Qual a raça mais indicada para as três seguintes tarefas (ver tópico)?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 30, 2005 2:23 pm

joaobogalhas Escreveu:Mas já ouvi dizer que antigamente esta raça (rott), eram muito utilizada na condução do gado e na sua proteção contra os lobos e os eventuais ladrões...
Nao sendo a pessoa mais conhecedora da historia do rott, a informação que tenho é que efectivamente era usado como cão boieiro e como guarda de propriedades/artigos.
Para além do facto de serem boieiros e guardarem o gado tal como guardam outros artigos (sem nenhum carinho em especial), não me parecem serem adequados para o convivio e "bonding" com gado.

No entanto parece-me, tal como o Pa e o Fila São Miguel, que são cães que ficam muito melhor inseridos em casas em que tenham contacto directo e continuo com os donos.

Para o caso referido, em que se pede ao cão uma guarda a 100%, no interior e no exterior, com ou sem presença do dono, volto a firmar nos LGD.

WaterMonitor Escreveu:Desculpem de vou dizer uma heresia, mas o Gado Transmontano parece-me uma excelente ideia pois a maioria dos exemplares encontra-se precisamente a trabalhar. Basta encontrar um criador com exemplares em trabalho e pedir ajuda e informação na melhor maneira de os ensinar.
Falta saber se o CGT é uma boa opção para guarda de propriedades .. confesso que o tamanho do cão, o seu metabolismo deixam-me grandes duvidas quanto à sua eficacia.

Sem duvida que é efectivamente um grande cão de guarda A rebanhos, no norte de Portugal (com seu caracteristicos terreno).

Para o caso supra-citado, especialmente quando parece haver problemas com ladrões, optava sem duvida por um bom Serra ou por um bom Castro.
A minha mãe está agora a dizer-me que há coisa de 40 anos na aldeia dela, os lobos ainda eram uma ameaça à vida das pessoas. E havia um cão, muito grande e com malhas amarelas/laranjas, chamado Leão, que acompanhava os aldeões sempre que precisavam de fazer caminhadas, mesmo curtas, entre as aldeias. Não sei que raça era, mas talvez fosse um serra da estrela, pelo tamanho (?). Mais tarde, o dono meteu-lhe uma coleira de picos, para os lobos não conseguirem matar o Leão pela garganta.

A aldeia da sua mãe é de que local?

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 30, 2005 2:23 pm

O Serra d'aires, o pastor alemão e rott por muito bons cães que sejam, não são os melhores para guardar gado.
Acho estranha a integração do Serra d'aires nesta lista.
O Serra d'aires ainda hoje guarda ovelhas...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 2:27 pm

aisd Escreveu:
O Serra d'aires, o pastor alemão e rott por muito bons cães que sejam, não são os melhores para guardar gado.
Acho estranha a integração do Serra d'aires nesta lista.
O Serra d'aires ainda hoje guarda ovelhas...
Não aisd,

O Serra d'aires é um cão Pastor. Um cão q pastoreia ovelhas. Para desempenhar esta função, o cão tem que assustar as ovelhas - para as obrigar a seguirem este ou aquele caminho.

Este tipo de atitude é totalmente oposto ao de um LGD.

É claro que guarda ovelhas, mas guarda tanto ovelhas como guarda carros, sem nenhum especifidade ...
Meter um cão desses a guardar ovelhas, ignorando o seu instinto de cão de pastor, é para mim demasiado perigoso e muito pouco eficiente ...

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Dan_Grr
Membro
Registado: quarta jun 29, 2005 11:21 pm

quinta jun 30, 2005 2:32 pm

CindelP, a minha mãe veio da aldeia do Caratão, que fica a 7 km (penso eu) de Mação.

Acho que o Leão não era Serra da Estrela, devia ser mais um Cão de Gado Transmontano (ou um Rafeiro Alentejano), porque ela disse-me que o cão era grande, e branco com malhas amarelas/laranjas, que acho que se adequa mais a estas 2 raças que referi.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 4:14 pm

Dan_Grr Escreveu: CindelP, a minha mãe veio da aldeia do Caratão, que fica a 7 km (penso eu) de Mação.

Acho que o Leão não era Serra da Estrela, devia ser mais um Cão de Gado Transmontano (ou um Rafeiro Alentejano), porque ela disse-me que o cão era grande, e branco com malhas amarelas/laranjas, que acho que se adequa mais a estas 2 raças que referi.
Boa tarde,

Pela localização penso que dificilmente seria um CGT.

O mais provavel era ser um Serra da Estrela cruzado, ou simplesmente, um mau Serra da Estrela (fulvo claro/amarelo com malhas brancas)

nanci
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 4:21 pm

Malta, pedi agora 2 listas ao CPC, uma do cão do castro laboreiro e outro do cão serra da estrela, de pêlo curto. De pêlo curto, porque Portugal possui um clima ameno/quente, que torna-se sôfrego para os animais com o pêlo comprido.

