SRD Vs Cães de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

domingo set 22, 2002 2:10 pm

eu não tenho nada contra as pessoas que preferem os cães de raça por causa do temperamento. acho absolutamente correcto, visto que nem todas as pessoas têm tempo e conhecimentos necessários para educar um cão que, quem sabe, venha a ser um daqueles que nunca pára quieto e mais difícil de educar... assim, se já conhecem o temperamento de tal raça porque não a ter? agora, preferir uma raça porque é mais "barrosa", para arranjarem namoradas/os, etc, é que não acho certo! :evil:
eu fui buscar o meu Neru (o srd) ao canil porque eu queria ter um cão e achei que tinha muito amor para dar a ele (desculpem as lamechices :p ) e assim foi. agora tenho um rott, que o adoro de igual maneira. :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo set 22, 2002 2:42 pm

Faço das minhas as palavras de _sugo_.

Citando:
"Para mim e penso que para a maioria dos forenses cá da arca, seja SRD ou seja de raça é um animal, é um ser vivo, é um cão! E é por isso que gostamos dele! Não é pelo facto de um cão ser de raça que vamos gostar mais deles ou vamos dra mais atenção! É claro que temos sempre uma raça com a qual nos identificamos melhor e pela qual temos um carinho especial mas isso não implica pôr os SRD de parte!

Penso que cada um age com quer! E por isso não vamos discutir as acções e reacções dos outros!

Cumprimentos"

Não vale a pena nos chatear-mos por uns gostarem de uns e outros gostarem de outros. É uma discussão estúpida que não nos leva a lado nenhum e que não ajuda em nada os nossos amigões de 4 patas.

Vamos nos unir e agir pelos nossos amigos, vamos nos deixar de discussões inúteis.

Cumprimentos a todos os foruenses.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 22, 2002 4:10 pm

Nem todos os rafeiros são cães previsiveis, nem todos tem bom carácter, nem todos se adaptam a certos estilos de vida e treino ....

Se eu quiser um simples cão de companhia, com uma tipologia e temperamento ÚNICO então posso optar por adoptar um rafeiro. Mas terei consciente que é uma lotaria, tanto me pode calhar um cão com um temperamento excepcional como pode calhar um que me vai desiludir.

peço desculpa pela ignorância, mas esta questão encheu-me de curiosidade. o ´comportamento do cão não depende do modo como convive e é educado pelos donos? será a razão invocada que leva muita gente a abandonar cães, sobretudo os srd?
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo set 22, 2002 6:02 pm

peço desculpa pela ignorância, mas esta questão encheu-me de curiosidade. o ´comportamento do cão não depende do modo como convive e é educado pelos donos? será a razão invocada que leva muita gente a abandonar cães, sobretudo os srd?
anjaazul
O comportamento do cão depende de muitos factores e não apenas do modo como convive e é educado pelos donos, embora isso seja muito importante e determinante.
A bagagem genética associada é também importante. Por alguma razão não se usam Galgos para policiamento e guarda, nem se usam Huskys para caça. Embora ambas as raças, concerteza pudessem até desempenhar as funções em causa, existem outras cuja predisposição genética resultante de anos de selecção permitem obter melhores resultados. Ainda assim, com muito treino e trabalho, podemos tentar desenvolver estas aptidões no galgo e no husky e obter resultados positivos, mas, como disse, é muito treino e trabalho ( e nem há garantia de igualar outras raças mais fáceis de treinar para estes fins).

Mesmo dentro de uma determinada raça, podemos ter comportamentos diversos em função da linha genética de onde vem o cachorro. Daí que seja muito importante conhecer os pais e a historia de um canil antes de adquirir um cachorro. Pais instáveis, medrosos ou com um passado de violência não são um bom prenúncio para o futuro cachorro. Mesmo que, com muito trabalho, se consiga que o cachorro não venha a ser violento eu optaria por adquirir um cão com ascendestes estáveis, calmos e confiantes. Num SRD, normalmente, que ascendentes e que história se conhece?

Daqui se conclui que a bagagem genética é importante também.

