Braco Alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

zezere
Membro
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quarta fev 16, 2005 10:17 am

Lá vou eu mostrar de novo a minha ignorância, o Drahthaar e o Braco alemão de pelo duro são a mesma raça? Já li que sim (inclusivé no site espanhol que o FBC me recomendou), já li que não em sites americanos da raça.
Quanto ao meu cão, ele veio de um criador da zona da Serra da Estrela, não sei se ele era puro, a mãe era, já lá vão 20 e tantos anos, o sr. já nem deve ser vivo, era amigo e companheiro de caçadas do meu pai. Em relação ao temperamento era activo e energético, mas estava muitissímo bem treinado pelo meu pai (muitos fins de semana sem caçar nada, muitas horas e muito esforço) e comportava-se lindamente na rua e em casa. Claro que os tempos eram outros e eu podia passar o dia na rua com ele, era o meu companheiro de brincadeiras, ainda hoje os meus vizinhos o recordam pela paciência que tinha com um bando de miudos a utilizá-lo como cavalo e tinha os fins-de-semana na santa terrinha para perseguir tudo o que era animal "caçável".
Vou seguir o conselho do Francisco e começar a vistar criadores (pedi a listagem por e-mail ao CPC, demorou - de 24h). Não vai ser para já, mas quando for quero já ter o "pai" escolhido.
Obrigado pela ajuda e vamos tentar que esta raça, e o Drahthaar já agora sejam incluidos na Arca.
Helena
zezere
Membro
Laika -

quarta fev 16, 2005 10:18 am

Lá vou eu mostrar de novo a minha ignorância, o Drahthaar e o Braco alemão de pelo duro são a mesma raça? Já li que sim (inclusivé no site espanhol que o FBC me recomendou), já li que não em sites americanos da raça.
Quanto ao meu cão, ele veio de um criador da zona da Serra da Estrela, não sei se ele era puro, a mãe era, já lá vão 20 e tantos anos, o sr. já nem deve ser vivo, era amigo e companheiro de caçadas do meu pai. Em relação ao temperamento era activo e energético, mas estava muitissímo bem treinado pelo meu pai (muitos fins de semana sem caçar nada, muitas horas e muito esforço) e comportava-se lindamente na rua e em casa. Claro que os tempos eram outros e eu podia passar o dia na rua com ele, era o meu companheiro de brincadeiras, ainda hoje os meus vizinhos o recordam pela paciência que tinha com um bando de miudos a utilizá-lo como cavalo e tinha os fins-de-semana na santa terrinha para perseguir tudo o que era animal "caçável".
Vou seguir o conselho do Francisco e começar a vistar criadores (pedi a listagem por e-mail ao CPC, demorou - de 24h). Não vai ser para já, mas quando for quero já ter o "pai" escolhido.
Obrigado pela ajuda e vamos tentar que esta raça, e o Drahthaar já agora sejam incluidos na Arca.
Helena
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta fev 16, 2005 3:14 pm

Sim o Drahtaar e o Braco Alemão de pelo duro são a mesma coisa.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta fev 16, 2005 5:03 pm

Guida__F Escreveu: Se calhar a diferença é que o irmão não foi abandonado pelos donos durante 3 meses. Não se esqueça que na cabeça do cão ele tinha sido abandonado.
Não pode esperar que os laços afectivos que ele tem consigo sejam iguais a um cão que esteve sempre com os donos, mais tarde mas não agora (não se esqueça que para um cão 3 meses são quase dois anos).

Por outro lado não sabe a que tipo de condicionamento o seu cão foi submetido durante esse período. Se calhar ele não é mais carinhoso porque não o ensinaram a ser assim.
E o que é o que o cú tem a ver com as calças? :roll:

Um dos cães mais afectivo e obediente que tenho, entre os 2 e os 15 meses, apenas conviveu comigo aos fins de semana.

Por outro lado, o P.P. que tenho, e sendo de todos o que mais atenção teve e o que mais conviveu connosco, é de todos o mais desligado.