O serra da estrela está bem mas é lá para as serras onde faz muito frio e muito vento, em outras áreas acho desnecessário submeter o cão a esse tormento. Assim comos os huskys e os samoeidos, que vieram de outros países com climas que não têm nada a ver com o nosso, por uma questão de moda. É um verdadeiro crime. Os cães não podem abrir a boca e dizer "Hey, tá muita calor aqui manda-me de volta prá Sibéria chavalo", mas ressentem-se bastante. É uma questão de genética e de pêlo, e acho simplesmente disparatado esse pobres animais terem que se sujeitar tanto a este clima, como à mentalidade dos seus donos.
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

quinta jun 30, 2005 4:38 pm

olá.
Eu vou passar alguns fins-de-semana e as parte das férias a uma quinta (enorme) e os donos tiveram um problema semelhante.
Então foram ao canil de Castelo Branco, onde há varios cães que servem perfeitamente e muitos já ensinados (aquela zona é só rebanho) e adoptaram um casal de raça grande (alias são irmãos) (casal com a intenção de se fosse preciso pocriar ) e digo-lhe é o macho é do melhor que há, e para quem conhece é um babão meloso.
Não sei se são de raça, mas são grandes e metem respeito e claro lindos.
Vou tentar colocar fotos do Leão no meu album, porque não sei coloca-las aqui no post.
Abraço :)
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 4:43 pm

Dan_Grr Escreveu: Malta, pedi agora 2 listas ao CPC, uma do cão do castro laboreiro e outro do cão serra da estrela, de pêlo curto. De pêlo curto, porque Portugal possui um clima ameno/quente, que torna-se sôfrego para os animais com o pêlo comprido.
Boa tarde,

Sem duvida que certos cães de pelo comprido podem padecer de calor.

No entanto, o Serra de pelo comprido tem uma grande resistencia ao calor, não fosse ele originário dessa mesma zona.
Inclusive, há quem defenda que o Serra de pelo comprido é originario das zonas mais baixas e o de pelo curto das zonas mais altas (onde supostamente é mais frio).

Se quiser os contactos de uns criadores de pelo curto e de pelo comprido, apite que mando por PM

Nanci
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 4:49 pm

CindelP, esteja à vontade de me enviar alguns contactos que conheça. Obrigado.

EDIT: Será que os Serra da Estrela são bons para proteger os meus pais ou a propriedade de alguém que nos queira fazer mal, ou são só bons para guardar o gado. É que dizem que os serra da estrela são mansos e dóceis...
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 30, 2005 5:51 pm

Dan_Grr Escreveu: Será que os Serra da Estrela são bons para proteger os meus pais ou a propriedade de alguém que nos queira fazer mal, ou são só bons para guardar o gado. É que dizem que os serra da estrela são mansos e dóceis...
boas,

O Serra da Estrela é por excelencia um cão de guarda - seja de propriedades, gado e pessoas.

Agressivo com intrusos, tolerante com estranhos desde que apresentados.

O problema é que há muito Serra por aí, que só é Serra de nome ...

Mandei PM

nanci
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 30, 2005 6:16 pm

O mais provavel era ser um Serra da Estrela cruzado, ou simplesmente, um mau Serra da Estrela
Pela localização era, provávelmente, um rafeiro alentejano.
Eu conheço a zona e sei que há muitas comunicações com o Ribatejo e o Alentejo - que fica do outro lado do rio...
A descrição do cão também vai nesse sentido.
É uma zona que, de Beiras, só tem mesmo o nome, acho eu...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 6:21 pm

Ainda não recebi nenhuma MP.

EDIT: Já recebi.
Dan_Grr
Membro

quinta jun 30, 2005 8:51 pm

[quote=aisd]
[quote]O mais provavel era ser um Serra da Estrela cruzado, ou simplesmente, um mau Serra da Estrela[/quote]

Pela localização era, provávelmente, um rafeiro alentejano.
Eu conheço a zona e sei que há muitas comunicações com o Ribatejo e o Alentejo - que fica do outro lado do rio...
A descrição do cão também vai nesse sentido.
É uma zona que, de Beiras, só tem mesmo o nome, acho eu...
[/quote]

É possivel. Mação apesar de ser da Beira Baixa, faz fronteira com o Alentejo dum lado, e Ribatejo do outro.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta jun 30, 2005 8:57 pm

... Akita Inu! :lol:
Estou a brincar, os akitas não foram talhados para guardar gado.

Sinceramente, um Serra da Estrela ou um Cão de Gado Transmontano. ;)
pirralha
Membro Veterano
Registado: quinta dez 19, 2002 5:58 pm

quinta jun 30, 2005 9:50 pm

Já tenho a foto do Leão de Castelo Branco (cidade, eheheh)

Não é lindo!!

Imagem

Imagem

Já agora o que acham??[/img]
Responder

Voltar para “Cães”