Não julguem no entanto que este argumento possa dar força a quem defende legislação específica por raças (*)! Porque a bagagem genética em termos de violência não escolhe raças! Existem caniches violentos, Labradores violentos, Golden violentos, cockers violentos, etc...
A Violência não faz parte das características das raças, embora seja sim parte da carga genética de alguns exemplares ( em todas as raças e em SRD também). Por isso é que é muito importante para mim conhecer a ascedência dos meus cães, saber de onde vieram, como eram os seus pais e avós e como era o seu comportamento e aptidões (coisa que muito dificilmente se consegue com os SRD's)

Abraços
Paulo C.

(*)Um Rottweiler nunca foi seleccionado desde as suas origens remotas por ser violento! Era seleccionado pelas suas capacidades de guarda de gado e pela forma inteligente como o fazia! Quem ia querer um cão que atacasse a manada ou que provocasse ferimentos irreparáveis no gado? De igual modo, a sua capacidade de guarda e para cão policia foi aproveitada e desenvolvida tendo em conta a sua inteligencia, calma e estabilidade. Não seria útil um cão policia que ataca tudo o que mexe e que nem sequer pudesse andar a fazer policiamento público, sob o risco de atacar quem quer que passasse ao seu lado!
Elsa
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 6:14 pm

50% do temperamento de um cão é genético, os outros 50% provém do dia a dia.

Num SDR, os tais 50% genéticos não são conhecidos nem é possivel fazer previsões, daí que haja muitos SRD que desiludem muita gente.
Depois, se já foi um cão abandonado ou esteve num canil muito tempo, terá hábitos dificeis ou traumas profundos o que pode não ser indicado para qualquer pessoa. Depois somando isto, ao facto de serem de borla e aos milhões, fá-los de um certo modo, cão de segunda o que leva a muita gente a abandoná-los novamente ou a virarem a cara quando vêm um na rua.
Um cão de raça, ainda é visto como um sinal exterior de riqueza, cobiça e status ( algumas raças pelo menos) ... e numa sociedade que dá tanto valor ás aparências, torna-se mais dificil abandonar um animal de raça e normalmente só o fazem em casos limite, como no caso dos huskys, em que pura e simplesmente se fartam do seu temperamento. Também nesse aspecto, os de raça são mais sortudos, pois muitas vezes arranjam novos donos muito fácilmente. Outras vezes tem azar e são roubados. Mas há sempre alguém que os quer.

O rafeiro sempre foi visto como um acidente , como um vadio, um bastardo ... o cão dos pobres e provincianos.
Muitos daqueles que os têm, têm-nos amarrados a uma corrente, presos a uma casota de cimento, não lhes dão o minimo de cuidados veterinários, andam sempre cheios de carraças, dão-lhes restos para comer e ainda o único carinho que lhes dão é berros e pontapés.
Esta é a realidade da maioria dos rafeiros neste país. Um cão que para muitos não vale nada, não lhes dão nada e então também abandoná-los não custa nada.

Esta é a minha teoria.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo set 22, 2002 8:14 pm

Num SDR, os tais 50% genéticos não são conhecidos nem é possivel fazer previsões, daí que haja muitos SRD que desiludem muita gente.
Depois, se já foi um cão abandonado ou esteve num canil muito tempo, terá hábitos dificeis ou traumas profundos o que pode não ser indicado para qualquer pessoa. Depois somando isto, ao facto de serem de borla e aos milhões, fá-los de um certo modo, cão de segunda o que leva a muita gente a abandoná-los novamente ou a virarem a cara quando vêm um na rua.
Um cão de raça, ainda é visto como um sinal exterior de riqueza, cobiça e status ( algumas raças pelo menos) ... e numa sociedade que dá tanto valor ás aparências, torna-se mais dificil abandonar um animal de raça e normalmente só o fazem em casos limite, como no caso dos huskys, em que pura e simplesmente se fartam do seu temperamento. Também nesse aspecto, os de raça são mais sortudos, pois muitas vezes arranjam novos donos muito fácilmente. Outras vezes tem azar e são roubados. Mas há sempre alguém que os quer.

