Um texto motivador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ruka_retriever
Membro
Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm

domingo jul 03, 2005 2:38 pm

Claro que não defendo que os cães que andam numa escola, entrem em sítios vedados aos outros.
Então vamos imaginar um caso.

Há 2 cães.
1 Centro comercial
Centenas de pessoas a pessear.

Cão com treino passea junto com os donos. O cão está preparado para obedecer aos donos em ambiente com muitas distracções.

Cão sem treino passea junto com os donos. Mas, nem o dono pode ganrantir que o cão ao ver um miudo com uma bola, ele se mande pensando que o miudo o está a desafiar para uma brincadeira.

Há milhentas situações, esta foi apenas um exemplo.

É nestes pormenores que eu defendo que as escolas são importantes. Quem as frequenta e conseguisse um certo patamar passando por exames estilo carta de condução, tivesse no mínimo as mesmas regalias que os cães guia.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 03, 2005 3:06 pm

Realmente, também achei estranho...a Áustria tem uma monarquia
o filme da sissi e do francisco josé já passou há muito :p
anjjazul
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 03, 2005 3:08 pm

anjjazul Escreveu:
Realmente, também achei estranho...a Áustria tem uma monarquia
o filme da sissi e do francisco josé já passou há muito :p
Grande Romy Scheneider :p
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 03, 2005 3:15 pm

Existem outras necessidades mais importantes, onde gastar o dinheiro. A educação do cão pode ser ensinada pelos donos.
Agora, só os animais que tivessem escola é que teriam ordem para circular em todo o lado, DESCULPEM LÁ, mas isso é discriminação, não acham?, até porque a escola não evita que o cão faça asneiras na mesma, e as necessidades fisiológicas, também.
ainda o max era um cachorro ranhoso e já eu pensava pô-lo na escola. se tenho alguns problemas com ele, e que se resumem ao facto de ele reagir muito mal à presença de outros cães, imagine-se se nunca tivesse sido treinado. basta ver a diferença. chamo-o e ele vem logo. a carlota que nunca foi à escola, faz orelinhas moucas e vem quando bem lhe apetece.
não tenho razão de queixa quando os levo a locais públicos. pelo contrário. são muito elogiados, porque nem se dá por eles. tb. aí, a educação foi importante. podia ser sido melhor, se vivesse noutro sítio e se na altura, não tivesse perdido o emprego
:evil:
anjjazul
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

domingo jul 03, 2005 3:28 pm

anjjazul Escreveu:
Existem outras necessidades mais importantes, onde gastar o dinheiro. A educação do cão pode ser ensinada pelos donos.
Agora, só os animais que tivessem escola é que teriam ordem para circular em todo o lado, DESCULPEM LÁ, mas isso é discriminação, não acham?, até porque a escola não evita que o cão faça asneiras na mesma, e as necessidades fisiológicas, também.
ainda o max era um cachorro ranhoso e já eu pensava pô-lo na escola. se tenho alguns problemas com ele, e que se resumem ao facto de ele reagir muito mal à presença de outros cães, imagine-se se nunca tivesse sido treinado. basta ver a diferença. chamo-o e ele vem logo. a carlota que nunca foi à escola, faz orelinhas moucas e vem quando bem lhe apetece.
não tenho razão de queixa quando os levo a locais públicos. pelo contrário. são muito elogiados, porque nem se dá por eles. tb. aí, a educação foi importante. podia ser sido melhor, se vivesse noutro sítio e se na altura, não tivesse perdido o emprego
:evil:
Ora aí está a diferença...
Educação e treino.
Eu tenho 4 cães. Tenho, como é óbvio, assistido a centenas de aulas.
Mas só um dos cães anda nos treinos. Como os treinos são feitos com o dono, o meu marido teve que escolher um: escolhemos o maior e mais maluco...
Os 4 são educados, o melhor possível.
Mas nota-se à distância, o comportamento do que é treinado.
É o único que me atrevo a trazer por todo o lado, à confiança. E trata-se de um cão bem possante e com comportamentos dominantes. Mas nunca nos causou quaisquer problemas.
Já os outros... não ponho as mãos no lume.
Nem na água, que ainda me posso constipar...
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

domingo jul 03, 2005 3:31 pm

CasadeAnaval Escreveu: Algumas pessoas confundem a liberdade com uma liberdade de se fazer tudo que nos der na cabeça... sem pensar que estamos a interferir la liberdade dos outros.
Isto para mim é o mais importante.

