Raças de cães para crianças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

noapersa
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 10:10 am

domingo mai 22, 2005 10:11 am

Sim é verdade CasadeAnaval:
As crianaçs não devem "ter" cães mas ser responsáveis por alguns aspectos do seu tratamento de forma a aumentarb o sentido de resonsabilidade e auto-estima. E a idade iderla será a partir dos 6 anos em termos de tarefas.,
Temos de incutir ás nossas crianças desde a mais tenra idade o respeito pelos animais :!: aliás por todos os seres vivos em geral, respeito pela Natureza :!: Só assim poderemos ter esperança num mundo um pouco melhor ...
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

domingo mai 22, 2005 10:22 am

Eu desde q me lembro sempre tive um cao...
O meu filho tem 5 anos e 1 yorkshire e dao-se altamente... Obviamente q tem trata do cao sou eu, ele so tem algumas «responsabilidades» para saber q o cao n e um brinquedo do genero vigiar se o cao tem agua...

Claro q ja me aconteceu o cao ter chupa- chupa no pelo, situaçao q eu resolvi de imediato, mas isso ele poderia ter apanhado ate na rua....

Ate nas chinchilas o meu filho pega, no coelho... com a minha supervisao claro para a segurança de ambos..

Com a supervisao dos pais nao vejo qual e o mal de uma criança ter um cao... E mais q logico q n sera a criança a ter as responsabilidades... E se uma pessoa lhes explicar q e preciso cuidado, q se tem q pegar c calma, q eles podem fazer doidoi... etc... eles aprende o respeito pelos animais..

Tenho um caniche c 4 anos, e nunca o meu filho lhe fez mal algum, de grave claro... as x a correr la se pisam mas nada mais q isso...

A questao esta: tem o papa paciencia pa educar o filho relativamente aos animais ou quer dar-lhe o cao como lhe da um gameboy pa ele nao xatear durante um bocado???
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 22, 2005 10:29 am

A questão é memso os pais, nunca se deve deixar uma criança sozinha um momento que seja com um cão por mais pachola que seja.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

domingo mai 22, 2005 1:42 pm

Na minha opinião as crianças devem crescer rodeadas de animais, mas dos animais dos pais. Uma criança não sabe se quer ou não um cão, um gato, um passáro, seja lá o que for. Os pais é que, se acharem por bem, deve proporcionar essa interactividade entre animais e crianças, sempre com as devidas precauções.
A decisão de ter um animal deve ser assumida plenamente pelos pais, não o devem ter apenas porque a criança quer. Os pais não se podem esquecer que no momento em que levam um animal para casa esse passa a ser mais um ao seu encargo e responsabilidade.
As minhas três filhas cresceram rodeadas de vários animais, entre eles cães (dogue alemão, airedale terrier e pitbull). Não acho que haja esta ou aquela raça que seja mais apropriada a crianças, acho que a relação entre o cão, neste caso, e a(s) criança(s) depende muito da educação que os pais derem tanto ao cão como à criança.
E quanto à idade, apesar de as minhas filhas terem nascido rodeadas de animais, em altura alguma posso olhar, principalmente para o lado por causa da minha mais pequenina, de 2 anos. Ela ainda não conseguiu aprender que não pode ter algumas brincadeiras (puxar rabos, orelhas, morder nos cães e muitas outras coisas) e apesar dos meus cães estarem habituados às brincadeiras dela pode haver um dia em que não achem piada, daí que é preciso atenção. No entanto, a minha filha do meio, que tem 4 anos, participa bastante no cuidar diário dos cães. Ajuda na hora das refeições, nas escovagens, acompanha-os sempre ao veterinário - ela faz questão - etc.
Volto a reforçar, a decisão de ter um cão deve ser dos pais. Os pais devem promover a interactividade entre a criança e o cão independentemente da idade, no entanto, devem estar sempre com atenção porque um cão não é um brinquedo. E quanto às raças mais adequadas, eu tenho cães que à primeira ninguém aconselharia como companheiro ideal para uma criança, mas que a relação deles com as minhas filhas é óptima.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mai 22, 2005 2:46 pm