O rafeiro sempre foi visto como um acidente , como um vadio, um bastardo ... o cão dos pobres e provincianos.
Muitos daqueles que os têm, têm-nos amarrados a uma corrente, presos a uma casota de cimento, não lhes dão o minimo de cuidados veterinários, andam sempre cheios de carraças, dão-lhes restos para comer e ainda o único carinho que lhes dão é berros e pontapés.
Esta é a realidade da maioria dos rafeiros neste país. Um cão que para muitos não vale nada, não lhes dão nada e então também abandoná-los não custa nada.

Esta é a minha teoria.

pois também é a minha e é aqui que eu tenho pretendido chegar com os meus "bitaques". só com um pequeno reparo - se o cão fôr aparentado com "qualquer coisa" talvez se safe. por outro lado, eu conheço alguns que deitaram fora o rafeiro para adquirirem o de raça (cão ou gato), mas depois, o tratamento continua a ser o aqui descrito.

anjaazul
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

domingo set 22, 2002 11:38 pm

com mais este já são 4!
:D :D :D :D :D ;)
fang Escreveu: E vão 3. ;)

KROZ Escreveu: Nem mais.

PauloC Escreveu:
Todos nós temos o direito de escolher o cão que queremos. O que nós não temos direito é de, criticar aqueles que, ou por gosto, ou vaidade, preferem certa ou determinada raça!

Os cães não são todos iguais tal como os humanos não são todos iguais!

Fico c/ a leve sensação que, só os que amam e tem animais SRD é que são ou se intitulam "os amigos dos animais"! Perfeito engano! Amigos dos animais são aqueles que os respeitam, seja qual for a sua raça!!!

No fundo, somos nós que, por descuido e inconscientemente, criamos os SRD!
Está tudo dito, e bem dito... nada tenho a acrescentar!

Abraços
Paulo C.
Lady_girl
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 8:08 am

E comigo já vão 5 :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :p :D
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda set 23, 2002 9:03 am

Para mim a única vantagem de um cão de raça sobre um SRD (não utilizo a palavra rafeiro pois esta designa uma raça portuguesa) é a possibilidade de escolha de um companheiro de quatro patas que mais se adapte ao nosso gosto pessoal... o SRD não está tipificado pelo que é uma lotaria, um cão de raça dá mais garantias de ser aquilo que procuramos (isto se fizemos bem a nossa pesquisa).
De resto têm todos as mesmas características básicas, são todos "canis lupus familiaris" :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
sumy
Membro
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am

segunda set 23, 2002 9:27 am

E vão 6!!!!! :)

Só quero acrescentar uma coisa!!

Cada um pode ter uma preferencia especial por uma ou outra raça!!! eu por exemplo a minha raça preferida são os Malamutes, mas, o facto de eleger esta raça, não significa que não goste dos rafeiros, até por que senão não tinha uma em casa.

A partida numa raça, nós sabemos aquilo que vamos ter a todos os niveis, principalmente comportamental (nem sempre é assim, mas...)!!!! Com um rafeiro, nunca sabemos bem o que vamos ter quando ele for adulto devido á confusão genética que vai naquele sangue. Mas não deixa de ser um cão e um cão é sempre um cão!!!! Embora não seja só isto que vai influenciar o comportamento de um cão, tal como a Elsa disse 50% é adquirido no dia a dia.

Um pequeno á parte!!! desculpem que vos diga, mas na protecção contra doenças, não há como os rafeiros.

Um abraço para todos,

Sumy
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

segunda set 23, 2002 10:51 am

E vão 7...

Cão é Cão... e ninguém tem nada a ver com a vida dos outros...

Carla
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda set 23, 2002 2:05 pm

tens razão sumy. não há melhor que os rafeiros para combater doenças
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda set 23, 2002 2:57 pm

Todos nós temos o direito de escolher o cão que queremos. O que nós não temos direito é de, criticar aqueles que, ou por gosto, ou vaidade, preferem certa ou determinada raça!

Os cães não são todos iguais tal como os humanos não são todos iguais!

Fico c/ a leve sensação que, só os que amam e tem animais SRD é que são ou se intitulam "os amigos dos animais"! Perfeito engano! Amigos dos animais são aqueles que os respeitam, seja qual for a sua raça!!!

