Eu não quis dizer que a estranguladora é só para cães mal treinados, expliquei-me mal. Eu queria dizer que a estranguladora é uma ferramenta de treino e por tal deve ser usada apenas para isso. Treino!
Só para salientar, que há dois tipos de passeio, o formal e o informal (creio eu...) no formal (o junto/heel/etc) o cão não sai da nossa beira, mas ai o passeio é mais do dono que do cão. No informal o cão permanece à nossa beira, mas é livre de explorar, dentro de certos limites, no fundo é aquilo que eu pretendo quando passeio o meu cão, que se divirta e explore, afinal eu estou ali por causa dele e não o contrário. (eu jogo o jogo “follow the dog!”)
É no caso informal que, para mim, existe problema com a estranguladora. Pois o cão ao passear vai sem querer puxar a trela e receber um apertão desnecessário, pois bastava ele sentir a pressão normal da coleira para saber que estava no limite.
Posso dizer que no meu caso, quando o meu cachorro foi pela primeira vez à rua ele já sabia se comportar com a trela (treino em casa).
Quando passeio com ele, nunca puxa a trela, mas às vezes acontece de eu ir a andar e não reparar que ele parou para cheirar algo, ou então porque ele virou para o lado errado, ou chegou ao limite da trela, nessa altura ele sente a pressão na trela e alegremente vem para a minha beira, sem necessidade de qualquer puxão (há excepções, mas ele ainda é apenas um cachorro).
Por isso, eu não estou a ver necessidade nesta altura de uma estranguladora. Talvez quando lhe tiver de ensinar o andar formal precise, mas mais uma vez apenas durante o treino...
Inetec, por acaso essa loja não tinha artigos de agility? Qual era a loja (nome e aonde)?
Eu devo ir para o Porto na proxima semana e sei que existe uma loja no Porto muito dedicada a agility, só ainda a não descobri....