quarta out 12, 2005 8:14 pm
[quote=mosquito01]
[quote=ogiM]
, tive um cão que morreu exactamente á uma semana por ter sido picado por um mosquito, não era o da leshmania nem o da Dirofilariose, era um que transmiitia um parasita que andava na corrente sanguinea e que o fazia perder sangue e enfraquecer, não me lembro o nome, mas ele usava o advantix e nem sequer estava numa zona de risco, mas mesmo assim foi picado.
[/quote]
Por trabalhar em parasitologia, gostaria de saber com que parasitose morreu o seu cão.
E atenção com o advantix, pois este só funciona durante 15 dias a 3 semanas e sai com a água.
E depois, o que considera zona de risco?
[/quote]
Boa noite!
Eu não sei exctamente o nome do mosquito nem da doença que este lhe transmitiu, posso lhe dizer que foi detectado por acaso, foi feita uma recolha de sangue para fazer o teste da dirofilariose que deu neativo ,mas o vet, por curiosidade, anilisou o sangue ao microscopio e foi ai que detectou o parasita. Segundo nos explicou, é um parasita que só anda na corrente sanguinea. Quanto a sintomas, ele tinha diarreia há já quase um mes e não parava de maneira nenhuma, estava a perder sangue nos cócós, mas não nos era preceptivel, começou a emagrecer gradualmente e a andar com dificuldade e de repente, de um dia para o outro, deixou de se conseguir levantar e de comer. Nesta altura, o vet que o acompanhava resolveu interna-lo, foi para um hospital veteinario foi lá que detectaram o parasita, mas ainda deeraram algum tempo a descobrir o que era, porque a nivel de rins e figado estava tudo bem, todos os exames que lhe faziam não demostravam nada de anornal, a não ser o facto de estar com metade da quantidade de sangue que deveria ter e, claro, a magreza exessiva, num mes perdeu 4 kg, mas os vets não conseguiam saber porque isto estava a acontecer. Depois, lá descobriram e ele começou a fazer o tratamento, mas ainda esteve algum tempo sem comer e isso deixou-o muito fraco e começou a ter convulsões, não se conseguiu saber ao certo porque, mas falou-se em meningite e no facto de o calcio estar um pouco baixo. Apesar disto, começou a melhorar e veio para casa com vigilancia de 24h sobre 24h, visitas diarias ao vet e analises semanais, depois de estar em casa começou a melhorar a olhos vistos, mas de um momento voltou a piorar, foi para o vet e o nivel de glicose estava baixissimo, devido ao facto de ter um sopro cardiaco, não havia uma maneira rapida de lhe aumentar a glicose, isto fazia com que pudesse ter novas convulsões, poderia não sobreviver e se oobrevivesse não sabiamos em que estado ficaria, pois já tinha tido convulsõe antes, perante este isto, tivemos de tomar a "tal" terrivel decisão, despedimo-nos dele e ele fcou lá com o meu namorado que assistiu e que depois o levou para o enterrar-mos e mais tarde fiquei a saber que antes de morrer voltou a ter convulsões.