Nao sendo a pessoa mais conhecedora da historia do rott, a informação que tenho é que efectivamente era usado como cão boieiro e como guarda de propriedades/artigos.joaobogalhas Escreveu:Mas já ouvi dizer que antigamente esta raça (rott), eram muito utilizada na condução do gado e na sua proteção contra os lobos e os eventuais ladrões...
Para além do facto de serem boieiros e guardarem o gado tal como guardam outros artigos (sem nenhum carinho em especial), não me parecem serem adequados para o convivio e "bonding" com gado.
No entanto parece-me, tal como o Pa e o Fila São Miguel, que são cães que ficam muito melhor inseridos em casas em que tenham contacto directo e continuo com os donos.
Para o caso referido, em que se pede ao cão uma guarda a 100%, no interior e no exterior, com ou sem presença do dono, volto a firmar nos LGD.
Falta saber se o CGT é uma boa opção para guarda de propriedades .. confesso que o tamanho do cão, o seu metabolismo deixam-me grandes duvidas quanto à sua eficacia.WaterMonitor Escreveu:Desculpem de vou dizer uma heresia, mas o Gado Transmontano parece-me uma excelente ideia pois a maioria dos exemplares encontra-se precisamente a trabalhar. Basta encontrar um criador com exemplares em trabalho e pedir ajuda e informação na melhor maneira de os ensinar.
Sem duvida que é efectivamente um grande cão de guarda A rebanhos, no norte de Portugal (com seu caracteristicos terreno).
Para o caso supra-citado, especialmente quando parece haver problemas com ladrões, optava sem duvida por um bom Serra ou por um bom Castro.
A minha mãe está agora a dizer-me que há coisa de 40 anos na aldeia dela, os lobos ainda eram uma ameaça à vida das pessoas. E havia um cão, muito grande e com malhas amarelas/laranjas, chamado Leão, que acompanhava os aldeões sempre que precisavam de fazer caminhadas, mesmo curtas, entre as aldeias. Não sei que raça era, mas talvez fosse um serra da estrela, pelo tamanho (?). Mais tarde, o dono meteu-lhe uma coleira de picos, para os lobos não conseguirem matar o Leão pela garganta.
A aldeia da sua mãe é de que local?
nanci