Outra vez a morder-me...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça mar 01, 2005 4:28 pm

Hoje por acaso estava a fazer Zaping e vi bocado de um programa na BBC Prime, estavam a seguir o caso de um cão dominante.
Um treinador veio a casa dos donos e mandou fazer as seguintes coisas.

- Utilizar um Gentle Leader quando o passear.
- Colocar-lhe uma coleira que larga citronela para o focinho do cão sempre que ele ladra ou rosna (disse que assim o cão ao ladrar ou rosnar vai pensar que ele próprio causou a descarga de citronela e não associa-la ao dono, vai associar a citronela ao ladrar e rosnar)
- Escovar o cão com muita frequência (se necessário utilizar um ensaime), os cães dominantes não gostam de ser tocados e o acto de o escovar vai demonstrar a sua dominância sobre ele.

Agora tomem atenção: Isto foi o que eu vi na televisão, não sei se está bem ou mal!
Guida__F
Membro Veterano

Repetida
Última edição por Guida__F em terça mar 01, 2005 7:15 pm, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano

Repetida
Última edição por Guida__F em terça mar 01, 2005 7:13 pm, editado 1 vez no total.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça mar 01, 2005 5:27 pm

Eu acho que esse cão só lá vai numa escola de treino caso contrário a dona ainda sai mordida a sério. O meu Simba tb é um cão dominante mas nada que se pareça, alem de que a primeira e UNICA vez que ele me rosnou a olhar de lado levou uma palmadona tão grande do meu marido (sim pq a mão dele é bem mais pesada do que a minha) que foi remédio santo, nunca mais. Por muito que gostemos dos nossos animais nunca devemos mostrar inferioridade a eles, e garanto que um cão adulto não vai lá com jornal.
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

terça mar 01, 2005 5:34 pm

Sempre ouvi dizer que os cockers tinham muito mau feitio e podiam tornar-se muito dominantes, apesar de serem muito meiguinhos em certas ocasiões.
Nunca passei por uma situação dessas mas acho que é preciso pulso firme com o cão, mostrar-lhe quem é que manda e depressa antes que seja tarde demais para ele aprender. Em vez de uma colher de pau, experimente uma vassoura, é maior, pode assustá-lo mais e você está mais protegida. E grite com ele.
Quando ele desistir não lhe dê atenção por uns tempos, mesmo que ele ande atrás de si, tente resistir e faça-o sentir-se culpado.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mar 01, 2005 9:40 pm

eu não costumo usar a força, porque em grtal não é preciso. mashá coisas que me tiram do sério. a gata cinderela tinha a mania de me morder o queixo. como sou tão "animalesca" como eles, mal pisam o risco, eu salto. neste caso, ela mordia e eu dava logo uma palmada. isto aconteceu umas 3 vezes. foi remédio santo. a boa da cinderela já tem 5 anos.
o max
é um parvo, um paspalhão, um maluco pela dona. sofre só do síndrome de dcoleirite aguda. com uns pontapés no rabo, senta, deita, senta, deita, está a melhorar um pouco.
daqui a pouco, tinha 12 alarves a mandarem cá em casa, não? e muito pintam eles :D
anjjazul
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

quarta mar 02, 2005 12:11 pm

O meu cão sempre foi muito manso quando bebé.
Chegou à fase da adolescência e foi nessa altura que ele veio para minha casa.
Ele começou a querer ser o líder e secalhar só não foi porque eu não deixei.

Na minha opinião
1º- Nunca sintas medo dele;
2º- Pensa que isto é só uma fase passageira;
3º- Para os cães não é com palavrinhas mansas que se lá vái... Com o meu tambem tive que lhe dar umas porradas a sério... Se ele me mordia é óbvio que eu não lhe vou morder lol, mas tambem lhe dou com as armas (mãos) que Deus me deu. (como é que se marcam os líderes numa alcateia? quando uma cria erra é logo castigada; se um outro tenta se meter no lugar do lider, é logo posto no seu lugar sem misericórdia)
4º- Tens que ser persisitente
5º- Não te sintas culpada, é uma coisa que tem de ser feita. Quem te chama de má por bateres ao teu cão quando ele te rosna é porque muito provavelmente nunca passou por tal situação...
6º- Eu na altura em que o meu cão me começou a morder e que já não era a brincar (enkuanto brincávamos), cheguei ao ponto de lhe comprar um açaime. Mas atenção: Acho que é cruel lhe bateres estando ele com o açaime, porque neste caso não se pode defender...
7º- Colheres de pau ou vassoras... Nunca tentei... Acho que só à palmada
8º- No caso do meu não precisei de levá-lo para nanhuma escola, mas no seu caso, se tiver dinheiro para isso... É muito boa opção! Se não... Tente manter uma relação em que é voce que manda.
9º - Não lhe deve tirar o osso enquanto ele come. Um truque que li para estes casos é: o dono tirar a comida (mm q o cão rosne) e com o cão sempre a olhá-la você por mais comida no prato do que a que lá estáva e dar-lha de novo para ele comer: desta forma ele vái deixar de lherosnar porque aprende que quando lhe tiram a comida é para lhe por mais e não para lha tirar.
10º- Nunca deixe de o mimar, apesar de se portar mal ás vezes têm que receber muitos carinhos para se tornar mais pacifico, descontraído, e dócil... Enfim, que se entregue totalmente, com confiança no dono... Mas isto vái demorar..

