[u][b]CONSELHOS URGENTES - HUSKY 5 MESES[/b][/u]

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda out 11, 2004 9:32 pm

Caro Valter,
Creio que está a ir no bom caminho. O animal está a passar por uma fase de adaptação e é normal que se sinta confuso. Isto acontece com qualquer cão, independentemente da raça.

Quanto á raça propriamente dita, gostaria de deixar alguns alertas.

1- Um husky ( como a generalidade dos cães nórdicos) é um cão de matilha, um cão social que funciona num conjunto, por isso detesta a solidão. A pior coisa que lhe podem fazer é deixa-lo só.
Não aconselho esta raça a ninguem que não tenha outro animal ou tenha alguem em casa permanentemente.
Conheço vários casos em que os animais desenvolveram comportamentos atípicos (mesmo doentios) devido a estarem longos periodos entregues a si próprios sem qualquer companhia.

2- Um husky é um animal bastante independente (claro que isto é relativo e há excepções individuais) que cresce psicologicamente ao ponto de se tornar autosuficiente, ao contrário da maioria das raças. Não nos esqueçamos que embora a selecção o tenha adaptado muito, ainda é uma raça primitiva apta para sobreviver em ambiente hostil (o grande norte).
Enquanto cachorro, não tem grande diferença das outras raças. Mas como o seu exemplar já tem 5 meses, daqui a mais 8 ou 10 meses poderá ter algumas surpresas.
Estes cães em adultos não obedecem por tudo e por nada. Obedecem apenas áquilo que acham lógico na sua "consciencia canina".
Ir buscar uma bola pode deixar de ser um jogo quando não tem contrapartidas. Fica a olhar para nós como quem diz: "o que é que eu ganho com isso?".
Trata-se de um cão muito inteligente e que nos surpreende a todo o momento. Devemos ser muito firmes enquanto elemento "Alpha", mas nunca injustos. O animal tem que perceber quando errou na altura certa. Castiga-lo muito depois do mal feito apenas serve para que ele se afaste de nós e deixe de confiar no "alpha".
Para todos os efeitos o husky tem um comportamento muito lupino e como tal precisa de um chefe rigoroso mas não tirano. Um bom lider "alpha", não é apenas aquele que se impôe pela força, mas também aquele em que o animal confia a sua sobrevivência.
Ou seja, como um lobo, o husky é um oportunista que vive e tira partido do mais habilidoso ou inteligente da alcateia. Se não tiver motivos para depender do dono, torna-se independente dele, ignorando-o por vezes, ou mais grave ainda tornando-se ele o "alpha".
Este último ponto nunca deve acontecer, pois normalmente é irreversível tornando-se problemático e incompatível.

Em suma, um husky é um cão a que temos que saber dar-lhe a "volta", sob pena de ser ele que nos dá a nós. Persistência, imposição, respeito e compreenção são o ponto chave ;) .
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda out 11, 2004 10:08 pm

fang Escreveu:

1- Um husky ( como a generalidade dos cães nórdicos) é um cão de matilha, um cão social que funciona num conjunto, por isso detesta a solidão. A pior coisa que lhe podem fazer é deixa-lo só.
O meu era quando fazia as piores asneiras, nem que eu o deixasse apenas 5m sozinho
fang Escreveu: Não aconselho esta raça a ninguem que não tenha outro animal ou tenha alguem em casa permanentemente.
Conheço vários casos em que os animais desenvolveram comportamentos atípicos (mesmo doentios) devido a estarem longos periodos entregues a si próprios sem qualquer companhia.