No fundo, somos nós que, por descuido e inconscientemente, criamos os SRD!

Plenamente de acordo
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda set 23, 2002 3:40 pm

O ser humano funciona com os animais da mesma forma que funciona com outros seres humanos. Reage e forma ideias de acordo com a imagem que forma dos outros e essa imagem é-lhe dada em primeiro lugar pelo aspecto físico, pela apresentação, pelas capacidades específicas e pela simpatia dos primeiros contactos.... exactamente o mesmo com os cães.... as pessoas gostam dos cães se forem bonitos aos seus olhos, se forem simpáticos e afáveis e corresponderem à sua ideia de personalidade correcta no primeiro contacto.... e por isso tanto faz ser um raçado como um SRD....

O motivo porque muita gente prefere os de raça, deve-se à publicidade que certas raças têm e pelo seu número crescente de admiradores... e os admiradores começaram a admirá-las precisamente pelas razões descritas acima... pelos primeiros contactos que tiveram com a raça.... se aparece-se um rafeiro ( ele próprio uma raça...apenas não desenvolvida...senão vejamos que todas as raças provêm de cruzamentos de outras raças..) todo lindo, simpático, bem disposto, logo alguém íria recolhe-lho, e deslumbrado com o seu caracter iría começar a tentar apurar as qualidades dessa raça, digamos raça Cão do Zé, cruzar os primeiros exemplares também com outros parecidos...até que apareceria uma linhagem nova com pedriguee, lop, afixo, registo do CPC ( nem que fosse daqui a 200 anos.. ) e cujos cachorros eram vendidos em troca de dinheiro ( devido aos custos de produção..claro.. ). Cachorros estes cujos tetra-avós vagueavam abandonados pela rua há 200 anos...

Um cão de raça é isto.... no início eram apenas cães ( antes de aparecerem os admiradores )... todos iguais...uns com mais pelo, outros maiores, outros mais fortes... as raças foram os homens que inventaram... e os cães estão-se nas tintas para isso...

Não me importa o que o cão custa, o que tem escrito no livro de registo..ou se nem o tem, .... desde que seja bonito e meigo aos meus olhos, para mim vai ser a melhor raça de cão do mundo... pague por ele ou vá buscar um cão do zé da actualidade a a um canil...
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda set 23, 2002 5:25 pm

Claudia, lamento mas o que referiu não se aplica a muitos casos. Não sei referir em termos estatisticos, mas pelo menos com a maioria de nós do fórum, o que escreveu não podia ser mais falso.

Como sabe que um srd será bonito aos seus olhos? Ainda não vi hoje uma única cria que fosse feia, mas por exemplo os galgos afegãos adultos(na minha opinião) são horriveis, assim como alguém pode considerar os pinschers horriveis.
Não creio que haja alguém capaz de adivinhar se a cria vai ser um cão bonito ou não no futuro. Repare que quando falamos srd vs cão de raça, falamos de tudo, crias e adultos.
Mesmo em caso de um adulto, se for de raça, você saberá nem que seja um minimo acerca do temperamento e necessidades dessa raça. Vejamos o famoso labrador. Quem lê um livro sabe que o cão necessita de exercicio pois tem tendência para a obesidade. É capaz de saber o mesmo de um srd qualquer? Pode supor, mas não há ninguém que lhe garanta isso.
Eu sei que os pinschers são uns óptimos cães de guarda (leia-se de alerta...). Como poderia saber o mesmo acerca de um srd?

Em relação à publicidade, é certo que as modas incluenciam, mas eu tenho um pinscher, a Nuria tem um teckel, a Sealords tem bobtails, o xabita um dogue de bordeus, a madonna um cão de água... e por aí fora. E estes cães não são modam e dúvido que alguma vez tivessem sido em portugal.

Se por acaso aparecer um rafeiro todo bonito, alguém poderia cruzar esse cão com qualquer um , mas daí a ser uma raça... creio que nunca. Repare que o próprio american pit bull terrier, provem de raças conhecidas e mesmo assim ainda não foi possível definir um padrão. Não
se pode efectuar misturas sem nexo.