Boas Sortes
KitKat
Membro Júnior
Registado: sexta fev 18, 2005 11:41 pm

quarta mar 02, 2005 12:51 pm

Bem, vou contar-te o meu caso...

O meu irmão trouxe para casa um cocker daqueles dourados... lindissimo! Veio para cá bébé e quando era novo volta e meia mostrava a dentadura mas nada fazia adivinhaa aquilo que se veio a passar....
A partir de certo ponto tornou-se completamente imprevisível... desde de se deitar de barriga para cima a pedir festas e se alguém se aproximava mordia, ng o podia contrariar nem sequer ralhar com ele... até ao meu pai, que cá em casa é quem realmente impõe respeito aos cães (digamos que mostra claramente posição dominante... e atenção, nunca recorrendo à violência), ele começou a morder.... uma vez estava a pentea-lo e ele mordeu-m e eu a olhar nos olhos dele aflita e a dizer "larga! au... etc" e ele ainda fechou mais a boca...

Posso dizer que as histórias são intermináveis e pioraram.... desde rasgar fatos, calças de ganga, camisas... quando se atirava para morder... fazer bastantes cicatrizes, e até tive de ir levar pontos por afastar uma travessa com rissóis que estava numa bancada...

Entretanto devido ao seu comportamento (porque vivia num prédio e sempre que se abria a porta era uma aventura para o trazer para casa sem correr risco de vida) foi para uma vivenda até mudarmos de casa. La se divertia a matar pássaros e afins... dps viemos para uma outra vivenda onde os comportamentos continuaram e pior...é que começou a saltar o muro e ir para a rua... pondo em risco não só quem o fosse buscar mas qualquer pessoa que na rua se pudesse aproximar, nomeadamanete crianças...
Essa foi a razão que nos levou a tomar uma atitude final...

Se que pode parecer extremamente cruel mas não tivemos outra opção senão o abate... mas garanto que fizemos de tudo... castração, aulas, até psicólogos caninos... o cão até andou a calmantes (prozac! entre outros!) e nada o fazia acalmar... juntamente com a veterinária e analisando a árvore genealógica concluimos que seria um problema genético... para conseguirem aquela cor não imaginam as misturas entre pais, filhos e irmãos que os criadores fazem... antes de fazerem juizos d valor acreditem que não havia quem gostasse mais daquele bicho k o meu irmão... k nos ultimos tempos era o único que se chegava ao pé dele e a ultima pessoa (atenção, o meu irmão era o DONO aquele a quem supostamente os cães respeitam) a quem ele mordeu e desfez mais umas calças...

Tenho neste momento uma rafeira (que não gosta de outros cães porque ainda conviveu com esse e ficou traumatizada) e uma pastora alemã... nenhuma delas, em nenhuma circunstancia sequer rosnou a alguém ca de casa...portanto não se pode resumir tudo a uma questão de educaçao...
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

quarta mar 02, 2005 2:25 pm

Infelizmente têm aparecido bastantes casos de cockers muito agressivos.

Penso que a culpa é de vários criadores que os criavam de qualquer maneira, unica e exclusivamente, para ganharem dinheiro, pois por volta dos anos 80 eram considerados a raça da moda. E como eram fáceis de criar (relativamente pequenos e não davam muita despeza), eram cruzados de qualquer maneira, abusando muitas vezes de muita consanguinidade.
Havia muita gente que tinha ficado com irmãos de ninhada, e vai disto... A toda a hora...

Por isso é importante, quando se compra um cão, fazê-lo num criador que conhece bem os pedigrees dos seus cães, bem como taras de comportamento existentes nos seus ancestrais e que uma das maiores preocupações que tenha é criar cães com bom temperamento.

Por vezes nem as escolas conseguem fazer alguma coisa, mas tenta-se sempre...

Saudações. :)
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mar 05, 2005 1:59 pm

Olá.
Antes de mais, escola com ele. O bicho pode tornar-.se realmente perigoso.
Em casa vá fazendo o seguinte:
- dê mostras de dominância: passe-lhe à frente nas portas, coma antes dele, mexa na comida dele.
- Experimente açaimá-lo e escová-lo. Eu costumava "fazer de cão" com os meus cães mais dominantes: levá-los à força a porem-se no chão de barriga para o ar.
- Não tenha receio de lhe bater. Parece violento mas às vezes merecem e as palamadas têm de ser bem aplicadas (não é com um jornaçl que conseguimos corrigir isto).
- Se ele desobedecer absolutamente (como no caso relatado) peça ajuda a alguém mais forte ou com voz mais forte. Mete mais respeito ao cão. Por exemplo, os meus cães não me ligam muito quando eu lhes ralho, porque tenho a voz muito esganiçada.

Boa Sorte ;)
Responder

Voltar para “Cães”