Cães em casa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cães em casa?

Só se a casa tiver jardim
8
22%
A casa pode não ter jardim
25
68%
Cães só vêm a casa quando quiserem
2
5%
Cães só vêm a casa quando quiserem
2
5%

Total de votos: 37
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta set 26, 2002 8:46 am

Cães em casa, claro. Com muito amor e muito carinho. Eu costumo dizer: eles também são gente...
Pela experiência que tenho tido com os meus Whippet ao longo de três anos, verifico que eles gostam muito de estar em casa e juraria que são muito felizes por isso. Mas durante o dia vêm pedir-me diversas vezes para ir à rua, seja para fazerem as necessidades ou para correr. Como moro mesmo junto de uma praia, essa tarefa está facilitada. Aliàs, não teria optado por esta raça se eu próprio não tivesse disponibilidade para eles e também a possibilidade de os deixar livres para correrem à vontade e por sua livre iniciativa. Mas nota-se uma enorme satisfação ao mínimo sinal de ir à rua, o que aliás penso que é normal em todas as raças.
Mas ainda a propósito dos cães em casa, que é o tema desta conversa, existe uma atitude distinta entre a gente das grandes cidades e a da província. Eu vivo no Porto há cerca de trinta anos, mas nasci e vivi toda a minha adolescência no interior, perto de Viseu. Conheço muito bem, portanto, a cultura das grandes cidades e a da província. De uma forma geral, no interior, o cão é um "objecto" de guarda ou para a caça e nem pensar metê-lo dentro de casa. Fica na rua, no quintal e, na melhor das hipóteses, é-lhe concedida uma casota para se abrigar. "Cão de companhia" é coisa que não existe no vocabulário e na vida das pessoas da província. É assim e se excepções existem, não as conheço. Mas oxalá haja muitas!
É muito provável que as pessoas da cidade que condenam ou criticam o terem-se cães em apartamentos, sejam oriundas da província como eu. Ou então criticam por ignorância, pois não sabem o que perdem...
As melhores saudações
Manuel Cabral
Responder

Voltar para “Cães”