Porque sou tao contra a reproducao "caseira"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quinta out 28, 2004 12:34 pm

Vou aproveitar este tópico para dizer uma coisa que acho que mudou muito na minha maneira de pensar...
Vou ser muito sincera... antes de vir aqui á arca e de saber tudo o sei hoje (graças a voçês..) a mim não me incomodava nada as pessoas deixarem as suas cadelitas SRD tem filhotes pelo menos uma vez, e até achava isso importante, e até houve uma vet que me disse que sim..que era necessario...
Agora vejo como é importante não deixar este tipo de coisas acontecer, prevenir e passar a palavra a outros mais que pensam como eu pensava... Sou 100% da vossa opinião.. e agradeço por me ajudarem a ver melhor a realidade!!!
OBRIGADA
;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta out 28, 2004 12:35 pm

Parabéns Golden, aí está um tópico seu com o qual estou finalmente 100% de acordo!!!!

Acho que tudo já foi dito, aqui neste tópico e em tantos outros ao longo dos anos aqui na Arca.
Criar não é juntar um cão e uma cadela, mesmo que sendo da mesma raça. É muito mais que isso, e encerra uma responsabilidade que muita gente ( acredito que alguns bastante inocentemente) não se dão conta.
Apurar uma raça e torná-la naquilo que conhecemos, é o resultado de um trabalho e um processo de selecção que demorou muitas vezes séculos, e várias gerações de animais e de Criadores. No entanto, estragar tudo isto é muito fácil. Basta um cão passar a ser 'da moda', e é vê-los a 'degenerar' em "coisas" que nem sabemos bem o que são.
As mentalidades e os mitos à volta da necessidade de criar 'pelo menos uma vez' ou de querer 'um filhinho do nosso cão/cadela', também são coisas dificeis de mudar....especialmente quando existem alguns veterinários e 'criadores' a fomentá-las!
Mas, eu não desisto. Podem-me chamar 'chato', 'deseducado' ou outros nomes piores, que eu não desisto de 'dar na cabeça' a todos eles!

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Obrigado Nanico por ter lançado este tópico...vale sempre a pena. ;)
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta out 28, 2004 12:36 pm

Boa tarde
Por isso é que eu acho que as pessoas deveriam de ser muito mais conscientes e para não terem surpresas futuras e vermos o que estamos constantemente a ver, abandono, e deveriam estrelizar as cadelas.
Eu tenho 2 uma de raça e outra rafeira, sá ambas pequeninas, e até deveria de ser giro vê-las com os filhotes mas colocam-se vários problemas: a quem dar ou vender os cães, custos, e o pior de todos a afeição pelos cachorros e não ter coragem de os dar ou vender e não posso ficar com os cães. Por estas razões e outras mais é que vou estrelizar as minhas e um dia quando já tiverem velhotas aí vou pensar num novo amigo (acaba por ser uma experiência nova) mas elas ainda têm muitos aninhos pela frente e eu espero cá estar para as seguir sempre. Elas são as minhas maiores Amigas.
É a minha opinião.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta out 28, 2004 12:43 pm

Golden_ Escreveu:E se os criadores começassem a vender os seus puppies esterilizados? Aí acabavamos com uma parte do problema, mas será que as pessoas os compravam? Claro que não! Uns porque são contra a esterilização, outros porque os seus planos futuros deixariam de fazer sentido.
Mas neste caso, porque e que o criador opta por vender mais, mas com consequencia de perpetuar o problema?
Se nao ha compradores (donos) responsaveis, para que criar ainda mais caes?
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta out 28, 2004 1:01 pm

....
Última edição por Golden_ em terça fev 14, 2006 8:57 pm, editado 1 vez no total.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta out 28, 2004 1:12 pm

Para aqueles que, por força da ignorância ou da parvoíce (é pena mas também há) ainda pensam, entre outras baboseiras que:
- Se a cadela não criar fica com problemas de saúde;
- Que as cadelas desfrutam da alegria da maternidade;
- Que os cães se apaixonam;
- Que os cães devem sentir prazer sexual (para alimentar o seu inconsciente, quem sabe...);
- Que ter cachorrinhos bebés é muita giro;
- Que se encontram sempre bons donos para os filhotes da Fifi ou do Lulu;
- Que se conseguem controlar adopções;
ou
- Que se os cães não tiverem sexo pelo menso uma vez ficam com problemas de comportamento,
aconselho vivamente a, um dia destes, irem para a porta de um canil ou albuergue, para verem no que dá a "alegria da maternidade".
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta out 28, 2004 1:14 pm

PauloC Escreveu: Parabéns Golden, aí está um tópico seu com o qual estou finalmente 100% de acordo!!!!