Bem educado ou mal educado, ninguém deve ou tem o direito de impôr a presença do seu cão a outras pessoas.

Conheço muito boa gente que, com ou sem razão, tem medo de cães.

Ora, se uma dessas pessoas que têm medo de cães estiver num café e eu entrar por ali dentro com um dos meus Rotts, por muito bem educados que eles sejam, essa pessoa vai sentir-se intimidada.

Mais

Ainda há dois anos atrás, estive em casa de um casal na Charneca da Caparica que tinham em casa 3 cães, Boxers, extremamente BEM educados, no entanto muito mal cuidados, olhar para um animal daqueles até metia nojo, foi a primeira vez que vi cães que coabitavam de tão perto com as pessoas estarem em tal estado de imundice, até me admira que com tanta falta de cuidado na higiene, os animais estivessem tão bem educados.

A verdade é que, por muito que eu goste de animais, não me agradaria estar num café ou restaurante com um animal que se encontrasse naquele estado, assim como não me agrada estar nos mesmos locais com pessoas que claramente não dão a minima importância à higiene pessoal. Infelizmente existem mendigos com melhor aparência, isto para não dizer cheiro, que certos avessos ao banhito, que abundam por aí.
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

domingo jul 03, 2005 3:33 pm

Atenção ao tipo de cães que estão a falar.

Quando estive na Austria os cães que por lá vi eram os lulus das mamãs e pouco mais... esses andavam por todo lado, muitas vezes ao colo. Vi tambem alguns labradores e outros mas na verdade o que se ve pelos autocarros, lojas e etc são cães de porte pequeno.

Outros existirão por certeza mas não anda por lá por todo lado.
anjjazul
Membro Veterano

domingo jul 03, 2005 3:37 pm

A verdade é que, por muito que eu goste de animais, não me agradaria estar num café ou restaurante com um animal que se encontrasse naquele estado, assim como não me agrada estar nos mesmos locais com pessoas que claramente não dão a minima importância à higiene pessoal. Infelizmente existem mendigos com melhor aparência, isto para não dizer cheiro , que certos avessos ao banhito, que abundam por aí.
pois...uma vez levei-os a uma esplanada enorme, onde os únicos clientes eram uns quantos bêbados. foram mandados embora. os cães, claro :p
anjjazul
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

domingo jul 03, 2005 6:43 pm

ruka_retriever Escreveu:Então vamos imaginar um caso.

Há 2 cães.
1 Centro comercial
Centenas de pessoas a pessear.

Cão com treino passea junto com os donos. O cão está preparado para obedecer aos donos em ambiente com muitas distracções.

Cão sem treino passea junto com os donos. Mas, nem o dono pode ganrantir que o cão ao ver um miudo com uma bola, ele se mande pensando que o miudo o está a desafiar para uma brincadeira.
Há aqui uma falha fundamental nas duas situações... AMBOS SEM TRELA... devo dizer que estou farto de estar em cafés e esplanadas com os meus cães e nunca me pediram para sair... mas com os cães sempre atrelados e junto a mim... claro que gostava de os poder levar ao restaurante comigo... mas isso passa sobretudo pela educação não só dos donos dos cãe, mas também dos donos dos locais públicos (a quem cabe a decisão ou não de ter a plaquinha de proibido cães)...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
ruka_retriever
Membro

domingo jul 03, 2005 7:40 pm

Claro que esta situação seria sem trela. Era só para tentar exemplificar.

Eu ando sempre com trela e, antes de entrar numa esplanada pergunto sempre se posso levar o cão ao dono do estabelecimento. Felizmente até hoje só levei 1 não.

Por vezes quando quero ir para a brincadeira com o cachorro, o que faço é levar uma guia (+ou-15m), e escolho um lugar que esteja pouco movimentado.

Mas, mesmo que um dia este cachorro se torne numa verdadeira maquina de obediencia, faz parte das minhas ideias transporta-lo sempre com trela ou Flexi.