Não terá antes que ver com a raça? Sabe que eles "é mais é pássaros"! ;)
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

quarta fev 16, 2005 5:20 pm

O Braco Alemão é um espectáculo mesmo, então na caça o meu pai que diga!!;)
Infelizmente já não tá cá connosco fisicamente mas é muitas vezes lembrado!!

Uma das características que lhe distingo é sem dúvida a sua excelente memória!!
zezere
Membro
Laika -

quarta fev 16, 2005 6:06 pm

[quote=anarosasa]
[/quote]
Ó se é! O meu foi maltratado em bébé por um pastor (de cabras e ovelhas, para não haver mal entendidos) e o homem nunca mais pôde recolher o gado do meu avô, nem ele nem os cães dele podiam chegar-se perto de casa. Só preso e mesmo assim conseguiu rebentar a corrente e lá ficou o cão do pastor de patas para o ar com os dentes do bom do Stop enterrados na garganta.
Quanto ao caracter, não posso falar por todos, mas o meu era um "autocolante", não descolava. Também é isso que refere o estalão, não são cães de canil, mas sim para ficar sempre com o dono. Mas cada cão..........
Helena
zezere
Membro
Laika -

quarta fev 16, 2005 6:21 pm

[quote=anarosasa]
[/quote]
Ó se é! O meu foi maltratado em bébé por um pastor (de cabras e ovelhas, para não haver mal entendidos) e o homem nunca mais pôde recolher o gado do meu avô, nem ele nem os cães dele podiam chegar-se perto de casa. Só preso e mesmo assim conseguiu rebentar a corrente e lá ficou o cão do pastor de patas para o ar com os dentes do bom do Stop enterrados na garganta.
Quanto ao caracter, não posso falar por todos, mas o meu era um "autocolante", não descolava. Também é isso que refere o estalão, não são cães de canil, mas sim para ficar sempre com o dono. Mas cada cão..........
Helena
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

segunda fev 21, 2005 10:49 am

Guida__F Escreveu:
Se calhar a diferença é que o irmão não foi abandonado pelos donos durante 3 meses. Não se esqueça que na cabeça do cão ele tinha sido abandonado.
Não pode esperar que os laços afectivos que ele tem consigo sejam iguais a um cão que esteve sempre com os donos, mais tarde mas não agora (não se esqueça que para um cão 3 meses são quase dois anos).

Por outro lado não sabe a que tipo de condicionamento o seu cão foi submetido durante esse período. Se calhar ele não é mais carinhoso porque não o ensinaram a ser assim.
É uma boa teoria mas também não é por isso pois o irmão esteve com ela o tempo todo. E sabemos que sempre foi bem tratada - tanto pelo criador como pelo treinador.

Acho que só vendo a minha cadela é que conseguem perceber. Ela fica contente quando nos vê e gosta de estar perto de nós mas nunca pára quieta. Mesmo que não esteja a andar, está sempre a mexer com os pés. Ainda ontem tive de segurá-la entre as pernas para poder limpar-lhe as orelhas. Penso que deve ser o equivalente a uma criança hiperactiva.
laressa
Membro
Registado: segunda fev 07, 2005 2:26 pm

terça fev 22, 2005 8:40 pm

O braco é uma raça ótima quando meu pai viu tambem lembrou da infancia dele quando o pai dele tinha um perdigueiro, os bracos são umas das raças mais lindas que esiste eu amo essa raça, espero ve-la logo na lista de raça da Arca :!: :)
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

terça fev 22, 2005 10:59 pm

Aaah!
Agora já sei que raça era a cadela que abandonaram á porta da minha casa, no Alentejo...
Era tão bonita e tinha menos de 1 ano. Mas quando a vi á porta da minha casa estava muito magra e muito suja (o corpo era branco com umas manchas pretas, na cabeça tinha umas manchas castanhas).
Era muito meiga, muito simpatica e muito brincalhona. Como não a podia trazer para Lisboa, ela ficava sempre na outra casa, e a minha vizinha da frente dava-lhe todos os dias duas vezes ração e punha sempre agua á disposição. Nós só iamos pra baixo aos fins de semana. Mas depois lá conseguimos dar a cadela a um senhor que mora numa rua abaixo da nossa! Hoje ela tá Linda...
Realmente é um optimo cão de companhia... Eu sabia que era de caça,mas a raça ao certo não sabia. Agora com as fotos já tenho a certeza!