Acho que tudo já foi dito, aqui neste tópico e em tantos outros ao longo dos anos aqui na Arca.
Criar não é juntar um cão e uma cadela, mesmo que sendo da mesma raça. É muito mais que isso, e encerra uma responsabilidade que muita gente ( acredito que alguns bastante inocentemente) não se dão conta.
Apurar uma raça e torná-la naquilo que conhecemos, é o resultado de um trabalho e um processo de selecção que demorou muitas vezes séculos, e várias gerações de animais e de Criadores. No entanto, estragar tudo isto é muito fácil. Basta um cão passar a ser 'da moda', e é vê-los a 'degenerar' em "coisas" que nem sabemos bem o que são.
As mentalidades e os mitos à volta da necessidade de criar 'pelo menos uma vez' ou de querer 'um filhinho do nosso cão/cadela', também são coisas dificeis de mudar....especialmente quando existem alguns veterinários e 'criadores' a fomentá-las!
Mas, eu não desisto. Podem-me chamar 'chato', 'deseducado' ou outros nomes piores, que eu não desisto de 'dar na cabeça' a todos eles!

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Obrigado Nanico por ter lançado este tópico...vale sempre a pena. ;)

Paulo, não posso deixar de estar de acordo consigo.

Mas atenção que a história de apuramento da raça, não é sabida por 90% da população ( não sei se o numero é exagerado).

Acha que as velhotas que têm cadelas, e as deixam ir passear e as bichas, taditas, ficam prenha, pensam no apuramento da raça??

Sabe tão bem quanto eu que a população com mais de 60 anos com cães, é uma percentagem bem grande..... :? , logo aqui não podemos fazer nada, até porque até para levar os bichos ao Vet, os velhotes acham que nao precisam, porque tudo se cura.

A malta mais jovem ( tipo da minha idade) e os Criadores, Vets, e outros, sabem perfeitamente o que significa isto mesmo, e compreendem as razões de grande parte dos criadores quandos os mesmos falma do apuramento da raça.

Eu optei por comprar a minha futura cadela a um criador, por, neste momento, já saber as dores de cabeça que um cão SRD pode trazer (doenças).

Claro que mesmo comprando a cadela a um criador, não estou livre de ter de lidar com algumas doenças, mas pelo menos, a probabilidade seá menor.

Claro está, que quando a cadela for maiorzita, será esterilizada ( por acaso não faço ideia da idade recomendável para o fazer.....).

Mas uma coisa que temos de ter em conta é que :

:arrow: Este forum é frequentado por todo o tipo de pessoas;
:arrow: E não esquecer, que quem tem cães, grande parte das vezes não tem dinheiro para os manter ( a esterilização / castração, devem ser caros, acho eu....)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta out 28, 2004 1:38 pm

Golden - Realmente, não é a 1ª vez que se vê bons criadores a pagar pela má conduta de outros criadores que nem sequer esta designação merecem. :(

Tenho é pena de não me estar a recordar desse tópico que a Anita menciona, digo isto porque goataria de o rever, tenho de procurar, só que não me recordo do nome do mesmo. :|

Isto dos criadores tem muito que se lhe diga. Posso a titulo de exemplo mencionar que ainda não faz muito tempo conheci um e era um tipo muito desligado, sem qualquer interesse sobre os canitos.

Já o Fang (criador) é uma pessoa de muita dedicação aos canitos, que para ele são por assim dizer como que filhos. 8)

Ele sempre muito atento aos pormenores e interessado no bem estar deles. Faço questão de frisar que não ganho nada em estar aqui a dizer isto, pois ainda alguem pode pensar que por lhe ter comprado um canito estou a puxar a brasa para a minha sardinha.

Básicamente o que quero dizer é que os criadores são como os simples donos, ou seja, uns são muito diferentes dos outros. :)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 28, 2004 1:43 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 11:13 am, editado 1 vez no total.
almira
Membro
Registado: domingo ago 15, 2004 2:28 pm

quinta out 28, 2004 1:44 pm

Olá a todos,

Não podia estar mais de acordo. A criação e apuramento de uma raça só deve ser feito por criadores, que sabem o que estão a fazer. Também não tenho dúvidas (salvo raras excepções) que tudo o que custa dinheiro é mais estimado do que aquilo que nada custa. Um srd nada custa e por isso não perdem nada em abandoná-lo. Custa muito encontrar cadelas esfomeadas com cachorrinhos, cães sem dono completamente desorientados ou no canil à espera da morte. Aqueles olhos não deixam ninguém indiferente. E começa a luta para os salvar, nem sempre possível. O mal tem de ser cortado na origem, esterilizando os animais. É urgente alertar as pessoas para o que se passa. É desumano deixar os pobres bichinhos ao Deus dará. Desculpem o dasabafo, mas custa muito ver tantos a precisar de ajuda e poder ajudar tão poucos.