Apesar de conheço-lo, não me acho no direito de andar sem trela na rua, causando incómodo a pessoas que não gostem ou tenham medo de cães. Há que respeitar essas pessoas.

Mas.......que é bom sonhar com uma legislação diferente é :D
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

domingo jul 03, 2005 7:47 pm

ruka_retriever Escreveu: Apesar de conheço-lo, não me acho no direito de andar sem trela na rua, causando incómodo a pessoas que não gostem ou tenham medo de cães. Há que respeitar essas pessoas.
Pensassem todos desta maneira e estou certo que as coisas seriam bem diferentes.

O mal é que muitos têm a mania que controlam o cão e no fim de contas é o cão que os controla a eles.
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

segunda jul 04, 2005 8:35 am

ruka_retriever Escreveu:Apesar de conheço-lo, não me acho no direito de andar sem trela na rua, causando incómodo a pessoas que não gostem ou tenham medo de cães. Há que respeitar essas pessoas.
Bravo... :!: :!: :!:

Acho que, essencialmente, se esquecem do fundamental que o CasadeAnaval tocou (ao de leve)... antes de se preocuparem em educar os "bóbis" e de se choramingar por não termos uma lei igual à da Áustria relativamente aos cães (felizmente... mas já tivemos mais longe...), preocupem-se primeiro com a educação do povo. Começa aí.
Por mais educado que o "bóbi" esteja, se o povo não o é (onde se incluí o dono do "bóbi"...) não adianta de nada. É simplesmente "tapar o Sol com a peneira".
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 04, 2005 9:12 am

Eu pelo menos já tenho a minha cadela treinada...Só falta a parte de receber comida de estranhos...para ela todos são família, mesmo que ela nunca tenha visto essa pessoa, mas essa regra vai-se tornar uma excepção, ela está quase sempre em casa ou a passear comnosco, e eu repreendo-a sempre que a vejo mastigar algo (sem ser ervas), mas ela continua...E também não sei como se treina um cão a rejeitar comida sem o dono estar a olhar.

O comando "fica" foi fácil, também é uma collie, uma raça que é fácil de treinar, agora o que eu acho é que as medidas a tomar tem que ter em vista os donos, e não os pobres dos cães que não têm culpa de ser como são.
ruka_retriever
Membro

segunda jul 04, 2005 9:35 am

Acho que, essencialmente, se esquecem do fundamental que o CasadeAnaval tocou (ao de leve)... antes de se preocuparem em educar os "bóbis" e de se choramingar por não termos uma lei igual à da Áustria relativamente aos cães (felizmente... mas já tivemos mais longe...), preocupem-se primeiro com a educação do povo. Começa aí.
Por mais educado que o "bóbi" esteja, se o povo não o é (onde se incluí o dono do "bóbi"...) não adianta de nada. É simplesmente "tapar o Sol com a peneira".
Concordo mas, como se faz isso? Para os cães há escolas......e para os donos.........

:?:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 04, 2005 10:03 am

Pois a boa educação é muito agradável porque facilita muito a vida de todos.

Mas não se pode ser bem educado num ambiente de brutos...é interpretado como fraqueza e pode incentivar o tipo de comportamentos que se querem eviatr.

Há duas maneiras de criar um ambiente de gente bem educada - a repressão e a educação (não confundir com instrução - há montes de gente com instrução cuja boa educação é apenas fachada ou nem isso).
A repressão tem o defeito de, uma vez desaparecida, causar uma má educação ainda maior, tipo "patrão fora, dia livre na loja"...

A educação tem o defeito de ser lenta e gradual.
Não se cria um povo bem educado de uma hora para a outra...
Tem de ser entendida e assimilada, pelo colectivo, como aquilo que é - um modo de ser e estar que facilita a vivência em comum.

Somos um povo mal educado.
Estamos, ainda, na fase do patrão fora...

Não há melhor exemplo de falta de civismo que o comportamento do vulgo dos portugueses na estrada.
Para o português ter um carro não é uma questão de transporte, é um sinal de "status".
Status esse que, pensa ele, o coloca acima dos outros e lhe permite assumir comportamentos que, fora disso, nunca teria.

Assim, vai-se matando ou provocando mortes por essas estradas fora...por pura falta de educação.

Temos um longo caminho a percorrer...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”