lover Escreveu: Eu estava-me a referir a uma border collie (creio que é assim que se escreve), que é uma raça apontada como excelente para cão de guarda, e além disso é um cão muito carismático e dócil.
border collie como cão de guarda? Vai longe vai ...

E quem disse que os golden sao os melhores para o afecto? Anda limitada a nivel de conhecimentos ....
carlosmarques
Registado: quinta set 23, 2004 11:08 am

sábado set 25, 2004 9:29 am

Bom, estou absolutamente ESMAGADO com toda a simpatia e participação. Não poderia imaginar tamanha quantidade de posts desde 5ª feira até hoje. Muito obrigado!

Já consegui perceber que a nossa primeira escolha (O Golden) não é grande cão de guarda (, mas agradam-me algumas das sugestões

Serra da Estrela Lembro-me da minha Avó ter um, o Leão, que era um doce e aceitava todo o tipo de tropelias dos netos e impunha MUITO respeito (Gosto muito deste cão);

Pastor Alemão Não conheço muito bem embora tenha para mim que são absolutamente apaixonados pelo dono e extremamente inteligentes;

Boxer Muito divertido, agitado e simpático. Toda a gente que eu conheço que tem ou teve um, adora! Embora tenha ficado sem um bocado de móvel ou rodapé de parede em casa... D ;

Dogue Alemão ENORME e LIIIINDO! Terei que me informar melhor acerca dos constrangimentos logísticos associados à sua presença D (É um dos meus cães preferidos);

Collies Não conheço. Vou informar-me melhor acerca desta raça;

Setter Irlandês Embora não tenha sido comentado, é um dos cães preferidos da minha mulher;

Quanto à questão (muitíssimo pertinente) do VascoV
No meiuo disto tudoe squeceram-se de algumas coisasimportantes.

1- Onde vai ficar o cão na casa. Quintal ou dentro de casa
2- A sua experiência e como espera treinar o cão.
3- Sabe que os cães por mais dóceios que sejam nunca deve ficar com animais sozinhos ?
1 - O Cão irá ficar essencialmente no quintal (+-200m2), num espaço coberto preparado para o efeito (+-3m2) e na garagem (+-90m2), ou seja, quase 300m2 de espaço. Não prentendo vedar o seu acesso à casa, mas não quero que se torne uma regra;

2 - Muito pouca experiência. Como referi, só agora posso pensar em ter um cão porque entendo que o meu apartamento actual não reúne as condições necessárias para o fazer;

3 - Penso que quis perguntar "Sabe que os cães por mais dóceis que sejam nunca devem ficar com crianças sozinhas?". Estou certo disso e não pretendo que o cão seja "babá" da criança. No entanto também estou convencido do efeito que um animal de estimação tem no desenvolvimento do sentido de responsabilidade de uma criança.

Muito obrigado,

Carlos Marques
monte_de_goyos
Membro
Registado: segunda mar 08, 2004 11:18 am
Contacto:

sábado set 25, 2004 10:07 am

É lógico que estou a puxar a brasa para a minha sardinha!!!!

Mas, os akitas (Akita Inu e Great Japanese Dog), na minha opinião, enquadram-se perfeitamente no tipo de cão que deseja. ;)
birdy_lover
Membro
Registado: domingo set 19, 2004 11:16 am

sábado set 25, 2004 10:27 am

Ai, desculpem a ignorância, mas eu enganei-me a respeito do nome, estou sempre a confundir rough e border collie, apesar de saber que o border é o antepassado do rough collie.

Mas tudo o que disse mantenho, só mudando o nome border para rough.

Por favor desculpem-me! :oops:

Em relação ao golden, estava só a dizer o que li num livro à algum tempo, não querendo ofender ninguém que possua conhecimentos superiores aos meus. É claro que também podem haver comportamentos diferentes dentro da mesma raça...

Agora aqui vai o que li de mais importante sobre collies e golden retriviers:

Rough Collie- Trata-se do cão pastor da Escócia (...) o collie mostra-se reservado perante estranhos e é um óptimo guarda da casa.

