Pois, infelizmente parece ser para aí que se caminha, Arcanjo. Com muita pena minha, que adoro labradores e goldens (sem esquecer os serrinhas,

é uma paixãaaaaaao...

).
Quanto às guerras entre cães, acho que quem tem mais do que um macho sabe bem o que as lutas hierarquicas comportam...

. Várias vezes me meti entre o Rambo (PA/Serra Estrela) e o Rantanplan (pai do Rambo, PA) para evitar que se matassem...provavelmente foi uma grande asneira, arrisquei-me a levar umas dentadas, mas a briga era tão intensa que acabava sempre por me meter no meio...

.
Os cães não foram criados juntos, e qd os meus tios se mudaram com o Rantanplan para a mesma casa (bifamiliar), eram brigas que nunca mais acabavam, uma vez que ambos queriam a liderança. Geralmente era sempre o Rantanplan a provocar o Rambo...e os outros cães (o Caroucho e a Pulga) seguiam o Rambo...já estão a ver o cenário, porque o Rantanplan não o aceitava (e também era vaiado pelos outros dois...).
Infelizmente a situação durou sempre, tentámos que cada um tivesse o seu território e que se mantivesse lá, o que resultava quase sempre. O pior era mesmo qd nos juntavamos todos na rua e os cães queriam mostrar quem é que liderava...enfim, felizmente que conseguimos estar sempre em cima e evitar que se matassem...
Mas não evitámos discussões entre nós. "Lógico" que havia a tendência para estar do lado do cão de cada um. Lembro-me de me ter "passado" (era uma miuda) com o meu tio por este ter dado um pontapé no Rambo qd estava a separar os bichos de mais uma briga...mas também tenho culpas no cartório, pois não conseguia evitar antipatia para com o cão dele (mas não o maltratava!)...estou convicta que se eu ou o meu tio nos tivessemos entendido, se tivessemos tratado os bichos como nossos, e não como "meu" e "teu", talvez as brigas entre os cães diminuissem, uma vez que eles pressentiam quem estava do lado de quem...felizmente que nunca houve acidentes infelizes.