Um cão de raça no inicio eram apenas lobos. E lobos, havia mais do que uma ou duas espécies.

Em relação ao cão que escolher, irá ser o melhor do mundo, caso você não exija nada desse cão. Pois se exigir energia, pode sair-lhe um cão tipo bulldog. Se exigir sossego, pode sair um cão tipo pinscher. Muitos não estão disposto a manter um cão cujo temperamento não seja o que estivessem à espera.

O porquê de eu comprar um pinscher miniatura?
Ninguém perguntou mas vou responder.
Já conhecia a raça através de uma antiga namorada.
O cão reúne capacidade de guarda (mais uma vez, leia-se de alerta), coragem, muita energia, inteligência, poucos gastos a nível alimentar, pouca sujidade em casa. Não exige grande espaço e enfia-se em quaquer lado.
É um cão que não sabe quando recuar perante outros, o que não é bom, mas foi sobretudo isso que me agradou imenso no cão. Para isto o chihuahua também me servia, mas preferia um cão um pouco maior e com maior capacidade atlética.

Consegue-me um cão assim, mesmo adulto vindo de um canil? Garante que o cão é exactamente assim? Não, pois não?...

Não quero dizer com isto que não gosto de srd. Não avalio cães pelas raças. Gosto é de tipo de de cães. Cães sem pelo por exemplo, estão à frente para mim.
Pegando no caso da Madonna, em que conheço pessoalmente as cadelas dela, gosto mais da rottweiler... tem o pelo curto e liso. Agora entre a cao de agua e as outras duas srd, ja prefiro a strada, um srd, ficando assim de fora uma raça, o cao de agua.
Embora não avalie cães pelas raças, para escolher um cão que seja bem adaptável a mim, não arrisco se escolher um raça. Mas arrisco se escolher um srd. Se bem que acredito que alguém use srd para caça (mas nunca vi), estes são raros, normalmente usam-se cães de raça e de caça. A razão já foi dada.

Ainda bem que nem todos exigem qualidades num cão, pois assim sempre é possível alguém adoptar um. Não me sinto culpado por ter um cão de raça, pois como já foi dito, cada um faz o que quer com a sua vida. Não fiz mal a ninguém. E repetindo uma frase que o Paulo uma vez escreveu: não sou eu o culpado de haver srds...

O meu possível futuro cão, poderá ser um bull terrier. Porquê? É forte, óptimo para crianças, alegre, inteligente, é um bom cão de guarda, e contrariamente dos pinschers não corro o risco (como já aconteceu) de cães maiores querem fazer do meu cão um snack. E para além do mais acho o cão lindo. Se bem que no bull terrier ou se adora ou se odeia.
Se me arranjar um srd assim, mas com o máximo de um ano, diga! Atenção que eu preciso de provas que o cão seja bom para crianças. Nem todos os cães são iguais, mas esta raça tem vindo a ser apurada.

Cumprimentos,

Clowdia Escreveu: as pessoas gostam dos cães se forem bonitos aos seus olhos, se forem simpáticos e afáveis e corresponderem à sua ideia de personalidade correcta no primeiro contacto.... e por isso tanto faz ser um raçado como um SRD....

O motivo porque muita gente prefere os de raça, deve-se à publicidade que certas raças têm e pelo seu número crescente de admiradores...

se aparece-se um rafeiro ( ele próprio uma raça...apenas não desenvolvida...senão vejamos que todas as raças provêm de cruzamentos de outras raças..) todo lindo, simpático, bem disposto, logo alguém íria recolhe-lho, e deslumbrado com o seu caracter iría começar a tentar apurar as qualidades dessa raça, digamos raça Cão do Zé, cruzar os primeiros exemplares também com outros parecidos...

Um cão de raça é isto.... no início eram apenas cães ( antes de aparecerem os admiradores )... todos iguais...uns com mais pelo, outros maiores, outros mais fortes... as raças foram os homens que inventaram... e os cães estão-se nas tintas para isso...

para mim vai ser a melhor raça de cão do mundo... pague por ele ou vá buscar um cão do zé da actualidade a a um canil...
Responder

Voltar para “Cães”