Golden Retrivier- Todas as raças retrivier parecem ter herdado uma grande atracção pela água, uma excelente técnica de nado, assim como o gosto pela devolução de animais abatidos (...) hoje o golden retrivier é procurado nos mais diversos países, tanto para servir na caça como para participar em exposições.

Se alguma coisa que eu estiver a dizer esteja errada, por favor digam ;)

Desculpem o testamento :oops:
carlosmarques
Registado: quinta set 23, 2004 11:08 am

sábado set 25, 2004 1:33 pm

Boas,

birdy_lover, estive a consultar a net sobre raças de cães e não encontrei nenhum border collie, encontrei um bearded collie (Muito interessante e penso que está mais ou menos de acordo com o que escreveu) e o collie simples (a conhecida Lassie, penso eu).

Já agora, gostava de acrescentar estes à lista anterior

BOBTAIL (OLD ENGLISH SHEPHERD);
SÃO BERNARDO.

Que me dizem?

Edit:
Burrice minha! Já encontrei o Border Collie :lol:
Última edição por carlosmarques em sábado set 25, 2004 1:46 pm, editado 1 vez no total.
tedinho
Membro Júnior
Registado: terça ago 10, 2004 7:30 pm

sábado set 25, 2004 1:44 pm

olha eu acho que o cão que tu devias ter msmo era um pastor alemão já que tu queres um cão de guarda quanto à companhia para o teu filhote penso que o yorkshire terrier seria óptima escolha, mas como não gostas de cães pequenos......... :)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado set 25, 2004 2:03 pm

tedinho Escreveu: olha eu acho que o cão que tu devias ter msmo era um pastor alemão já que tu queres um cão de guarda quanto à companhia para o teu filhote penso que o yorkshire terrier seria óptima escolha, mas como não gostas de cães pequenos......... )
:o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
arval_13
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:11 am
Localização: Luna, Serra da Estrela e Balzac, Rafeiro do Alentejo

sábado set 25, 2004 2:32 pm

Olá!

Eu tenho uma Serra da Estrela, a Luna, e posso dizer, melhor impossivel!
É um animal extremamente dócil, um pouco reservado com estranhos, é verdade, excelente cão de guarda e impecável com crianças.
Em minha casa não há crianças, mas há uns meses foi lá a casa uma prima minha que tem um filho de ano e meio. A Luna até aí não tinha tido grande convivência com crianças pequenas e ficámos um pouco reticentes à sua reacção. Imaginem a surpresa que foi dar com a Luna a seguir o miudo para tudo quanto era sitio, arredava-se para ele passar de forma a não o magoar e ele "falava" com ela..... Ela sentada fica do tamanho dele, que figurão!

Eu não tenho razão de queixa, antes pelo contrário, mas cada um tem de ver o que é melhor para si!

Fiquem bem,
Alexandra
Nocturnus
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 11:31 pm

sábado set 25, 2004 3:11 pm

Já que estamos numa de puxar a brasa à nossa sardinha, o Cane Corso é um excelente guarda, bastante ligado à família e extremamente afectuoso com as crianças.

O único ponto menos positivo é a inexperiência do futuro dono, mas aí está em pé de igualdade com quase todos os bons cães de guarda, que como possuem um forte instinto de territorialidade, logo de dominância, necessitam de uma mão firme para os controlar (isto é sobretudo dificíl quando são cachorros e olham para nós com aquele olhar... quase que apetece deixá-los fazer o que pretendem, mas é aí que tem que se começar, senão tudo se torna muito complicado).

Boa sorte na escolha, e para o futuro canito!

Se quiser dar uma olhada

http//www.canecorsoitaliano.org
http//www.canecorsoitaliano.net
http//www.canecorso.org
http//www.canecorsoinfo.org/mission_statement.htm
http//www.canecorsolinks.com/

Ps Alguns têm um ar agressivo apenas pq lhes cortaram as orelhas...
Responder

Voltar para “Cães”