DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE PELO CRIADOR??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 14, 2005 7:32 pm

Há muitos Criadores que dão garantias dos cães que vendem... garantias sanitárias das primeiras vacinas, e garantias sobre defeitos genéticos e congénitos...
Foi o caso do meu...acho eu.
Garantia de ausência de displasia nos progenitores.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda mar 14, 2005 8:34 pm

Mas as garantias vêm escritas em papel? :?
luisbarcelos
Membro
Registado: quinta fev 10, 2005 5:05 pm

segunda mar 14, 2005 10:45 pm

mas isso das garantias é fiável?? parece-me dificil prever o que vai acontecer ao cão :o
noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

terça mar 15, 2005 7:49 am

penso que são garanticas a nivel genetico (por parte dos pais) mas já agora também gostaria de saber mais acerca do assunto
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
terça mar 15, 2005 10:38 am

A unica coisa que um criador pode garantir é que os progenitores não têm qualquer problema, tais como a displasia por ex. Agora acho muito pouco provavel garantir seja o que for sobre o futuro do cachorro e muito menos se ele n vai ter esta ou aquela doença. Isso só uma bolinha de cristal. 8)
Claro que partindo do principio que quase tudo é genético, uma vez que os pais n têm o cachorro tem menos hipoteses de não vir a ter tb.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
luisbarcelos
Membro

terça mar 15, 2005 1:01 pm

Exactamente!! Acho que se trata de uma questão de probabilidade. É claro que se o criador puder provar que os progenitores não têm um tipo de doença a probabilidade dos filhos terem essa doença é menor. De resto, penso que pouco mais se pode garantir.
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

terça mar 15, 2005 1:19 pm

Em Janeiro comprei uma labradora. Passaram-me uma garantia escrita em como era saudável e que os pais tinham feito o despiste de displasia da anca.
Acontece que alguns dias depois a cadela adoeceu e depois de feitos alguns exames descobrimos que se tratava de um virus que com toda a certeza já vinha com ela.
A garantia serviu-me para que suportassem todas as despesas (veterinário, exames e medicamentos). Neste caso não tive sorte e a cadelita não resisitiu.
Com a garantia "ganhei" uma nova bebé. Já está comigo há 15 dias e é completamente saudável...

Não sei se todos os criadores passam este tipo de garantias... no meu caso aconteceu e valeu-me bastante.

Documentação: Boletim de vacinas e LOP provisório.
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

terça mar 15, 2005 10:05 pm

No caso dos cães já estarem registados quando puseram o chip devemos comunicar alguma coisa ao CPC? Não no aspecto legal de reprodução, etc. mas como um possível local de identificação dos donos, de mais um local de acesso à base de dados.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

terça mar 15, 2005 10:12 pm

luisbarcelos Escreveu: Muito obrigado pela sua explicação Catarina. Assim as coisas ficaram mais claras. Temos mesmo de ir ao CPC? Ou podemos fazer de outra forma?? Onde fica situado o CPC? oops A colocação de chip é obrigatória? Obrigado. ;)
relativamente ao chip:

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO RURAL E PESCAS

Decreto-Lei nº 313/2003
de 17 de Dezembro

Artº 6º
Obrigatoriedade da identificação

Os cães e gatos entre os 3 e os 6 meses de idade devem encontrar-se identificados nos termos do presente diploma:

1) A partir de 1 de Julho de 2004:

a) Cães perigosos ou potencialmente perigosos, tal como definidos em legislação específica;

b) Cães utilizados em acto venatório;

c) Cães em exposição, para fins comerciais ou lucrativos, em estabelecimentos de venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou fins similares;

2) A partir de 1 de Julho de 2008, todos os cães nascidos após esta data;

3) A obrigação de identificação dos gatos será fixada em data a definir por despacho do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

in http://webserver.cm-lisboa.pt/servicos/ ... oma=23&n=1

Parece que no seu caso não terá que por o chip... se bem que na minha opinião já deveria ser para todos...
luisbarcelos
Membro

terça mar 15, 2005 10:15 pm

Quanto custa por o chip? É muito caro?
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça mar 15, 2005 10:19 pm

Depende do sítio. ;)
luisbarcelos
Membro

terça mar 15, 2005 10:24 pm

Sim, o preço não é sempre o mesmo mas queria saber uma média. ;)
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

terça mar 15, 2005 10:52 pm

O chip, preço de custo, anda a roda dos 8€, agora falta aplicar o preço do veterenário e o lucro no chip... não tenho ideia.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta mar 16, 2005 11:18 pm

IsabelNobre_ Escreveu: A unica coisa que um criador pode garantir é que os progenitores não têm qualquer problema, tais como a displasia por ex. Agora acho muito pouco provavel garantir seja o que for sobre o futuro do cachorro e muito menos se ele n vai ter esta ou aquela doença. Isso só uma bolinha de cristal. 8)
Claro que partindo do principio que quase tudo é genético, uma vez que os pais n têm o cachorro tem menos hipoteses de não vir a ter tb.
Olá

O criador pode e deve garantir outras coisas, nomeadamente de que os cachorros não saem do canil com doenças infecto-contagiosas em incobação, e a displasia no cachorro. Quanto a mim é treta apresentar, aos novos proprietários, quaisquer certificados sobre os pais, estes apenas garantem os prognitores e certifica-os(?) como "cobridores" mas não garantem a cachorrada.
Um abra&ccedil;o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mar 16, 2005 11:46 pm

mcbb Escreveu: O chip, preço de custo, anda a roda dos 8€, agora falta aplicar o preço do veterenário e o lucro no chip... não tenho ideia.
E a documentação para envbiar para o Sira também custa dinheiro ao veterinário. Se não a levar...mais vale a pena não meter nada...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”