Gatujoba
Também compreendo o seu ponto de vista, mas acho que as coisas têm de ser olhadas de outra forma.
O meu filho já foi atacado por um cão SRD de pequeno/médio porte e que fez um "estrago" quase impensável para um animal com aquele tamanho.
O "ataque" do cão foi dirigido á barriga e fez um rasgo que até assustava.
Este ataque foi quase que absurdo, pois o pequeno estava no meio de um passeio e ás tantas um cão que urinava junto à porta de uma papelaria foi pontapeado pelo proprietário da mesma, na tentativa de fuga, o animal deparou-se com o miudo no seu caminho e... atacou.
O que quero dizer é que independentemente do tamanho, qualquer cão pode causar "estragos" que podem variar consoante a vitima ser uma criança ou um adulto.
Por estes motivos, continuo convicto que o problema não está no porte, força ou qualquer outra caracteristica do cão, o problema situa-se apenas e só no dono, sendo que, se o cão for agressivo, é ao dono que cabe a responsabilidade de tomar as devidas precauções para evitar os acidentes, infelizmente é isso que não tem acontecido, pois alguns donos continuam a desconhecer a personalidade dos seus cães.
Cães ou Donos perigosos?????
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am
Caro solinfor
Tem a certeza que há Dogos Argentinos como cães guia?
Pergunto isto porque é uma raça que nunca tinha ouvido falar como utilizado para esta função.
Olá Vets! Pelo que li olhe que também já se utilizaram (ou ainda se utilizam) como cães guia! E se der uma vista de olhos pelo anuário português de canicultura de 2003 da "Cães e Companhia" pode ver o seguinte em relação ao Dogo argentino, e que passo a citar:
«Com a aprovação do standard pela FCI em 1973, o Dogue argentino é hoje utilizado (principalmente na Argentina) como cão de guarda, polícia, de trenós, de guia de cegos ou de salvamento em catástrofes.»

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Ei ! isto é grave !«Com a aprovação do standard pela FCI em 1973, o Dogue argentino é hoje utilizado (principalmente na Argentina) como cão de guarda, polícia, de trenós, de guia de cegos ou de salvamento em catástrofes.»
Estao a tirar o emprego aos labradores...
Depois já se sabe - desempregado, desocupado, cai no alcoolismo ou pior, na marginalidade.

Tenho de deixar de beber ao jantar

<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:44 pm
Exacto,Budgerigar Escreveu: Gatujoba
Também compreendo o seu ponto de vista, mas acho que as coisas têm de ser olhadas de outra forma.
O meu filho já foi atacado por um cão SRD de pequeno/médio porte e que fez um "estrago" quase impensável para um animal com aquele tamanho.
O "ataque" do cão foi dirigido á barriga e fez um rasgo que até assustava.
Este ataque foi quase que absurdo, pois o pequeno estava no meio de um passeio e ás tantas um cão que urinava junto à porta de uma papelaria foi pontapeado pelo proprietário da mesma, na tentativa de fuga, o animal deparou-se com o miudo no seu caminho e... atacou.
O que quero dizer é que independentemente do tamanho, qualquer cão pode causar "estragos" que podem variar consoante a vitima ser uma criança ou um adulto.
Por estes motivos, continuo convicto que o problema não está no porte, força ou qualquer outra caracteristica do cão, o problema situa-se apenas e só no dono, sendo que, se o cão for agressivo, é ao dono que cabe a responsabilidade de tomar as devidas precauções para evitar os acidentes, infelizmente é isso que não tem acontecido, pois alguns donos continuam a desconhecer a personalidade dos seus cães.
Eu por exemplo tenho k passar tds os dias numa rua, que os Donos fazem questão de deixar os cães todos á solta ali, para terem uma ideia, akela rua é só de vivendas, cerca de 8 têm cães.....
Até ai tudo bem, o problema é que um deles, um cocker tem a mania que é fitipaldi, e desata a ladrar e tenta chegar-se aos miudos....
Os meu filhos estão sempre comigo, e mostro sempre ao canito "quem manda", até hoje tem resultado....
O meu receio é que aquela estrada é de acesso a uma escola primária, e passam lá muitas crianças sem adultos a acompanhar....
Na verdade tenho receio que algo aconteça, pois akele cão é "perigoso"....
Mas no meio de srds, um fila brasileiro e outros cockers, só akele cocker faz aquilo.....
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am
aisd Escreveu:Ei ! isto é grave !«Com a aprovação do standard pela FCI em 1973, o Dogue argentino é hoje utilizado (principalmente na Argentina) como cão de guarda, polícia, de trenós, de guia de cegos ou de salvamento em catástrofes.»
Depois já se sabe - desempregado, desocupado, cai no alcoolismo ou pior, na marginalidade.![]()
![]()
![]()
![]()

É verdade aisd, tem toda a razão!