2- Um husky é um animal bastante independente (claro que isto é relativo e há excepções individuais) que cresce psicologicamente ao ponto de se tornar autosuficiente, ao contrário da maioria das raças. Não nos esqueçamos que embora a selecção o tenha adaptado muito, ainda é uma raça primitiva apta para sobreviver em ambiente hostil (o grande norte).
Ás vezes em tom de brincadeira comparo o ter um husky e ter um gato.
Muitas das vezes digo quem quiser ter um "cão", que não tenha um Husky (grande parte dos abandonos devem-se ao seu temperamento)
fang Escreveu: Enquanto cachorro, não tem grande diferença das outras raças. Mas como o seu exemplar já tem 5 meses, daqui a mais 8 ou 10 meses poderá ter algumas surpresas.
Estes cães em adultos não obedecem por tudo e por nada. Obedecem apenas áquilo que acham lógico na sua "consciencia canina".
Ir buscar uma bola pode deixar de ser um jogo quando não tem contrapartidas. Fica a olhar para nós como quem diz: "o que é que eu ganho com isso?".
É fazem tudo por interesse, então o meu nem se fala. :D
fang Escreveu: Trata-se de um cão muito inteligente e que nos surpreende a todo o momento. Devemos ser muito firmes enquanto elemento "Alpha", mas nunca injustos. O animal tem que perceber quando errou na altura certa. Castiga-lo muito depois do mal feito apenas serve para que ele se afaste de nós e deixe de confiar no "alpha".
Para todos os efeitos o husky tem um comportamento muito lupino e como tal precisa de um chefe rigoroso mas não tirano. Um bom lider "alpha", não é apenas aquele que se impôe pela força, mas também aquele em que o animal confia a sua sobrevivência.
Ou seja, como um lobo, o husky é um oportunista que vive e tira partido do mais habilidoso ou inteligente da alcateia. Se não tiver motivos para depender do dono, torna-se independente dele, ignorando-o por vezes, ou mais grave ainda tornando-se ele o "alpha".
Este último ponto nunca deve acontecer, pois normalmente é irreversível tornando-se problemático e incompatível.

É realmente um cão muito inteligente, embora a maioria os ache uns burros (detesto quando me dizem "São muito bonitos não são é pena serem tão burros", só me apetece esganar a pessoa)

Para a maioria inteligência é sinonimo de obediência, só que o Husky só faz se achar que o deve ou tire algum partido disso.
As pessoas devem ter consciência do que é um Husky e aceitá-lo como ele é.

"Nunca mais me esqueci disto:
Estava a passar um fds em casa de uns amigos em Lx e fui até à varanda, á entrada de um café estava um rapaz com um Husky a mandá-lo sentar e o cão nada de pois de muito insistir bateu no cão.
Acreditem muitos Huskys passam por isto"
fang Escreveu: Em suma, um husky é um cão a que temos que saber dar-lhe a "volta", sob pena de ser ele que nos dá a nós. Persistência, imposição, respeito e compreenção são o ponto chave ;) .
O meu é um graxa do caraças :lol: :lol:

É um cão lindíssimo e tão diferente...
Cybervolts
Membro Júnior
Registado: sexta out 08, 2004 10:27 pm

terça out 12, 2004 12:40 pm

Boa ideia Moca32, a cena do repelente parece-me ser uma boa ideia.

Mas já anda muito mais feliz e mais excitada cada vez que vamos à rua, daqui a umas semanas quando conhecer já bem a zona, vou começar a correr um pouco com ela, para se habituar ao exercicio fisico que esta raça tanto gosta.

Quanto a brinquedos já tem uma bola de borracha, um osso para roer e limpar os dentes tb e um "Kong" uma cena vermelha redonda, mas oval e que salta muito que comprei na net em espanha, tem um buraco no meio para por biscoitos e ela adora este, pois quando o atiro e comela a saltar irregularmente por tudo o que é sitio, vai à procura do prémio la dentro, eheheeh.

Quanto a amigos já fez alguns na zona, apenas os retreivers e pastores alemães maiores ainda a intimidam.....hmmmm e tem um pavor de gatos que só visto, talvez porque não sabe o que são o nunca os tinha visto.....assim que vê um foge a 7 pés ou esconde-se atrás de mim.
Lá se vai o mito de que os cães perseguem os gatos, ehehehe.

Bom vou dando noticias, do progresso da minha amiga Maya que cada dia que passa é a minha melhor amiga. Até já sabe uns truques que lhe tenho andado a ensinar, dar a pata, sentar, deitar, lá para dentro.....e tudo isto em apenas 3 dias. Estou espantado com o nivel de aprendizagem dela, muito elevado mesmo.

Bom abraços e beijos para todos
Valter[/b]
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 12:41 pm

Mas já anda muito mais feliz e mais excitada cada vez que vamos à rua, daqui a umas semanas quando conhecer já bem a zona, vou começar a correr um pouco com ela, para se habituar ao exercicio fisico que esta raça tanto gosta.