de facto, não me parece que haja raças específicas para crianças. tudo depende do modo como o cão e a criança for educado.
há tempos, soube que um whippet bebé mordeu uma criancinha. quando disse ao pai que esta não devia ter ficado sozinha com o cão, olhou-me incrédulo. então, não será lógico?
apesar de ter medo do max, a verdade é que ele é capaz de estar um dia inteiro a dar a pata à minha primita. mas isso não impede que ela tenha feito um berreiro quando a carlota lhe "ferrou" o dente na brincadeira. devia julgar que a cadela era a caniche toy da avó, que ela atrela ao carrinho das renas :roll:
anjjazul
Kaz
Membro
Registado: quinta mai 19, 2005 4:18 pm

terça mai 24, 2005 1:47 pm

Obrigado pelas dicas, o melhor será esperar uns anitos!!!! Embora não concorde com algumas opiniões, acho que o melhor será esperar. Apenas para responder a algumas pessoas, a minha dúvida era quais as raças mais meigas para ter em casa com uma criança pequena e não oferecer o cão à criança como se fosse um brinquedo, como é óbvio isso seria de uma irresponsabilidade enorme.
Kaz
Membro

terça mai 24, 2005 1:48 pm

Obrigado pelas dicas, o melhor será esperar uns anitos!!!! Embora não concorde com algumas opiniões, acho que o melhor será esperar. Apenas para responder a algumas pessoas, a minha dúvida era quais as raças mais meigas para ter em casa com uma criança pequena e não oferecer o cão à criança como se fosse um brinquedo, como é óbvio isso seria de uma irresponsabilidade enorme.
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

terça mai 24, 2005 1:56 pm

Kaz, visite este link, todas raças estão representadas :

http://www.dogbreedinfo.com/children.htm

do azul (as que mais gostam de crianças), até ao vermelho..

Até,
Kaz
Membro

terça mai 24, 2005 2:01 pm

Brigadão Pedro, este site vai me ajudar com certeza, valeu!!! ;)
Kaz
Membro

terça mai 24, 2005 2:03 pm

Brigadão Pedro, este site vai me ajudar com certeza, valeu!!! ;)
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

terça mai 24, 2005 8:41 pm

Kaz, lá por algumas opiniões aqui apresentadas terem dado sugestões no sentido de ter cautela em relação a interactividade entre cães e crianças, isso não significa que tenha que esperar.

Pode adoptar ou adquirir um cão que ache que gosta, tendo em conta que deverá ter uma responsabilidade acrescida, dado que para além de ter um garoto de 4 anos, terá também que tratar do seu cão.;)

Quanto à interactividade em si, qualquer raça é boa desde que seja incutida disciplina ao animal desde cedo e desde que tenha as devidas precauções na interacção, como já foi referido, por exemplo, NUNCA DEIXAR UMA CRIANÇA SOZINHA COM UM CÃO!

Agora o convívio entre uns e outros é saltutar e digo-lhe que o meu sobrinho mais novo ainda não fez dois anos e adora os dois cães que conhece, embora claro, de vez em quando puxa-lhes o pêlo, mas nada como incutir na criança que isso não se deve fazer.;)

É uma questão básica de educação e de responsabilidade, quer para com a parte humana, quer com a parte animal.

Se quer uma raça meiguinha, posso-lhe indicar a raça whippet! Adora miminhos e convívio. Dá-se bem com crianças e é ideal para apartamento.:)

Convido a visitar o site do Nel: www.whippet.no.sapo.pt

Espero ter ajudado!;)
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

terça mai 24, 2005 8:42 pm

Kaz, lá por algumas opiniões aqui apresentadas terem dado sugestões no sentido de ter cautela em relação a interactividade entre cães e crianças, isso não significa que tenha que esperar.

