eu fui buscar o meu Neru (o srd) ao canil porque eu queria ter um cão e achei que tinha muito amor para dar a ele (desculpem as lamechices :p ) e assim foi. agora tenho um rott, que o adoro de igual maneira.

Moderador: mcerqueira
Nem todos os rafeiros são cães previsiveis, nem todos tem bom carácter, nem todos se adaptam a certos estilos de vida e treino ....
Se eu quiser um simples cão de companhia, com uma tipologia e temperamento ÚNICO então posso optar por adoptar um rafeiro. Mas terei consciente que é uma lotaria, tanto me pode calhar um cão com um temperamento excepcional como pode calhar um que me vai desiludir.
peço desculpa pela ignorância, mas esta questão encheu-me de curiosidade. o ´comportamento do cão não depende do modo como convive e é educado pelos donos? será a razão invocada que leva muita gente a abandonar cães, sobretudo os srd?
anjaazul
O comportamento do cão depende de muitos factores e não apenas do modo como convive e é educado pelos donos, embora isso seja muito importante e determinante.peço desculpa pela ignorância, mas esta questão encheu-me de curiosidade. o ´comportamento do cão não depende do modo como convive e é educado pelos donos? será a razão invocada que leva muita gente a abandonar cães, sobretudo os srd?
anjaazul
Num SDR, os tais 50% genéticos não são conhecidos nem é possivel fazer previsões, daí que haja muitos SRD que desiludem muita gente.
Depois, se já foi um cão abandonado ou esteve num canil muito tempo, terá hábitos dificeis ou traumas profundos o que pode não ser indicado para qualquer pessoa. Depois somando isto, ao facto de serem de borla e aos milhões, fá-los de um certo modo, cão de segunda o que leva a muita gente a abandoná-los novamente ou a virarem a cara quando vêm um na rua.
Um cão de raça, ainda é visto como um sinal exterior de riqueza, cobiça e status ( algumas raças pelo menos) ... e numa sociedade que dá tanto valor ás aparências, torna-se mais dificil abandonar um animal de raça e normalmente só o fazem em casos limite, como no caso dos huskys, em que pura e simplesmente se fartam do seu temperamento. Também nesse aspecto, os de raça são mais sortudos, pois muitas vezes arranjam novos donos muito fácilmente. Outras vezes tem azar e são roubados. Mas há sempre alguém que os quer.
O rafeiro sempre foi visto como um acidente , como um vadio, um bastardo ... o cão dos pobres e provincianos.
Muitos daqueles que os têm, têm-nos amarrados a uma corrente, presos a uma casota de cimento, não lhes dão o minimo de cuidados veterinários, andam sempre cheios de carraças, dão-lhes restos para comer e ainda o único carinho que lhes dão é berros e pontapés.
Esta é a realidade da maioria dos rafeiros neste país. Um cão que para muitos não vale nada, não lhes dão nada e então também abandoná-los não custa nada.
Esta é a minha teoria.
pois também é a minha e é aqui que eu tenho pretendido chegar com os meus "bitaques". só com um pequeno reparo - se o cão fôr aparentado com "qualquer coisa" talvez se safe. por outro lado, eu conheço alguns que deitaram fora o rafeiro para adquirirem o de raça (cão ou gato), mas depois, o tratamento continua a ser o aqui descrito.
anjaazul
fang Escreveu: E vão 3.![]()
KROZ Escreveu: Nem mais.
PauloC Escreveu:Está tudo dito, e bem dito... nada tenho a acrescentar!Todos nós temos o direito de escolher o cão que queremos. O que nós não temos direito é de, criticar aqueles que, ou por gosto, ou vaidade, preferem certa ou determinada raça!
Os cães não são todos iguais tal como os humanos não são todos iguais!
Fico c/ a leve sensação que, só os que amam e tem animais SRD é que são ou se intitulam "os amigos dos animais"! Perfeito engano! Amigos dos animais são aqueles que os respeitam, seja qual for a sua raça!!!
No fundo, somos nós que, por descuido e inconscientemente, criamos os SRD!
Abraços
Paulo C.
Clowdia Escreveu: as pessoas gostam dos cães se forem bonitos aos seus olhos, se forem simpáticos e afáveis e corresponderem à sua ideia de personalidade correcta no primeiro contacto.... e por isso tanto faz ser um raçado como um SRD....
O motivo porque muita gente prefere os de raça, deve-se à publicidade que certas raças têm e pelo seu número crescente de admiradores...
se aparece-se um rafeiro ( ele próprio uma raça...apenas não desenvolvida...senão vejamos que todas as raças provêm de cruzamentos de outras raças..) todo lindo, simpático, bem disposto, logo alguém íria recolhe-lho, e deslumbrado com o seu caracter iría começar a tentar apurar as qualidades dessa raça, digamos raça Cão do Zé, cruzar os primeiros exemplares também com outros parecidos...
Um cão de raça é isto.... no início eram apenas cães ( antes de aparecerem os admiradores )... todos iguais...uns com mais pelo, outros maiores, outros mais fortes... as raças foram os homens que inventaram... e os cães estão-se nas tintas para isso...
para mim vai ser a melhor raça de cão do mundo... pague por ele ou vá buscar um cão do zé da actualidade a a um canil...