Quanto a brinquedos já tem uma bola de borracha, um osso para roer e limpar os dentes tb e um "Kong" uma cena vermelha redonda, mas oval e que salta muito que comprei na net em espanha, tem um buraco no meio para por biscoitos e ela adora este, pois quando o atiro e comela a saltar irregularmente por tudo o que é sitio, vai à procura do prémio la dentro, eheheeh.

Quanto a amigos já fez alguns na zona, apenas os retreivers e pastores alemães maiores ainda a intimidam.....hmmmm e tem um pavor de gatos que só visto, talvez porque não sabe o que são o nunca os tinha visto.....assim que vê um foge a 7 pés ou esconde-se atrás de mim.

Bom vou dando noticias, do progresso da minha amiga Maya que cada dia que passa é a minha melhor amiga. Até já sabe uns truques que lhe tenho andado a ensinar, dar a pata, sentar, deitar, lá para dentro.....e tudo isto em apenas 3 dias. Estou espantado com o nivel de aprendizagem dela, muito elevado mesmo.

Valter[/b]
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 12:41 pm

Valter[/b] :)
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 12:42 pm

Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 12:42 pm

Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 1:15 pm

Valter :)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça out 12, 2004 1:23 pm

Moca32, aposto que não é todos os dias que concordam consigo seis vezes seguidas! :lol:
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

terça out 12, 2004 1:44 pm

É o husky é daqueles cães cuja inteligencia não se mede pela obediencia :D
Um bocado ao estilo galgo afegão, só fazem um bocado aquilo que lhes da na cabeça e depois são estupidos! e no fundo só tem personalidade.

Bjs Alex
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 2:58 pm

Caro Francisco Barros,

sim eu sei que a min ha husky está a passar por uma fase de adaptação, mas como a minha ultima experiencia em ter um cão tinha sido há 20 anos, e ele não ficava em minha casa, mas no quintal dos meus avós. A minha preocupaçõ tem sido maior ainda porque esta raça é muito específica e requer muita atenção e cuidados especiais. Daí que eu tnho pedido ajuda e conselhos aqui no forum, e até agora toda a ajuda e conselhos têm sido preciosos, para me ajudar a atender o seu comportamento entre outras coisas.

Quanto aos seus alertas, no ponto 1 de ser um cão de matilha, já sabia isso, mas como geralmente tenho sempre gente em casa, ou pelo menos durante a hora de almoço vou almoçar a casa e brinco com ele 10 mins, acho que consigo colmatar essa solidão. Espero no entanto que a minha husky não desenvolva nenhum comportamento atipico por estar algum tempo sozinha, não sei como iria reagir a esse comportamento e como lidar com uma situação de comportamentos estranhos por animal que já começo a adorar cada vez mais.

Quanto ao ponto nº.2, de ele em fase adulta com mais de 13 meses ter um comportamento diferente, espero que até lá consiga pelo menos fazer com que ele me admita como o Lider Alpha e obedeça a apenas alguns comandos básicos, porque sei que este animal para além de ser muito inteligente é também muito esperto e faz algumas acções com proveito próprio.

Bom mas isso a mim não me afecta, porque desde que a minha husky continue a ser a maravilhosa companhia que é eu eu possa fazer umas corridas com ela, mantendo-nos os dois em forma, acho que vou me dar por feliz. Aliás sempre adorei desafios e tentar quebrar teimosias, acabo sempre por insistir na mesma coisa vezes e vezes sem conta, até que chega a um ponto há pessoas que desistem de eu estar sempre a chatear com a mesma coisa, ehehehe. Com a minha husky se ela for teimosa, vou insistir, insistir até ela ceder, nem que seja por pouco tempo e depois tenha de insistir outra vez. Afinal quem é que é o lider, eu ou ela? EU claro.^
Agora bater nela como um tirano!!! nunca. Não gosto de baster nos animais, acho isso cruel. No entanto já lhe dei umas palmadinhas no focinho ao de leve, para dizer que não pode comer a comida podre que encontrou na rua. E uso a trela também para a controlar para onde quero ir e o caminho que quero tomar, apenas deixo mais corda, quando está nos espaços relvados mesmo ao pé de mim a cheirar e eu a controlar.
Comigo vai sempre ser para onde eu quero e quando eu quero e só atravessa nas passadeiras, quando nao passa nenhum carro.

no entanto obrigado pelos seus alertas e conselhos, são sempre bem vindos e vou até tomar algumas precauções nesses sentidos enquanto ela é novinha.