Pode adoptar ou adquirir um cão que ache que gosta, tendo em conta que deverá ter uma responsabilidade acrescida, dado que para além de ter um garoto de 4 anos, terá também que tratar do seu cão.;)

Quanto à interactividade em si, qualquer raça é boa desde que seja incutida disciplina ao animal desde cedo e desde que tenha as devidas precauções na interacção, como já foi referido, por exemplo, NUNCA DEIXAR UMA CRIANÇA SOZINHA COM UM CÃO!

Agora o convívio entre uns e outros é saltutar e digo-lhe que o meu sobrinho mais novo ainda não fez dois anos e adora os dois cães que conhece, embora claro, de vez em quando puxa-lhes o pêlo, mas nada como incutir na criança que isso não se deve fazer.;)

É uma questão básica de educação e de responsabilidade, quer para com a parte humana, quer com a parte animal.

Se quer uma raça meiguinha, posso-lhe indicar a raça whippet! Adora miminhos e convívio. Dá-se bem com crianças e é ideal para apartamento.:)

Convido a visitar o site do Nel: www.whippet.no.sapo.pt

Espero ter ajudado!;)
Nebulosa
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 12:01 am

terça mai 24, 2005 9:16 pm

Até hoje, pelo o que vi, um dos melhores cachorros que já conheci para se ter com crianças pequenas, que puxam rabo, orelhas, ficam tentando enfiar os dedos nos olhos, bom, que são um monstro com o bicho, foi o mastino napolitano.
O cara tem 3 filhos de 7, 5 e 3 anos, voces não tem ideia da paciencia do cachorro com essas crianças, não sei se é uma exeção a regra, mas ele simplesmente deixa as crianças fazerem gato e sapato com ele, sempre com aquele pedaço de rabo abanando.
Eu ficava indignada com as atrocidades que as crianças faziam com o cão, uma vez vi a menorsinha comendo a orelha dele, assim como o guri de 7 anos dando um passeio montado no cão, a de 5 anos faz de tudo, desde ficar puchando as papadas até enfiar a mão na boca do cão pra pegar a lingua
Quando a mãe deles levou as praguinhas pra viajar o cão quase morreu, não parava de mordiscar a mesma pata, chegou ao ponto de ficar em carne viva, não comia, por mais ração que dava pra ele, no final das contas eles tiveram que voltar bem mais cedo das férias de verão, incrivelmente, o cão parou com essa mania de comer a pata e voltou a comer normalmente.
O problema desse cão é que come demais, além de ser muito forte se não for muito bem acostumado pode machucar a criança com a brincadeira.
ymylya
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 5:51 pm
Localização: Zica (airedale terrier), Sebastião (dogue alemão) e André (srd)

terça mai 24, 2005 9:44 pm

Pelo que vi, Kaz já tem dois rafeiros, por isso deve ter alguma experiência com cães. Quanto às raças, que era o que queria saber, penso que é subjectivo. Acho que depende muito do gosto de cada um e dentro do gosto de quem quer adquirir o cão, pode haver raças que se adequem mais ao seu modo de vida. Acho que quase todos os cães se forem educados desde pequenos a conviver com crianças a relação é óptima.
Sugestão: procure primeiro informações sobre as raças que gosta e veja tudo o que puder sobre elas, principalmente o temperamento característico, pode ser que, então, reduza o leque de escolhas e assim poderá tornar-se mais fácil.
Mas eu sou suspeita porque sou da opinião de que todos os cães, seja qual for a raça, desde que educados a conviver com crianças podem ter relações saudáveis com elas.
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

quarta mai 25, 2005 8:33 pm

Concordo, qq raça desde q devidamente sociabilizada e boa para crianças dai a escolha ser a raça q os pais mais «gostarem» (ou srd) e q melhor se adapte ao seu estiço de vida, tipo se tem ou n quintal, etc...

Claro q um cao mais pequeno e mais facil, mmo q salte n ha grande risco de magoar a criança...
Eu optei por o york para a criança uma vez q e mais facil para ele o passear ( comigo ao lado note-se q a criança n leva o cao a rua sozinho )
Responder

Voltar para “Cães”