Saudações
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 28, 2004 1:52 pm

almira Escreveu: Também não tenho dúvidas (salvo raras excepções) que tudo o que custa dinheiro é mais estimado do que aquilo que nada custa. Um srd nada custa e por isso não perdem nada em abandoná-lo.
Almira, nesse ponto não concordo consigo. Quem tem estômago para abandonar um cão não é pelo facto dele lhe ter custado dinheiro que deixa de o abandonar. Pode é dar-se o caso de, sendo um cão de raça, procurar vendê-lo de qualquer maneira para, pelo menos, recuperar parte do "investimento". Mas não é por o estimar...
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 28, 2004 1:55 pm

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 11:24 am, editado 1 vez no total.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta out 28, 2004 1:55 pm

Golden_ Escreveu: Alguns veterinários, fazem a esterilização antes do 1º cio (ignorantemente não concordo, porque acho que a cadela só após ter o cio é que se desenvolve em toda a sua plenitude).
- Outros veterinários dizem que é após o 1º cio, pelos motivos que acima citei (e com os quais concordo).
Isto ja foi dito varias vezes no Forum, mas como "vale sempre a pena" ;)

- Uma das razoes porque se esterilizam cadelas e para minorar a chance de cancro mamario. Uma cadela que seja esterilizada antes do primeiro cio nao desenvolvera este tipo de cancro. Se for esterilizada apos o primeiro cio, as possibilidades de cancro mamario comecam a aumentar.

- As cadelas de grande porte sao normalmente esterilizadas apos o primeiro cio, porque se esterilizadas antes ha uma minimissima possibilidade de incontinencia urinaria. Essa incontinencia urinaria pode ser facilmente tratada, mas no entanto...

- Mesmo com esterilizacoes, o barato sao (muito) caro. O preco de tabela para os honorarios do veterinario e o equipamento usado. De modo a poupar, ou a fazer "baratinho", o vet pode recorrer ao seguinte:
- meter um estagiario a operar
- usar fio de sutura do barato referido no meio como "fio de pesca"
- nao dar analgesicos ou antibioticos
- usar anestesia na veia em vez de gasosa
- operar duas cadelas duma vez.

O mais importante e saber muito bem o que a operacao implica e procurar o vet que ofereca o melhor servico. E as vezes, esse nao e o mais barato.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta out 28, 2004 1:58 pm

Moca32 Escreveu: Isto dos criadores tem muito que se lhe diga. Posso a titulo de exemplo mencionar que ainda não faz muito tempo conheci um e era um tipo muito desligado, sem qualquer interesse sobre os canitos.

Já o Fang (criador) é uma pessoa de muita dedicação aos canitos, que para ele são por assim dizer como que filhos. 8)
Uma dos episódios que eu mais gostei de ler recentemente, foi contado por um criador aqui do fórum, já não me lembro qual, em que o comprador ia guardar o cachorrinho no porta-bagagens do carro :o e ficou sem cachorro... :lol:
Odemirense
Membro Veterano
Registado: sexta ago 15, 2003 10:17 am
Localização: 1 cão - rouch collie ( Freddy); 1 coelho anão ( Alvin ): 1 Tartaruga serreada ( Tuga )

quinta out 28, 2004 2:01 pm

Mas o que fazer aos pobres cachorros que nascem sem ter culpa desses tais donos, irresponsáveis que procriam as suas cadelas.
o que me choma mais é que na maioria das vezes esses cachorrinhos são jogado no contentor do lixo ou pior jogado ao rio, quando existe um!

Mas o pior, são os os ditos criadores a venderem raças raras! :o
Estive a ver um site em que falava em raça raras e uma dessas raças raras eram rotts castanhos e roots de pelo comprido.
Aquela página estava bem feita, era um alerta sobre as burlas de falsas raças, que "vinham" dos rotts.

Acho que foi um site que o forista PauloC deu num tópico...
Responder

Voltar para “Cães”