Pah...Eu digo que foi abandonada porque tinha medo do barulho e uma vez agarrei num pau para atirar e ela ir buscar e encolheu-se toda! Mas pode simplesmente ter-se perdido... Não sei... Mas tinha sempre um pouco de medo.

bjs
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quarta fev 23, 2005 2:59 pm

Sei que não interessa nada mas já agora...

Os Braco só podem ser castanhos - sólido ou salgado (como a minha na foto). Essa cadela devia ser cruzada.

Imagem
zezere
Membro
Laika -

quarta fev 23, 2005 3:43 pm

Ssequeira,
Olhe que não. E passo a citar (retirado do site do Canil D'Beiragua, mas conforme o estalão internacional FCI):

"[b]Cor: [/b]
Marrom: sólido sem manchas.
Marrom com pequenas manchas brancas ou salpicos no peito e nos membros.
Ruão, marrom escuro com cabeça marrom: manchas ou salpicos de marrom. A cor básica de um cão assim não é marrom misturado com branco ou branco misturado com marrom, mas o pêlo apresenta uma mistura tão intensa de marrom e branco que o resultado é uma pelagem discreta, camuflada, muito apreciada para a caça. A cor é mais clara na parte interna dos posteriores e na ponta da cauda.
Ruão marrom claro: cabeça marrom, manchas marrons ou salpicos, ou sem manchas. Nesta coloração os pêlos marrons são em menor quantidade, os pêlos brancos são predominantes.
Branco com manchas marrons na cabeça: manchas marrons ou mosqueado.
Preto com as mesmas nuanças que o marrom, respectivamente, as cores marrom e ruão.

As manchas amareladas são admitidas.

Uma mancha que vai do focinho até o crânio passando entre os olhos; lábios salpicados ou mosqueados são permitidos."

Como vê, existem mais cores no estalão, serão mais ou menos raras mas estão correctas. Que o castanho sólido e o salgado estejam agora mais na moda e se vejam mais é uma coisa, agora que sejam as únicas cores do Braco Alemão........

Desculpe a correcção, mas estalão é estalão. Já agora alguns dos exemplares que tenho visto também não seriam puros porque estão abaixo da altura mínima.
Helena
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quarta fev 23, 2005 8:32 pm

Pois...
Talvez até tenha razão laressa ... Talvez a cadela que falei não fosse pura, mas que tem muitas semelhanças com o Braco, lá isso tem... Secalhar só a cor não pertence ao estalão... Mas de resto...Pelas fotos é mesmo igualzinha.
Mas o que importa é que consegui dar a cadela.

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
zezere
Membro
Laika -

quinta fev 24, 2005 12:41 pm

Ssequeira,
As minhas desculpas por ter sido brusca na minha resposta de ontem :oops: . O dia foi difícil, o stress acumula-se, eu viro bicho e.....prontos :evil: . De qualquer modo, como disse, a pureza da bicha não interessa nada, interessa é que ela esteja bem. Queria corrigir-lhe uma informação errada e fui deselegante consigo. Espero que não me leve (muito) a mal.
Helena
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta fev 24, 2005 1:24 pm

ssequeira Escreveu: Os Braco só podem ser castanhos - sólido ou salgado (como a minha na foto). Essa cadela devia ser cruzada.
Isso era no antigamente antes da raça ter sido "minada" com sangue de Pointer 8)

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
Responder

Voltar para “Cães”