Pois!aisd Escreveu: Ei ! isto é grave !
Depois já se sabe - desempregado, desocupado, cai no alcoolismo ou pior, na marginalidade.![]()
![]()
![]()
![]()

Depois disso, os Labradores vão servir para quê? Tadinhos, não consigo imaginar o destino que poderão ter

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Exactamente.Arcanjo Escreveu: Os cães tal como as pessoas também podem nascer com mau feitio..a unica diferenças é que um mau feitio num cão é sempre mais facil de domar que um mau feitio numa pessoa![]()
Ou quase...
Os cães mais perigosos com que lidei mais de perto são aqueles do tipo caga-tacos, pequenitos, quezilentos, barulhentos e antipáticos. Grrrrrrr
Grrr para o cão e Grrrrrrrrrrrrrrr para os donos.
Eu só não concordo em absoluto com a afirmação do Arcanjo neste aspecto: um cão mal educadinho de nascença dificilmente se endireita. Nem com porrada de criar bicho. Eu conheço alguns casos assim. Foi a ignorância do dono, a maldita humanização do cão, e foi o tal feitiozito retorcido do cão. A mistura é explosiva.
Eu não gosto muito de usar esta frase, que está a tornar-se um lugar-comum perverso: "não há cães perigosos, mas sim donos perigosos". A intenção de usar este conceito é positiva, pois através dela pretende-se evidenciar que a responsabilidade total, numa situação de agressão, é do dono e não do cão, que o devia ter educado devidamente e garantir o seu total domínio.
Tudo bem, mas para além de se banalizar o conceito, na verdade o cão é um animal e, por muito bem educado que seja, tanto ele como o próprio dono, é imprevisível. Por muito que o dono julgue que o não é.
Por isso, acho que os cães podem sim, ser perigosos, independentemente da sua raça, do seu porte e do seu aparente feitio dócil.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
[quote=nel]
Eu só não concordo em absoluto com a afirmação do Arcanjo neste aspecto: um cão mal educadinho de nascença dificilmente se endireita. Nem com porrada de criar bicho. Eu conheço alguns casos assim. Foi a ignorância do dono, a maldita humanização do cão, e foi o tal feitiozito retorcido do cão. A mistura é explosiva.
Eu não gosto muito de usar esta frase, que está a tornar-se um lugar-comum perverso: "não há cães perigosos, mas sim donos perigosos". A intenção de usar este conceito é positiva, pois através dela pretende-se evidenciar que a responsabilidade total, numa situação de agressão, é do dono e não do cão, que o devia ter educado devidamente e garantir o seu total domínio.
Tudo bem, mas para além de se banalizar o conceito, na verdade o cão é um animal e, por muito bem educado que seja, tanto ele como o próprio dono, é imprevisível. Por muito que o dono julgue que o não é.
Por isso, acho que os cães podem sim, ser perigosos, independentemente da sua raça, do seu porte e do seu aparente feitio dócil.
[/quote]
Subscrevo. Totalmente de acordo. Mais palavras para quê?
[quote=nel]
Os cães mais perigosos com que lidei mais de perto são aqueles do tipo caga-tacos, pequenitos, quezilentos, barulhentos e antipáticos. Grrrrrrr
[/quote]
E Auuuuuuuu também!

[/quote]
Subscrevo. Totalmente de acordo. Mais palavras para quê?

[quote=nel]
[/quote]

-
- Membro
- Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm
Cá por mim tenho uma teoria, que como não poderei comprovar em vida jamais saberei se está correcta ou não.
Animais de trabalho (cavalos, etc) são vendidos adultos e animais de companhia (95% ou mais dos cães são-no) são vendidos crianças. Fossem os cães vendidos adultos e já com algum ensinamento básico e não teríamos este problema.
Bom, voltando à terra (e às couves, lol), penso que os donos de cães deviam passar por algum treino básico (tal como os condutores de carros têm de fazer) antes de lhes ser permitido ter cão. E que quando fossem tirar a licença do canito lhes fosse exigido tal comprovante.
Animais de trabalho (cavalos, etc) são vendidos adultos e animais de companhia (95% ou mais dos cães são-no) são vendidos crianças. Fossem os cães vendidos adultos e já com algum ensinamento básico e não teríamos este problema.
Bom, voltando à terra (e às couves, lol), penso que os donos de cães deviam passar por algum treino básico (tal como os condutores de carros têm de fazer) antes de lhes ser permitido ter cão. E que quando fossem tirar a licença do canito lhes fosse exigido tal comprovante.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
- Contacto:
Concordo plenamente consigo porque grande parte dos donos não estão preparados para ter um "canito".Moody_Blue Escreveu: Bom, voltando à terra (e às couves, lol), penso que os donos de cães deviam passar por algum treino básico (tal como os condutores de carros têm de fazer) antes de lhes ser permitido ter cão. E que quando fossem tirar a licença do canito lhes fosse exigido tal comprovante.
Para mim,os donos é que são muuuuuuuuito perigosos.
aisd Escreveu: Ei ! isto é grave !
Depois já se sabe - desempregado, desocupado, cai no alcoolismo ou pior, na marginalidade.