Cumprimentos
Valter ;)
sporting_gilr
Registado: domingo ago 03, 2003 12:54 pm

terça out 12, 2004 3:11 pm

Oi! Se fo-se eu, eu fazia o seguinte:
Deixava a comida na rua e nao lhe dava goluseimas nenhumas
Metia-lhe a trela e ia com ela a rua mesmo k ela n kise-ze
:lol: :D

Adeussssssssss
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 3:29 pm

Cara Andreia Lemos,

Até agora a minha husky tem estado muito quietinha enquanto está sozinha, não sei se vai ser sempre assim, mas para já não se está a comportar mal.

Quanto a fazer tudo por interesse, concordo, mas espero que quando lhe mostrar que sou eu que mando e lhe dou a comida que ela tanto quer, que faça por que tem que fazer, pq senão não come, assim já passa a ser obediente nesse sentido apesar de interesseiro na mesma.

Aliás um husky é um husky e ponderei muito antes de tomar esta decisão de adoptar a minha, e éscolhi na mesma esta raça, apesar de tantos constrangimentos e cuidados. o facto de eles serem interesseiros não me afecta, aliás nós os humanos somos todos interesseiros, vivemos numa sociedade de consumo que trabalha para ter mais dinheiro, para termos férias, para termos cada vez mais direitos e privilégios, por isso tb nós os humanos somos interesseiros, aliás somos muito parecidos com os huskys à excepção de gostarmos de temperaturas mais frias. Apenas os missionários, os monges e os samaritanos fazem algo sem interesse, porque nem mesmo os padres hoje em dia escapam, tb eles têm um ou algum interesse, nem mesmo que seja cumprir as ordens da igreja, por muito estúpidas que sejam, servem os interesses de algo. Apenas os padres que não o fazem acabam punidos e como missionários. Esses sim são os verdadeiros crentes e santos.

E se um husky não obedece à primeira, temos que insistir até eles serem menos teimosos que nós, é tudo um principio de quem é o lider e temos que lhes dizer que somos nós, firmes nas nossas acções e comandos.

Bom mas isto é apenas a minha opinião.

cumprimentos Valter
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 3:36 pm

Cara Alex, não creio que os huskys sejam estupidos só porque não são taõ obedientes com os outros cães, aliás por isso mesmo é que são inteligentes porque têm uma personalidade própria e porque fazem algo porque lhes convém, um tanto semelhante ao que nós hu,manos fazemos. Fazemos coisas e temos acções e reações porque nos convém, por isso somos um ser inteligente e diferente de todos os outros animais.
Pensamos logo existimos.

Os cães obedientes, são é obedientes porque sabem que tb podem ser castigados, é tudo uma questão de motivação. E eu tenho apenas que dar à minha husky a motivação que ela quer. bom acho eu.........

Beijos Valter
Cybervolts
Membro Júnior

terça out 12, 2004 3:47 pm

Caro Sporting_gilr,

Se fosse seguir o seu conselho então que acontece às regras? ela comia quando queria e quando lhe apetecia e depois fazia necessidades quando lhe apetecia tb. Acho que assim o husky passava a tomar uma personalidade de ser ele a gerir o seu horário e o seu calendário e eu não quero isso, eu é que sou o Alpha e por isso eu é que mando quando o husky come e a que horas. Apesar de neste momento ele se ter descuidado hoje com as necessidades e ter feito um belo presente liquido à hora de almoço, mas a culpa tb foi minha porque lhe dei muitas guloseimas de manhã. Cá se fazem, cá se pagam e eu tive a minha lição. Agora daqui em diante leva menos guloseimas e apenas antes ou quando sair à rua. Para ter tempo de as descarregar enquanto lá fora.

cumprimentos Valter
Responder

Voltar para “Cães”